Inbound marketing, ou conhecido também como Marketing de Atração, vem sendo uma das estratégias mais usadas pelos empresários para conseguir aumentar o seu número de clientes, independentemente de qual seja o ramo de atuação.
Então, é possível dizer que, por sua vez, essa estratégia tem o objetivo de focar em atrair, converter e encantar os clientes.
De uma forma ou de outra, o marketing surge como uma forma de interromper o que um cliente potencial está fazendo, justamente para que a empresa consiga fazer a venda do seu produto.
Diferentemente dos tempos atuais, os consumidores não tinham tanta liberdade de escolha em vista do atual cenário. Em outras palavras, a diversidade era tão pouca que, logo, refletia nas escolhas.
Felizmente, o panorama atual é outro. Hoje em dia, o cliente está em uma posição bem melhor do que se encontrava antes. Com o surgimento da internet, as pessoas agora têm a liberdade de pesquisar e ter acesso a várias informações.
Como exemplo, ao pesquisar sobre “automação áudio e vídeo”, o usuário se depara com várias opções de empresas que prestam esse tipo de serviço.
Logo, a diversidade de companhias que estão dispostas a oferecer seus respectivos serviços é bem maior do que comparado a era antes da transformação digital.
Graças à transformação digital, houveram mudanças que influenciaram diretamente no comportamento do consumidor.
Diante desse cenário, as empresas perceberam que era necessário criar novas ferramentas para conquistar e manter os seus clientes. Dentre essas ferramentas criadas, o Marketing de Atração é, de longe, a melhor delas.
Por sua vez, o inbound vem sendo usado frequentemente pelas empresas em um nível mundial. Atualmente, não é difícil encontrar uma empresa de instalação elétrica industrial praticando as estratégias do Marketing de Atração para conseguir um número maior e certo de clientes.
Quando é colocada em prática, os empresários logo conseguem observar os primeiros resultados positivos.
Contudo, esse marketing de atração vai muito além do que um conjunto de estratégias que busca por clientes. Entenda melhor como funciona essa ferramenta, e compreenda como ela precisa ser utilizada no seu negócio.
Como exemplo, basta uma companhia que trabalha com controlador de acesso empresas aplicar a estratégia que, logo, verá que o engajamento é maior pelo simples fato de estar compartilhando o conteúdo com o público certo.
Através desse processo, a empresa tenta se aprofundar de maneira que seja conquistada a permissão de comunicar com o seu potencial cliente de forma direta. Por meio dessa comunicação, a empresa constrói um relacionamento duradouro que, naturalmente, faz o cliente dar preferência à companhia que possui interação.
O Inbound também pode ser definido como uma estratégia que faz com que os clientes cheguem até a sua empresa, atraídos, geralmente, pela mensagem que você divulgou nos meios comunicacionais.
Diante desse fato, vale pontuar a importância de escolher bem as palavras, isso porque na prática, o público precisa entender a funcionalidade do produto ou serviço, ou seja, se o produto é voltado para fazer um acompanhamento técnico de segurança do trabalho, procure deixar bem claro que o objetivo do conteúdo é sobre esse tema.
Quando atraídos, chega a parte que fica fácil apresentar as soluções para o público e conquistá-lo. Conforme o nível de satisfação dos clientes, eles deixam de ser apenas isso, e viram promotores, pelo simples fato do consumidor se identificar com a sua marca.
É por esse motivo que o Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração, e pode ser utilizado em vários segmentos, desde uma empresa de manutenção elétrica predial, até uma loja virtual. Ou seja, a sua aplicação é imensa.
De modo geral, o Inbound Marketing é uma estratégia que surgiu da necessidade de parar de interromper o dia a dia das pessoas. É uma ferramenta de venda que evoluiu, deixou de ser invasiva para se tornar algo que faz com que os consumidores vão até a empresa.
Para contextualizar melhor essa estratégia, vale entender como foi a origem do Inbound no mercado.
Por sua vez, o Marketing de Atração vem sendo praticado a vários anos pelos profissionais de marketing, mesmo que de forma inconsciente.
Inicialmente, surgiu como um marketing onde o objetivo é, até hoje, gerar conexões e oferecer conteúdos relevantes a um cliente potencial. Estas práticas formam o Inbound.
Originalmente, o Inbound Marketing começou a ser usado por Brian Halligan, conhecido por ser o cofundador da empresa Hubspot. Entretanto, de acordo com o americano Peter Drucker, os princípios do Inbound começaram a se desenvolver a décadas.
Segundo o conteúdo presente no livro “Permission Marketing” de 1999, feito por Seth Godin, é possível observar as principais diretrizes do Marketing de Atração. Para quem deseja se aprofundar no assunto, a obra é, de fato, uma ótima opção.
Quando é observado de uma maneira mais detalhista, é possível perceber que o Inbound surgiu em paralelo com o Marketing Digital, onde já havia uma relação entre o consumidor e a publicidade.
Como citado anteriormente, o consumidor não tinha tanta liberdade para fazer suas escolhas. Porém, com a chegada da internet, os consumidores perceberam que tudo estava apenas a um clique de distância.
Felizmente, os usuários atualmente podem escolher a forma que desejam consumir algo, além de escolherem os canais e os conteúdos que são transmitidos.
É nessa parte que o Inbound consegue o seu diferencial, afinal, nada melhor do que conquistar novos clientes através de conteúdos que eles mesmos desejam ver.
Assim, uma empresa que trabalha com elaboração de projeto de combate a incêndio consegue, na internet, captar pessoas interessadas nesse tipo de assunto.
Diante desse contexto, percebemos a necessidade de desenvolver planejamentos estratégicos inteligentes e com ações de alta performance.
De forma direta, o Outbound é uma prática que estamos acostumados a ver diariamente. Mas afinal, quais estratégias que formam o Outbound? Resumidamente, trata-se de anúncios de vários tipos, como:
Em alguns casos, nem sempre é possível monitorar ou medir os resultados que foram obtidos pelos tipos de anúncios.
Portanto, o Inbound acaba sendo mais vantajoso, visto que ele consegue dar um panorama sobre os resultados, o que é essencial para empresas que trabalham com instalação de climatizadores evaporativos, por se tratar de um negócio que atua com vendas diretas.
A estratégia consegue fazer com que a sua empresa construa um relacionamento com público certo, o que na prática, é muito mais vantajoso do que se relacionar com pessoas aleatórias.
O Inbound Marketing também é uma estratégia que busca fazer conexões com os consumidores, e através desse meio que as interações ficam mais intensas a ponto de construir um relacionamento duradouro.
Uma das utilidades do Inbound Marketing é justamente reduzir o tempo de compra, portanto, isso acaba tornando a sua empresa diferente das demais.
O Marketing de Atração é uma estratégia eficiente e que, comparada a outras, é mais em conta, e por esse motivo, o Inbound pode ser mais que uma opção para você melhorar o lucro da sua empresa.
Então, é possível dizer que, por sua vez, essa estratégia tem o objetivo de focar em atrair, converter e encantar os clientes.
De uma forma ou de outra, o marketing surge como uma forma de interromper o que um cliente potencial está fazendo, justamente para que a empresa consiga fazer a venda do seu produto.
Diferentemente dos tempos atuais, os consumidores não tinham tanta liberdade de escolha em vista do atual cenário. Em outras palavras, a diversidade era tão pouca que, logo, refletia nas escolhas.
Felizmente, o panorama atual é outro. Hoje em dia, o cliente está em uma posição bem melhor do que se encontrava antes. Com o surgimento da internet, as pessoas agora têm a liberdade de pesquisar e ter acesso a várias informações.
Como exemplo, ao pesquisar sobre “automação áudio e vídeo”, o usuário se depara com várias opções de empresas que prestam esse tipo de serviço.
Logo, a diversidade de companhias que estão dispostas a oferecer seus respectivos serviços é bem maior do que comparado a era antes da transformação digital.
Graças à transformação digital, houveram mudanças que influenciaram diretamente no comportamento do consumidor.
Diante desse cenário, as empresas perceberam que era necessário criar novas ferramentas para conquistar e manter os seus clientes. Dentre essas ferramentas criadas, o Marketing de Atração é, de longe, a melhor delas.
Por sua vez, o inbound vem sendo usado frequentemente pelas empresas em um nível mundial. Atualmente, não é difícil encontrar uma empresa de instalação elétrica industrial praticando as estratégias do Marketing de Atração para conseguir um número maior e certo de clientes.
Quando é colocada em prática, os empresários logo conseguem observar os primeiros resultados positivos.
Contudo, esse marketing de atração vai muito além do que um conjunto de estratégias que busca por clientes. Entenda melhor como funciona essa ferramenta, e compreenda como ela precisa ser utilizada no seu negócio.
O que é Inbound Marketing?
De forma resumida, o Inbound é um conjunto de estratégias de marketing que busca desenvolver e compartilhar conteúdos para o público-alvo. Quando é colocada em prática, o resultado geralmente costuma ser bastante perceptível.Como exemplo, basta uma companhia que trabalha com controlador de acesso empresas aplicar a estratégia que, logo, verá que o engajamento é maior pelo simples fato de estar compartilhando o conteúdo com o público certo.
Através desse processo, a empresa tenta se aprofundar de maneira que seja conquistada a permissão de comunicar com o seu potencial cliente de forma direta. Por meio dessa comunicação, a empresa constrói um relacionamento duradouro que, naturalmente, faz o cliente dar preferência à companhia que possui interação.
O Inbound também pode ser definido como uma estratégia que faz com que os clientes cheguem até a sua empresa, atraídos, geralmente, pela mensagem que você divulgou nos meios comunicacionais.
Diante desse fato, vale pontuar a importância de escolher bem as palavras, isso porque na prática, o público precisa entender a funcionalidade do produto ou serviço, ou seja, se o produto é voltado para fazer um acompanhamento técnico de segurança do trabalho, procure deixar bem claro que o objetivo do conteúdo é sobre esse tema.
Quando atraídos, chega a parte que fica fácil apresentar as soluções para o público e conquistá-lo. Conforme o nível de satisfação dos clientes, eles deixam de ser apenas isso, e viram promotores, pelo simples fato do consumidor se identificar com a sua marca.
É por esse motivo que o Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração, e pode ser utilizado em vários segmentos, desde uma empresa de manutenção elétrica predial, até uma loja virtual. Ou seja, a sua aplicação é imensa.
De modo geral, o Inbound Marketing é uma estratégia que surgiu da necessidade de parar de interromper o dia a dia das pessoas. É uma ferramenta de venda que evoluiu, deixou de ser invasiva para se tornar algo que faz com que os consumidores vão até a empresa.
Para contextualizar melhor essa estratégia, vale entender como foi a origem do Inbound no mercado.
Conheça mais sobre a origem do Inbound Marketing
A origem do Inbound Marketing pode ser uma curiosidade de muitos, visto que se tornou uma estratégia bastante popular, sendo aplicada por empresas de limpeza comercial que, antes, eram focadas em evoluir o negócio físico e, agora, estão focadas em desenvolver o seu lado digital.Por sua vez, o Marketing de Atração vem sendo praticado a vários anos pelos profissionais de marketing, mesmo que de forma inconsciente.
Inicialmente, surgiu como um marketing onde o objetivo é, até hoje, gerar conexões e oferecer conteúdos relevantes a um cliente potencial. Estas práticas formam o Inbound.
Originalmente, o Inbound Marketing começou a ser usado por Brian Halligan, conhecido por ser o cofundador da empresa Hubspot. Entretanto, de acordo com o americano Peter Drucker, os princípios do Inbound começaram a se desenvolver a décadas.
Segundo o conteúdo presente no livro “Permission Marketing” de 1999, feito por Seth Godin, é possível observar as principais diretrizes do Marketing de Atração. Para quem deseja se aprofundar no assunto, a obra é, de fato, uma ótima opção.
Quando é observado de uma maneira mais detalhista, é possível perceber que o Inbound surgiu em paralelo com o Marketing Digital, onde já havia uma relação entre o consumidor e a publicidade.
Como citado anteriormente, o consumidor não tinha tanta liberdade para fazer suas escolhas. Porém, com a chegada da internet, os consumidores perceberam que tudo estava apenas a um clique de distância.
Felizmente, os usuários atualmente podem escolher a forma que desejam consumir algo, além de escolherem os canais e os conteúdos que são transmitidos.
É nessa parte que o Inbound consegue o seu diferencial, afinal, nada melhor do que conquistar novos clientes através de conteúdos que eles mesmos desejam ver.
Assim, uma empresa que trabalha com elaboração de projeto de combate a incêndio consegue, na internet, captar pessoas interessadas nesse tipo de assunto.
Diante desse contexto, percebemos a necessidade de desenvolver planejamentos estratégicos inteligentes e com ações de alta performance.
Inbound x Outbound: entenda a diferença
Quando falamos sobre Inbound, é preciso também comentar sobre o Outbound que, em alguns casos, podem ser confundidos.De forma direta, o Outbound é uma prática que estamos acostumados a ver diariamente. Mas afinal, quais estratégias que formam o Outbound? Resumidamente, trata-se de anúncios de vários tipos, como:
- Contato direto por telefone;
- Contato por e-mail;
- Contato por mídias sociais;
- Estande de vendas em eventos.
Em alguns casos, nem sempre é possível monitorar ou medir os resultados que foram obtidos pelos tipos de anúncios.
Portanto, o Inbound acaba sendo mais vantajoso, visto que ele consegue dar um panorama sobre os resultados, o que é essencial para empresas que trabalham com instalação de climatizadores evaporativos, por se tratar de um negócio que atua com vendas diretas.
Conheça os motivos para utilizar o Inbound Marketing
Pois bem, dito tudo isso, podemos finalmente entender quais são os 5 motivos que explicam a importância de aplicar o Inbound Marketing no seu negócio. Entre os principais pontos estão os seguintes:1. Atraia o público certo
Como já citado no artigo, o Inbound é capaz de fazer com que você consiga atingir um público maior do que é acostumado. Porém, ele não se limita a apenas isso.A estratégia consegue fazer com que a sua empresa construa um relacionamento com público certo, o que na prática, é muito mais vantajoso do que se relacionar com pessoas aleatórias.
2. Aproximação com os clientes
Diante de um mercado tão competitivo, ter uma relação profunda com os clientes é, de fato, um grande diferencial.O Inbound Marketing também é uma estratégia que busca fazer conexões com os consumidores, e através desse meio que as interações ficam mais intensas a ponto de construir um relacionamento duradouro.
3. Maior poder de persuasão
A persuasão é uma habilidade extremamente necessária e fundamental na área de vendas. O Marketing de Atração consegue ser uma ótima maneira de persuadir o cliente, afinal, ele trabalha com informações sólidas que se constrói conforme o tempo.4. Menor tempo de venda
Atualmente, os clientes procuram gastar cada vez menos tempo para conseguir comprar algo. Ou seja, quanto menor for o tempo até finalizar a venda, melhor.Uma das utilidades do Inbound Marketing é justamente reduzir o tempo de compra, portanto, isso acaba tornando a sua empresa diferente das demais.
5. Redução de custos
Por fim, temos a redução de custos que é um motivo e tanto para aplicar a estratégia em sua empresa. O fato de reduzir os gastos está ligado diretamente com a economia, e consequentemente, a margem de lucro da companhia aumenta.O Marketing de Atração é uma estratégia eficiente e que, comparada a outras, é mais em conta, e por esse motivo, o Inbound pode ser mais que uma opção para você melhorar o lucro da sua empresa.