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O que é melhor: uma Landing Page, um Blog ou uma Loja Virtual?

Eduardo Larbac - 15 de fevereiro de 2021

O que é melhor: uma Landing Page, um Blog ou uma Loja Virtual? O que é melhor: uma Landing Page, um Blog ou uma Loja Virtual?
O LinkedIn é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Voltada para o universo corporativo, por meio dela, os usuários podem expor o seu lado profissional, bem como as empresas podem se comunicar com eles.

Essa era a ideia inicial quando o LinkedIn foi criado, e apesar de continuar seguindo essa linha, a rede expandiu suas funcionalidades, e hoje se transformou em um excelente canal para divulgar uma marca.

As redes sociais, de um modo geral, tornaram-se parceiras das empresas. Por meio dessas plataformas, as organizações podem colocar em prática suas estratégias de marketing digital e podem se destacar no mercado.

Elas reúnem os mais diferentes perfis de consumidores, portanto, independentemente do segmento do seu negócio, com certeza você vai encontrar uma rede social que combine com ele e que reúna o seu público-alvo.

No caso das empresas B2B, a melhor plataforma é o LinkedIn, uma vez que por meio dele, elas podem falar com outras organizações e também com os tomadores de decisões, como gestores, gerentes, empreendedores, etc.

Em vista disso, neste conteúdo, vamos falar sobre as vantagens das redes sociais para impulsionar a marca, o que é LinkedIn e como usá-lo para aumentar as vendas.

Conheça as vantagens das redes sociais

As redes sociais são ótimas para criar relacionamentos com os clientes, aprimorar o atendimento, interagir com as pessoas e fazer todo um trabalho de divulgação.

Com isso, a organização consegue implantar boas estratégias de marketing para atrair clientes e fidelizá-los. É isso o que impulsiona a marca, consequentemente aumentando as vendas.

Dessa forma, podemos começar a entender as vantagens das redes sociais para empresas de todos os segmentos, como uma fabricante de uniformes profissionais SP.

Por exemplo, usando essas plataformas, é possível consolidar a marca, o que é muito benéfico, visto que fortalecer a imagem de uma empresa não é tarefa fácil.

Além de criar um conceito, é necessário se aproximar das pessoas, e por meio das redes sociais isso é possível, já que uma instituição pode trabalhar diferentes estratégias.

Quando uma marca faz uma publicação, ela tem a chance de levar um conteúdo de valor para o seu cliente, e com isso incentivar comentários e curtidas.

Tudo isso ajuda a fortalecer o relacionamento com o público, além de conferir total liberdade à marca acerca do tipo de material que ela publica. No LinkedIn, por exemplo, as empresas de contabilidade em SP podem postar:
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Textos;
  • Infográficos.
Cada uma dessas publicações incentiva a interação, o que melhora o engajamento dos consumidores com a empresa. Isso porque os conteúdos relevantes chegam até às pessoas e fazem com que elas fiquem mais próximas da marca.

Isso também ajuda a prospectar leads, afinal, você compartilha um conteúdo de valor, que leva um seguidor até o site do seu negócio, onde ele pode obter informações relevantes que mostram que ele tem um problema ou uma necessidade.

A partir disso, é feito todo um trabalho pelo funil de vendas, até que o lead seja convertido em cliente.

As redes sociais também são ótimas para fidelizar os consumidores que a empresa já tem, visto que elas são um canal direto para atendimento, esclarecimento de dúvidas e até reclamações.

Trata-se de um atendimento personalizado, que ajuda a organização a transformar os seus clientes em verdadeiros fãs de sua marca.

Agora que você já sabe como as redes sociais ajudam a impulsionar uma marca, no próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre o LinkedIn. Acompanhe!

O que é LinkedIn?

O LinkedIn foi lançado em 2003, e desde então vem aprimorando o seu funcionamento. Nele, os usuários criam um perfil e podem interagir com outras pessoas.

Algumas informações importantes devem ser preenchidas, como adicionar uma foto ao perfil, nome, cargo, profissão, escrever um pouco sobre as experiências na biografia, dentre outras informações.

No início, o objetivo era apenas aumentar o networking dos profissionais, mas com o passar do tempo, a rede foi adquirindo outras funcionalidades, que chamaram a atenção das empresas de contabilidade eleitoral e muitas outras.

Hoje, é possível usar ferramentas como a company page, onde as empresas divulgam vagas, publicações e informações. Ou seja, é a opção de perfil profissional, assim como acontece em outras plataformas, como o Facebook.

Dentro desse perfil, é possível usar funcionalidades que se dividem em 4 tipos, sendo ferramentas para recrutamento, funcionalidades que ajudam os candidatos a encontrarem vagas, ferramentas para os times de vendas e feed de publicações.

Como usar o LinkedIn para vender mais?

Agora que você já sabe como funciona o LinkedIn, vamos mostrar como usá-lo para aumentar as vendas.

Essas estratégias podem ser usadas por qualquer tipo de negócio, mas principalmente pelas empresas B2B, como aquelas que fazem pesquisa de qualidade de vida no trabalho.

Definir a persona

Definir a persona é importante para saber quem é seu público e quais são suas particularidades. Trata-se de um procedimento básico para qualquer ação de marketing, inclusive no LinkedIn.

Só assim seu negócio poderá falar com seus potenciais clientes, visto que os discursos genéricos não funcionam, principalmente quando se trata de um cliente B2B.

Descrever a proposta

Para prospectar clientes pelo LinkedIn, é essencial apresentar a proposta da empresa e não apenas mostrar que seu negócio está ali para vender.

Pense que o diretor de compras de uma organização ou, até mesmo, um cliente físico está muito atarefado para ter apenas o contato de mais um vendedor.

É necessário mostrar o valor do seu trabalho e da sua solução. Por exemplo, uma empresa que faça projeto de sistema de combate a incêndio deve destacar qual o papel dela na sociedade, por que o serviço dela é necessário, entre outros pontos.

Ou seja, demonstre com clareza a utilidade da sua solução para o dia a dia dos clientes, falando sobre como ela ajuda a resolver um problema.

Ter um perfil ativo

Ter um perfil e esperar as coisas acontecerem não é uma boa estratégia, é preciso construir a credibilidade da sua marca, pois é ela que vai te ajudar a vender pelo LinkedIn.

Para ser ativo na plataforma, é necessário produzir conteúdo relevante, participar ativamente de grupos, interagir com pessoas que visitaram o perfil e responder às notificações dos membros que pertencem a sua rede.

Localizar as pessoas certas

Dentro das empresas, existe um comprador, então, se você quer vender serviços de manutenção de máquinas de café expresso ou qualquer outro produto, precisa conhecer suas características, que cargo ocupa, há quanto tempo a pessoa trabalha lá, entre outras informações.

Observe as conexões dele para entender quais são seus influenciadores, quem toma as decisões, os responsáveis pela parte operacional, entre outros dados essenciais.

Além disso, é importante entender quais são os desafios que enfrentam diariamente, bem como suas preocupações, pois isso vai ajudar a diminuir as objeções e fazer as negociações avançarem.

Ter um plano de abordagem

Mesmo que uma empresa de consultoria contábil e fiscal esteja pronta para partir para uma abordagem de vendas, não significa que seus potenciais clientes estejam.

Uma dica para planejar a abordagem é analisar os conteúdos que o contato compartilha, para entender seus interesses.

Dessa forma, sua marca consegue gerar materiais com pautas semelhantes, de maneira personalizada e segmentada, o que vai aumentar o interesse das conexões.

Nunca tente vender no primeiro contato, pois seu objetivo é conseguir uma permissão para continuar uma conversa.

Cultivar relacionamentos

Independentemente de uma empresa estar buscando informações sobre cursos profissionalizantes valores para seus colaboradores ou insumos para a sua produção, é necessário que o seu negócio se posicione como referência.

Isso pode ser feito por meio da criação de conteúdos relevantes, pois eles ajudam a cultivar bons relacionamentos.

Depois de criar uma boa conexão, a marca não pode sumir de suas vistas, ela precisa dar atenção ao prospect e se manter próxima a ele. Só assim ela vai saber o quanto ele está amadurecido e engajado para uma abordagem de vendas.

Pelo LinkedIn, empresas B2B E B2C podem cultivar relacionamentos com as conexões por meio de mensagens, comentários em postagens, dentre outras possibilidades.

Conclusão

O LinkedIn pode sim ser usado para aumentar as vendas, principalmente pelas empresas B2B, que precisam se manter em contato com outras organizações.

Ele oferece funcionalidades que te ajudam a se aproximar das pessoas certas, mas elas devem ser bem aproveitadas, principalmente para que tragam os devidos resultados.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a importância das redes sociais para as empresas, e como usar o LinkedIn para vender mais.

Seguindo nossas dicas, você estará pronto para fazer boas conexões e usar as melhores estratégias nessa plataforma inteligente.

 

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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