A importância das Buscas por voz nas ferramentas de Busca
A busca por voz é um recurso que elevou para outro nível a experiência do usuário com os mecanismos buscadores. Em 2018, 10 anos após o lançamento da busca por voz nas plataformas Google, a empresa apontava que 10% de todas as pesquisas no Brasil eram feitas assim. Além disso, no mesmo ano, o Google Assistente já estava presente em 400 milhões de dispositivos, como:- Smartphones;
- Computadores e notebooks;
- Tablets;
- TVs;
- Smartwatches;
- Smart speakers;
- Carros;
- Entre tantos outros.
O que é uma busca por voz e qual é o seu significado?
A busca por voz é uma ferramenta aplicável a qualquer dispositivo, desde que equipado com um assistente virtual. Utilizando tecnologias de Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning, o aprendizado da própria máquina, para “conversar” com o usuário e exibir resultados relevantes para suas solicitações, feitas pela fala. Dessa forma, os dispositivos são capazes não somente de entender o objetivo da busca, como “locação de tendas para eventos esportivos”, mas também oferecer resultados de acordo com o aprendizado das buscas anteriores. Seguindo o exemplo, esse aprendizado pode ser observado ao gerar resultados regionais e opções mais próximas do usuário, ainda que ele não tenha solicitado isso. Ademais, o surgimento dessa tecnologia e seu sucesso é uma consequência das dificuldades de digitação utilizando aparelhos como o celular.O impacto para o marketing digital
Para o usuário-consumidor a opção de fazer buscas por voz veio para incrementar sua experiência, cada vez mais aprimorada. Os aparelhos inteligentes e seus assistentes virtuais, permitem que as buscas sejam realizadas de forma mais rápida, natural, confortável e interativa, ao pesquisar por um item como “fábrica de carimbo datador manual de longa duração”. Para os profissionais de marketing, é necessário se adaptar, uma vez que para atrair o tráfego pelas buscas por voz, é importante saber que os mecanismos são diferentes das pesquisas tradicionais. Um ponto central a ser trabalhado por esses profissionais são as estratégias de SEO, uma vez que o usuário tende a fazer suas pesquisas por meio de perguntas completas, e isso afeta a forma com que os conteúdos são criados. Para aproveitar esse tipo de busca para aumentar o tráfego de suas páginas, a equipe de marketing de uma empresa especializada em soluções de revestimento em ACM, por exemplo, precisa fornecer respostas para essas perguntas. O objetivo da tecnologia é o mesmo das demais implementações voltadas para os mecanismos buscadores: atender as necessidades do usuário da melhor forma, gerando respostas mais rápidas e inteligentes. Didaticamente, vamos pontuar as diferenças para as estratégias de SEO, apontando algumas dicas para sua otimização, visando auxiliar a presença digital do seu serviço ou produto, resultando em mais vendas de ribbon cera, supondo que essa seja sua solução.SEO: usando as buscas por voz a seu favor
O mercado evolui de forma cada vez mais competitiva, principalmente nos canais online, já que é ali que se encontra o público, independentemente do segmento, porte ou solução oferecida por sua empresa. Nenhum empreendedor de sucesso pode desconsiderar alternativas para aumentar o tráfego para suas páginas, para se posicionar de forma mais assertiva no mercado, para criar autoridade para a marca e para potencializar suas vendas. Sabendo que as estratégias de SEO, sejam elas voltadas às buscas por voz ou às buscas tradicionais, com entradas através do teclado, são focadas e trazem resultados a médio e longo prazo, é fundamental começar o quanto antes. A seguir estão 5 práticas importantes para otimizar suas ações para as buscas por voz, que pontuam as particularidades dessa tecnologia:-
Priorize as palavras-chave long tail
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Pense nas perguntas e respostas
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Considere sua localização
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Mantenha os dados da página organizados
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Preze pela velocidade do site
- Comprimir imagens, vídeos e linhas de código;
- Adaptar parágrafos e títulos às dimensões dos dispositivos móveis;
- Adaptar o tamanho da fonte;
- Eliminar pop-ups e outros elementos que prejudicam a usabilidade;
- Verificar a visibilidade de todos os elementos, como os botões.