A chamada live é uma abreviação para “live streaming” em inglês. Ela ficou muito mais famosa e foi muito mais usada durante a pandemia do coronavírus, pois trouxe um meio de os artistas continuarem trabalhando e entretendo as pessoas, mesmo de longe.
Então, uma live é uma transmissão ao vivo pela internet com áudio e vídeo. Essa opção surgiu com o crescimento do mundo digital e a popularização das redes sociais, uma vez que ela é realizada dentro dessas plataformas.
Durante a quarentena, os artistas adotaram essa estratégia, pois conseguiram divulgar suas músicas e interagir com o público, mas sem uma plateia com pessoas no local. Ademais, eles colaboraram para o entretenimento e distanciamento social.
Além disso, essas transmissões são de fácil prática, sem custo e podem ser realizadas por tempo indeterminado em quase todas as plataformas.
Essa estratégia ainda permite que a empresa tenha maior visibilidade, uma vez que com a velocidade do dia a dia das pessoas, é mais prático para elas assistir um vídeo ou ouvir um conteúdo, do que terem que parar suas atividades para ler um conteúdo.
Conheça algumas das vantagens de fazer lives
Como já foi compreendido como elas funcionam, serão tratados agora os motivos que demonstram qual sua relevância para uma empresa ou negócio. Entre os principais pontos estão os seguintes:- Interação com o público;
- Meio de captar clientes;
- Aumenta o engajamento;
- Baixo custo;
- Inclusão;
- Conhecimento do seu público.
Interação com o público
Ao realizar as lives, é possível ter um contato direto com o público no mesmo momento. Dessa forma, é criada uma conexão com ele, que conversa com a marca, gerando um relacionamento mais próximo. Além disso, os telespectadores conseguem assistir um vídeo que não é só informativo e de tentativa de venda. É possível ver um trabalho real e sem cortes e edições.Meio de captar clientes
Utilizar as redes sociais para divulgação de determinado assunto aumenta o alcance que uma marca consegue chegar, pois o trabalho é remoto e não precisa da presença de todos. Assim, consumidores que moram longe da sede da empresa conseguem consumir o conteúdo do lugar que estiverem. Com isso, novos clientes passam a conhecer a empresa, de um jeito que não aconteceria se não tivesse a live. Consequentemente, mais pessoas conhecendo a marca, mais delas podem se interessar no conteúdo postado, aumentando a quantidade de vendas e do lucro em geral. Com o investimento em um conteúdo relevante e que interesse um público-alvo, existe a possibilidade do conteúdo se tornar viral, gerando um grande número de compartilhamentos em pouco tempo, atraindo mais clientes. Por exemplo, se uma empresa elétrica deseja divulgar seu novo produto, um quadro de distribuição de energia, ela pode realizar uma live com um assunto relevante e incluir a publicidade no meio, para que o alcance seja maior. Todavia, lembre-se de postar sobre um assunto que atinja o seu público em uma plataforma que haja garantia de que eles terão acesso. Caso contrário não adiantará.Aumenta o engajamento
Como há uma troca de conteúdo ao vivo entre a marca e os consumidores, eles podem interagir de forma real, aumentando o engajamento com os perfis. Por ser uma conversa mais próxima, as lives criam a sensação no usuário de necessidade de conversa. Portanto, é preciso se lembrar de ser sempre simpático e agradável com os telespectadores, para que eles desejem entrar no assunto e gerar engajamento.Baixo custo
As lives estão disponíveis para qualquer um realizar no seu aplicativo, e de graça. Além disso, não é preciso gastar dinheiro com locação, alimentação, transporte e outros fatores necessários para realizar uma apresentação que fosse presencial. Por esse fato, é possível a realização desses eventos com uma frequência muito maior, uma vez que não há gastos específicos, como com um aplicador de tag para os brindes que seriam distribuídos, e existe uma facilidade de o público entrar. Dessa forma, é possível tratar sobre diferentes assuntos relevantes relacionados à empresa, aumentando as chances de diferentes consumidores encontrarem o negócio e passarem a investir neles. Com essa economia, é possível adicionar essas verbas a uma estratégia que será favorável para os clientes, permitindo um desenvolvimento maior.Inclusão
Como o evento ou apresentação é realizado pela internet, existe a possibilidade de incluir um maior número de pessoas. Primeiramente, porque eles não precisam se deslocar até o local de evento. Segundo, porque há a possibilidade de deixar a live salva nas redes sociais. Dessa forma, pessoas que não conseguiram comparecer ao vivo, ainda podem ter a chance de assistir do que foi tratado. Assim, podem acompanhar as redes e assistir um próxima live.Conhecimento do seu público
Durante as lives, é realizada uma espécie de conversa com os clientes interessados. Dessa maneira, é possível conhecer melhor os gostos e tendências que agradam o público. Assim, a empresa consegue adaptar suas estratégias aos desejos de seus clientes.Vale a pena utilizar essa estratégia?
Antes de definir investir nessa estratégia, é importante realizar uma reestruturação empresarial, pois, assim, será possível identificar quais setores e especificações precisam receber uma atenção maior, bem como entender se as lives ajudariam de fato nos objetivos. Realizar uma live pode exigir a necessidade de determinados materiais e planejamento antes de serem realizadas. Isso pode dificultar um pouco, dependendo da capacidade de investimento da empresa. Porém, com a realização das lives, é possível reduzir certos gastos específicos, que, no futuro, podem permitir que o gestor utilize essas economias para investir em estratégias para melhorar a qualidade delas cada vez mais. Mesmo assim, não é obrigatório que a empresa tenha mecanismos super avançados ao iniciar o investimento nessa técnica. Ela pode desenvolver suas habilidades com o tempo. O que realmente importa é a qualidade do conteúdo que será propagado. Portanto, usufruir das facilidades das lives pode melhorar o desenvolvimento das empresas ou dos negócios de uma maneira mais prática e mais humanizada.Como fazer ótimas lives
Caso o empreendedor deseje adotar esse tipo de ferramenta de marketing, existem algumas dicas que podem ser levadas em conta para melhorar cada vez mais a eficiência dela e permitir atingir todos os benefícios. Entre elas estão:- Faça um planejamento;
- Divulgue o evento;
- Defina um local apropriado;
- Invista em uma conexão boa de internet;
- Defina um conteúdo atrativo;
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Faça um planejamento
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Divulgue o evento
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Defina um local apropriado
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Invista em uma boa imagem
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Defina um conteúdo atrativo