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10 Dicas de Marketing Digital para pequenos negócios

Eduardo Larbac - 6 de agosto de 2021

10 Dicas de Marketing Digital para pequenos negócios 10 Dicas de Marketing Digital para pequenos negócios
Podemos chamar de marketing digital toda e qualquer estratégia que uma empresa realiza na internet para divulgar seus produtos e serviços. Para funcionar, esse tipo de marketing precisa de estratégias específicas como marketing de conteúdo, inbound marketing e SEO.

O significado de marketing digital pode parecer claro, mas, também, é algo um pouco subjetivo. Isso porque estamos falando de um assunto muito abrangente, ou seja, não podemos considerar qualquer tipo de ação como marketing digital.

Por conter estratégias muito importantes atualmente para qualquer tipo de organização, muitos empreendedores têm dúvidas em relação às melhores técnicas voltadas ao assunto em questão.

Também, muitas pessoas gostariam de saber como extrair o máximo potencial de cada uma dessas ações. Analisando por esse lado, não nos resta dúvidas de que o marketing digital vem crescendo consideravelmente nos últimos anos.

Inclusive, ele já pode ser considerado o principal meio para divulgar marcas, produtos e serviços. Ele superou a tv, o rádio e outros meios de comunicação, sendo assim, o seu negócio também vai depender dele para sobreviver.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar o que é marketing digital e mostrar as suas 10 melhores estratégias. Então, se você tem dúvidas sobre o assunto, leia este texto até o final.

O que é marketing digital? 

Podemos considerar marketing digital com uma promoção de produtos ou marcas, por meio dos canais digitais. Trata-se de uma das principais maneiras que as empresas têm hoje para entrar em contato com o seu público-alvo de maneira direta e personalizada.

Antigamente, os principais meios para promover soluções eram os canais offline, dentre os quais podemos destacar:
  • Rádio;
  • TV;
  • Revistas;
  • Jornais;
  • Outdoors.
Esses meios continuam existindo, tanto que um fabricante de impressora industrial, por exemplo, pode usá-los livremente. Entretanto, o marketing digital, de fato, ganhou um espaço muito maior no planejamento das marcas.

Ele se resume a todos os esforços realizados pelas corporações dentro do ambiente digital. Sendo que isso é feito por meio de canais, como:
  • Blogs;
  • Sites;
  • Redes sociais;
  • E-mail.
Por meio dessas plataformas, as empresas tentam solucionar as dores e desejos de seus clientes e potenciais clientes. E o melhor de tudo é que o marketing digital é bastante democrático.

Cada empresa pode fazer o que está ao seu alcance, com os investimentos que possui, e mesmo assim terá chance de encontrar as oportunidades que deseja.

Todas as estratégias de marketing digital são mensuráveis, inclusive o retorno sobre cada investimento. E é exatamente por isso que elas são mais assertivas e trazem resultados mais promissores.

Agora que você já sabe o que é marketing digital, no próximo tópico, vamos mostrar como uma empresa de pallets PBR, por exemplo, pode usar essas estratégias. Acompanhe a leitura.

Quais são as 10 melhores estratégias de marketing?

O marketing digital pode ser usado por qualquer tamanho de empresa, mas no caso dos pequenos negócios ele é ainda mais importante.

Isso porque suas estratégias são financeiramente mais acessíveis e todas são direcionadas. Em outras palavras, além de serem mais baratas, elas também são mais assertivas.

Só que para ter acesso aos melhores resultados, você precisa saber em quais estratégias investir. Então, dentre as principais estão:

1.    Conhecer o seu público-alvo

Antes de pensar em realizar qualquer ação digital, é essencial conhecer bem o seu público-alvo. É para essas pessoas que você vai direcionar cada uma de suas ações, por isso, é necessário saber com quem você vai falar antes de planejar.

Toda empresa possui o seu próprio público-alvo, constituído de características próprias, e dentre seus principais aspectos temos seus gostos, necessidades, desejos, problemas, hábitos de consumo, dentre outros.

O marketing digital é mais eficiente do que as estratégias tradicionais, justamente porque ele é feito de maneira direcionada a um público específico. Se você não souber com quem vai falar, dificilmente vai obter bons resultados.

2.    Fazer um planejamento

Toda empresa, como uma empacotadora, precisa de um bom planejamento para obter sucesso com suas estratégias de marketing na internet.

Se as suas ações forem bem pensadas, considerando todas as variáveis e peculiaridades do seu negócio, a probabilidade de acertar nas ações e práticas é maior e a companhia alcança seus objetivos.

Mais do que documentar o caminho que você vai percorrer, é importante direcionar os estudos sobre o mercado, que envolve seus concorrentes e seu público.

Os objetivos são bem delineados, as estratégias são definidas, bem como as metas e os KPIs. Estes são os indicativos de performance, essenciais para saber se o seu planejamento está dando resultado.

Por exemplo, uma empresa de gestão de infraestrutura de TI também deve determinar os responsáveis pelas tarefas, bem como os investimentos necessários.

3.    Ter um bom site

O site é a base para as suas ações de marketing digital, visto que é para ele que os usuários serão direcionados por outras ações, tais como postagens nas redes sociais e e-mail marketing.

O site é como se fosse o seu cartão de visita na web, assim sendo, ele precisa ter um bom layout, ser responsivo e receber as melhores práticas de otimização.

4.    Estratégias de SEO

O Search Engine Optimization se trata de um conjunto de ações para otimizar as páginas, com intuito de fazer com que elas apareçam entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa.

É com essas ações que os buscadores, como Google, conseguem exibir o site de, por exemplo, uma loja de produtos de limpeza, quando o usuário fizer uma pesquisa relacionada a ela.

Ele envolve uma série de ações que fazem com que a página seja encontrada facilmente, o que contribui para o aumento das conversões e das vendas.

5. Usar o Google AdWords

As estratégias orgânicas por meio do SEO levam um tempo para se concretizarem, trata-se de um trabalho constante, mas é importante lembrar que ele não deve ser descartado.

Só que para ganhar tempo até que os resultados apareçam, você pode contar com ferramentas que foram desenvolvidas para que você alcance os seus objetivos mais rapidamente.

Um exemplo disso são serviços de anúncios na web, como aquele oferecido pelo Google. Por meio dele você pode optar entre 3 tipos de trabalho, sendo a rede de pesquisa, a rede de display e o remarketing.

Não é necessário o valor mínimo de investimento, sendo que as campanhas possuem um alto poder de segmentação, com os negócios pagando apenas pelas conversões ou cliques recebidos.

6.    Estar nas redes sociais

Toda empresa, como uma fabricante de caixa em acrílico, deve estar presente nas redes sociais. Isso porque, essas plataformas concentram todo tipo de perfil de consumidor, portanto, a sua persona também está lá.

Esses sites permitem que os negócios se posicionem, que se relacionem e que aumentem a sua participação no mercado. Seu negócio não precisa estar em todas elas, mas apenas naquelas onde o seu público-alvo está.

Por exemplo, para uma plataforma e-commerce de roupas, a melhor opção é o Instagram, enquanto um negócio B2B precisa estar presente no LinkedIn.

7.    E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa e que ajuda todo tipo de empresa, como um fabricante de bolsas promocionais, a manter um contato promissor com seus clientes e potenciais clientes.

Apesar de ser uma estratégia antiga, ela cresce cada vez mais entre as marcas, por conta de seu baixo custo e excelente resultado. Mas você não pode apenas disparar e-mails, é necessário trabalhar essa opção com muita atenção e estabelecer uma comunicação verdadeira.

8.    Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos principais pilares do marketing digital. Ele se baseia na criação de conteúdos ricos e relevantes para o público-alvo da companhia.

Os materiais devem abordar assuntos do interesse de sua audiência, daí a importância de saber bem com quem você vai se comunicar. Esses materiais podem assumir diferentes formatos, tais como textos, vídeos, infográficos, áudios, imagens, dentre outros.

9.    Ter um blog

Para que as suas estratégias de marketing de conteúdo funcionem, é fundamental ter uma plataforma adequada para publicar os seus conteúdos.

Esta plataforma é o blog, um site simples e fácil de manipular, onde a marca tem a oportunidade de mostrar todo o seu conhecimento em seu mercado de atuação.

10.  Calcular o ROI

ROI é uma sigla para retorno sobre os investimentos, sendo que um fabricante de papel para sublimação, bem como qualquer outra empresa, precisa calculá-lo para saber se os seus investimentos estão trazendo os retornos desejados.

Cada ação possui um cálculo diferente, ou seja, a medição vai depender dos objetivos do seu planejamento. É dessa forma que a empresa identifica se as suas estratégias são suficientes ou se precisam ser melhoradas.

Conclusão

As estratégias de marketing digital são muito importantes para qualquer tipo de negócio. A internet se tornou o principal meio de comunicação, por isso, se você quiser se comunicar com a sua audiência, precisa construir sua presença nesse ambiente.

Neste artigo, você aprendeu as principais formas de fazer isso, o que vai possibilitar que a sua empresa alcance uma posição melhor no mercado.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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