O destaque que as estratégias de marketing recebem na sociedade está atrelado à flexibilidade que costuma estar associada a tais práticas, adaptadas para os mais diferentes tipos de produtos e serviços, destacando-se assim o marketing automotivo, por exemplo.
Uma estratégia voltada diretamente à comercialização de um automóvel, produto que necessita de um plano de vendas diferenciado diante do valor que está associado a esse tipo de mercadoria, a ponto de se destacar como um exemplo de patrimônio e investimento.
Sendo necessário então contar com o auxílio de um modelo especial de vendas, que consiga despertar a atenção do público e posteriormente seu interesse, mesmo que se trate de um patrimônio que esteja associado a um alto percentual de investimento financeiro.
Algo a ser trabalhado não apenas com a comercialização do carro em si, mas também como todo tipo de acessório que pode estar conectado a tal automóvel, assim como serviços específicos, tal como a busca por uma instalação de película antivandalismo.
Ação cuja venda deve ser desenvolvida ao lado da comercialização do automóvel, já que se tratam de serviços que podem estender a garantia de uso do tal patrimônio a ser comprado, sendo uma prática comum de ser vista durante a compra de algum tipo de produto caro.
Tal como a aquisição de um seguro para o seu imóvel, carro ou até mesmo celular, além da contratação de uma extensão de assistência, indo além do auxílio naturalmente oferecido por uma empresa, que normalmente passa pelo período de no máximo um ano.
O tempo de seguro comum de ser visto no momento em que alguém compra por um alto falante automotivo para ser instalado em sua propriedade. Venda essa que pode alcançar melhores resultados ao ser desenvolvido ao lado da aquisição do automóvel em si.
Por isso, é comum um vendedor de carros fazer uma série de propostas para os seus novos clientes, garantindo assim não só a compra a de um veículo, mas a aquisição também de uma série de acessórios e serviços que podem estar atrelados a tal compra.
Mas para que essa venda ocorra então da melhor maneira possível, é importante seguir uma série de estratégias desenvolvidas para esse produto específico, sendo essa a função do chamado marketing automotivo.
Dentro dessa perspectiva, no entanto, é possível encontrar uma série de alternativas de marketing, cada uma voltada a uma particularidade possível de se encontrar no meio comercial, lidando com particularidades ou então mesmo com um item em particular.
Cenário que torna possível a criação do marketing automotivo, desenvolvido especificamente para o meio que lida com a venda ou até mesmo aluguel de automóveis, junto à sua pluralidade de modelos disponíveis, tratando de opções como:
E para cada objetivo pode existir uma maneira diferente de se trabalhar a relação com um cliente, existindo benefícios que atraiam a atenção de um possível comprador, como o modelo, a sua segurança, o seu preço ou valor de custo-benefício.
Atributos que podem também se complementar quando se trata da busca do melhor automóvel possível a ser adquirido, e isso pode atender não apenas a um comprador individual, mas atende também os grupos de compra e venda de carros.
E isso é válido tanto para a aquisição de veículos saídos direto da fábrica como para aqueles a serem revendidos. Todas essas opções são abrangidas pelo marketing automotivo junto às tradicionais e modernas práticas de venda de veículos.
Até porque o interesse em adquirir uma habilitação para moto pode ocorrer também pela alta exposição desse tipo de veículo na mídia, seja nas produções audiovisuais ou nos próprios comerciais que surgem com certa frequência na TV.
Mas da mesma forma em que as novas tecnologias vem trazendo novas oportunidades e desafios para o mercado de uma forma geral, o mesmo acontece com o marketing automotivo, sendo importante conhecer tais práticas para obter uma venda nesse sentido.
Agora, quando se trata de um cliente que lide com um acesso constante com esse tipo de produto, como é o caso de um empreendedor da área de serviço de transporte de veículos, é preciso adotar uma estratégia diferente.
Existindo nesse caso o interesse de se criar uma relação contínua com tais clientes, para garantir o seu retorno frequente de acordo com a necessidade de manter disponível uma certa quantidade em sua frota de veículos para manter seus serviços em ordem.
Seja qual for o objetivo ou o perfil do público, é importante conhecer quais são as principais estratégias a serem adotadas junto ao marketing automotivo, de forma a alcançar os melhores resultados associados a essa área. E entre tais ações destacam-se:
Como um vídeo que apresenta a capacidade de uma pickup em se locomover em uma ambiente lamacento, destacando assim a qualidade do produto, exponenciando as suas chances de venda.
Apesar desse destaque ainda existir, a TV passa por novos desafios, o que inclui a queda de recepção do público, sendo importante ao marketing automotivo manter sua atenção ao meio, ao mesmo tempo em que visualiza opções em outras modalidades.
Isso porque tal rastreio pode ser acompanhado à distância por meio de uma plataforma digital, aumentando assim a segurança de um supermercado com a carga de produtos a ser recebido.
E tais possibilidades virtuais devem então ser consideradas tanto para a gestão de um serviço voltado ao meio automotivo quanto para a divulgação de possíveis veículos disponíveis à venda.
Característica primordial do marketing que também está disponível em seu modelo automotivo.
Junto também do surgimento de um anúncio sempre que alguém pesquisa por um modelo específico de carro ou por um serviço voltado ao segmento dos veículos, como é o caso de um orçamento de fretamento de vans para empresas.
O mesmo pode ser dito com o conceito de realidade aumentada, onde através da visualização de um QR Code um possível comprador pode ter acesso a diferentes informações sobre o veículo que pensa em adquirir.
Ambos ampliando sua possibilidade de compra de ou mais automóveis, tudo isso baseado nas diferentes estratégias de venda que o setor automotivo pode adotar.
Só é importante não deixar que essas práticas tirem a atenção do que é mais importante nessa ação, que é o destaque a ser dado ao veículo em si, já que a compra de um carro começa primeiro pelos benefícios que alguém terá ao adquirir esse veículo.
Isso com objetivos que podem passar por uma necessidade de transporte, trabalho ou até mesmo por uma questão de vaidade. O mais importante é que a indústria automobilística saiba como lidar com tudo isso, adotando o trabalho do marketing automotivo.
Uma estratégia voltada diretamente à comercialização de um automóvel, produto que necessita de um plano de vendas diferenciado diante do valor que está associado a esse tipo de mercadoria, a ponto de se destacar como um exemplo de patrimônio e investimento.
Sendo necessário então contar com o auxílio de um modelo especial de vendas, que consiga despertar a atenção do público e posteriormente seu interesse, mesmo que se trate de um patrimônio que esteja associado a um alto percentual de investimento financeiro.
Algo a ser trabalhado não apenas com a comercialização do carro em si, mas também como todo tipo de acessório que pode estar conectado a tal automóvel, assim como serviços específicos, tal como a busca por uma instalação de película antivandalismo.
Ação cuja venda deve ser desenvolvida ao lado da comercialização do automóvel, já que se tratam de serviços que podem estender a garantia de uso do tal patrimônio a ser comprado, sendo uma prática comum de ser vista durante a compra de algum tipo de produto caro.
Tal como a aquisição de um seguro para o seu imóvel, carro ou até mesmo celular, além da contratação de uma extensão de assistência, indo além do auxílio naturalmente oferecido por uma empresa, que normalmente passa pelo período de no máximo um ano.
O tempo de seguro comum de ser visto no momento em que alguém compra por um alto falante automotivo para ser instalado em sua propriedade. Venda essa que pode alcançar melhores resultados ao ser desenvolvido ao lado da aquisição do automóvel em si.
Por isso, é comum um vendedor de carros fazer uma série de propostas para os seus novos clientes, garantindo assim não só a compra a de um veículo, mas a aquisição também de uma série de acessórios e serviços que podem estar atrelados a tal compra.
Mas para que essa venda ocorra então da melhor maneira possível, é importante seguir uma série de estratégias desenvolvidas para esse produto específico, sendo essa a função do chamado marketing automotivo.
Como funciona esse modelo de marketing?
O marketing digital trabalha de forma geral com o objetivo de estabelecer uma melhor relação entre um vendedor e o seu público, independentemente de qual seja o mercado ou então o segmento de audiência, o essencial é trabalhar com a otimização dessa venda.Dentro dessa perspectiva, no entanto, é possível encontrar uma série de alternativas de marketing, cada uma voltada a uma particularidade possível de se encontrar no meio comercial, lidando com particularidades ou então mesmo com um item em particular.
Cenário que torna possível a criação do marketing automotivo, desenvolvido especificamente para o meio que lida com a venda ou até mesmo aluguel de automóveis, junto à sua pluralidade de modelos disponíveis, tratando de opções como:
- Carros;
- Caminhões;
- Motocicletas;
- Vans.
E para cada objetivo pode existir uma maneira diferente de se trabalhar a relação com um cliente, existindo benefícios que atraiam a atenção de um possível comprador, como o modelo, a sua segurança, o seu preço ou valor de custo-benefício.
Atributos que podem também se complementar quando se trata da busca do melhor automóvel possível a ser adquirido, e isso pode atender não apenas a um comprador individual, mas atende também os grupos de compra e venda de carros.
E isso é válido tanto para a aquisição de veículos saídos direto da fábrica como para aqueles a serem revendidos. Todas essas opções são abrangidas pelo marketing automotivo junto às tradicionais e modernas práticas de venda de veículos.
Até porque o interesse em adquirir uma habilitação para moto pode ocorrer também pela alta exposição desse tipo de veículo na mídia, seja nas produções audiovisuais ou nos próprios comerciais que surgem com certa frequência na TV.
Mas da mesma forma em que as novas tecnologias vem trazendo novas oportunidades e desafios para o mercado de uma forma geral, o mesmo acontece com o marketing automotivo, sendo importante conhecer tais práticas para obter uma venda nesse sentido.
Boas estratégias para o marketing automotivo
Para conquistar o interesse de um cliente em relação à compra de um possível automóvel, é preciso alimentar tal desejo a longo prazo, até por se tratar de um investimento de alto custo, apostando então em manter uma comunicação nos principais canais de mídia.Agora, quando se trata de um cliente que lide com um acesso constante com esse tipo de produto, como é o caso de um empreendedor da área de serviço de transporte de veículos, é preciso adotar uma estratégia diferente.
Existindo nesse caso o interesse de se criar uma relação contínua com tais clientes, para garantir o seu retorno frequente de acordo com a necessidade de manter disponível uma certa quantidade em sua frota de veículos para manter seus serviços em ordem.
Seja qual for o objetivo ou o perfil do público, é importante conhecer quais são as principais estratégias a serem adotadas junto ao marketing automotivo, de forma a alcançar os melhores resultados associados a essa área. E entre tais ações destacam-se:
Mídia televisiva
A TV foi por muito tempo o principal canal de veiculação comercial, facilitando, no caso do mercado de automóveis, apresentar ao público características visuais do veículo, além de uma demonstração de performance.Como um vídeo que apresenta a capacidade de uma pickup em se locomover em uma ambiente lamacento, destacando assim a qualidade do produto, exponenciando as suas chances de venda.
Apesar desse destaque ainda existir, a TV passa por novos desafios, o que inclui a queda de recepção do público, sendo importante ao marketing automotivo manter sua atenção ao meio, ao mesmo tempo em que visualiza opções em outras modalidades.
Reconhecimento digital
A internet e os canais de streaming acabam se tornando uma opção a ser considerada por quem trabalha junto ao marketing automotivo, sendo um canal que facilita também os serviços de uma empresa de monitoramento e rastreamento de veiculos.Isso porque tal rastreio pode ser acompanhado à distância por meio de uma plataforma digital, aumentando assim a segurança de um supermercado com a carga de produtos a ser recebido.
E tais possibilidades virtuais devem então ser consideradas tanto para a gestão de um serviço voltado ao meio automotivo quanto para a divulgação de possíveis veículos disponíveis à venda.
Conexão com o público
Quando se trata da escolha dos melhores canais de anúncio, é importante acompanhar o perfil do seu público-alvo, o que inclui o tom de diálogo a ser adotado, além da escolha das melhores plataformas de contato e venda.Característica primordial do marketing que também está disponível em seu modelo automotivo.
Anúncios programados
Se mantendo no campo digital, existe nesse espaço uma melhor oportunidade em relação ao volume de anúncios a serem disponibilizados, destacando-se assim a opção dos anúncios programados, liberados durante horários de maior navegação do público.Junto também do surgimento de um anúncio sempre que alguém pesquisa por um modelo específico de carro ou por um serviço voltado ao segmento dos veículos, como é o caso de um orçamento de fretamento de vans para empresas.
Novas tecnologias
O marketing automotivo também conta com o auxílio de novas práticas baseadas no uso de diferentes tecnologias, como é o caso da realidade virtual, na qual é possível criar simulações em cima do uso de um carro, aumentando a possibilidade de uma venda.O mesmo pode ser dito com o conceito de realidade aumentada, onde através da visualização de um QR Code um possível comprador pode ter acesso a diferentes informações sobre o veículo que pensa em adquirir.
Preço e promoção
Outra ação base do marketing tradicional que também se adapta para o modelo automotivo é a definição de preço e de promoções, estratégias de financiamento que podem atrair a atenção de um novo consumidor, como também para quem lida com uma gestão de frotas.Ambos ampliando sua possibilidade de compra de ou mais automóveis, tudo isso baseado nas diferentes estratégias de venda que o setor automotivo pode adotar.
Só é importante não deixar que essas práticas tirem a atenção do que é mais importante nessa ação, que é o destaque a ser dado ao veículo em si, já que a compra de um carro começa primeiro pelos benefícios que alguém terá ao adquirir esse veículo.
Isso com objetivos que podem passar por uma necessidade de transporte, trabalho ou até mesmo por uma questão de vaidade. O mais importante é que a indústria automobilística saiba como lidar com tudo isso, adotando o trabalho do marketing automotivo.