Aprender a editar vídeos pode te ajudar na carreira profissional, além de ser um conhecimento a mais para os empresários que desejam ampliar suas estratégias de divulgação, marketing e publicidade.
Inclusive, o Brasil é um dos países com maior número de consumo de vídeos em todo o mundo. Segundo um levantamento feito pelo YouTube Brandcast, nos últimos anos, houve um crescimento de 125% no número de pessoas que assistem vídeos online.
O estudo também mostrou que 95% da população brasileira acompanha algum canal audiovisual na internet, como o próprio YouTube.
A pesquisa feita pelo The State of Video Marketing corrobora com os argumentos acima, ao revelar que 97% dos profissionais de marketing dizem que os vídeos foram os grandes responsáveis pelo aumento do engajamento em suas campanhas.
Diante desse cenário, percebe-se que os vídeos já tomaram conta da internet e de grande parte das estratégias de marketing para empresas. Afinal de contas, é muito mais fácil ver um tutorial de aplicação de bona, por exemplo, do que ler um artigo extenso.
Por isso, muitas pessoas preferem os conteúdos audiovisuais – eles são mais simples de assimilar, rápidos e práticos. Em um mundo cada vez mais corrido e apressado, faz sentido que esse material só cresça.
Sendo assim, vale a pena aprender a editar vídeos, principalmente para quem deseja se destacar ou obter maior relevância com as estratégias de marketing. Além do mais, é uma ótima oportunidade para quem busca alternativas na carreira profissional.
No artigo de hoje, conheça mais sobre a profissão de editor de vídeos e como é possível se especializar nessa função. Acompanhe a leitura!
O que realmente faz um editor de vídeos?
Como o próprio nome já diz, o editor de vídeos é o grande responsável pelo tratamento dos conteúdos audiovisuais. Portanto, ele será responsável pela montagem, edição de cor e áudio, correção de erros de gravação, entre outros atributos para produção do material. Ou seja, o editor de vídeo irá dar o sentido à narrativa, sendo capaz de alterar completamente o contexto original de uma obra. Afinal, ele tem controle de como se dá o desenvolvimento do conteúdo. Contudo, o profissional não é responsável pela captação das imagens (embora, em algumas empresas, isso possa ocorrer). Por exemplo, em uma gravação específica feita embaixo d’água, quem é o responsável por organizar todo o cenário, verificar a iluminação subaquatica para piscinas e posteriormente, captar as imagens, é o diretor de imagem e o cinegrafista, respectivamente. Mas é importante que o editor de vídeos tenha um conhecimento básico sobre direção e captação de imagens, uma vez que em muitas empresas, ele será o responsável por todo esse trabalho – seja por falta de uma equipe ou por se tratar de um empreendimento de menor porte.Tem uma faculdade específica para trabalhar com vídeos?
Não existe um curso superior voltado especificamente para edição de vídeos. No entanto, algumas faculdades contam com disciplinas práticas que englobam essa competência, como:- Cinema;
- Jornalismo;
- Relações Públicas;
- Rádio, TV e Internet;
- Publicidade e Propaganda.