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Como criar um funil para vender pela internet?

Eduardo Larbac - 13 de agosto de 2021

Como criar um funil para vender pela internet? Como criar um funil para vender pela internet?
Trabalhar com funil de vendas é um passo importante para conseguir sucesso na internet. Este é um dos principais elementos do marketing digital, uma vez que consegue identificar todos os detalhes referentes à atuação de sua empresa com relação aos consumidores.

Este modelo estratégico apresenta toda a jornada do cliente em etapas, desde o momento em que ele descobre sua fabrica de etiquetas adesivas, por exemplo, e é apenas um visitante, até o momento de efetivar a compra. Às vezes, seguindo para o pós-venda.

Além disso, o funil identifica os momentos em que você precisa agir e trabalhar para conseguir conquistar resultados mais efetivos. Dessa forma, você acompanha de perto o processo do cliente, mas sem ser invasivo de qualquer maneira que possa afastá-lo.

Lembre-se, nenhuma compra é um processo homogêneo, não importa a velocidade que o cliente opte por fechar o negócio. Durante o processo, existem vários momentos que mostram o quão perto da conversão o cliente se encontra, por exemplo, para a compra de ribbon cera.

Isso acontece por conta do processo conhecido como transformação digital. Ademais, por conta de inúmeros avanços tecnológicos, principalmente relacionados ao mercado como um todo, o perfil do cliente mudou.

Hoje, não há mais espaço no mercado para um cliente reativo, que recebe uma publicidade vazia e pode optar por comprar ou não um produto.

Na atualidade, o consumidor está muito mais exigente, em grande parte por conta da velocidade e quantidade de informações que recebe. Isso significa que a primeira reação de um cliente sempre será procurar mais informações sobre um determinado problema.

Por conta disso, um dos principais meios de explorar seu empreendimento é através da criação de conteúdo. Esse conteúdo será consumido pelo cliente, que começará a criar um relacionamento com sua marca de, por exemplo, carimbo de borracha.

Quanto mais você alimentar o cliente com qualidade e com uma produção de conteúdo decente, mais próximo ele ficará do fim do funil de vendas, onde poderá ser abordado para a venda.

Conheça as etapas do funil de vendas

Para conseguir trabalhar com mais qualidade este formato, existem três etapas importantes que devem ser levadas em conta na estrutura do funil de vendas. Aqui, é importante ter em mente que estas etapas estão alinhadas com a jornada de compras, sendo elas:

ToFu – Topo do Funil

A primeira etapa, conhecida como topo do funil, é o momento de descoberta. Aqui, o consumidor acaba de ter contato com sua empresa. Não há nenhum vínculo ou interesse especial e, muitas vezes, ele nem entende sua própria necessidade por, por exemplo, camisetas bordadas.

Nesta etapa, a comunicação é primordial. Por você estar lidando com visitantes, é importante pensar que estas pessoas se aproximaram de sua página por algum motivo, mas ainda não têm nenhuma informação referente aos seus elementos.

Por isso, é importante oferecer bastante material adequado para criar um conceito mais amplo na mente do usuário, fazendo-o compreender melhor o que ele está buscando e como pode trabalhar com sua empresa para conquistar resultados mais adequados.

MoFu – Meio do Funil

A segunda etapa do funil de vendas é marcada pela identificação de um problema nas mãos do consumidor. Aqui, ele entende finalmente sua necessidade, em grande parte por já ter lido bastante sobre o assunto e compreendido o que pode ser realizado.

Esse passo normalmente é tomado quando o consumidor encontra uma necessidade maior de consumir seu conteúdo, tornando-se um lead em sua empresa de, por exemplo, revestimento em ACM.

Para conseguir entrar nessa etapa, o usuário oferece suas informações básicas de contato em troca de mais informação, como:
  • E-books;
  • Conteúdos exclusivos;
  • Infográficos;
  • Webinars;
  • Material audiovisual.
É importante ter em mente, entretanto, que o lead não tomou nenhuma decisão com relação à sua compra. Por isso, é importante ter em mente que você pode trabalhar com muito mais qualidade em relação a esse tipo de atividade.

Para ter um bom relacionamento com o consumidor nesta etapa, é importante que você esteja empenhado em ajudá-lo a resolver seus problemas. Se você forçar uma oferta, pode acabar afastando o usuário.

Seu lead quer saber como resolver o problema que ele tem, e ajudá-lo é o meio de conseguir criar mais confiança entre o usuário e você, garantindo assim um resultado mais satisfatório para sua empresa de, por exemplo, etiquetas para pneus.

BoFu – Fundo do Funil

O fundo do funil é o último passo para conseguir trabalhar com seu cliente com qualidade. Aqui, a relação já está muito melhor desenvolvida, criando um mecanismo mais apropriado para conseguir trabalhar com mais qualidade.

Por conta disso, é importante ter em mente que você precisa saber o momento exato de iniciar uma abordagem de vendas. Sua equipe deve ser qualificada e preparada para tirar qualquer dúvida restante para o consumidor.

Se você não pulou nenhuma etapa, o lead já considera sua empresa uma referência de mercado, e estará muito mais propenso a de fato contratar seus serviços e resolver qualquer necessidade que ele ainda tenha sobre, por exemplo, papel de parede estilo oriental.

Deixe que o cliente faça algumas comparações com seus concorrentes, avaliando a melhor opção para ele enquanto cliente. Nesse aspecto, é importante ter em mente que você precisa saber lidar com estes elementos.

Por isso, garantir um bom resultado é fundamental para você ter sua estrutura de vendas melhor e conseguir uma taxa de conversões cada vez maior.

Para garantir que você vai ter um bom feedback e, muitas vezes, fidelizar o cliente, existe ainda uma etapa extra que lida com o pós-venda. Aqui, é importante se atentar a uma série de ações para garantir a satisfação total do consumidor.

Ademais, a experiência do usuário é um dos elementos mais importantes desse tipo de estratégia, e saber lidar com isso é fundamental para que você consiga vender com mais qualidade.

Isso porque o cliente fidelizado acaba trazendo uma série de vantagens para sua estrutura de negócios.

Além, do potencial de comprar novamente, uma vez que o cliente fidelizado deseja passar por uma boa experiência novamente, ele acaba se tornando um promotor da marca, seja de uma assessoria de contabilidade ou de qualquer outra empresa.

Isso significa que ele comenta sua experiência em suas redes de amigos e familiares. Dessa forma, você conquista novas oportunidades de negócio, muitas vezes que fogem do seu público-alvo e apresentam oportunidades únicas de encantar um novo grupo.

Por que trabalhar o funil de vendas?

Mesmo com o crescimento do marketing digital, principalmente com as técnicas de aproximação apresentadas pelo modelo Inbound, muitos empresários ainda têm o pensamento de manter apenas uma lista de contatos e publicações em redes sociais.

Embora estes elementos não devam ser descartados, é importante ter em mente que sem o trabalho adequado eles não trarão nenhum cliente novo para você, o que é fundamental para a manutenção e estrutura de sua empresa.

Isso porque o público está a cada dia solicitando melhores serviços e produtos para seu consumo, e o mercado cada vez mais concorrido tende a apresentar exatamente o que esses clientes precisam. Por isso, é importante conseguir se destacar.

Você pode acompanhar todo o processo de vendas com ferramentas de engajamento, sobretudo aquelas relacionadas a sua estrutura de negócios. Entretanto, é preciso pensar em como trabalhar com estes clientes da melhor maneira possível.

A primeira pergunta que precisa ser respondida na verdade é o motivo que faz os clientes escolherem comprar com você. A forma como você lida com seus consumidores é muito importante para conseguir definir esse tipo de ação.

Para isso, existem diversas técnicas diferentes de marketing que acabam tendo um foco muito maior em sua estrutura, conseguindo conquistar um espaço mais adequado para sua empresa.

Dessa forma, você sempre terá uma boa estrutura para apresentar em seus recursos, conseguindo melhorar ainda mais estes conceitos e trabalhar melhor em sua linha de marketing.

Quanto mais você usa o funil de vendas como base de sua estrutura de publicidade, mais fácil é identificar o que precisa ser feito, bem como saber quantos leads você precisa criar e fazer um monitoramento muito mais adequado para lidar com seus consumidores.

Dessa forma, você consegue prever ações de marketing e de vendas para conseguir trabalhar melhor com as metas estipuladas pela empresa, conseguindo identificar as ações que têm gerado resultados satisfatórios e quais precisam ser revistas.

Considerações finais

O funil de vendas é uma importante ferramenta para trabalhar com o mercado digital. Ele permite uma série de ações importantes para você conseguir lidar com seus consumidores e de forma estratégica trabalhar todas as possibilidades de seus consumidores.

Dessa forma, você tem um potencial muito maior para conseguir trabalhar com qualidade seus produtos ou serviços, conseguindo encaminhar os clientes por toda a jornada de compras e direcioná-lo cada vez mais para conseguir atingir seus resultados.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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