Lidar com números pode ser um desafio tanto na escrita quanto na leitura de textos de diferentes tipos. Eles são muito importantes para a abordagem dos assuntos, ajudando e encantando os leitores, desde que utilizados da maneira correta.
Os números são símbolos, capazes de expressar valores, quantidades e auxiliar na demonstração de contas ou fechamentos de negócios.
Mas eles estão presentes em praticamente todas as tarefas cotidianas, diretamente ou indiretamente, por meio de dados.
As quantidades são importantes na escrita, pois ajudam na compreensão de fenômenos de diversas naturezas.
Por isso, de uma maneira geral, é comum que eles representem mais do que uma forma de medir ou quantificar o que há ao nosso redor.
Para escrever bem, a principal dica é praticar, visto que não se trata de um talento inato. É claro que algumas pessoas podem ter mais ou menos facilidade ao escrever, mas o treino e a leitura são fundamentais para o domínio da arte de encantar o público.
Além disso, é importante dominar o conteúdo abordado antes de escrever, para garantir mais segurança e assertividade na escolha das palavras. Quanto mais estudo embasar a escrita, mais fluida e completa ela tende a ser.
Ao abordar um assunto, é importante se certificar de que o texto tem começo, meio e fim. O ideal é escrever com objetividade e clareza, indo direto aos pontos de interesse, sem floreios desnecessários.
Assim, evitam-se confusões e aquela sensação de que o texto não faz sentido.
Sobretudo, é importante construir narrativas capazes de encantar os leitores, transformando temas cotidianos em narrativas marcantes, como uma maneira de apresentar conteúdos inéditos. O uso de personagens e situações pode ajudar a causar identificação no público.
Outras dicas essenciais para alcançar tais objetivos são:
- Converter números em pessoas, facilitando a leitura;
- Usar a porcentagem para situar o leitor dentro da amostra;
- Fazer rankings de maneira decrescente, gerando suspense;
- Utilizar listas e tópicos;
- Vender histórias em curtos espaços do texto.