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A importância da consistência para alavancar seu canal

Eduardo Larbac - 15 de julho de 2020

A importância da consistência para alavancar seu canal A importância da consistência para alavancar seu canal
As redes sociais são um canal de comunicação importante para as empresas, então, estar presente nelas não é mais uma questão de escolha, mas, sim, uma necessidade.

Realizar o seu planejamento e uma boa gestão é essencial para aproveitar todo o potencial que essas plataformas oferecem. Isso porque, o uso desestruturado desses canais produz a sensação errônea de que elas não trazem resultado.

No entanto, esse pensando é um equívoco que pode estrangular o sucesso de muitas campanhas, uma vez que o público de qualquer marca está presente nelas. Portanto, quem souber utilizá-las vai sair na frente.

Tanto o engajamento quanto o crescimento da marca dependem de planejamento e da boa gestão das redes sociais. Isso envolve criar uma estratégia, produzir conteúdos de qualidade e priorizar a consistência deles.

Tudo porque o consumidor moderno está constantemente em busca de informações a respeito de produtos e serviços, antes de comprar. Inclusive, as redes sociais são um excelente canal para que os consumidores descubram necessidades que não conheciam.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância do planejamento e gestão de redes sociais, além do por que os conteúdos devem ser consistentes, a necessidade de investir em marketing, bem como se organizar para atingir um novo público.

Importância do planejamento de redes sociais

O planejamento permite explorar todo o potencial das redes sociais, além de ajudar a criar uma rotina profissional de marketing. Um plano bem elaborado é mais fácil de ser executado, o que otimiza o tempo desses investimentos.

Uma frequência de postagens bem definidas também ajuda a fidelizar a audiência, e isso envolve o agendamento prévio dos posts.

Um dos fatores-chave que uma loja de móveis planejados para cozinha pode levar em conta na hora de fazer seu planejamento é a previsibilidade.

Isso tanto na execução do plano, ou seja, que faz este momento se tornar mais prático e exige menos esforço criativo, quanto na hora de gerar resultados, pois eles foram previamente projetados.

Tendo em vista esses fatores, toda a rotina de trabalho com as redes sociais é facilitada e os resultados são maiores e melhores.

Importância da gestão de redes sociais

Depois de criar o planejamento, é hora de colocá-lo em prática, isso só será possível porque foi criada uma espécie de cronograma. Mas é preciso escolher com quais redes sociais a empresa vai trabalhar.

Dificilmente uma empresa precisa estar em todas. Por exemplo, uma demolidora em São Paulo pode optar pelo Facebook, pois essa rede é a que mais concentra um público de diferentes nichos.

Para escolher, é preciso levar em conta as escolhas da persona, sabendo quem ela é, pelo que se interessa e que tipo de conteúdo gosta de consumir.

Por exemplo, no caso da demolidora, é bem provável que seu público sejam empresas que trabalham com construção de imóveis, pessoas que estejam construindo ou reformando e que acompanham as tendências desse mercado.

Portanto, é fundamental investir na criação de imagens dos processos de demolição e materiais que falem a respeito desse mercado. Isso vai gerar engajamento e possibilitar o crescimento da empresa.

Agora, se uma empresa, como uma fabricante de aquecedor a gás para piscina, tiver como objetivo atrair parceiros comerciais, ela pode investir no LinkedIn.

Independentemente de qual seja a plataforma ou plataformas escolhidas, é importante criar e publicar conteúdos específicos, fundamentais no processo de gestão de redes sociais, que variam conforme os objetivos da empresa.

Tudo porque as redes sociais são excelentes plataformas para atrair e engajar o público-alvo, mas dependem de bons conteúdos para isso. Elas propõem valor, mesmo que sejam criadas apenas para o entretenimento do público-alvo.

Mesmo assim, o foco deve ser sempre o relacionamento, e esse objetivo é alcançado por meio de uma boa gestão de redes sociais, que envolve práticas como:
  • Planejar;
  • Criar conteúdo;
  • Escrever textos;
  • Interagir;
  • Responder seguidores;
  • Publicar;
  • Mensurar resultados.
Estas atividades são comuns e devem ser consistentes e frequentes, para que a empresa cresça, mantendo uma presença relevante nessas plataformas.

Importância da consistência nas publicações

A publicação de conteúdos relevantes (que veremos melhor no próximo tópico) é muito importante. Isso porque, se alguém pesquisar na internet sobre, por exemplo, aplicação de bona, vai querer ler conteúdos de valor e atualizados.

A consistência é muito necessária, dessa forma, o conteúdo é indexado com mais facilidade, bem como encontrado com agilidade. 

Ela beneficia as estratégias em SEO, criando uma relação com os públicos que acessam o material com frequência. Pelo fato de serem compartilhados nas redes sociais, conseguem aumentar acessos, criar vínculos e fortalecer relacionamentos.

Para isso, é importante ter um cronograma bem elaborado dentro do planejamento de publicações. É por meio dele que a empresa terá as coordenadas de datas de postagens, o que ajuda a manter o controle, a periodicidade e a consistência.

Se uma desenvolvedora de app para condomínio fizer tudo isso, conseguirá atender às demandas de seu público. Mas ela também precisa dar a devida importância ao Marketing de Conteúdo.

Importância do Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a criação de materiais de qualidade e relevância, que tem como objetivo atrair pessoas para a marca.

Trata-se de um planejamento estratégico que compreende a produção de um conteúdo direcionado a uma audiência qualificada. Ele também é composto por etapas de distribuição e amplificação dos materiais criados.

São eles que trazem mais visitas para as páginas, aumentando o engajamento, o crescimento da marca e até as oportunidades de venda. Isso por que o cliente em potencial passa a conhecer a marca, vendo-a como uma referência.

Ou seja, se ele precisar de concreto celular, vai se lembrar daquela fabricante que oferece os melhores conteúdos. Além disso, o Marketing de Conteúdo possibilita conhecer melhor o público-alvo, facilitando a elaboração de estratégias personalizadas.

Importância de boas técnicas de escrita

Sabe-se que o Marketing de Conteúdo pode assumir diferentes formatos, como textos, vídeos, infográficos, etc. Mas é no formato de texto que ele é mais trabalhado, por isso, é fundamental desenvolver boas habilidades de escrita.

Um bom copywriter tem como prioridade a persuasão, ou seja, ele quer convencer o público-alvo de alguma forma. Para isso, ele faz uso dos gatilhos mentais.

Estes são mecanismos cerebrais que facilitam o processo de decisão, tornando o processo de persuasão mais rápido. 

Uma boa escrita é importante porque ela tem o poder de convencimento e consegue trabalhar diretamente como:

Reciprocidade

Esse ponto faz com que o leitor responda de maneira positiva, ou seja, é o famoso tema “gentileza gera gentileza”.

Aprovação social

A aprovação social mostra o quanto somos influenciados pelos outros em nossas decisões. 

Por exemplo, quanto mais gente optar pela mesma empresa de locação de container para obras, maiores as chances de outras pessoas também manterem essa escolha.

Afeição/afinidade

Uma boa escrita consegue se conectar psicologicamente com o público. Trabalhando para que as pessoas tenham mais afinidade com a sua marca.

Autoridade

Essa estratégia também faz com que as pessoas vejam a marca como superior, procurando-a e tendo mais respeito por ela.

Compromisso e coerência

Boas técnicas em escrita fazem com que uma pessoa se comprometa com uma marca, sentindo-se obrigada a se comportar da maneira esperada, por exemplo, comprando aquilo que a marca vende.

Escassez

Por fim, a escrita de um conteúdo utilizando boas técnicas gera no público a sensação de que está prestes a perder algo importante, levando o cérebro a agir de maneira impulsiva.

Importância da organização para alcançar novo público

Se uma empresa de aluguel de galpão planeja adequadamente suas ações, consegue alcançar seus objetivos, inclusive a conquista de um novo público. Ele vai funcionar como uma bússola que aponta o caminho a ser seguido.

Conquistar um novo público implica em um monitoramento cuidadoso que precisa ser feito para saber do que ele gosta, como se comunica, onde está presente e quais assuntos são do seu interesse.

Tendo esse conhecimento por meio de uma estratégia bem organizada, a marca consegue saber até mesmo como precificar seus produtos e serviços, bem como qualquer outro aspecto para desenvolver um relacionamento mais assertivo com ele.

Isso deve ser feito por meio de uma boa gestão de marketing, que defina objetivos estratégicos e mensuráveis, entenda o público-alvo, crie as personas, escolha as redes sociais ideais, dentre outras práticas.

Conclusão

As redes sociais são um dos principais canais de comunicação atualmente, por isso, é necessário que as empresas saibam utilizá-las para essa direção.

Por meio de um bom planejamento e uma boa gestão, unidos à criação de bons conteúdos, é possível crescer no mercado e aumentar o engajamento do público consideravelmente.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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