As redes sociais tornaram-se muito populares, ainda mais com o crescimento cada vez mais rápido da internet.
Hoje em dia, é difícil encontrar pessoas que não tenham um perfil ativo em, pelo menos, um dos principais canais de relacionamento online (Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn).
De acordo com um estudo feito pela Cuponation, o número de usuários brasileiros nas redes sociais deve crescer mais de 20% até o final de 2023, com mais de 114,5 milhões de pessoas acessando serviços de relacionamento online.
Com isso, o Brasil ocuparia o quarto lugar no ranking entre os países que mais acessam as redes sociais, perdendo da China (799,6 milhões), Índia (447,9 milhões) e Estados Unidos (257,4 milhões).
Diante desse cenário, muitas empresas buscam investir em redes sociais como parte das estratégias de Marketing Digital, visto a potencialidade desses canais para divulgação de produtos e serviços, além da possibilidade de alcançar grandes públicos.
Atualmente, o Facebook é a plataforma mais usada pelas empresas brasileiras (98%), seguido do Instagram (27%).
No entanto, não basta criar uma página ou um perfil corporativo para a sua loja; ao contrário, é preciso investir em estratégias para conquistar os usuários e alcançar o reconhecimento.
Em um ambiente onde há o bombardeio ininterrupto de informações, os negócios precisam se destacar com a oferta de conteúdo de qualidade nas redes sociais, como forma de gerar engajamento e, de fato, criar um canal de relacionamento com os clientes.
O artigo de hoje traz algumas dicas de como criar conteúdos relevantes para suas redes sociais e, assim, alcançar o sucesso com a sua estratégia de marketing.
Facebook
O Facebook é com certeza a rede social mais popular de todo o mundo. O canal dispensa apresentações e, atualmente, tem mais de 127 milhões de usuários mensais só no Brasil. A produção de conteúdo para o Facebook não é tão complicada, visto que a rede conta com um incrível suporte de múltiplos formatos, desde o compartilhamento de URLs, até a criação de conteúdos interativos, como games, imagens em 360o, entre outros. No entanto, mesmo com essa praticidade, é necessário articular a produção de conteúdo de forma estratégica, adequando os materiais à persona e respondendo aos reais interesses do público. Algumas dicas para produção de conteúdo no Facebook são:Instagram
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce em todo o mundo. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, a plataforma tem um forte apelo visual, por trabalhar principalmente com fotos e vídeos. Além disso, o Instagram também possui muitos outros recursos, como o Stories, que aproximam a sua marca das pessoas, ao compartilhar conteúdo humanizado e com o mínimo de edições. Também é possível incitar o engajamento, com perguntas no próprio stories sobre a opinião dos seguidores, por exemplo. Ou seja, são várias opções de criação de conteúdo no Instagram, que permitem a aproximação da empresa com seus clientes. O IGTV, outro recurso da rede, permite o compartilhamento de vídeos com mais de um minuto de duração. Assim, o seu negócio pode mostrar como funciona o sistema para restaurante em um material audiovisual, que é extremamente atrativo.LinkedIn
O LinkedIn é uma rede social corporativa, focada na construção de network e oferecendo oportunidades de emprego, parcerias e troca de experiências profissionais. Por esse motivo, o conteúdo produzido na plataforma tende a ser mais formal e sério, mas isso não é uma regra. Um dos conteúdos que mais gera engajamento no LinkedIn é a respeito de dados e insights de grandes nomes do mercado. Por exemplo, uma nova tecnologia de software de gestão empresarial, ou uma pesquisa recente sobre hábitos dos consumidores. Mas, a sua empresa também pode investir em anúncios patrocinados, publicação de vagas, bem como outras curiosidades que interessam à persona.
O que é o Marketing de Conteúdo para redes sociais?
O marketing de conteúdo nas redes sociais vai além de criar posts frequentes para cada mídia. Em primeiro lugar, a estratégia não só cria materiais com base no nicho de mercado e padrões editoriais da empresa, mas considera as particularidades das plataformas. Afinal de contas, não adianta nada copiar e colar um post sobre descarte de lixo eletrônico publicado no Facebook para o perfil do Instagram. Além de cada uma das redes ter suas especificações, o consumo de conteúdo pelos usuários também é diferente. Mas a geração de valor ainda é o principal objetivo do marketing de conteúdo para redes sociais e, por esse motivo, é importante conhecer o que o seu público deseja, quais suas necessidades e como oferecer soluções adequadas a audiência. A seguir, separamos algumas dicas de desenvolvimento de conteúdo para redes sociais.Identifique o buyer persona
O buyer persona, ou simplesmente persona, é uma representação semi fictícia do cliente ideal, com base nas características do público-alvo. Ou seja, através de uma pesquisa de mercado, é possível levantar alguns dados sobre os seus seguidores, tais como:- Faixa etária;
- Estado civil;
- Gênero;
- Localidade;
- Preferências;
- Hobbies;
- Entre outros.
Mantenha uma comunicação aberta
Mais do que um espaço para compartilhar conteúdo, as redes sociais também são usadas como canais de comunicação do cliente com a empresa. Não é incomum receber mensagens de consumidores interessados em saber o preço de suprimentos para impressora, ou demais informações sobre produtos e serviços. Aliás, muitas pessoas preferem entrar em contato pelas redes sociais, ao invés dos tradicionais SAC (Serviços de Atendimento ao Consumidor) por telefone. Por isso, é importante manter uma comunicação aberta e transparente com o seu público – o que vale não somente para as mensagens, mas também para possíveis comentários em suas publicações.Diversifique os formatos
Apesar de cada rede social ter a sua singularidade, algumas delas, como o Facebook e o Instagram, permitem a diversificação de formatos. Ou seja, a empresa pode investir na produção de um vídeo que trata sobre o descarte de resíduos e não somente na produção de um artigo. A variedade de materiais é uma maneira de atrair a atenção dos seguidores e melhorar o engajamento, ainda mais quando o conteúdo tratado é produzido com ativos de marketing (infográficos, games, vídeos, entre outros).Mas, como produzir conteúdo para cada uma das redes sociais?
Antes de tudo, é importante deixar claro que nem sempre a sua empresa precisa investir em todas as redes sociais. Por exemplo, um empreendimento que oferece transportador de correia pode ter melhor resultado no LinkedIn, do que no Instagram. A escolha das redes sociais onde sua marca estará presente vai afetar diretamente a estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, é fundamental saber quais canais são usados pela sua buyer persona, além de verificar as características da plataforma. Abaixo, selecionamos as principais redes sociais usadas no Brasil e algumas dicas de como produzir conteúdos para cada uma delas. Confira!- Otimize os links de compartilhamento;
- Utilize os recursos de engajamento da rede;
- Atente-se às políticas de publicação;
- Fique por dentro das discussões em alta.