Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Vale a pena contratar um influencer para ajudar a alavancar seu canal?

Eduardo Larbac - 4 de setembro de 2020

Vale a pena contratar um influencer para ajudar a alavancar seu canal? Vale a pena contratar um influencer para ajudar a alavancar seu canal?

O digital influencer, também conhecido só como influencer ou influenciador, é um perfil famoso nas redes sociais, com capacidade de ditar tendências, comportamentos e opiniões, conquistando um público-alvo afinado com as suas ideias.

Com o crescimento das redes sociais, os influenciadores começaram a transformar o prestígio que eles têm com a audiência em ganhos financeiros, através da monetização de seus conteúdos e da parceria com empresas.

Por exemplo, uma blogueira famosa que vai reformar a casa pode firmar um acordo com uma empresa de pintura de apartamento e, dessa forma, fazer propaganda do serviço, para que o seu público se interesse em fechar negócio.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, cerca de 76% dos consumidores já compraram um produto ou serviço por recomendação de influenciadores digitais. Entre as principais aquisições, destacam-se acessórios de beleza (52%), livros e moda (42%), alimentos e bebidas (30%) e smartphones (29%).

Diante desse percentual e do crescimento cada vez maior do marketing de influências, várias empresas buscam perfis famosos para parcerias.

Mas será que vale a pena contratar um influencer para ajudar a alavancar seu canal corporativo? E quanto é o ROI (Retorno sobre Investimento)?

O artigo de hoje pretende responder a estas perguntas, além de dar dicas de como encontrar o melhor influencer, levando em conta as características do público-alvo, as especificações do produto ou serviço, bem como os objetivos do seu negócio.

Quais as vantagens de contratar um influenciador digital?

Quando procuramos móveis planejados residencial, por exemplo, temos a tendência de buscar por recomendações de amigos, parentes, conhecidos, ou até mesmo clientes que já fecharam negócio com uma determinada empresa.

Esse comportamento é comum entre os consumidores, pois ouvir o que outras pessoas têm a dizer sobre um determinado produto ou serviço é uma forma de comprovar a confiança da marca e, com isso, tornar a decisão de compra mais assertiva.

As empresas sabem disso, tanto que utilizam o gatilho mental da prova social como parte de suas estratégias de marketing (seja na divulgação de depoimentos, ou na exibição de avaliações dos clientes, por exemplo).

No caso dos influenciadores, devido à sua popularidade, eles aparecem como pessoas de grande credibilidade, permitindo que falem e testem produtos com propriedade e, dessa forma, influenciem o público, também contribuindo para a tomada de decisão.

Abaixo, confira algumas das principais vantagens em contratar um influenciador digital para a sua marca.

Audiência mais engajada

Engana-se quem pensa que os melhores influenciadores são aqueles com um grande número de seguidores. O que conta mesmo na hora de escolher a personalidade adequada é o engajamento que ele tem com a audiência.

Geralmente, os influenciadores digitais têm um poder grande de persuasão devido à sua proximidade com o público-alvo. Ou seja, as personalidades se inserem como parte de seus consumidores, com atitudes, comportamentos, gostos e interesses semelhantes.

Devido à essa identificação e forte engajamento com o influenciador, é bem provável que as pessoas queiram adquirir o que foi recomendado e testado pela personalidade.

Alto poder de segmentação

Ainda levando em conta esse poder de engajamento e proximidade com a audiência, vale lembrar que um diferencial dos influenciadores digitais é a segmentação do público.

Quer dizer que se a personalidade trata de casa, construção e decoração, a audiência também se interessa pelos mesmos assuntos. 

Por isso, uma parceria com empresas de cobertura residencial pode ser muito mais proveitosa, do que fechar contrato com um empreendimento fitness, por exemplo.

Portanto, a divulgação é extremamente direcionada para quem faz parte desse universo e, além disso, confia na indicação do influenciador digital.

Vale dizer que quanto maior é a segmentação do público, maiores são as chances de conversão, já que é possível atingir o consumidor certo, no momento ideal, com um conteúdo personalizado.

Diversidade nos canais de comunicação

Para alcançar um número alto de clientes, é preciso amplificar a marca para diversos canais de comunicação. No entanto, há diversas plataformas online e, cada uma delas, demanda uma estratégia específica. 

Mas os influenciadores se destacam nesse aspecto, pois é muito raro que eles estejam presentes em apenas uma plataforma. 

Desse modo, ao recomendar um curso de síndico profissional com certificado, o influenciador usará vários canais, aumentando o reconhecimento da marca em diferentes mídias.

Vale a pena ficar atento às redes preferidas dos usuários, para melhor alcance e engajamento. Segundo a pesquisa da QualiBest, são elas:

  • YouTube (81%);
  • Instagram (81%);
  • Facebook (49%);
  • Twitter (27%).

A soma das porcentagens é maior do que 100%, visto que o mesmo internauta pode indicar mais de uma rede durante o estudo.

Diversidade de conteúdos

Quem trabalha com internet sabe a importância da produção de conteúdo. Hoje em dia, ao pesquisar por um sistema de automação residencial, por exemplo, os usuários querem lidar com informações relevantes sobre o tema.

Na parceria com os influenciadores digitais, é possível diversificar a produção de materiais, já que a personalidade tem liberdade para criação de postagens nas redes, agregando valor ao conteúdo de marketing já produzido pela empresa.

Ao mesmo tempo, essas publicações ajudam a reforçar a imagem da marca, pois são feitas por uma outra pessoa, o que “afasta” o público da ideia de divulgação meramente publicitária.

Assim, a empresa pode produzir peças propagandísticas, como um totem para eventos e, em conjunto, se beneficiar de uma produção de conteúdo relevante por parte dos influenciadores digitais.

Como encontrar o influenciador certo para a marca?

Encontrar o influenciador ideal para a sua marca não é algo simples. Afinal de contas, é necessário escolher uma personalidade que represente os valores do seu negócio e uma audiência que tenha as mesmas características dos clientes ideais.

Além disso, é fundamental escolher um influenciador que trate de assuntos do seu nicho de atuação. Por exemplo, uma consultoria em engenharia mecânica deve buscar alguém que fale sobre o desenvolvimento de projetos mecânicos.

Por isso, antes de fechar contrato com o influenciador, verifique alguns pontos:

1 – Interesses da audiência

O primeiro passo é descobrir se o influenciador tem potencial para alcançar os interesses da audiência, isto é, produz conteúdos voltados a um público-alvo específico, que tem características semelhantes com seus clientes. Afinal de contas, não adianta nada contratar um influenciador no nicho fitness, se os seu público tem interesse na área de finanças, pois a sua marca faz parte de uma empresa de importação.

Por isso, vale a pena acompanhar um pouco das publicações da personalidade, antes de entrar em contato.

2 – Seguidores reais

Muitos perfis nas redes sociais são conhecidos pelo grande número de seguidores. Mas isso não significa que são números reais, já que é possível comprar robôs para simular uma audiência.

Isso é extremamente prejudicial à empresa, o que pode comprometer a reputação da marca, ao invés de ajudar.

3 – Engajamento das publicações

Um influenciador com grande número de seguidores não necessariamente tem uma audiência engajada. Por vezes, é melhor entrar em contato com uma personalidade menos famosa, mas que tenha um público fiel.

Por isso, é preciso olhar atentamente o engajamento das publicações, verificando curtidas, comentários e a própria interatividade do influenciador com o público.

4 – Comportamento do influenciador

É importante que as marcas verifiquem o comportamento dos influenciadores, para não fechar negócio com uma personalidade que pode prejudicar a imagem da empresa.

Por exemplo, se o empreendimento tem como principal valor a sustentabilidade, o influenciador também deve compactuar com isso. Contratar alguém que tem práticas como compra de peles de animais, ou tem pouco cuidado com a natureza não condiz muito com o que o público espera do influenciador.

Inclusive, há marcas que já encerraram parcerias com influenciadores famosos, justamente porque as celebridades se comportaram de maneira inadequada, reproduzindo certos valores não abraçados pelas empresas.

5 – Proposta justa

O valor pago a uma parceria com o influenciador depende muito do tipo de contrato fechado, os tipos de serviços fechados e o acordo entre as partes. Há marcas que oferecem produtos gratuitos, além da comissão, enquanto outras somente os brindes.

O ideal é fechar uma proposta justa para ambos, levando em conta os ganhos para a empresa e o trabalho do influenciador.

Conclusão

O marketing de influência é uma das estratégias mais eficientes para aumentar o alcance das marcas nos ambientes digitais. 

Por meio do gatilho da prova social, é possível convencer novos usuários e melhorar a credibilidade do seu negócio, a partir da indicação de um influenciador digital.

Contudo, é necessário encontrar uma personalidade condizente com o seu nicho de atuação e valores da empresa, para não correr riscos de prejudicar a reputação dos seus produtos ou serviços, ou somente investir em uma estratégia sem retorno.

 0 1
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Um Comentário

  • Richardson 5 de outubro de 2020 at 14:06

    Show! estávamos com essa duvida referente ao canal da empresa.
    obrigado pelo conteúdo

    Responder
  • Deixe seu comentário Cancelar Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigo Anterior A importância da retenção de clientes no seu negócio
    Próximo Artigo Vale a pena aprender a editar vídeos?

    Pesquise no Blog

    Crie sua Web Rádio

    Receba Novidades

    Vamos manter contato?

    Últimos Artigos

    • churn

      Como reduzir o churn de seu e-commerce?

    • SEO

      Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

    • gestão de equipe

      Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

    • redes sociais

      Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

    • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

    No Facebook

    Me encontre também em

    • Quem sou
    • Entre em contato

    Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac