Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Vale a pena se tornar um Youtuber?

Eduardo Larbac - 26 de maio de 2021

Vale a pena se tornar um Youtuber? Vale a pena se tornar um Youtuber?
O sonho de virar youtuber faz parte da mente de muitas pessoas, mas o processo de conseguir criar um canal não é um caminho fácil. Embora seja um sonho possível, é preciso muito trabalho e principalmente resiliência no processo de construção de conteúdo.

Apesar de ser um pensamento comum que a plataforma Youtube está saturada de conteúdo, a verdade é que a cada dia surgem novos produtores com bons materiais, que conseguem prosperar na rede.

Assim sendo, você pode criar um canal sobre, por exemplo, desenho e melhoria de processos, ou qualquer outro tema que seja do seu agrado, alcançando uma nova fatia de mercado.

Ademais, a plataforma é uma das mais acessadas do mundo todo, e as possibilidades estão disponíveis para qualquer um que deseja tentar uma nova vida.

Por isso, é importante pensar em como estes canais buscam aumentar seu crescimento, alcançando novos e melhores resultados, para explorar todo o seu potencial criativo enquanto criador de conteúdo.

Inclusive, o Youtube é uma plataforma de engajamento muito próspera, e ela facilita aos criadores conhecer e entender como funciona a ferramenta de distribuição. Entretanto, a maior parte do trabalho para que seu canal prospere ainda é sua.

Pensando assim, fazer uma abertura de empresa para a sua produção de conteúdo pode abrir muitas portas no início, ajudando você a fazer o canal crescer.

Assim, você pode encontrar um espaço muito mais adequado para suas ações no youtube, criando um conteúdo de qualidade que certamente alcançará diversas pessoas. Por isso, é importante ter em mente alguns fatores básicos de informação.

O que pensar antes de criar um canal?

Criar um novo canal no youtube é muito simples. Basta criar uma conta e você já pode começar a colocar vídeos no ar. Inclusive, você pode fazer tudo isso com um aluguel de notebook até conseguir a renda para comprar o seu próprio.

Entretanto, atrair o público certo requer uma série de detalhes que precisam ser avaliados constantemente, para que você consiga explorar estes recursos. Entre os pontos principais estão:

Entenda sua motivação

A motivação é um dos pontos principais da criação de conteúdo. Isso não quer dizer sua vontade de criar material ou a ansiedade de gravar, mas sim entender o que você quer passar para o público.

O grande diferencial da plataforma do Youtube é que você tem o potencial de efetivamente fazer a diferença na vida das pessoas. Então é importante encontrar dentro de si os motivos pelos quais você deseja iniciar nesta jornada.

Você pode pensar em uma infinidade de conteúdos, por exemplo:
  • Criar curta-metragens de ficção;
  • Vídeos educativos sobre uma área que você domine;
  • Conteúdo informativo sobre um determinado nicho;
  • Análises e revisão de jogos ou outros produtos.
Independentemente do nicho que você deseje utilizar no youtube, é importante saber como você vai explorar esta área, identificando principalmente qual o diferencial que você pode trazer para o público, seja focando em uma empresa de brindes ou em jogos variados.

Esse tipo de ação é primordial para você conseguir pautar sua criação de conteúdo. Assim, seus vídeos terão o tom que você deseja passar para as pessoas, identificando uma série de detalhes que poderão te tornar muito mais integrado à plataforma.

Além disso, você pode começar a identificar o tipo de público que acompanha material similar ao seu para conseguir estruturar sua base de público-alvo. São pessoas com gostos em comum, que têm uma propensão maior para acompanhar seu canal.

É importante frisar que esse tipo de recurso deve ser pensado e planejado antes de iniciar sua produção de conteúdo. A motivação deve ser a base de criação do canal, e esse motivo deve estar bem definido antes de qualquer outra situação.

Frequência de publicação

Este é um ponto importante para você definir sua produção de conteúdo. É preciso ter um bom controle sobre esse tipo de resposta, uma vez que você deve ter uma produção consistente e que faça as pessoas se acostumarem a receber seu conteúdo.

Um dos principais pontos do cronograma de produção é escolher a quantidade de publicações semanais e o dia em que os vídeos vão sair, inclusive, você pode usar um tipo de etiqueta TAG na plataforma, para avisar os inscritos sobre vídeos novos.

Além disso, quanto mais assertivo for esse tipo de informação, mais você consegue inserir na mente de seus consumidores esses horários.

Você deve ter em mente que a máxima que dita que quem não é visto, não é lembrado, é verdadeira, mas conteúdo em excesso pode também não agradar muito os consumidores, que vão acabar deixando de lado seu canal, caso identifiquem o conteúdo como spam.

É importante ter em mente a escala de horário como algo que deve ser planejado com antecedência. Pense a longo prazo como você continuará a produção de conteúdo. Esse tipo de avaliação é muito importante.

Isso porque você pode estar muito empolgado para começar a fazer vídeos semanais agora, mas em seis meses essa empolgação continuará?

Esse tipo de alteração brusca em sua frequência acaba confundindo as pessoas que já são parte de sua audiência, e que podem acabar ficando deixadas de lado nesse tipo de situação.

Assim, você perde boas oportunidades de se engajar com seu público. Por isso, é importante que você tenha um bom ritmo, gravando até mesmo com um power bank personalizado para garantir o resultado no prazo.

Buque sua personalidade

Uma das principais formas de se destacar na plataforma é por meio da personalidade e do estilo. A produção de conteúdo depende do processo de produção por completo, e é preciso ter uma personalidade cativante tanto nos vídeos quanto fora deles.

Isso significa que sua personalidade deve transparecer em todas as frentes, seja com títulos interessantes, conteúdo em redes sociais ou outras ferramentas. Por isso, é importante que você consiga explorar todos os seus recursos com qualidade.

Para conseguir ter a personalidade e a simpatia que cativa o público, é necessário saber falar com a câmera. A vergonha pode ser um fator muito complicado para a produção de conteúdo, sobretudo quando o objetivo é cativar outras pessoas.

Por isso, é importante que você consiga falar em público com clareza e conforto. Algumas pessoas buscam até mesmo ajuda profissional por meio de cursos e palestras sobre falar em público.

Mas só a simpatia não é o suficiente para criar um canal profissional. É preciso ter muito cuidado com a edição, que é o elemento primordial da produção audiovisual do youtube, desde o momento que você usa rótulos adesivos virtuais, até os cortes de imagem.

Existem diversas ferramentas gratuitas de edição de vídeo, e se você está começando pode optar por usar alguma delas para conseguir explorar melhor seu conteúdo.

Atente-se a seu equipamento

Embora você possa começar de maneira amadora, usando apenas seu smartphone para gravar vídeos, potencializar um canal para ser um meio de profissão, depende de alguns equipamentos que são fundamentais para a utilização em vídeos.

O primeiro ponto que você deve se atentar é a um microfone de qualidade. A verdade é que muitas pessoas deixam para depois este item, mas ele é um dos mais essenciais para a produção de qualidade.

O áudio é a parte mais importante do vídeo, e normalmente aqueles que vêm acoplados em smartphones, câmeras e computadores são muito ruins. Por isso, você deve se preocupar em ter um microfone externo, e se possível gravar o áudio em uma faixa separada.

Assim, o conteúdo ficará muito mais profissional e claro de ouvir, como acontece com uma sinalização de segurança, ou seja, algo que ajuda muito esse tipo de recurso. 

Além disso, um tripé de qualidade é sempre bom para manter a câmera gravando firme, sem que ela fique tremida. O tripé permite que você coloque a câmera ou o smartphone da forma que julgar melhor para sua produção, facilitando assim a criação de vídeos.

Uma boa câmera é um bom investimento para quando seu canal começar a verter lucros. Isso porque ela ajuda a criar um conteúdo mais profissional e qualificado, além de permitir gravações diferenciadas.

Considerações finais

Tornar-se um youtuber ainda é algo que vale a pena, mas você precisa ter consciência do caminho que passará e das dificuldades que serão percorridas até o sucesso. Embora as ferramentas estejam todas à disposição, este é um processo lento.

Comece com algo que realmente você se sente confortável em criar, e não tenha pressa. Siga resiliente e cada vez mais aprimorando seu conteúdo, assim as pessoas começarão a chegar nele.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Os melhores gatilhos mentais para aumentar suas vendas
Próximo Artigo Dicas de como melhorar sua posição no Google

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac