É muito comum que empreendedores de primeira viagem comecem a vender online e se encantem com as supostas facilidades do e-commerce.
No entanto, é preciso ter atenção redobrada para não cometer erros graves de precificação e atendimento por causa disso.
A internet oferece, sim, muitas facilidades se comparada com lojas físicas. Mas o vendedor não pode focar apenas nisso.
Tocar um negócio online exige responsabilidade e conhecimento, como é o caso de qualquer outro tipo de empreendimento.
O texto a seguir traz comparações sobre o funcionamento do e-commerce e de lojas físicas, as razões pelas quais muitos e-commerces podem não ter vida longa, além dos principais erros cometidos.
Abrir uma loja online tornou-se uma das formas mais fáceis de começar o seu próprio negócio.
Muitas pessoas apostam nesse mercado para gerar renda extra, como alternativa ao desemprego ou para expandir um negócio já existente.
Tendo isso em mente, fica claro que criar um negócio virtual é muito mais fácil do que abrir um físico. Alguns empreendedores montam seu e-commerce usando plataformas gratuitas e até mesmo sem estoque de produtos.
Isso torna o investimento inicial muito baixo. Quase não há barreiras de entrada para passar a vender filtro jacuzzi pela internet, por exemplo.
Não é à toa que desde 2015 o número de lojas virtuais no Brasil tem crescido. No início de 2022, os maiores e-commerces receberam 1,76 bilhões de acessos.
O despreparo dos empresários, o desconhecimento do público e a diferenciação dos serviços, além da concorrência com os principais players são fatores que contribuem para essa alta taxa de mortalidade.
O principal atrativo desse formato também pode ser uma armadilha. Os baixos custos iniciais criam a falsa impressão de que é possível sobreviver e ter lucro sem investimento.
Afinal, realmente o orçamento é mais flexível, no entanto, uma boa administração e o controle/planejamento do negócio é fundamental.
Para se ter uma ideia, a partir de R$50,00 por mês é possível abrir uma loja virtual, a partir da qual o empresário pode cadastrar os itens de alarmes de incêndio por conta própria e começar a vender. Mas é preciso ter controle do negócio por meio dessa ferramenta.
Além disso, o ambiente digital libera os empreendimento de despesas com:
O resultado é que não se constrói uma visão geral da fábrica de portão de alambrado e não há preparo para imprevistos como flutuações na demanda.
Tampouco planejamento em visibilidade na Internet, ferramentas de gerenciamento de tecnologia, estoques e logística.
Essa falta de estratégias preliminares acaba reduzindo a competitividade das empresas e tornando-as mais vulneráveis ao encerramento das atividades.
No entanto, alguns erros podem prejudicar seu bom desempenho e, consequentemente, sua receita.
Acompanhe o nosso artigo e descubra 8 erros que podem impedir o sucesso do seu negócio virtual.
Por isso, lojas virtuais com design pouco atraente podem não atrair tanta atenção, a ponto de fazer com que esse potencial cliente pare de navegar, recorrendo a outras páginas.
Para evitar que isso aconteça, é importante ter uma identidade visual forte e bem apresentada, que foque na experiência do usuário e proporcione um ambiente organizado e de fácil compreensão/navegação.
O site oficial das empresas de varicocele tratamento precisa ter um layout funcional e esteticamente atraente. A primeira impressão dos visitantes conta muito.
Sistemas que não estão alinhados com os objetivos do negócio e não fornecem as ferramentas necessárias podem ser muito danosos.
Portanto, não tenha pressa na hora de escolher uma plataforma de hospedagem. Analise suas necessidades atuais e as que podem surgir no curto e médio prazo, e só então estude as soluções existentes no mercado.
Você pode comparar sites de hospedagem e sistemas de e-commerce, por exemplo. O importante é ter certeza ao escolher a melhor plataforma para vender gabinete personalizado pela internet com excelência.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa do Instituto Ipsos e Paypal descobriu que as compras por esses aparelhos chegam a 34%, bem acima da média do resto do mundo.
Portanto, vale a pena proporcionar uma boa experiência de compra online para diferentes tipos de visitantes, independentemente do canal.
É aqui que entra em cena a apresentação do item. Se as características de proteção radiológica não forem explicadas com clareza e riqueza de detalhes, podem frustrar as vendas por falta de informações essenciais, ou mesmo gerar impacto no recebimento do item.
Nesse caso, você deve investir em fotos tiradas de diferentes ângulos e vídeos instrutivos para dar uma boa ideia de cada produto, além de incluir detalhes como materiais, dimensões e outros dados relevantes para cada segmento.
Na descrição dos itens, uma ótima dica é usar técnicas de SEO que, por meio do uso de palavras-chave, ajudam no posicionamento nas páginas de busca.
Se o usuário, mesmo muito interessado na garrafa personalizada com nome, não encontrar a opção preferida ou que promova mais facilidade no momento da compra, é muito provável que ele desista de fechar negócio.
Para evitar isso, é ideal oferecer a mais ampla variedade de meios de pagamento, como cartões de crédito, débito, boleto e transferências online.
Não há dúvidas de que esse custo pode ser a causa de uma série de desistências, além de fazer com que seus potenciais clientes acabem procurando pelos concorrentes.
Assim, embora possa parecer uma boa ideia lucrar com o frete, a escolha pode não ser tão positiva. Isso porque o lucro das vendas, superior ao lucro com as entregas, pode não se concretizar.
A dica neste caso é analisar os e-commerces do mesmo segmento do seu negócio e verificar as taxas cobradas, tentar reduzir o valor atual ou até mesmo alcançar o padrão do mercado, bem como destacar os seus diferenciais, de modo que as taxas e valores sejam justificados de forma clara.
Também é possível negociar com as transportadoras para tentar reduzir os valores ou disponibilizar benefícios, como frete a cada determinada quantidade de compras.
O ideal é se esforçar para superar as expectativas e entregar antes mesmo do prazo estipulado. Se isso não for possível, você deve, pelo menos, atender ao que foi previsto no momento da compra.
Então, é preciso uma ótima estrutura de logística e alinhamento com fornecedores para que eles percebam a importância do prazo de entrega e se organizem para que esse tipo de problema não aconteça.
A ausência desse fator pode acarretar uma série de problemas envolvendo todas as etapas da jornada de compra.
O planejamento permite que a empresa de guilhotina industrial se mantenha no caminho certo. Você pode definir as estratégias, criar ações e verificar se está na hora de fazer um novo investimento, entre outras questões importantes.
Assim, é importante identificar os pontos fortes e fracos, bem como quais as formas de destacar seu negócio, planejando adequadamente os processos para obter sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
No entanto, é preciso ter atenção redobrada para não cometer erros graves de precificação e atendimento por causa disso.
A internet oferece, sim, muitas facilidades se comparada com lojas físicas. Mas o vendedor não pode focar apenas nisso.
Tocar um negócio online exige responsabilidade e conhecimento, como é o caso de qualquer outro tipo de empreendimento.
O texto a seguir traz comparações sobre o funcionamento do e-commerce e de lojas físicas, as razões pelas quais muitos e-commerces podem não ter vida longa, além dos principais erros cometidos.
Abrir e-commerce é mais fácil do que abrir loja física?
De acordo com a Agência SEBRAE de Notícias, 58% das lojas virtuais brasileiras iniciaram as operações de e-commerce em 2013. A pesquisa também revelou que 53% das empresas que vendem online não possuem lojas físicas.Abrir uma loja online tornou-se uma das formas mais fáceis de começar o seu próprio negócio.
Muitas pessoas apostam nesse mercado para gerar renda extra, como alternativa ao desemprego ou para expandir um negócio já existente.
Tendo isso em mente, fica claro que criar um negócio virtual é muito mais fácil do que abrir um físico. Alguns empreendedores montam seu e-commerce usando plataformas gratuitas e até mesmo sem estoque de produtos.
Isso torna o investimento inicial muito baixo. Quase não há barreiras de entrada para passar a vender filtro jacuzzi pela internet, por exemplo.
Não é à toa que desde 2015 o número de lojas virtuais no Brasil tem crescido. No início de 2022, os maiores e-commerces receberam 1,76 bilhões de acessos.
A mortalidade dos e-commerces brasileiros
Os números promissores contrastam com uma realidade menos otimista: um terço das empresas do setor fecha antes de completar dois anos no Brasil.O despreparo dos empresários, o desconhecimento do público e a diferenciação dos serviços, além da concorrência com os principais players são fatores que contribuem para essa alta taxa de mortalidade.
O principal atrativo desse formato também pode ser uma armadilha. Os baixos custos iniciais criam a falsa impressão de que é possível sobreviver e ter lucro sem investimento.
Afinal, realmente o orçamento é mais flexível, no entanto, uma boa administração e o controle/planejamento do negócio é fundamental.
Para se ter uma ideia, a partir de R$50,00 por mês é possível abrir uma loja virtual, a partir da qual o empresário pode cadastrar os itens de alarmes de incêndio por conta própria e começar a vender. Mas é preciso ter controle do negócio por meio dessa ferramenta.
Além disso, o ambiente digital libera os empreendimento de despesas com:
- Móveis;
- Aluguel de lojas;
- Equipe de vendedores;
- Contas de energia.
O resultado é que não se constrói uma visão geral da fábrica de portão de alambrado e não há preparo para imprevistos como flutuações na demanda.
Tampouco planejamento em visibilidade na Internet, ferramentas de gerenciamento de tecnologia, estoques e logística.
Essa falta de estratégias preliminares acaba reduzindo a competitividade das empresas e tornando-as mais vulneráveis ao encerramento das atividades.
8 erros na hora de vender online
Investir em uma loja online oferece vários benefícios, como custos mais baixos, maior alcance do cliente e a possibilidade de estar disponível 24 horas por dia, sem a necessidade de funcionários em meio período.No entanto, alguns erros podem prejudicar seu bom desempenho e, consequentemente, sua receita.
Acompanhe o nosso artigo e descubra 8 erros que podem impedir o sucesso do seu negócio virtual.
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Layout pouco atraente
Por isso, lojas virtuais com design pouco atraente podem não atrair tanta atenção, a ponto de fazer com que esse potencial cliente pare de navegar, recorrendo a outras páginas.
Para evitar que isso aconteça, é importante ter uma identidade visual forte e bem apresentada, que foque na experiência do usuário e proporcione um ambiente organizado e de fácil compreensão/navegação.
O site oficial das empresas de varicocele tratamento precisa ter um layout funcional e esteticamente atraente. A primeira impressão dos visitantes conta muito.
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Plataforma inadequada
Sistemas que não estão alinhados com os objetivos do negócio e não fornecem as ferramentas necessárias podem ser muito danosos.
Portanto, não tenha pressa na hora de escolher uma plataforma de hospedagem. Analise suas necessidades atuais e as que podem surgir no curto e médio prazo, e só então estude as soluções existentes no mercado.
Você pode comparar sites de hospedagem e sistemas de e-commerce, por exemplo. O importante é ter certeza ao escolher a melhor plataforma para vender gabinete personalizado pela internet com excelência.
-
Site não responsivo
Para você ter uma ideia, uma pesquisa do Instituto Ipsos e Paypal descobriu que as compras por esses aparelhos chegam a 34%, bem acima da média do resto do mundo.
Portanto, vale a pena proporcionar uma boa experiência de compra online para diferentes tipos de visitantes, independentemente do canal.
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Má apresentação do produto
É aqui que entra em cena a apresentação do item. Se as características de proteção radiológica não forem explicadas com clareza e riqueza de detalhes, podem frustrar as vendas por falta de informações essenciais, ou mesmo gerar impacto no recebimento do item.
Nesse caso, você deve investir em fotos tiradas de diferentes ângulos e vídeos instrutivos para dar uma boa ideia de cada produto, além de incluir detalhes como materiais, dimensões e outros dados relevantes para cada segmento.
Na descrição dos itens, uma ótima dica é usar técnicas de SEO que, por meio do uso de palavras-chave, ajudam no posicionamento nas páginas de busca.
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Poucas opções de pagamento
Se o usuário, mesmo muito interessado na garrafa personalizada com nome, não encontrar a opção preferida ou que promova mais facilidade no momento da compra, é muito provável que ele desista de fechar negócio.
Para evitar isso, é ideal oferecer a mais ampla variedade de meios de pagamento, como cartões de crédito, débito, boleto e transferências online.
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Fretes altos
Não há dúvidas de que esse custo pode ser a causa de uma série de desistências, além de fazer com que seus potenciais clientes acabem procurando pelos concorrentes.
Assim, embora possa parecer uma boa ideia lucrar com o frete, a escolha pode não ser tão positiva. Isso porque o lucro das vendas, superior ao lucro com as entregas, pode não se concretizar.
A dica neste caso é analisar os e-commerces do mesmo segmento do seu negócio e verificar as taxas cobradas, tentar reduzir o valor atual ou até mesmo alcançar o padrão do mercado, bem como destacar os seus diferenciais, de modo que as taxas e valores sejam justificados de forma clara.
Também é possível negociar com as transportadoras para tentar reduzir os valores ou disponibilizar benefícios, como frete a cada determinada quantidade de compras.
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Entregas atrasadas
O ideal é se esforçar para superar as expectativas e entregar antes mesmo do prazo estipulado. Se isso não for possível, você deve, pelo menos, atender ao que foi previsto no momento da compra.
Então, é preciso uma ótima estrutura de logística e alinhamento com fornecedores para que eles percebam a importância do prazo de entrega e se organizem para que esse tipo de problema não aconteça.
-
Falta de planejamento
A ausência desse fator pode acarretar uma série de problemas envolvendo todas as etapas da jornada de compra.
O planejamento permite que a empresa de guilhotina industrial se mantenha no caminho certo. Você pode definir as estratégias, criar ações e verificar se está na hora de fazer um novo investimento, entre outras questões importantes.
Conclusão
Começar a operar uma loja virtual tem muitas especificidades, como você acaba de ver. Há facilidades e complexidades na mesma medida.Assim, é importante identificar os pontos fortes e fracos, bem como quais as formas de destacar seu negócio, planejando adequadamente os processos para obter sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.