O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, refere-se a um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar o rankeamento de páginas web dentro dos buscadores, especialmente o Google.
Hoje em dia, mais de 3,3 bilhões de pesquisas são feitas no Google diariamente. Aliás, praticamente todo usuário da internet já fez uso do buscador para procurar algum conteúdo, produto ou serviço.
No meio de tanta concorrência, obter uma boa classificação é fundamental para se destacar. De acordo dados, a primeira posição nos resultados orgânicos de pesquisa tem uma taxa de cliques de 34,36%.
Mas aplicar o SEO não é uma tarefa simples. Afinal de contas, existem diversas ferramentas e métodos. Entre os principais, destaca-se a aplicação de palavras-chave, como “corte e dobra de chapas”, que são os termos mais pesquisados no Google.
Além disso, a produção de conteúdo relevante e a experiência do usuário também são fatores imprescindíveis para uma boa classificação. Em conjunto, podemos citar a geração de backlinks e menções em outros sites.
Ou seja, a grande diversidade de técnicas SEO resultou em uma multiplicidade de ferramentas de otimização. Por isso, não existe um recurso perfeito, mas é possível usufruir de algumas extensões do próprio Chrome.
A possibilidade de agrupar todas essas ferramentas no navegador web é uma maneira de facilitar o emprego do SEO e tornar a estratégia de marketing muito mais eficiente, deixando-a a menos de um clique de distância.
No artigo de hoje, conheça as 7 extensões incríveis do Chrome para fazer SEO e saiba como usá-las na otimização do seu site. Acompanhe a leitura!
1 – Keyword Surfer
O Keyword Surfer é uma extensão 100% gratuita do Chrome que permite verificar o volume de pesquisa de uma palavra-chave diretamente nos resultados de pesquisa do Google. Na prática, a ferramenta permite a visualização de um termo específico, como “filtro rotativo”, com métricas de quantidade de pesquisas pelos usuários, em diferentes países, bem como a frequência de busca. Assim, depois de digitar a palavra-chave, o Keyword Surfer oferece o volume de pesquisa, termos relacionados, métricas de visibilidade e dados na página. Com essas informações, é possível encontrar as melhores palavras-chave e saber se haverá dificuldade para planejar o conteúdo. No caso do exemplo acima, pode-se ver os termos relacionados que podem facilitar a elaboração de um material, como “filtro de rotação”, “o que é filtro rotativo”, entre outros. A ferramenta também oferece uma análise de quantos backlinks aparecem em cada resultado, para termos uma ideia de quantas menções e hiperlinks são necessários para rankear a página entre os dez primeiros resultados de busca. Assim, para cada nova pesquisa realizada no Google, como a palavra-chave “fio para som automotivo”, tem-se alguns dados valiosos para o SEO, incluindo:- O volume de pesquisa da palavra-chave principal;
- As palavras-chave semelhantes e seus volumes;
- O tráfego estimado para cada domínio;
- As pesquisa relacionadas com os volumes de busca;
- A contagem de palavras para melhor classificação;
- O número exato de palavras-chave para o conteúdo;
- O Custo por Clique (CPC) da palavra-chave principal.