No mundo atual, muitas vendas são feitas pela internet, por isso donos de comércio devem pensar em formas de se inserir nesse mercado e conquistar cada vez mais clientes. Assim, tem-se observado cada vez mais o sucesso de um marketplace.
É muito comum vender um produto na internet. Atualmente, diversas empresas elaboram os seus próprios websites ou criam lojas nas redes sociais, mas parece que o novo modelo de marketplace também funciona para atrair muitos clientes.
Essa nova forma de vendas foi criada em 2012 e os clientes gostam porque tem o:
- Preço mais atrativo;
- Diferentes marcas no mesmo lugar;
- Diferentes lojas;
- Fácil de encontrar o produto desejado.
Como funciona um marketplace?
O shopping online é uma boa maneira de definir o significado de marketplace. Ele é um local onde diversos varejistas expõem seus produtos. Para o consumidor a ideia é interessante, pois ele encontra tudo o que precisa no mesmo lugar, e, assim, ele tem a impressão de que realmente está em um shopping center. Para o lojista o sistema funciona da seguinte forma: ele seleciona os artigos que irá vender, monta um conjunto e anuncia. Na hora de finalizar a compra tudo ocorre da mesma forma que é feito em qualquer outra compra virtual. Nesse sentido, o consumidor não será mandado para outra página para concluir, tudo é feito ali mesmo no site do marketplace, o que facilita tanto para o vendedor quanto para o cliente. Esse ambiente virtual pode ser criado para áreas específicas ou para juntar diversos estabelecimentos e criar uma seção, semelhante aos departamentos dos shoppings. Além disso, toda a burocracia é de responsabilidade do marketplace, é ele que é responsável pelo pagamento, pela segurança e por passar credibilidade para o cliente. Ele também cuidará do tráfego do site.Marketplace ou e-commerce, qual a diferença?
O e-commerce é a loja tradicional do jeito que conhecemos. O varejista cria um site onde expõe todos os seus produtos e cuida de toda a burocracia. Ou seja, é de sua responsabilidade os prazos de entrega, o pagamento e toda a logística e administração do negócio. Assim, nesse modelo o consumidor terá contato direto com o vendedor, não haverá intermediários. Nesse sentido, uma empresa de contabilidade em São Paulo ao possuir um e-commerce se responsabiliza por todo o processo de venda. Já o marketplace é uma loja online, onde diversas empresas oferecem os seus produtos. Neste modelo, a burocracia não é de responsabilidade do vendedor e sim do site. No e-commerce, os gastos são todos do estabelecimento, assim como o serviço de segurança, já no marketplace esses são de responsabilidade do dono do site.Benefícios do marketplace para os lojistas
O sistema de marketplace fornece diversos benefícios para os lojistas. Para que isso fique ainda mais claro, elencamos as principais vantagens, sendo:-
Aumento da visibilidade
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Aumento das vendas
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Público diferenciado
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Expansão da empresa
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Baixo custo
Malefícios do marketplace
Apesar de ter muitas vantagens, esse modelo de vendas também tem fatores negativos que devem ser mencionados.-
Subordinação ao marketplace
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Marca sem importância
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Concorrência de preços