O Linkedin é uma rede social de troca de experiências empresariais. O objetivo da rede é divulgar vagas de trabalho e ocasiões vividas nas mais diferentes áreas do mercado empresarial. Então, a rede social se popularizou pela qualidade das conversas ali vividas.
Desta forma as pessoas se sentiram mais seguras para contar suas experiências, buscar vagas e até contratar pessoas que são encontradas na rede. Praticamente todas as empresas organizadas que buscam divulgar suas atividades são atuantes na rede social.
Isso porque o Linkedin possibilita uma conversa direta com os colaboradores e investidores para as marcas. Ações sociais e formas de melhorar o ambiente de trabalho mostram que a marca se importa com o ser humano existente na empresa.
Com todo esse sucesso, empresas novas podem ter dificuldade em entender a importância de ser ativo na rede social, além de não saberem como divulgar sua empresa. Então, neste artigo veremos esses dois pontos tão importantes.
É comum esse tipo de comportamento das pessoas em redes mais informais como o Facebook e Twitter, mas o Linkedin apesar de ser uma rede social, não deixa de ser um ambiente de negócios.
Então, uma pessoa que se especializou em, por exemplo, usinagem de peças, utilizará a rede para criar contatos com pessoas da área e empresas que falem sobre o assunto.
Além disso, essa mera pessoa pode seguir empreendedores de sucesso que escrevem como chegaram ao patamar atual.
Outra forma de utilizar o Linkedin é escrevendo artigos e experiências no mercado de trabalho, de tal forma que outras pessoas possam interagir e compartilhar situações parecidas ou até se inspirar pela história do próximo.
As publicações e interações ajudam na construção de uma maior visibilidade, então, perfis que entram somente em busca de vagas são pouco vistos. O objetivo é acrescentar na comunidade alguns conteúdos de relevância para que os Headhunters te encontrem.
Calma, os Headhunters não estão interessados em caçar sua cabeça conforme a tradução poderia dizer. No sentido profissional, eles são pessoas contratadas por diversas empresas que caçam pessoas talentosas para colaborar em suas organizações.
Então, se uma empresa busca por um profissional que saiba utilizar um alinhador a laser industrial, por exemplo, buscará os perfis que mais se encaixam na vaga. Eles estão interessados em olhar alguns pontos importantes, como:
Esses pontos são determinantes para que um perfil seja visto. Na hora de divulgar sua empresa, deve ser feito todos os processos listados acima, além de que os novos e antigos colaboradores passem a comentar e indicar a empresa para pessoas interessadas.
Portanto, o Linkedin é uma rede que usada da maneira certa, tem grande potencial para criar uma imagem positiva da empresa que tiver coragem em expor ao mundo a forma como trabalha e recebe os feedbacks dos colaboradores antigos e atuais.
Lembre-se de ter um perfil bem montado e organizado. Ademais, a estratégia busca atingir o público interessado em sua marca e ajudar no consumo do conteúdo publicado, para gerar credibilidade.
Entre as dicas mais importantes, podemos citar:
A criação de artigos funciona da mesma forma que um Blog, você pode escrever o que quiser ali, pois é o seu espaço de divulgação de ideias. Foque em escrever sobre algo que você tem domínio e experiência. As pessoas precisam saber que você entende do assunto.
Em seguida, você pode contar experiências de entrevistas que viveu ou situações onde a empatia foi essencial para resolver um problema. Na maioria das vezes, as pessoas gostam de ler assuntos onde o sacrifício de algo gerou uma oportunidade ou resolveu uma situação.
É muito comum pessoas e empresas utilizarem o Linkedin Pulse para criação de artigos, pois é o local utilizado pelos grandes influenciadores da plataforma. Isso fará você gerar mais artigos e disseminar conhecimento na rede social.
Já as ações da empresa são eventos que geraram um movimento positivo no ambiente externo. Apesar de não serem muito comuns, os vídeos curtos são interessantes, pois chamam a atenção e são mais fáceis de serem consumidos por alguém.
As ações de uma empresa, por exemplo, de câmera digital para microscopia, são formas de mostrar a infraestrutura e organização. Cafés da manhã e campanhas como no “dia das mães” ou um dia em que o colaborador pode levar um animal para o escritório, fazem muito sucesso.
O importante aqui não é ser somente ativo, mas relevante. De nada valerá a pena divulgar algo simplesmente por obrigação. Não há obrigatoriedade de ser muito técnico, a sua experiência comentada pode ser relevante para muitas pessoas.
O objetivo aqui é procurar as companies pages que tenham relação direta com seu negócio, para estudá-las e buscar conexões com as pessoas que estão interagindo com elas. Cada companhia atua para um tipo de cliente e colaborador, por isso é preciso realizar a busca.
Encontrando as que melhor atendem, o estudo será uma forma de conquistar novas conexões, ou seja, a sua empresa de, por exemplo, ferramentaria e usinagem, poderá crescer de forma ampla nesta rede social.
Não esqueça de ver quem reage às publicações e o que é falado nos comentários. Busque pelo líderes da companhia e observe como eles se comportam e onde trabalham.
Lembre-se, no mundo empresarial as vagas são rotativas, então é comum muitos terem trabalhado no mesmo lugar.
Pessoas gostam de contar histórias, então, quando um perfil empresarial entra em contato direto com elas, o sentimento de importância cresce. A pessoa divulgará nas redes o contato que teve com a empresa, isso criará laços importantes.
O estudo fará com que você não perca tempo com pessoas que não têm interesse com a sua marca.
É importante pensar também que falar de, por exemplo, purgador eletrônico em um grupo de literatura não fará sentido no contexto, evite desperdício de tempo, qualifique as pessoas com potencial para sua marca e aposte nos locais corretos.
Para que o estudo que citamos acima seja realizado de forma completa, será necessário utilizar ferramentas da plataforma premium. A forma premium da plataforma possibilita o contato direto com funcionários do Linkedin experientes em gerar engajamento da marca. As publicações terão engajamento premium e darão destaque pelo selo exclusivo para os assinantes que geram profissionalismo.
Assim como um tráfego pago com anúncios em outras redes, no Linkedin existe essa possibilidade que permite até vender uma barra roscada preço, por exemplo.
Possibilite que elas te vejam e falem sobre você, mostre o que você faz em sua empresa para gerar leads e construir uma imagem positiva e humanizada. Seja inteligente e utilize suas forças. Todos esses processos divulgarão sua empresa no Linkedin.
Desta forma as pessoas se sentiram mais seguras para contar suas experiências, buscar vagas e até contratar pessoas que são encontradas na rede. Praticamente todas as empresas organizadas que buscam divulgar suas atividades são atuantes na rede social.
Isso porque o Linkedin possibilita uma conversa direta com os colaboradores e investidores para as marcas. Ações sociais e formas de melhorar o ambiente de trabalho mostram que a marca se importa com o ser humano existente na empresa.
Com todo esse sucesso, empresas novas podem ter dificuldade em entender a importância de ser ativo na rede social, além de não saberem como divulgar sua empresa. Então, neste artigo veremos esses dois pontos tão importantes.
Como o Linkedin funciona?
Como que uma empresa que presta serviço de calibração de fornos, por exemplo, poderia se destacar nas redes? O primeiro passo é entender como a rede social funciona e suas possibilidades, para então focar nas formas de divulgação da empresa. O Linkedin funciona de forma diferente dos sites de procura e oferta de trabalho, por ter sido construído para que a comunicação entre pessoas fosse mais profissional e humanizada, dessa forma, a plataforma não permite spams e discussões desnecessárias.É comum esse tipo de comportamento das pessoas em redes mais informais como o Facebook e Twitter, mas o Linkedin apesar de ser uma rede social, não deixa de ser um ambiente de negócios.
Então, uma pessoa que se especializou em, por exemplo, usinagem de peças, utilizará a rede para criar contatos com pessoas da área e empresas que falem sobre o assunto.
Além disso, essa mera pessoa pode seguir empreendedores de sucesso que escrevem como chegaram ao patamar atual.
Outra forma de utilizar o Linkedin é escrevendo artigos e experiências no mercado de trabalho, de tal forma que outras pessoas possam interagir e compartilhar situações parecidas ou até se inspirar pela história do próximo.
As publicações e interações ajudam na construção de uma maior visibilidade, então, perfis que entram somente em busca de vagas são pouco vistos. O objetivo é acrescentar na comunidade alguns conteúdos de relevância para que os Headhunters te encontrem.
Calma, os Headhunters não estão interessados em caçar sua cabeça conforme a tradução poderia dizer. No sentido profissional, eles são pessoas contratadas por diversas empresas que caçam pessoas talentosas para colaborar em suas organizações.
Então, se uma empresa busca por um profissional que saiba utilizar um alinhador a laser industrial, por exemplo, buscará os perfis que mais se encaixam na vaga. Eles estão interessados em olhar alguns pontos importantes, como:
- Perfis que interagem e publicam com frequência;
- Perfis completos e testes de competência feitos;
- Perfis com conquistas publicadas;
- Perfis com indicações de outros usuários das redes.
Esses pontos são determinantes para que um perfil seja visto. Na hora de divulgar sua empresa, deve ser feito todos os processos listados acima, além de que os novos e antigos colaboradores passem a comentar e indicar a empresa para pessoas interessadas.
Portanto, o Linkedin é uma rede que usada da maneira certa, tem grande potencial para criar uma imagem positiva da empresa que tiver coragem em expor ao mundo a forma como trabalha e recebe os feedbacks dos colaboradores antigos e atuais.
Divulgando minha empresa no Linkedin
Existem algumas formas de divulgar sua empresa de, por exemplo, morsa giratória universal no Linkedin, possibilitando a geração de clientes e investidores para a marca, passando pela forma como você estará atuando na rede social.Lembre-se de ter um perfil bem montado e organizado. Ademais, a estratégia busca atingir o público interessado em sua marca e ajudar no consumo do conteúdo publicado, para gerar credibilidade.
Entre as dicas mais importantes, podemos citar:
Crie artigos e divulgue ações da empresa
Como dito antes, é preciso estar ativo na rede social de tal forma que quem for olhar seu perfil note que ali existe uma pessoa dedicada a colaborar na construção de um mundo de negócios mais humanizado.A criação de artigos funciona da mesma forma que um Blog, você pode escrever o que quiser ali, pois é o seu espaço de divulgação de ideias. Foque em escrever sobre algo que você tem domínio e experiência. As pessoas precisam saber que você entende do assunto.
Em seguida, você pode contar experiências de entrevistas que viveu ou situações onde a empatia foi essencial para resolver um problema. Na maioria das vezes, as pessoas gostam de ler assuntos onde o sacrifício de algo gerou uma oportunidade ou resolveu uma situação.
É muito comum pessoas e empresas utilizarem o Linkedin Pulse para criação de artigos, pois é o local utilizado pelos grandes influenciadores da plataforma. Isso fará você gerar mais artigos e disseminar conhecimento na rede social.
Já as ações da empresa são eventos que geraram um movimento positivo no ambiente externo. Apesar de não serem muito comuns, os vídeos curtos são interessantes, pois chamam a atenção e são mais fáceis de serem consumidos por alguém.
As ações de uma empresa, por exemplo, de câmera digital para microscopia, são formas de mostrar a infraestrutura e organização. Cafés da manhã e campanhas como no “dia das mães” ou um dia em que o colaborador pode levar um animal para o escritório, fazem muito sucesso.
O importante aqui não é ser somente ativo, mas relevante. De nada valerá a pena divulgar algo simplesmente por obrigação. Não há obrigatoriedade de ser muito técnico, a sua experiência comentada pode ser relevante para muitas pessoas.
Estudando as companies pages
No Linkedin o que costumamos chamar de Fan Page nas redes normais, são chamados de Companies pages, são as páginas de grandes empresas com enorme engajamento e colaboradores ao longo da história e da rede social.O objetivo aqui é procurar as companies pages que tenham relação direta com seu negócio, para estudá-las e buscar conexões com as pessoas que estão interagindo com elas. Cada companhia atua para um tipo de cliente e colaborador, por isso é preciso realizar a busca.
Encontrando as que melhor atendem, o estudo será uma forma de conquistar novas conexões, ou seja, a sua empresa de, por exemplo, ferramentaria e usinagem, poderá crescer de forma ampla nesta rede social.
Não esqueça de ver quem reage às publicações e o que é falado nos comentários. Busque pelo líderes da companhia e observe como eles se comportam e onde trabalham.
Lembre-se, no mundo empresarial as vagas são rotativas, então é comum muitos terem trabalhado no mesmo lugar.
Busque leads, conecte-se com eles
Feito o estudo necessário para compreender como o seu público interage nas redes sociais, está na hora de conversar com essas pessoas. Trocar experiência e pedir para divulgar essas conversas na página da empresa.Pessoas gostam de contar histórias, então, quando um perfil empresarial entra em contato direto com elas, o sentimento de importância cresce. A pessoa divulgará nas redes o contato que teve com a empresa, isso criará laços importantes.
O estudo fará com que você não perca tempo com pessoas que não têm interesse com a sua marca.
É importante pensar também que falar de, por exemplo, purgador eletrônico em um grupo de literatura não fará sentido no contexto, evite desperdício de tempo, qualifique as pessoas com potencial para sua marca e aposte nos locais corretos.
Aproveite a plataforma premium da rede social
O Linkedin é de graça, sendo possível conquistar grande engajamento, mas como todo investimento em divulgação, é interessante cogitar investir na plataforma premium para aproveitar todas as ferramentas e apoio de pessoas da própria rede.Para que o estudo que citamos acima seja realizado de forma completa, será necessário utilizar ferramentas da plataforma premium. A forma premium da plataforma possibilita o contato direto com funcionários do Linkedin experientes em gerar engajamento da marca. As publicações terão engajamento premium e darão destaque pelo selo exclusivo para os assinantes que geram profissionalismo.
Assim como um tráfego pago com anúncios em outras redes, no Linkedin existe essa possibilidade que permite até vender uma barra roscada preço, por exemplo.
Considerações finais
O linkedin gera diversas oportunidades para a empresa ou pessoa que souber utilizá-la. No mundo digital a criação de contatos e relacionamentos geram oportunidades, as pessoas precisam saber que a empresa existe.Possibilite que elas te vejam e falem sobre você, mostre o que você faz em sua empresa para gerar leads e construir uma imagem positiva e humanizada. Seja inteligente e utilize suas forças. Todos esses processos divulgarão sua empresa no Linkedin.