Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

7 extensões incríveis do Chrome para fazer SEO

Eduardo Larbac - 12 de junho de 2020

7 extensões incríveis do Chrome para fazer SEO 7 extensões incríveis do Chrome para fazer SEO
O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, refere-se a um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar o rankeamento de páginas web dentro dos buscadores, especialmente o Google.

Hoje em dia, mais de 3,3 bilhões de pesquisas são feitas no Google diariamente. Aliás, praticamente todo usuário da internet já fez uso do buscador para procurar algum conteúdo, produto ou serviço.

No meio de tanta concorrência, obter uma boa classificação é fundamental para se destacar. De acordo dados, a primeira posição nos resultados orgânicos de pesquisa tem uma taxa de cliques de 34,36%.

Mas aplicar o SEO não é uma tarefa simples. Afinal de contas, existem diversas ferramentas e métodos. Entre os principais, destaca-se a aplicação de palavras-chave, como “corte e dobra de chapas”, que são os termos mais pesquisados no Google.

Além disso, a produção de conteúdo relevante e a experiência do usuário também são fatores imprescindíveis para uma boa classificação. Em conjunto, podemos citar a geração de backlinks e menções em outros sites.

Ou seja, a grande diversidade de técnicas SEO resultou em uma multiplicidade de ferramentas de otimização. Por isso, não existe um recurso perfeito, mas é possível usufruir de algumas extensões do próprio Chrome.

A possibilidade de agrupar todas essas ferramentas no navegador web é uma maneira de facilitar o emprego do SEO e tornar a estratégia de marketing muito mais eficiente, deixando-a a menos de um clique de distância.

No artigo de hoje, conheça as 7 extensões incríveis do Chrome para fazer SEO e saiba como usá-las na otimização do seu site. Acompanhe a leitura!

1 – Keyword Surfer

O Keyword Surfer é uma extensão 100% gratuita do Chrome que permite verificar o volume de pesquisa de uma palavra-chave diretamente nos resultados de pesquisa do Google.

Na prática, a ferramenta permite a visualização de um termo específico, como “filtro rotativo”, com métricas de quantidade de pesquisas pelos usuários, em diferentes países, bem como a frequência de busca.

Assim, depois de digitar a palavra-chave, o Keyword Surfer oferece o volume de pesquisa, termos relacionados, métricas de visibilidade e dados na página. 

Com essas informações, é possível encontrar as melhores palavras-chave e saber se haverá dificuldade para planejar o conteúdo.

No caso do exemplo acima, pode-se ver os termos relacionados que podem facilitar a elaboração de um material, como “filtro de rotação”, “o que é filtro rotativo”, entre outros.

A ferramenta também oferece uma análise de quantos backlinks aparecem em cada resultado, para termos uma ideia de quantas menções e hiperlinks são necessários para rankear a página entre os dez primeiros resultados de busca. Assim, para cada nova pesquisa realizada no Google, como a palavra-chave “fio para som automotivo”, tem-se alguns dados valiosos para o SEO, incluindo:

  • O volume de pesquisa da palavra-chave principal;
  • As palavras-chave semelhantes e seus volumes;
  • O tráfego estimado para cada domínio;
  • As pesquisa relacionadas com os volumes de busca;
  • A contagem de palavras para melhor classificação;
  • O número exato de palavras-chave para o conteúdo;
  • O Custo por Clique (CPC) da palavra-chave principal.

Devido a todas essas funcionalidades, o Keyword Surfer é uma das extensões do Chrome mais recomendadas para quem deseja investir em SEO.

2 – MozBar

O MozBar é uma ferramenta criada pelo site “Moz”, que apresenta detalhadamente as métricas instantâneas para visualizar as páginas nos resultados de busca. 

Com ela, é possível verificar a autoridade do domínio, a autoridade de página e Spam Score dos sites.

Assim, o MozBar permite criar algumas buscas de palavras-chave personalizadas. Por exemplo, o termo “sistema de alarme de incêndio” pode ser pesquisado conforme o país, região ou cidade, colaborando com resultados mais localizados.

Fora isso, a ferramenta expõe alguns elementos da página, como os atributos gerais, a marcação e o status HTTP. 

Isso ajuda a perceber se o site é ou não uma hospedagem de spam, já que a qualidade e a confiança do domínio são fatores que influenciam o SEO.

O MozBar é muito útil para pesquisar a concorrência, visto que o recurso faz a comparação da sua página com os demais sites do mesmo nicho de atuação.

3 – Detailed SEO

O Detailed Seo é uma extensão recente e que tem sido muito comentada pelos profissionais de marketing. 

Com ela, é possível obter alguns insights de otimização de qualquer site, verificando quais técnicas aquela página está aplicando.

Dessa forma, com a palavra-chave “sensor indutivo” e a ferramenta, dá para construir a tag title, a meta descrição, entre outros. 

Assim, não é preciso olhar o código fonte da página, pois a extensão permite uma análise de SEO muito mais fácil.

4 – SimilarWeb

O SimilarWeb é uma ferramenta voltada para a análise de sites e aplicativos, com a demonstração das principais métricas de cada página, incluindo taxa de engajamento, classificação e origem do tráfego, bem como o rankeamento das palavras-chave.

Nesse sentido, as empresas de manutenção industrial, além de outros segmentos de mercado, podem conhecer dados sobre a concorrência, algo fundamental para o crescimento do market share digital.

A extensão conta com um recurso de buscas, em que basta digitar a URL ou o app móvel para o SimilarWeb pesquisar as principais informações. 

A ferramenta está disponível em versões gratuitas e pagas, ambas com relatórios completos sobre o site ou aplicativo pesquisado.

Além disso, o recurso traz métricas de posição no ranking de busca, número de visitas, taxas de rejeição, entre outros dados que podem ser úteis para as estratégias de marketing. Assim, é possível comparar essas informações com as do seu site, para analisar o desempenho de cada marca.

5 – Redirect Path

O Redirect Path não é uma ferramenta muito conhecida, mas ela pode ser bastante eficaz para elaborar estratégias de otimização em mecanismos de busca. 

Através desta extensão, é possível verificar se um redirecionamento está quebrado ou funcionado corretamente.

Isso porque, ao longo do tempo, as URLs tendem a se modificar. Nesse sentido, um backlink que direciona o tráfego para a compra de um painel elétrico industrial pode não ter o mesmo nome e, com isso, quando o usuário clica no link, não consegue ir para a página de destino.

Além de prejudicar a experiência, as URLs quebradas afetam o rankeamento das páginas e, por esse motivo, é fundamental verificar se elas estão realmente funcionando.

Assim, a extensão sinaliza os códigos de status HTTP 301, 302, 404 e 500, bem como os redirecionamentos Meta e JavaScript, para levantar os problemas com links que não seriam percebidos facilmente.

6 – BuzzSumo

O BuzzSumo é uma ferramenta que permite encontrar quais os assuntos mais compartilhados na internet, além de fazer o rastreamento de marcas, concorrentes e backlinks, a identificação de influenciadores e links compartilhados por eles, e a geração de relatórios de análise por temática ou outros filtros.

Desse modo, se a intenção é fazer um conteúdo sobre conexões galvanizadas, a extensão ajuda a verificar se o assunto é falado nas principais mídias digitais, oferecendo informações válidas para a criação de materiais com ótimo engajamento.

Com isso, o BuzzSumo ajuda a aumentar a autoridade do seu site, além de analisar os backlinks e a concorrência, fatores importantes para melhorar a classificação da sua página nos motores de busca.

A extensão vai muito além do Google, permitindo a análise de conteúdos em outros canais, como o Facebook, Twitter, LinkedIN e Pinterest. 

Ou seja, é uma ferramenta útil para a produção de conteúdo e para direcionar os melhores canais de compartilhamento.

7 – Meta SEO Inspector

O Meta SEO Inspector é usado para inspecionar os metadados encontrados nas páginas web, que em geral não são visíveis durante uma navegação simples.

Afinal de contas, mínimos detalhes, como as meta tags incorretas, podem ter um grande impacto no rankeamento dos sites e, por esse motivo, é importante garantir que eles estejam totalmente otimizados. A extensão possibilita a geração de relatórios em .PDF, com informações precisas do que precisa ser melhorado dentro do seu site.

Um exemplo de meta tag que normalmente precisa de correção é a “meta tag de open graph”, um código de compartilhamento nas redes sociais. 

Se esse metadado estiver incorreto, o conteúdo pode não aparecer corretamente nas mídias, o que prejudica a experiência do usuário.

Conclusão

O SEO é extremamente importante para o marketing digital. Não é à toa que a maioria das empresas brasileiras já emprega as técnicas para obter melhor classificação no Google.

Entretanto, a grande diversidade de ferramentas para otimização pode complicar um pouco o trabalho dos profissionais de marketing, que precisam consultá-las com frequência, para perceber a qualidade da otimização.

Por isso, as extensões do Chrome aparecem como uma alternativa viável, já que facilitam a análise dos sites e do SEO, de forma prática e rápida.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior A importância do remarketing em uma campanha
Próximo Artigo Checklist para criar uma página de vendas como afiliado

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac