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Marketing Pessoal nas redes sociais em 5 passos

Eduardo Larbac - 27 de novembro de 2019

Marketing Pessoal nas redes sociais em 5 passos Marketing Pessoal nas redes sociais em 5 passos

O Marketing Pessoal pode fazer grande diferença na maneira como clientes e empresas veem um empreendedor. As práticas ajudam os profissionais na conquista de mais engajamento do público e um diferencial no mercado.

Entretanto, nem todo mundo sabe da importância de investir no Marketing Pessoal. Por isso é válida a compreensão sobre a definição desse conceito, as vantagens que ele pode trazer para as mais diversas áreas de atuação e como aplicar os ensinamentos nas redes sociais.

O que é Marketing Pessoal?

O Marketing Pessoal é um conjunto de estratégias que têm como objetivo fazer com que a imagem pessoal de alguém tenha um valor atribuído. Em outras palavras, a prática visa fazer com que as pessoas vejam determinado indivíduo de maneira positiva.

Para isso, é importante demonstrar para as pessoas e empresas as técnicas, qualidades e habilidades dominadas. 

Assim como ocorre com qualquer produto, os profissionais precisam investir em seu próprio desenvolvimento e marketing, até mesmo para garantir a sobrevivência no mercado.

Por isso as estratégias são bastante úteis em praticamente todos os segmentos de atuação, seja para profissionais iniciantes ou com vasta experiência que desejam impulsionar os negócios e melhorar o próprio posicionamento no mercado.

É importante ter em mente que o crescimento e a melhora no posicionamento vem com ações assertivas de Marketing Pessoal. 

Na mesma medida, erros nas estratégias podem prejudicar a imagem do profissional ao invés de ajudar a melhorar. 

De uma maneira geral, as ações mais bem planejadas têm maiores chances de sucesso. É preciso definir objetivos, escolher ações coerentes e manter o foco em busca de resultados.

Nesse sentido, as redes sociais podem ser grandes aliadas para aproximar um profissional do seu público e melhorar a administração da sua marca pessoal.

Por que investir em Marketing Pessoal?

O investimento em Marketing Pessoal pode gerar um grande impacto para qualquer negócio e profissional.

Assim, é importante atentar-se para o comportamento profissional de uma maneira geral, já que questões como vestuário, liderança, capacidade de resolução de problemas, proatividade, visibilidade, foco e autenticidade contam bastante.

Além disso, a presença online é fundamental hoje em dia, porque grande parte das pessoas pesquisa na internet antes de fechar qualquer negócio. 

Além disso, a administração de blogs e perfis nas redes sociais é muito mais acessível do que anúncios nas mídias tradicionais, como rádios ou canais de tv.

O investimento em Marketing Pessoal pode ser justificado principalmente com base em 5 motivos:
  • Diferencial competitivo na comparação com concorrentes;
  • Ganho de autoridade no mercado;
  • Mais clientes, atraídos pelos conteúdos online;
  • Melhor conhecimento do público-alvo;
  • Mais engajamento e interação com o público.
O diferencial competitivo representa uma espécie de munição que permite que um motoboy particular, ou outros profissionais, se destaquem dos seus concorrentes. 

Em tempos de crise financeira, o diferencial é a oportunidade de sucesso e essencial. Nele, figuram o melhor atendimento das necessidades e preferências do público.

Com relação à autoridade, trata-se de um resultado de postagens relevantes e úteis, produzidas para, de fato, ajudar ao público. 

O conteúdo faz com que os leitores percebam que o proprietário de um buffet para casamento de churrasco, por exemplo, entende mesmo sobre determinado assunto. Isso pode fazer com que as pessoas sintam mais segurança em contratar os serviços.

Uma consequência do investimento é o ganho de clientes, já que o marketing pessoal possibilita que mais pessoas se identifiquem com o profissional ou conteúdo produzido. 

Nesse sentido, quanto mais o profissional investir para alcançar o público de produtos ou serviços como a cenografia 3D, maior tende a ser a reação do público em direção ao profissional.

Isso ocorre especialmente se as ações de marketing pessoal forem de qualidade e adequadas para os objetivos.

A produção de conteúdos satisfatórios para o público de determinado profissional ou marca depende do conhecimento sobre as preferências dessas pessoas. 

Em outras palavras, ao conhecer hábitos e preferências do público, o profissional pode produzir materiais que sejam mais úteis e agradáveis para eles.

Ao compreender quem é o cliente, quais as suas expectativas e a opinião que ele construiu sobre o conserto TV LCD, ou outros tipos de atividades, o profissional consegue avaliar os pontos fortes e fracos do seu próprio desempenho. 

Neste contexto, o que for avaliado positivamente pode ser mantido, enquanto os pontos de melhorias devem ser estudados e adaptados.

Essa comunicação com o público ajuda a melhorar a imagem do profissional e também faz com que as pessoas se sintam mais confiantes nos serviços. 

Marketing pessoal nas redes sociais em 5 passos

Uma maneira bastante acessível de começar o Marketing Pessoal é pelas redes sociais. Trata-se de um ponto de partida para muitos profissionais, já que a maioria já conhece as principais plataformas e até possui perfis. 

Nesses casos, é preciso começar o uso estratégico dos canais, seguindo os seguintes passos:
  1. Defina suas metas pessoais;
  2. Monitore sua marca pessoal atual;
  3. Prepare-se para o sucesso;
  4. Defina uma estratégia de marca pessoal;
  5. Mantenha o foco.

1. Defina suas metas pessoais

Todo mundo tem uma marca pessoal, embora grande parte das pessoas não perceba isso. Toda vez que uma informação pessoal é disponibilizada nas redes sociais, um caráter desta marca pessoal é determinado, até a formação completa de uma personalidade online.

O ideal é assumir o controle sobre a própria apresentação ao mundo digital pelas mídias sociais. 

Assim, o profissional garante que as pessoas verão o que ele deseja que elas vejam quando pesquisam seu nome na internet, acessam perfis nas redes sociais e trocam mensagens, por exemplo.

Definir a marca pessoal adequada pode ajudar a impulsionar a carreira e estabelecer um profissional como especialista em gerador para alugar.

Para isso, é preciso definir metas pessoais ao assumir o controle da marca. O profissional precisa se perguntar como quer ser reconhecido e fazer por merecer essa imagem. Em outras palavras, deve agir para alcançar a posição que espera ter no futuro. 

A clareza nas metas e objetivos é fundamental para o sucesso da marca pessoal, pois ajuda no direcionamento das postagens e mensagens nas redes sociais.

2. Monitore sua marca pessoal atual

Uma dica importante para o monitoramento da marca pessoal é pesquisar o próprio nome no Google.

Antes, é válida a limpeza do histórico de navegação, ou até mesmo o uso de uma janela privada, como uma forma de garantir que os resultados da pesquisa sejam imparciais.

Então, a ideia é analisar os resultados. É preciso pensar em maneiras para destacar links positivos e remover os negativos, sempre levando em conta a marca pessoal e os seus objetivos específicos.

Conforme as ações forem sendo realizadas, visando destacar o profissional e sua marca pessoal, recomendam-se novas pesquisas incluindo palavras-chave pertinentes, como banner para apresentação, no caso de designers gráficos.

3. Prepare-se para o sucesso

Depois de conhecer bem os objetivos profissionais para determinar uma marca pessoal e estudar as últimas ações dos concorrentes, algumas atitudes devem ser tomadas, como:
  • Contas em todas as plataformas que concentram o público-alvo;
  • Postagens nas redes sociais com qualidade e consistência;
  • Criação de sites e blogs para criação de conteúdos;
  • Mesma identificação em fotos, biografia e links nas diferentes plataformas.

4. Defina uma estratégia de marca pessoal

A estratégia é tão importante no Marketing Pessoal quanto no Marketing para empresas. O ideal é definir a quantidade de postagens e a periodicidade. 

Não se deve inundar a linha do tempo dos contatos com conteúdos repetitivos e irrelevantes com frequência, ou o profissional pode se transformar em um disseminador de spam, ao invés de um influenciador para empresa de transporte de cargas pequenas.

De uma maneira geral, dedicar alguns minutos por dia à interação em cada uma das plataformas sociais já é suficiente. 

Uma dica é a criação de uma postagem em blog ou rede social uma vez por semana, ou uma vez a cada duas semanas, pelo menos.

Os conteúdos compartilhados nas redes também devem ser bem planejados. Para desenvolver uma marca pessoal nas mídias sociais uma ideia é descobrir uma proporção aproximada envolvendo:
  • 25% de postagens com conteúdos pessoais;
  • 25% de compartilhamento de postagens relevantes para o público;
  • 40% de postagens interagindo com outras pessoas sobre tópicos relevantes;
  • 10% de postagens de produtos ou publicidade da marca.
Um plano completo para as redes sociais ajuda o profissional a manter o equilíbrio nos conteúdos. Assim, ele consegue se estabelecer como um influenciador em sua área de atuação.

As empresas precisam fornecer um conteúdo com alto valor agregado e o mesmo ocorre com os profissionais interessados em desenvolver uma marca pessoal.

5. Mantenha o foco

É preciso ter em mente que estabelecer uma marca pessoal pode levar tempo e também demanda bastante dedicação.

Entretanto, com bastante foco e atenção regular às estratégias, são maiores as chances de uma pessoa se destacar em seu setor de atuação, independente do serviço ou produto vendido, como sacola de supermercado personalizada.

Para facilitar e deixar as ações mais coesas, uma dica é usar ferramentas que agendam postagens, que também possibilitam o planejamento com antecedência.

As dicas podem ser muito importantes para quem deseja melhorar a marca pessoal. Além disso, há diversos exemplos de pessoas que utilizam o marketing pessoal para manterem uma carreira sólida e elas podem ser usadas como inspiração.

Ao final, o Marketing Pessoal pode se mostrar um conceito com práticas fundamentais para qualquer profissional que deseja alcançar sucesso na carreira.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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