Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Valorize o Mobile para criar seu site

Eduardo Larbac - 27 de agosto de 2021

Valorize o Mobile para criar seu site Valorize o Mobile para criar seu site
Antigamente a internet só podia ser acessada por meio de um computador. Essas máquinas foram diminuindo de acordo com o avanço das tecnologias, hoje cabendo na palma da mão, como máquinas móveis. O chamado modelo mobile.

Pensando nessa realidade, a construção dos sites, assim como a qualquer tipo de comunicação visual, passou a ter as telas menores como veículo principal, com o seu conteúdo sendo adaptado para essa variedade de formatos.

Essa popularização do modelo mobile parte não só de questões como praticidade, mas também por fatores sociais e econômicos, já que um aparelho celular representa um custo menor em relação a um computador de mesa ou notebook.

No Brasil, o número de smartphones não só supera a quantidade de aparelhos de computador, como em 2021 chegam a um percentual incrível de 2 dispositivos para cada habitante, de acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas.

O mesmo estudo afirma que a relação entre celulares e TVs, antes a forma de entretenimento que mais dominava o mercado, hoje está em um nível de compra de 4 aparelhos contra 1. Ou seja, a cada televisão comprada, 4 celulares são adquiridos.

A acessibilidade dos aparelhos celulares, principalmente no Brasil, em relação aos outros meios eletrônicos, explica a necessidade que o mercado tem de adaptar a sua comunicação para o modelo mobile.

A possibilidade de alguém procurar pelos serviços de locação de tendas no celular é maior, em relação a alguém que faz esse mesmo tipo de pesquisa no computador tradicional. Logo, é esperado que essa empresa tenha um site preparado para essa relação.

Diferenças entre o site mobile e o tradicional

Tradicionalmente a criação de sites é idealizado para o formato desktop, o que na era da tecnologia Full HD, equivale em sua maioria a monitores que trabalham com a medida comum de 1920×1080 pixels.

Já o modelo mobile tem uma variedade maior de formatos, o que significa que o design das suas plataformas digitais de comércio precisam se adaptar, caso queiram contar com a melhor experiência de usuário.

Para lidar com essa diferença de formatos, a criação do site depende de diferentes estratégias de construção, cada uma com especificidades diferentes, mas que, no geral, trabalham para o melhor consumo por parte do usuário.

Site responsivo

Uma das maneiras de se prevenir para essa diversidade de dimensões físicas é por meio de um site responsivo, uma modalidade no qual o design do seu site se modifica de acordo com a plataforma pela qual é acessado.

Pelo computador é fácil entender essa relação, simplesmente diminuindo a janela de comunicação. Caso os conteúdos do site se realoquem de acordo com o tamanho disponível, você está navegando em um site responsivo.

O modelo mais comum de sites adaptáveis, o site responsivo é recomendável para quem trabalha com destaque para os objetos visuais, como uma empresa de confecção de uniformes.

Essa companhia precisa que o seu portfólio de peças produzidas tenha destaque em seu site, com ele servindo de vitrine virtual para os seus produtos. Dessa forma, é preciso que as fotos dos uniformes se adaptem ao tamanho dela, sempre com um grande destaque.

Aplicativos e site mobile

Outra opção é por meio da construção de dois diferentes modelos de site, ou seja, um específico para desktop e outro para o formato mobile. Por meio dessa diferenciação, uma empresa consegue aproveitar a fundo as particularidades de cada formato.

Um site para desktop conta com um espaço maior de navegação, assim, a construção visual do seu site trabalha com maiores possibilidades, como galerias interativas ou páginas repletas de elementos interativos, de forma que não cause uma poluição visual.

Por meio dessas maiores oportunidades de interação, uma grande rede de lojas de material de construção e escritório pode desenvolver um jogo ou atividade lúdica que destaque os seus produtos.

Através desse site, o cliente poderia ter acesso a uma simulação virtual, que mostra a ação de um carimbo datador manual. O que não seria recomendado para a sua versão mobile, já que esse ambiente interativo pode deixar o seu site pesado.

Mas as possibilidades de um site exclusivamente mobile também são diversas, a começar pela inclusão ao universo dos aplicativos.

Por mais que alguns desses programas estejam disponíveis para aparelhos desktop, em sua maioria o foco dos aplicativos são os aparelhos smartphones. Além da praticidade, esses programas permitem ações exclusivas ao aparelho.

Isso acontece por meio de instrumentos como GPS, câmera e gravador de áudio, que após a permissão dos usuários podem ser integrados a funcionalidades. Como uma catraca biométrica, que pode ser liberada por meio de App, no lugar de um cartão físico de acesso.

Existe também a fusão entre os sites mobile e os aplicativos, nos chamados web apps, sites que se comportam como aplicativos, mas podem ser abertos pelo navegador do seu celular, sem a necessidade de instalação dele.

Cabe a cada empreendedor decidir qual estratégia se adequa melhor aos serviços, tendo em base os seus objetos particulares.

Pois assim como um aplicativo pode facilitar o preenchimento da sua declaração de impostos, um serviço de terceirização de folha de pagamento é auxiliado pela tela maior de um monitor desktop ao se produzir planilhas financeiras, repletas de informação.

O movimento do mobile first

Por mais que cada desenvolvedor decida o que melhor se adequa ao seu negócio, o mercado como um todo vem apostando cada vez mais no modelo mobile, até pelo espaço significativo que esses aparelhos conquistaram na sociedade.

Com base nessa realidade surgiu o movimento conhecido como mobile first, no qual a criação do site passa primeiro pelo ambiente móvel, para só depois, caso se mostre necessário para o seu negócio, desenvolver uma versão para desktop.

Óbvio que essa definição depende muito do tipo de acesso realizado pelo seu público. Caso um fornecedor de material para borracharia perceba que sua audiência é mais tradicional, navegando em um computador de mesa, o foco do seu site deve ser esse modelo.

Como destacar o seu site mobile

Um site mobile tem características próprias, mas lida também com um número variado de possibilidades. Para aproveitar o melhor que esse formato apresenta, é recomendável seguir alguns preceitos como:

  • Inclua seu site nos meios de pesquisa;
  • Trabalhe com os seus preços;
  • Adote o comércio online;
  • Planeje uma comunicação com o público jovem.


Os serviços de pesquisa estão cada vez mais avançados, e a mesma coisa acontece com os navegadores usados em aparelhos mobile.

Ao utilizar os serviços de GPS do seu aparelho, quem procura por um carimbo de borracha pode ser levado a loja mais próxima da sua localização. Por meio de boas estratégias e compra de anúncios e espaço, a sua empresa pode se destacar nesse sentido.

Seja mostrando a sua proximidade com o cliente, ou apresentando um aplicativo ou site mobile que facilite essa relação de pesquisa dos usuários.

Quem pesquisa por preços também pode ter o celular como um bom companheiro. O consumidor pode comparar o valor de um produto em diferentes lojas, por meio de ferramentas de pesquisa especializadas, como o Google Shopping.

Ao se adequar o seu site para esse tipo de pesquisa, a chance dele se destacar é maior, assim como ter um site especializado para os modelos online, pois caso o público tenha dificuldade ao acessá-lo, é capaz do processo de compra ser cancelado.

Por isso também é importante trabalhar com o potencial de mercado do meio mobile, visto que com o avanço da tecnologia, esse meio de comunicação vem se tornando bem vantajoso no ambiente de vendas.

Através do celular, uma empresa hoje consegue fazer um grande pedido de uniforme para restaurante, para ser distribuído entre as filiais do seu negócio. E se esse tipo de negociação pode ser feita em nível industrial, ela se destaca ainda mais no ambiente individual.

Pequenos negócios realizam o processo de venda até mesmo dentro de aplicativos de mensagem, logo, não adaptar o seu comércio para esse meio pode diminuir o seu valor competitivo no mercado.

E se o público jovem é o que mais utiliza esses pequenos aparelhos de comunicação, uma boa saída é apostar no contato com esse grupo.

Considerações finais

Por mais que o público de aparelhos móveis cada vez mais se diversifique, ainda é a parcela jovem aquela que domina o uso das plataformas mobile, e por isso, cabe ao seu negócio saber como aproveitar a presença constante desse público.

Os aparelhos mobile continuam a evoluir, deixando de ser um sistema único dos smartphones, já sendo encontrados em relógios e pulseiras inteligentes. Cada um apresentando diferentes possibilidades, principalmente comerciais.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior A importância de se investir em Marketing de Conteúdo
Próximo Artigo Não foque apenas no tráfego orgânico

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac