Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Vale a pena utilizar Chatbots?

Eduardo Larbac - 9 de agosto de 2019

Vale a pena utilizar Chatbots? Vale a pena utilizar Chatbots?
Chatbots são tecnologias indispensáveis para negócios digitais e vêm mudando a maneira como as empresas se relacionam com os clientes. O sucesso da tecnologia está no fato de que possibilita um atendimento constantemente disponível, ao passo em que as respostas também são quase instantâneas.

Vale a pena utilizar os Chatbots porque a ferramenta otimiza o contato com os consumidores e melhora o relacionamento com leads e clientes.

Entretanto, como acontece com quase qualquer ferramenta nova, é comum que os empreendedores tenham dúvidas com relação ao seu funcionamento. É preciso que eles compreendam, principalmente, as vantagens de investir na ferramenta. 

Com um pouco de informação é possível desmistificar os chatbots, entender como funcionam, os principais tipos e as vantagens de apostar na estratégia.

O que é Chatbot?

Podemos definir Chatbot como um programa de computador que, por meio da inteligência artificial, é capaz de imitar conversas com os usuários de diversos tipos de plataformas ou aplicativos. A ferramenta é bastante utilizada no Facebook e em sites de e-commerce.

Para exemplificar, o Chatbot funciona como um assistente automatizado. Enquanto um leitor se informa em um site ou blog sobre renovação CNH provisória, será surpreendido por uma janela pop-up no canto da tela, em que o “assistente” irá se colocar à disposição em caso de dúvidas, por exemplo.

Por isso, o Chatbot pode ser considerado como uma espécie de central de atendimento sempre ativa e solícita, que não espera ações do possível consumidor para comunicar-se com ele. Como o nome sugere, a conversação ocorre como um chat, um bate-papo.

Quais os tipos de Chatbot?

Os empreendedores podem optar por dois tipos de Chatbots. O Chatbot simples é baseado em regras, enquanto o Chatbot avançado, ou “smart”, é baseado em inteligência artificial. A classificação está relacionada à forma como os Chatbots são programados.

Chatbots baseados em regras

O tipo mais simples de Chatbot é o baseado em regras. De uma maneira geral, funciona assim: conforme o usuário escreve, o software identifica as palavras e compreende as questões envolvidas por meio de palavras-chave pré-catalogadas no bot.

No caso de uma clínica estética especializada no alongamento de cílios volume russo, por exemplo, é como se houvesse uma seção de perguntas e respostas sobre os serviços, com respostas prontas para serem acionadas levando em conta as palavras digitadas pelo usuário.

Para que os sistema funcione, cada um dos comandos deve ser programado pelo desenvolvedor separadamente, tendo em vista as expressões mais utilizadas, e outras formas de análise. É construído um banco de dados que, incorporado ao Chatbot, permite que a ferramenta guie o usuário até a solução procurada por ele.

Em casos em que o texto do usuário não tiver nenhuma palavra-chave relacionada ao negócio, o software responde para que ele repita a pergunta usando outras palavras. Isso ocorre por meio de mensagens como “desculpe, não entendi”. 

Chatbots baseados em inteligência artificial

Os Chatbots baseados em inteligência artificial são mais complexos do que os baseados em regras, porque se baseiam na própria comunicação com os usuários.

Basicamente, o software de inteligência artificial registra as palavras escritas pelo usuário para processamento posterior. Ao invés de responder com frases pré-programadas sobre a abdominoplastia em âncora ou outros procedimentos estéticos, por exemplo, eles oferecem respostas mais precisas para cada pergunta realizada pelo visitante do site.

A ferramenta é automática, mas conta com pré-definições. As programações estão relacionadas à preparação de um conteúdo sobre os produtos ou assuntos envolvidos e no desenvolvimento de informações básicas para o funcionamento do Chatbot.

Para que servem os Chatbots?

À medida em que os consumidores mudam a forma como passam pelo processo de compra, consumindo cada vez mais informação antes das tomadas de decisões e cada vez mais exigentes com relação ao atendimento, as empresas também precisam se adaptar.

A melhor forma é investir em agentes interativos, melhorando a comunicação com os clientes e auxiliando nos processos de vendas. 

Dentre as possibilidades da aplicação de Chatbots, é possível citar:
  1. Oferecimento de novas possibilidades de relacionamento com os clientes;
  2. Otimização do processo de atendimento aos clientes;
  3. Melhorar o relacionamento com leads e clientes;
  4. Compartilhar informações entre a equipe, com estratégias internas;
  5. Falar com os usuários onde eles estão;
  6. Automatizar processos de vendas.

1. Oferecimento de novas possibilidades de relacionamento com os clientes

Os Chatbots são uma ótima forma de ampliar a comunicação com o público de um empreendimento.

Uma empresa especializada no buffet de caldos, por exemplo, pode utilizar o recurso para atingir o usuário com a mensagem mais adequada de acordo com o estágio do funil de vendas em que ele se encontra, dependendo do conteúdo em que ele está se informando. 

Neste exemplo, um cliente em potencial pode estar pesquisando por opções para servir convidados em festas de inverno, quando receberá uma oferta para fazer um orçamento com o buffet.

Ao favorecer uma comunicação personalizada e extremamente ágil, as empresas conseguem construir um relacionamento confiável com os clientes, utilizando suas bases de dados para as respostas.

<< Aprenda a ganhar 10mil por mês pela Internet! >>

2. Otimização do processo de atendimento aos clientes

Uma grande variedade de perguntas são realizadas pela maioria dos clientes. No caso de e-commerce de tenda transparente casamento, por exemplo, a maioria diz respeito às formas de pagamento, tempo de entrega, possibilidade de troca, garantia, custo de frete, entre outras dúvidas comuns envolvendo os produtos.

O Chatbot dispensa a necessidade de ter colaboradores responsáveis pelas respostas, otimizando o atendimento ao oferecer as respostas prontas. Portanto, são dois benefícios: a economia de esforços e o oferecimento de um atendimento mais rápido.

3. Melhorar o relacionamento com leads e clientes

Os Chatbots podem integrar as estratégias de Marketing de Conteúdo, sugerindo conteúdos relacionados às palavras-chave indicadas por eles. Desta forma, além de responder rapidamente ao cliente, a ferramenta sugere artigos relevantes e de qualidade, estreitando laços e contribuindo para reforçar a autoridade da marca.

Quando um visitante perguntar sobre operações necessárias para a manutenção de geradores a diesel, por exemplo, o Chatbot pode recomendar artigos que expliquem os principais problemas que costumam acometer as máquinas e processos normalmente realizados para os reparos.

4. Compartilhar informações entre a equipe, com estratégias internas

Da mesma forma que podem ser utilizados para comunicação com a audiência, os Chatbots também podem ser empregados na comunicação interna. Assim, as equipes de trabalho compartilham informações úteis de maneira rápida, facilitando operações e gestão, e colaborando para a produtividade.

5. Falar com os usuários onde eles estão

O momento em que o visitante decide tirar uma dúvida sobre energia solar para chuveiro, por exemplo, deve ser aproveitado e as tecnologias facilitam isso. Hoje em dia, a maior parte das pessoas já conhece o funcionamento dos bate-papos. Pessoas de todas as idades e classes sociais estão familiarizadas com o uso de diversos aplicativos no dia a dia. 

Muitas podem até preferir tirar dúvidas sobre as instalações por meio de um chat, em comparação ao atendimento por telefonema. Por isso, a ferramenta facilita a comunicação e otimiza o atendimento.

6. Automatizar processos de vendas

Os Chatbots são capazes até mesmo de automatizar as vendas, pois também comunicam os departamentos responsáveis, dependendo do tipo de pergunta digitada pelo visitante. Além disso, como o bot registra preferências anteriores, mesmo se o visitante fechar o site, as informações estarão guardadas e não será preciso reiniciar o atendimento.

Uma pessoa responsável pela organização de uma festa de aniversário, que demonstre já ter certeza sobre a importância da contratação de recepcionista para eventos, pode ser direcionada automaticamente para a equipe de vendas, facilitando o processo de contratação.

Vale a pena utilizar Chatbots?

Os Chatbots automatizam o contato com os clientes. As ferramentas possibilitam bastante melhora no relacionamento, independente da hora ou lugar de acesso ao site do empreendedor. Além das possibilidades descritas no tópico anterior, vale a pena citar a capacidade que a tecnologia tem de processar e armazenar um grande volume de informações ao mesmo tempo, atendendo a grandes demandas.

Outra vantagem é o fato de que os sistemas são personalizados e flexíveis, o que torna possível o uso em qualquer setor. Basta programar o software, possibilitando o fluxo correto de mensagens.

Desta forma, além de automatizar processos repetitivos para a equipe dos empreendimentos, a tecnologia melhora a geração e nutrição de leads, que representam potenciais compradores. O sistema por inteligência artificial ainda melhora a compreensão sobre o público alvo, por meio de métricas das palavras-chave mais pesquisadas.

O resultado de todas as possibilidades e benefícios oferecidos pelos Chatbots é uma ferramenta que vale muito a pena para melhorar o relacionamento com os clientes, alavancar as vendas e fazer qualquer negócio digital crescer e ganhar cada vez mais autoridade no mercado.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Como usar o Marketing Digital para Afiliados?
Próximo Artigo Conheça algumas formas para sua empresa vender pela internet

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac