As redes sociais se tornaram as plataformas mais populares da internet. De acordo com um relatório divulgado, mais de 3,5 bilhões de pessoas acessem essas mídias, o que equivale a 3,5 bilhões de usuários em todo o mundo.
O Facebook segue na liderança, com mais de 1,9 bilhões de perfis ativos; seguido do Instagram, com 1 bilhão. Até o final de 2023, estima-se um crescimento de 20% no número de usuário de redes sociais no Brasil, cerca de 114,5 milhões de pessoas.
Assim, ocuparemos o quarto lugar no ranking entre os países nos quais esse tipo de serviço vai popularizar, perdendo para a China (799,6 milhões), Índia (447,9 milhões) e Estados Unidos (257,4 milhões).
Diante deste cenário, várias empresas buscam aprimorar suas estratégias de marketing digital para redes sociais, com o intuito de ampliar o alcance de clientes, aumentar o reconhecimento no mercado e construir uma boa imagem do negócio.
Até mesmo empreendimentos menores, como uma clínica popular, podem se beneficiar dessas plataformas, uma vez que o investimento no marketing digital é muito mais barato, em comparação às divulgações tradicionais (rádio, televisão e jornal).
No artigo de hoje, conheça mais quais são as oportunidades das redes sociais para pequenos negócios. Acompanhe a leitura!
Facebook
O Facebook é a rede social mais popular de todo o mundo. Hoje em dia, conseguimos encontrar praticamente tudo na plataforma: desde empresas especializadas na venda de equipamentos de laboratório, lojas de roupas, escolas, escritórios de advocacia, etc. Uma das grandes vantagens do Facebook é a sua grande facilidade de compartilhamento de conteúdo, visto que a rede aceita quase todos os tipos de formatos. Assim, é possível criar vídeos, artigos, infográficos, imagens 360o, jogos e outras interatividades para melhorar o engajamento da marca com o público.Instagram
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce (inclusive, mais do que o Facebook). Isso porque o aplicativo possui inúmeras funcionalidades, tornando o compartilhamento de conteúdo mais dinâmico e criativo. No entanto, o Instagram ainda é muito visual. Por isso, muitas lojas de roupas conseguem divulgar fotos de uma camisa polo para uniforme, entre outros vestuários, como forma de despertar o interesse dos consumidores e usar o Instagram como uma “vitrine” da marca.Twitter
O Twitter é uma espécie de “microblog”, onde as pessoas podem compartilhar pequenos textos (até 140 caracteres), comentando sobre assuntos do momento, dialogando com outros usuários, e divulgar conteúdos de modo rápido. Pela efemeridade da rede, não é possível escrever um artigo detalhado sobre declaração de exportação, por exemplo, mas o Twitter permite compartilhar links de blogs, sites e outras plataformas. O interessante é escrever algo sucinto, objetivo, mas que seja muito atrativo aos usuários, para que eles tenham a curiosidade de buscar mais informações para as empresas.
Quais as vantagens das redes sociais para negócios?
A partir de estratégias bem formuladas, as redes sociais são capazes de atrair novos consumidores, fidelizá-los e colaborar com o engajamento da marca. Para os pequenos negócios isso é fundamental, uma vez que muitos dependem do crescimento das vendas para sobreviver ao mercado. Porém, as vantagens das redes sociais vão muito além da atração de compradores. Entre os grandes benefícios dessas plataformas para os micro e pequenos empreendimentos, destacam-se:- Fortalecimento da imagem da empresa;
- Construção de relacionamentos com os clientes;
- Ampliação da audiência que vê o conteúdo;
- Abertura de um canal de comunicação direto.
Quais são as principais redes sociais?
Segundo a pesquisa “Transformação Digital nas MPE (micro e pequenas empresas)”, realizada pelo SEBRAE, nos últimos anos os empreendimentos brasileiros apostaram significativamente na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais, principalmente nas redes sociais. Cerca de 72% dos MPEs usam o WhatsApp para se comunicar com os clientes e 40% têm uma página no Facebook. Além disso, é possível perceber o uso crescente do Instagram para negócios, já que o aplicativo conta com várias funcionalidades voltadas especificamente para empresas. Assim, mesmo um profissional autônomo, como um instalador de cerca elétrica residencial, pode usar as redes sociais de maneira estratégica, para divulgar o seu negócio. Contudo, esse processo vai muito além de somente criar um perfil no Instagram ou uma fanpage no Facebook. O primeiro passo, é conhecer as principais redes sociais da atualidade. Dessa forma, é possível elaborar estratégias, conforme singularidades de cada plataforma. Abaixo, separamos algumas delas.4 dicas para divulgação em redes sociais
Embora seja necessário conhecer as especificações de cada rede, bem como os objetivos do seu negócio para iniciar um planejamento de marketing, algumas técnicas servem de base para divulgação em qualquer tipo de mídia. A seguir, conheça algumas estratégias.1 – Identifique o público-alvo
Visto que o poder de segmentação das redes sociais é um dos pontos mais positivos para o marketing, é preciso saber como usar essa ferramenta, a fim de encontrar clientes potencialmente interessados no seu negócio. Uma forma de fazer isso é analisar, em relatórios gerados pelas próprias redes sociais, o perfil dos seguidores e suas principais características. Quanto mais informações coletadas, melhor. Afinal de contas, é possível planejar um conteúdo sobre etiquetas adesivas personalizadas totalmente adaptado para os clientes. Em geral, as redes sociais coletam os seguintes dados da audiência:- Faixa etária;
- Gênero;
- Localidade;
- Horário de acesso;
- Entre outros.