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Dropshipping: O que é e como montar o seu

Eduardo Larbac - 20 de janeiro de 2020

Dropshipping: O que é e como montar o seu Dropshipping: O que é e como montar o seu

Você sabe o que é Dropshipping e como fazer para montar um negócio utilizando esse formato de vendas?

Alguns empresários viram no dropshipping uma oportunidade interessante de iniciar a sua empresa, de modo a disponibilizar produtos sem que fosse necessário investir uma alta quantia na estocagem de diferentes itens.

Apesar de ser um formato possível para lojas físicas, ele é utilizado de maneira especial pelos e-commerces, justamente porque o dropshipping é uma modalidade prática e eficiente de fazer com que o produto comprado seja entregue para o cliente sem complicações.

Nesse caso, o consumidor pode entrar em um site de vendas, optar pela compra de um produto, como um filtro para piscina externo, normalmente.

Depois, a página responsável pela venda do produto não precisa mantê-lo em estoque, já que ela envia a solicitação para o fornecedor, que faz o despacho da mercadoria direto para o endereço do cliente.

Por isso, esse formato de negócio pode ser uma boa alternativa para diversos empresários, que desejam iniciar um negócio próprio por meio de parcerias com fornecedores ou fabricantes de diversos itens.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre o dropshipping e quais são as etapas para montar o seu negócio seguindo essa estratégia, siga na leitura deste artigo.

O que é dropshipping e quais são os seus benefícios?

Como mencionado, o dropshipping é um formato de negócios que funciona de um modo simplificado. 

Ele permite que a venda de diferentes produtos possa ser feita por uma empresa, mesmo que ela não possua um estoque desses itens.

Pode ser descrito da seguinte maneira:
  • O comprador entra em um e-commerce e realiza a compra;
  • O site recebe o pedido do cliente;
  • Depois entra em contato com o fornecedor solicitando o despacho;
  • O fornecedor prepara o pacote e realiza o envio;
  • O comprador recebe o produto em sua casa.
Esse formato é possível tanto em vendas no varejo, quanto para pedidos no atacado. Assim, mesmo que a encomenda seja de várias unidades de um mouse pad personalizado para empresas, por exemplo, o dropshipping funciona normalmente.

Isso quer dizer que a página responsável pela venda do produto funciona como um revendedor, que não precisa necessariamente ter um grande estoque disponível para funcionar.

Por isso, o formato depende, de modo especial, de uma parceria com um fornecedor ou fabricante, que vai garantir o envio do produto para o cliente.

Os benefícios do dropshipping

Ter uma empresa que funcione com o formato dropshipping pode ser bastante benéfico para um empresário.

A primeira vantagem está relacionada ao investimento inicial para começar o negócio. Isso porque, em empresas varejistas convencionais, é imprescindível que haja um estoque organizado e abastecido para iniciar a sua operação.

Com o dropshipping isso não é necessário: um e-commerce pode começar a funcionar normalmente, já que ele atua como uma revenda.

Outro benefício é a grande variedade de produtos que podem ser oferecidos. Assim, mesmo que o site venda produtos para festas, tal como copo descartável 300ml, há a possibilidade de ter uma seção especializada em equipamentos eletrônicos, por exemplo.

No caso das lojas tradicionais isso não é viável, havendo uma limitação de catálogo justamente por que ela depende de um estoque.

Ao firmar parcerias com diferentes fabricantes ou fornecedores no dropshipping, o e-commerce não tem restrições em relação ao seu portfólio, oferecendo diferentes itens.

Há ainda a vantagem de não haver limites geográficos, que normalmente podem impedir o aumento das vendas de uma empresa.

Assim, se a sede administrativa do e-commerce está localizada em um determinado estado do país, ele pode efetuar a venda para qualquer outro local, já que o envio do produto é feito para diversas cidades nacionais.

Também é válido citar que o dropshipping pode apresentar uma curva de crescimento que não demanda uma série de investimentos.

Normalmente, quando uma loja precisa expandir a sua operação devido ao aumento no número de pedidos, ela precisará injetar capital para a contratação de funcionários e também com a locação de um espaço maior.

No caso de uma fabricante de uniforme escolar feminino, por exemplo, ela certamente precisará investir em um galpão com uma infraestrutura mais completa, assim como na compra de novas máquinas e no aumento do seu quadro de colaboradores.

Para um e-commerce que funciona com dropshipping, a escalabilidade do negócio é muito mais fácil e econômica, de modo que a lucratividade pode aumentar de maneira bastante positiva.

Depois de conhecer um pouco mais sobre o formato, assim como os benefícios que ele pode oferecer, o próximo passo é saber mais sobre como é possível montar um e-commerce utilizando o dropshipping.

Como montar um dropshipping?

Sempre houve diversas pessoas com desejo de empreender, e muitas delas com ideias bastante interessantes para montar uma empresa.

Os segmentos são infinitos: é possível iniciar um negócio de instalação de elevador residencial, assim como ter um restaurante ambulante que atenda diversas pessoas em locais variados.

O fato é que a vocação de empreender está ligada a diversas características e, uma delas é a proatividade de encontrar alternativas para começar o seu negócio.

O dropshipping pode ser um caminho bastante interessante para muitas pessoas, possibilitando que elas consigam enfim estruturar a sua empresa e começar a lucrar com isso.

As alternativas são várias. Pode ser que um empresário sempre tenha gostado de esportes e, assim, decida abrir um e-commerce especializado na venda de equipamentos para atletas e também em acessório para bicicleta aro 29.

Mas, se ele não possui um valor considerável para investir nesse projeto, a melhor escolha para ele é iniciar a sua empresa pelo formato dropshipping.

Para isso, é preciso montar um planejamento, que comporte todas as etapas até o funcionamento da sua loja.

1. Definindo os produtos que serão vendidos

Uma das etapas mais importantes do planejamento de um e-commerce em formato dropshipping é selecionar os produtos que serão vendidos.

Como mencionado, a mesma loja que oferece itens como uma lamparina alumínio também pode ter uma seção de produtos para limpeza. No entanto, pode ser mais interessante focar em um único segmento.

Isso porque, desse modo, os clientes vão reconhecer o seu negócio como uma loja especializada no ramo, e essa característica muitas vezes é responsável por garantir o sucesso de um e-commerce.

2. Encontrar bons fornecedores

Depois de definir os produtos que serão vendidos na sua loja, é importante buscar bons fornecedores para o seu negócio.

Afinal, é de grande importância que eles sejam ágeis e comprometidos, para que as suas vendas sejam sempre bem avaliadas pelos seus clientes.

Fechar parcerias envolve dedicação de ambas as partes, por isso, você deve optar por fabricantes que possuam os mesmos ideais de qualidade e atendimento ao cliente.

Assim como é essencial que você transmita informações de modo rápido e completo para o seu fornecedor, ele deve se preocupar em oferecer uma boa embalagem e rapidez no envio.

Isso porque quando um cliente realiza a compra de um produto, como uma mochila impermeável personalizada, muitas vezes ele conta com um prazo de entrega rápido, que precisa ser priorizado para atender à necessidade do consumidor.

Desse modo, é fundamental que a comunicação da sua empresa com o fornecedor seja feita de modo integral e dinâmico, fazendo com que a parceria seja muito mais benéfica para os envolvidos.

3. Construa um bom site

Com as parcerias devidamente firmadas, você precisa investir mais atenção e cuidados na construção da sua loja virtual.

É preciso oferecer um bom layout, uma página com a navegação simplificada, carregamento rápido e um design interessante.

Você pode optar por cores que sejam agradáveis para os visitantes, além de fontes que sejam de fácil leitura.

Além disso, é essencial que você ofereça diferentes formas de pagamento e que possua certificados de segurança, que transmitam aos compradores a confiança de realizar compras na sua página.

Outro ponto essencial é disponibilizar canais de atendimento ao cliente que sejam facilmente acessados, seja para tirar dúvidas ou para oferecer suporte, tanto no momento da compra quanto no pós-venda.

Um bom e-commerce deve sempre primar pela experiência do usuário. Por isso, para que o número de visitantes e de compradores seja sempre crescente, você deve fazer com que o seu site seja um dos melhores dentro do seu segmento.

Considerações finais

Ter uma loja que funcione no formato dropshipping pode ser uma ótima maneira de começar o seu negócio.

Afinal, você não precisará ter uma grande reserva financeira para começar a atuar no seu segmento.

É sempre válido ressaltar que as empresas que oferecem vantagens em relação à sua concorrência são destacadas e conquistam cada vez mais clientes.

Por isso, é fundamental firmar parcerias que possam ser benéficas para o seu negócio, fazendo com que o dropshipping seja a melhor alternativa para o seu comércio.

Desse modo, é possível desfrutar de uma empresa sem limites de crescimento e que possa ser bastante lucrativa para você.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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