Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Entenda a importância do Storytelling em suas estratégias de marketing

Jayane Guia de Investimento - 29 de setembro de 2021

A arte do storytelling tem um forte impacto na maioria das ações e estratégias de marketing. Contar histórias é uma das melhores maneiras de atingir seu público-alvo com suas ações e aprimorar seu contato de maneira mais expressiva.

As histórias são uma das principais formas de comunicação, e estão presentes na sociedade desde antes mesmo da criação da linguagem escrita.

Além disso, elas são muito mais fáceis de absorção do que simples fatos isolados, uma vez que há uma continuidade de informações, o que pode ajudar muito na divulgação da sua companhia de suporte de informática para empresas.

As histórias estimulam e incentivam a criatividade e a imaginação, e estão presentes em conceitos tanto profissionais quanto pessoais, além de servir como entretenimento e lazer para a maioria das pessoas.

Uma história nada mais é do que a narrativa de um evento ou uma sequência de situações, seja ela verdadeira ou fictícia. 

Entretanto, é preciso que esta história passe uma mensagem de verdade para que sua experiência seja interessante e autêntica.

Mais do que simplesmente noticiar um fato, a história é um processo muito mais complexo que adiciona diversos elementos a estrutura narrativa, como:
  • Emoções;
  • Personagens;
  • Atitudes;
  • Detalhes sensoriais.
Isso torna a experiência de entender o fato um processo muito mais simples e agradável, prendendo a atenção e o foco da pessoa recebendo a história e fazendo-a desejar mais informações e chegar a conclusão do que está sendo contado.

A verdade é que todas as pessoas têm histórias para contar.

Quando você está contando uma memória de sua infância, um momento especial que viveu ou mesmo criando uma história de ficção baseada em suas experiências, está fazendo uma boa história.

Os livros e o cinema são admirados no mundo todo por transmitir emoções poderosas através do ato de contar histórias, e as empresas também podem ter muitas histórias para contar ao público.

Quando você consegue envolver sua audiência e contar uma história de maneira divertida, passando a ideia que sua empresa de contabilidade e consultoria desejava, você está aplicando o storytelling.

Essa prática ajuda a passar uma informação relevante através de uma história, o que ajuda o cérebro a compreender e absorver o conteúdo de maneira muito mais fácil, ajudando a entender novos conceitos e ideias.

Este é um processo que não se pode controlar, e muitas vezes os espectadores de sua história nem mesmo tem consciência de que está acontecendo, o que torna esta uma ferramenta de aprendizado muito poderosa.

Nosso cérebro muitas vezes têm mais dificuldade em absorver as informações quando são apresentadas listas de dados soltos, sem ligação entre si. 

Ao utilizar o storytelling, você consegue aplicar informações relevantes e importantes sobre cursos profissionalizantes valores de maneira muito mais efetiva.

Mesmo tradições antigas e a história do mundo foram contadas através de histórias. Essa ação ajuda a passar o conhecimento entre as gerações e garantir que a informação seja apresentada com o máximo possível de assertividade.

Chegando no mundo atual, vivemos em uma época muito conectada. Graças ao processo de transformação digital, a maioria das pessoas possui diversos dispositivos para acessar a internet de forma rápida e prática.

A informação é cada vez maior e mais complexa nestes casos, onde você consegue trabalhar com mais efetividade na ação de passar informações para seus clientes, que estarão muito mais abertos a recebê-la em forma de uma história.

Storytelling no marketing

Dentro do conceito de marketing, sobretudo no marketing de conteúdo, o storytelling faz uma grande diferença.

Aqui, o objetivo é atrair sua audiência e inserir informações valiosas sobre sua empresa de sistema para delivery de pizza ao longo da história, transformando-os em clientes.

Para que você consiga esse tipo de recurso, é importante ter atenção a alguns pontos em especial que podem auxiliar muito na criação de sua história. Por isso, é fundamental que você compreenda a importância do storytelling neste tipo de publicidade.

Além disso, é importante que você adapte as histórias e os conteúdos elaborados a sua realidade, fazendo assim uma ação melhor preparada para lidar com as informações que você precisa.

Esse tipo de recurso é pensado para atrair públicos que têm interesse no que você tem a dizer, e é preciso estar alinhado com o tipo de audiência que você terá para conseguir resultados mais expressivos.

Quanto mais você criar em cima de seus conceitos e seus padrões, maior será o apelo que sua história terá, aumentando consideravelmente as chances de sucesso para sua empresa de curso de excel avançado a distância.

Incorporando sua marca na história

Quando você faz uma ação de storytelling para a criação de uma peça de marketing, é importante que ela seja mais do que uma simples listagem de fatos interessantes sobre sua empresa.

É preciso criar uma história cativante, que atraia o interesse e a atenção e prenda sua audiência até o final, apresentando pontos chaves de sua companhia ao longo da apresentação.

Os valores e a visão de sua empresa devem ser constantes durante as histórias, para que os consumidores compreendam seu posicionamento e aproveitem da melhor maneira possível esse tipo de atividade.

Quanto mais você trabalhar seus recursos narrativos dentro do conceito de sua companhia, mais próximos seus consumidores estarão, o que gera mais interesse e muitas vezes aumenta a fidelidade de sua empresa.

É como um sistema de gestão de transporte, que leva os clientes diretamente até a sua porta para consumir seus produtos ou serviços.

O cliente atual se sente mais próximo das companhias que têm interesse. Essa intimidade na relação consumidor e marca se dá pela identificação que o usuário sente com a empresa, um vínculo de interesses e de memórias.

O storytelling ajuda a trabalhar com mais efetividade esse tipo de recurso, apresentando uma empresa real com situações e histórias que podem ser comparadas às experiências pessoais de cada consumidor.

Trabalhe com contextos

Uma história precisa ter toda uma estrutura narrativa para atingir seu objetivo. Os usuários que estão acompanhando devem visualizar todo o contexto da obra que está sendo utilizada.

Isso significa que é preciso ser conciso e ter atenção às formas como você trabalha a contação de histórias, principalmente com relação a descrições e emoções em sua empresa de limpeza e conservação de escritórios, por exemplo.

É preciso que você trabalhe as emoções de seus usuários, mas também que eles possam visualizar por si só o que você está contando. Esse tipo de ação é muito importante para trabalhar o marketing de conteúdo.

Além disso, é preciso ter cuidado com o tipo de emoção que você quer transmitir com sua história. É importante que o usuário se sinta bem ao terminar de ler o texto, com vontade de consumir seu produto ou serviço.

Dessa forma, você pode atingir seu objetivo com muito mais clareza e objetividade, uma vez que estará criando todo o material necessário para atrair mais pessoas da audiência e apelando para conceitos emocionais de desejo e necessidade.

Assim, você acaba conquistando uma estrutura de qualidade para sua criação de histórias, fazendo com que as pessoas se identifiquem diretamente com sua marca.

Saiba para quem apresentar sua história

Para ter mais efetividade em sua contação de histórias, é importante que você saiba para quem está contando-as. Isso dá o tom do material que está sendo criado, o tipo de linguagem utilizada e muitos outros detalhes.

O primeiro passo é identificar seu público-alvo. Trata-se do grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, cuja propensão de comprar produtos ou serviços de seu fornecedor de alimentos sem glúten é grande.

Entretanto, esse tipo de recurso ainda é muito genérico, e muitas vezes o ideal é trabalhar com uma persona. A persona é uma figura fictícia pautada nas experiências que você teve em vendas e na pesquisa do público-alvo.

Uma persona poderá dar informações muito mais detalhadas, sendo uma importante ferramenta para você identificar se suas histórias tem o ponto certo para trabalhar com estas pessoas e conseguir mais conversões.

Acessibilidade

Uma história deve ser acessível ao tipo de público que você quer se comunicar. Por isso, é importante identificar para quem você está criando a história e torná-la de fácil de compreender, o que muitas vezes pode significar mudanças de idiomas ou de locais.

Quanto mais você entender seu público, maiores são as chances de criar um material acessível e interessante para suas vendas como um todo.

Considerações finais

Todas as pessoas amam contar e ouvir histórias, por isso o storytelling é uma ferramenta muito importante para o marketing, sobretudo na produção de conteúdo. 

Portanto, saber criar narrativas interessantes e com uma elaboração de qualidade ajudam a sua empresa a se conectar com o público, apresentando material informativo mas que também tem uma ligação pessoal com aqueles que consomem o que você tem a oferecer.

Tags | estrategias, marketing, Storytelling
 0 0
Compartilhe

Jayane Guia de Investimento

Leia Também

Sem categoria

Mobile marketing: o que é e como funciona

24 de fevereiro de 2022
Sem categoria

Marketing e Vendas: a importância da comemoração das metas alcançadas

23 de maio de 2022
social media Sem categoria

4 motivos para o cliente desanimar com Social Media

21 de outubro de 2022
Sem categoria

6 dicas de como ter um bom planejamento de marketing

7 de abril de 2022

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior A importância do Marketing de Conteúdo para 2022
Próximo Artigo Dicas para aplicar o marketing empresarial em sua empresa

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac