Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

Eduardo Larbac - 11 de março de 2022

Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais
Melhorar o engajamento nas redes sociais está no topo da lista de tarefas de empreendimentos comerciais, industriais e empresariais. 

Isso envolve profissionais da área de marketing, e trouxe à tona até mesmo novos cargos, como os influenciadores digitais, que são pessoas que possuem um grande número de seguidores por causa de diversos fatores e evidenciam e propagam um estilo de vida.

No entanto, não se trata apenas de números que se somam continuamente. Ao aumentar o engajamento, vem o reconhecimento da marca e a garantia de que a empresa assimila o maior número possível de novos clientes em potencial. 

Contudo, conquistar o envolvimento fidelizado e qualificado do público pode ser difícil, pois demanda do gerenciador do perfil:
  • Compreensão sobre engajamento;
  • Investimento de tempo;
  • Implementação do marketing de conteúdo;
  • Trabalho árduo e constante.
Mas, afinal, como é possível melhorar o engajamento de maneira rápida e fácil, dentro da realidade de uma empresa? 

A resposta não está apena no uso das hashtags (#) certas, nem em seguir diferentes grupos em um plataforma digital. 

É preciso se aprofundar sobre o assunto, de uma maneira que tudo fique mais claro e dinâmico, para que as pessoas se tornem seguidores e os compartilhamentos sejam reais, visto que a identificação é estimulada e a compreensão do material é feita mais rapidamente, em formatos atrativos e de mais fácil absorção. 

A conquista por mais curtidas e demais modelos de engajamento demandam o uso correto das ferramentas que, na maioria das redes sociais, estão disponíveis e podem ser aplicadas pelas empresas e equipes de marketing. 

O que é o engajamento nas redes sociais?

A definição mais adequada para o engajamento está relacionada à medição de comentários, curtidas e compartilhamentos de todo o conteúdo produzido pela marca empresarial, a partir de ações realizadas pelos usuários em uma plataforma de rede social.

Na prática, é possível citar alguns exemplos de como é o engajamento em diferentes redes sociais:
  • Cliques em artigos compartilhados;
  • Comentários no Instagram;
  • Curtidas em vídeos do Youtube;
  • Menções e retweets no Twitter.
Basta imaginar a união de qualquer publicação em uma rede social com uma notificação imediata e instantânea. 

Pode ser um retuíte, um novo seguidor, um comentário, um comentário, uma DM (Direct Message, ou mensagem direta), solicitação de amizade. 

Ou seja, qualquer interação que a plataforma digital voltada para o social abrange e permite, estreitando o relacionamento. Em conjunto, se mostra uma ação bastante efetiva para melhorar os conteúdos, campanhas e o próprio conhecimento dos interesses dos usuários, de modo a torná-los clientes, por exemplo.

De acordo com a plataforma em que os  principais fabricantes de junta de vedação estão divulgando a marca, há os mais diferentes procedimentos e maneiras pelas quais os leads, como são conhecidos os clientes em potencial, podem se envolver com o conteúdo nas redes sociais.

O objetivo como empresa, e uma marca que busca o reconhecimento junto ao público-alvo, é maximizar a quantidade de engajamento que está recebendo online, trazendo relevância.

Como melhorar a interação nas mídias sociais?

O engajamento dentro das plataformas sociais é muito importante para qualquer entidade pública, seja um profissional autônomo ou uma marca reconhecida mundialmente.

Sendo assim, a empresa pode estar envolvida em qualquer segmento produtivo, como uma fábrica de spray drying ou uma rede de lanchonetes e restaurantes.. 

As redes sociais se mostram, a partir do século XXI, como ferramentas que permitem a interação com o público em tempo real, aproximando e criando conexões dentro de um nicho próprio, mesmo que ele seja abrangente.

A partir do momento que as pessoas passam a conhecer uma marca, é mais provável que a conversão de lead em cliente fidelizado seja realizada com sucesso. 

Isso significa a finalização de uma compra, experimentar os serviços disponíveis ou mesmo a inscrição para receber uma newsletter via e-mail marketing, reforçando o mailing empresarial. 

Enfim, o engajamento nas redes sociais permite que a marca se aproxime dos clientes e cria maior fidelidade à marca. 

Para isso, é preciso trabalhar para aumentar esse engajamento, identificando as características de cada rede social, com a publicação de um conteúdo atraente e seguindo as dicas apresentadas abaixo.
  1. Analise o próprio engajamento no dia a dia

Antes mesmo de uma empresa buscar por melhorias em relação à taxa de engajamento, é preciso saber do que se trata a análise em si. 

Basicamente, essa ação é nada mais nada menos que descobrir o quanto o público está engajado nas postagens, verificando a frequência com a qual as pessoas estão interagindo com os conteúdos que são publicados nas mídias digitais. 

Contudo, cada rede apresenta interações de maior ou menor complexidade, podendo se diferenciar conforme o objetivo da marca.

A divulgação de um produto, como brindes personalizados, pode ser uma informação de interesse dos consumidores, e isso se torna relevante para a análise ao trazer o aumento de curtidas e comentários, por exemplo.

Isso se torna ainda mais importante quando se coloca em prática o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca das plataformas digitais de pesquisa. 

Essa estratégia utiliza palavras-chave que podem ajudar no engajamento do público, e ser melhorado de maneira progressiva.
  1. Defina estratégias e métricas plausíveis

Caso o engajamento ainda não tenha elevado o índice de interação dentro da meta estipulada, é preciso definir estratégias de marketing digital, com métricas plausíveis, ou seja, que estejam de acordo com o modelo de negócios e o nicho em que se encontra no mercado. 

As melhores metas são mensuráveis, e isso possibilita a criação de números específicos para o devido acompanhamento. 

Isso pode indicar que o objetivo pode variar dentro de diferentes aspectos, como alcançar novos seguidores dentro de um período estipulado, ou mesmo o compartilhamento de postagens. 

Se a ideia é divulgar empréstimos consignados, é preciso regionalizar a postagem, utilizando ferramentas próprias das redes sociais que possibilitam essa limitação, ou mesmo utilizar descrições que estimulem reações desse público mais específico.

Isso envolve a aplicação de marketing de conteúdo, com a publicação de postagens que sejam relevantes para os seguidores e, principalmente, para o público-alvo. 
  1. Seja mais ativo e acessível 

A maneira mais fácil de aumentar o engajamento nas redes sociais é interagir, se tornando mais ativo e acessível por meio de ferramentas de comunicação disponíveis. 

Uma rede social não tem uma única finalidade, que trata de postagens e execução de campanhas de marketing. 

É preciso que os comentários ganhem uma resposta à altura, os usuários sejam atendidos quando enviam uma DM, com uma interação segura e mantendo a empresa completamente acessível, na medida do possível. 

Outra necessidade é seguir marcas que compartilham do mesmo público-alvo, mas que não são concorrentes, possibilitando a curtida de postagens e imagens relevantes.
  1. Use marketing de conteúdo cruzado nas plataformas

Quando uma empresa de manutenção de ar condicionado promove o conteúdo em diferentes plataformas digitais, é possível alcançar um maior número de engajamento nos diferentes espaços virtuais que a internet proporciona. 

A promoção de conteúdo em tantos lugares diversificados quanto possível ajuda a obter o maior número de pessoas alcançadas. 

Uma maneira simples e eficaz que trata de promoção cruzada está no fornecimento de links para outras contas das redes sociais. 

Assim, os seguidores podem seguir naquela plataforma que melhor convém, permitindo a interação sempre que houver uma nova postagem.
  1. Poste conteúdo de forma consistente

A publicação de postagens deve ser consistente em todas as plataformas onde a empresa está presente. Isso mantém o engajamento nas redes sociais forte e atraente, podendo até ser integrado. 

Não basta apenas publicar, carregar diferentes memes engraçados e, então, ficar por um longo período sem uma nova postagem. 

Assim, é preciso seguir um cronograma com programação eficiente, criando um hábito junto ao seguidor e trazendo materiais de valor, o que atrai a audiência e destaca o perfil na plataforma. 

A partir do momento que as postagens de divulgação de uma marca de  climatizadores evaporativos se tornam consistentes, a marca fica mais presente no mundo virtual, inclusive na mente dos seguidores. 

Vai além, pois ajuda os algoritmos das diferentes redes sociais e plataformas de busca a encontrar e apresentar o conteúdo para os leads, mostrando as postagens para um maior número de pessoas.
  1. Desenvolva uma voz da marca autêntica

Até encontrar um tom de voz para a marca, é preciso experimentar e compreender o que o público espera encontrar e se sentir confortável para seguir e compartilhar as postagens das redes sociais. 

A principal dica, nesse caso, é que a empresa mantenha a autenticidade, seja genuína e envolvente. Com isso, as recompensas chegam de forma natural e orgânica. 

Além de humanizar a marca, é uma maneira importante de forjar o relacionamento entre a marca e o público-alvo. E isso pode ficar mais fácil com:
  • Comunicação acessível;
  • Emprego de vocabulário simples;
  • Mensagens com tom amigável;
  • Uso de gifs e emojis para adicionar personalidade.
Mesmo que seja para tratar de uma consultoria com uma contabilidade em são paulo, é preciso se afastar de termos técnicos e que sejam complicados para a compreensão, ainda mais em uma rede social. 

O ideal é manter uma comunicação clara, com frases diretas e que sejam passíveis de entendimento por qualquer leitor, ouvinte ou telespectador. 

Conclusão

Melhorar o engajamento nas redes sociais está intimamente relacionado ao potencial crescimento do empreendimento, proporcionando mais lucro para o negócio em questão. 

Mesmo que uma empresa não queira alcançar um grande número de seguidores, nesses tempos digitais é importante a construção de uma identidade da marca e a interação rica com seu nicho, fidelizando esses usuários e atraindo potenciais clientes. 

Isso porque oferece, de maneira valiosa, uma oportunidade de envolvimento e transformação voltada para o que é mais importante para qualquer negócio, que é o cliente. 

Por fim, é importante destacar que essa tarefa não precisa ser difícil e trabalhosa. A publicação de conteúdos relevantes, e de forma consistente, falando sobre brindes personalizado somados à interação com os seguidores, permite o fortalecimento digital.

Tudo de acordo com as metas traçadas, dentro de um planejamento estratégico e consistência da marca junto ao público-alvo. 

Afinal, é importante definir metas mensuráveis e manter o comprometimento em alcançá-las, de uma maneira ou de outra. 

Pode ser um processo longo, mas com as ferramentas e sistemas adequados, é possível colher os louros em um prazo de tempo devidamente estipulado e aceitável. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior 8 erros na hora de vender online
Próximo Artigo Dicas para melhorar a performance de vendas do seu e-commerce

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac