Trabalhar com funil de vendas é um passo importante para conseguir sucesso na internet. Este é um dos principais elementos do marketing digital, uma vez que consegue identificar todos os detalhes referentes à atuação de sua empresa com relação aos consumidores.
Este modelo estratégico apresenta toda a jornada do cliente em etapas, desde o momento em que ele descobre sua fabrica de etiquetas adesivas, por exemplo, e é apenas um visitante, até o momento de efetivar a compra. Às vezes, seguindo para o pós-venda.
Além disso, o funil identifica os momentos em que você precisa agir e trabalhar para conseguir conquistar resultados mais efetivos. Dessa forma, você acompanha de perto o processo do cliente, mas sem ser invasivo de qualquer maneira que possa afastá-lo.
Lembre-se, nenhuma compra é um processo homogêneo, não importa a velocidade que o cliente opte por fechar o negócio. Durante o processo, existem vários momentos que mostram o quão perto da conversão o cliente se encontra, por exemplo, para a compra de ribbon cera.
Isso acontece por conta do processo conhecido como transformação digital. Ademais, por conta de inúmeros avanços tecnológicos, principalmente relacionados ao mercado como um todo, o perfil do cliente mudou.
Hoje, não há mais espaço no mercado para um cliente reativo, que recebe uma publicidade vazia e pode optar por comprar ou não um produto.
Na atualidade, o consumidor está muito mais exigente, em grande parte por conta da velocidade e quantidade de informações que recebe. Isso significa que a primeira reação de um cliente sempre será procurar mais informações sobre um determinado problema.
Por conta disso, um dos principais meios de explorar seu empreendimento é através da criação de conteúdo. Esse conteúdo será consumido pelo cliente, que começará a criar um relacionamento com sua marca de, por exemplo, carimbo de borracha.
Quanto mais você alimentar o cliente com qualidade e com uma produção de conteúdo decente, mais próximo ele ficará do fim do funil de vendas, onde poderá ser abordado para a venda.
Conheça as etapas do funil de vendas
Para conseguir trabalhar com mais qualidade este formato, existem três etapas importantes que devem ser levadas em conta na estrutura do funil de vendas. Aqui, é importante ter em mente que estas etapas estão alinhadas com a jornada de compras, sendo elas:ToFu – Topo do Funil
A primeira etapa, conhecida como topo do funil, é o momento de descoberta. Aqui, o consumidor acaba de ter contato com sua empresa. Não há nenhum vínculo ou interesse especial e, muitas vezes, ele nem entende sua própria necessidade por, por exemplo, camisetas bordadas. Nesta etapa, a comunicação é primordial. Por você estar lidando com visitantes, é importante pensar que estas pessoas se aproximaram de sua página por algum motivo, mas ainda não têm nenhuma informação referente aos seus elementos. Por isso, é importante oferecer bastante material adequado para criar um conceito mais amplo na mente do usuário, fazendo-o compreender melhor o que ele está buscando e como pode trabalhar com sua empresa para conquistar resultados mais adequados.MoFu – Meio do Funil
A segunda etapa do funil de vendas é marcada pela identificação de um problema nas mãos do consumidor. Aqui, ele entende finalmente sua necessidade, em grande parte por já ter lido bastante sobre o assunto e compreendido o que pode ser realizado. Esse passo normalmente é tomado quando o consumidor encontra uma necessidade maior de consumir seu conteúdo, tornando-se um lead em sua empresa de, por exemplo, revestimento em ACM. Para conseguir entrar nessa etapa, o usuário oferece suas informações básicas de contato em troca de mais informação, como:- E-books;
- Conteúdos exclusivos;
- Infográficos;
- Webinars;
- Material audiovisual.