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Você já ouviu falar sobre Design Estratégico?

Jayane Guia de Investimento - 28 de novembro de 2022

O mundo dos negócios tem evoluído todos os dias, e a busca por agregar valor a um produto ou uma marca tem sido um alvo constante. Um dos principais aliados para isso é o chamado design estratégico. Antes se pensava no design como um instrumento visual para uma empresa ou um serviço oferecido. Geralmente era aquilo que se podia ver de uma marca a fim de atrair clientes e usuários. Mas e se essa ferramenta pudesse ser incorporada de um modo mais profundo à uma empresa, através de estudos, análises de dados e outros caminhos, que possibilitem um impacto positivo sobre os lucros dessa organização? Foi esse questionamento que levou os especialistas em negócios a incorporar o design às estratégias das empresas com o objetivo de agregar valor ao que tem sido produzido. Conheça mais sobre design estratégico, seus pontos positivos, como ele pode ser implementado em uma empresa e outros tópicos deste artigo. Fique por dentro! 

O que é Design Estratégico?

Se você quer compreender melhor o que é design estratégico, é importante observar a definição do termo. Esse conceito geralmente é dado à mentalidade e às estratégias que são oferecidas com o objetivo de produzir valor e maior lucratividade no mundo dos negócios a partir de uma imagem criada. Não está ligada simplesmente à tentativa de produzir uma imagem atrativa aos clientes, como era feito pelo design anos atrás, mas está relacionado à ideia de estudar uma metodologia, desenvolver uma persona e analisar o mercado até chegar ao produto final. Essa mentalidade utiliza as antigas técnicas do design unidas às estratégias de marketing e dos negócios com a finalidade de aumentar os lucros, o reconhecimento da empresa e a fidelização do cliente, atraindo um maior números de consumidores de modo intencional. Para ilustrar o que seria esse conceito, vamos imaginar uma empresa que trabalha com painel isotérmico. Antigamente essa marca se preocupava só em criar uma imagem atrativa aos seus clientes através da estética do produto e do site. Mas com a possibilidade de utilizar o design estratégico, essa empresa pode agregar mais valor ao seu produto, estudando o perfil dos seus clientes, o que pode ser melhorado no serviço prestado, as condições do mercado e outros fatores. O propósito é que através dessas análises essa marca possa investir em uma imagem que seja ainda mais atrativa ao cliente, gerando, consequentemente, maiores lucros mensais. É o que tem sido feito por uma loja de EPI em SP e outras empresas. Resumindo, essa ferramenta é composta pelas antigas técnicas do design aliado às ferramentas do mundo dos negócios que estudam o mercado, o produto, o cliente e outros fatores e de modo direcionado visa levar a uma maior lucratividade.

Pontos positivos do Design Estratégico

Existem vários pontos positivos na implementação dessa mentalidade em uma empresa. Separamos os principais para que você possa compreender melhor essa ferramenta, confira abaixo:
  • Estímulo à inovação;
  • Colaboração entre as equipes;
  • Gestão otimizada;
  • Diferenciação;
  • Relacionamento mais próximo.
Esses são os principais dentre tantos outros fatores positivos de implementar o design estratégico em um sua empresa. Essa mentalidade é crucial no estímulo à inovação, desenvolvendo um produto eficiente e sustentável como o gerador de ozônio para água. Existe também a possibilidade de maior colaboração entre os membros das diversas equipes da organização, visto que o produto tem que passar pelas diversas fases de produção como pelo design, pelos testes, etc. Isso produz, consequentemente, uma gestão otimizada. Pelo fato de que o produto é pensado e repensado várias vezes por diversas áreas da empresa, gerando também uma diferenciação no serviço oferecido ao cliente, ele se torna único. Como esse tipo de design passa por uma série de estudos e analisa, por exemplo, o feedback do cliente a fim de aperfeiçoar o produto, consequentemente o relacionamento entre a empresa e o cliente é estreitado. Isso favorece um ponto importante que destacamos acima, que é a fidelização do cliente, que vai preferir uma marca que se importa com suas necessidades a uma que não desenvolveu essa mentalidade.

Possíveis resultados do Design Estratégico

Além dos pontos positivos que foram apresentados, o design estratégico oferece alguns resultados que merecem ser destacados. Afinal, quando falamos do mundo dos negócios, entendemos que sempre visamos resultados concretos. Abaixo estão os principais resultados que podem ser obtidos através de uma correta implementação dessa metodologia na sua empresa.

Influenciar a tomada de decisões

Através desse conceito, é possível ter maior clareza e certeza no momento da tomada de decisões. O estudo detalhado dos fatores apresentados acima, como o mercado e o cliente podem ser grandes aliados para decisões assertivas. Se aliado a outras metodologias como a análise de dados, por exemplo, a organização pode fazer escolhas que facilitam a vida do cliente, dos colaboradores e consequentemente de toda empresa.

Definir um modelo de negócios

Um dos maiores desafios das instituições é definir um modelo de negócios que seja ideal para a própria organização e seja também aquilo que seus usuários procuram. Para definir, por exemplo, um modelo de negócios de uma indústria que produz hidrantes de recalque, é importante estudar todos os fatores que envolvem essa produção, definindo então o modelo de trabalho dessa indústria.

Identificar novas oportunidades de negócios

Outro resultado que pode ser obtido através do design estratégico é a identificação de novas oportunidades de negócios. Os estudos e o desenvolvimento do produto serão importantes para que a organização saiba onde investir e como investir, de modo que o negócio possa crescer e ter uma maior consolidação no mercado.

Fazer intervenções nos produtos e serviços ou políticas

A fim de melhorar ainda mais a interface dos produtos, agilizar os serviços e desenvolver políticas que beneficiem a empresa, essa ferramenta pode ser ideal para fazer intervenções positivas no que está sendo gerado. É o caso de uma empresa de extintores RJ. Através dos estudos sobre os diversos fatores que contribuem ou atrapalham as vendas dessa empresa, as preferências do cliente e outros elementos importantes, é possível fazer uma intervenção que vise melhorar o serviço oferecido. Essa intervenção pode ser no design final do produto, no atendimento ao cliente, na forma de visualização do site da empresa, na organização dos colaboradores de uma empresa de recarga de extintores de incêndio preço, etc.

Gerar lucro sobre o serviço/produto

Uma das metas finais das empresas é gerar uma maior lucratividade sobre o produto ou serviço oferecido ao cliente. O propósito dessa estratégia de design é possível aperfeiçoar tantas áreas, como já foi visto, que consequentemente o lucro será maior. Analisando todo o processo de produção, é possível desenvolver um design que seja mais econômico e rentável. É o caso de uma indústria que trabalha com mezanino metálico preço m2. Se estudar melhor o mercado, os lucros poderão ser ainda mais evidentes.

Como o Design Estratégico se encaixa na minha empresa?

Para obter os resultados destacados acima, há uma necessidade de correta implementação dessa maneira de pensar na sua empresa. Caso essa aplicação seja defeituosa, dificilmente a metodologia vai funcionar corretamente. Existem algumas dicas que são dadas para uma melhor implementação do design estratégico em uma organização, entre elas:
  • Entenda a sua persona;
  • Pense lateralmente;
  • Realize feedbacks qualitativos;
  • Mude o mindset de sua empresa;
  • Faça protótipos e testes.
Essas medidas são importantes e seguem uma sequência lógica importantíssima para que o processo dê certo. Entenda sua persona, busque conhecer as características de seus clientes, assim como suas necessidades básicas na aquisição do seu produto. Se você trabalha com uma empresa de geradores de energia a diesel de grande porte, por exemplo, aprenda a pensar lateralmente, ou seja, vendo as coisas que estão em volta, não apenas linearmente. Isso aumenta muito a criatividade. Do mesmo modo, é necessário investir em pesquisa, sempre desenvolver uma equipe pronta para fazer feedbacks dos produtos e serviços, entender o que mais agrada o consumidor, assim como o que mais precisa ser melhorado. Mudar o mindset de sua empresa vai ajudar a garantir que essas outras estratégias sejam implementadas, visto que a cultura organizacional da empresa deve ser alterada para que haja um melhor aproveitamento do novo modelo. Por fim, uma estratégia deve ser usada nessa fase de implementação: testar, testar e testar! Faça protótipos, refaça os modelos, sempre busque aperfeiçoar o design do produto de acordo com toda a pesquisa que foi realizada. Através dessas medidas será possível desenvolver e aperfeiçoar o design de sua empresa, obtendo os melhores resultados e os melhores lucros. Busque saber mais sobre o tema, pesquise, busque profissionais que possam te ajudar a implementar essa estratégia. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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