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Porque incluir o Remarketing em suas estratégias de Marketing Digital

Jayane Guia de Investimento - 3 de novembro de 2021

Existem inúmeras estratégias de marketing digital, inclusive, que você já deve ter ouvido falar algumas vezes. Entre elas, uma das mais conhecidas é o Remarketing, que ajuda diversas empresas, independentemente do nicho de atuação.

Pensando no sucesso da estratégia, bem como no fato de que muitas empresas precisam disso para vencer a forte concorrência do mercado, é muito importante entender mais sobre o tema, sendo você uma pequena startup ou um grande negócio.

Então, este texto tem como objetivo te explicar como são elaboradas as estratégias, como você pode tirar vantagem ao utilizar essa técnica, como ela pode melhorar os resultados de vendas, como se diferencia, além do seu desenvolvimento.

Entenda o que é, exatamente, o Remarketing?

Remarketing se trata de fazer um marketing para a mesma pessoa, ou seja, tem como objetivo gerar um impacto mais de uma vez, com algum cliente que já tenha feito a compra ou a contratação de um serviço na empresa em questão.

Em geral, a estratégia é feita via e-mails por responsáveis por colocar novamente um cliente antigo de volta à base, para que ele receba alguma ação sobre aquele produto, podendo resultar em bons números.

Ele é usado em uma variedade de situações, como falar sobre alguma promoção, até mesmo algum produto em que o cliente botou no carrinho, mas acabou por algum motivo não completando sua compra.

Por exemplo, se você possui um negócio que oferece serviços de limpeza e conservação de empresas, a lógica é que você foi contratado para fazer a limpeza para algum cliente, então, você pode mandar um e-mail para que esse cliente faça a contratação do seu serviço novamente.

Por que o Remarketing pode ser vantajoso?

O principal propósito do Remarketing está ligado ao aumento de conversões, ele faz isso pensando na questão de que raramente o consumidor já faz a compra no primeiro link em que ele entra.

Inclusive, segundo uma pesquisa de dados do Google Adwords, são apenas 3% das pessoas que fazem uma compra logo de primeira, e os números tendem a diminuir quando pensamos que algumas compras são mais burocráticas, como as que exigem uma solicitação de orçamento.   O Remarketing atua nessa massa cinzenta, onde ele tenta ter um contato com o seu cliente, criando uma intimidade por conta de uma mensagem mais personalizada, principalmente para que aquele consumidor fique bem mais íntimo da sua marca.

Então, se, por exemplo, você monta um sistema para restaurante delivery e precisa trazer um cliente antigo que não tem ideia de como implementar um novo sistema, você pode fazer uma mensagem personalizada para que ele faça a contratação novamente.   Assim ele lembra novamente de sua oferta, considerando que pode ser uma boa ideia fazer a contratação de seu serviço.

Inclusive, vamos ser mais específicos para você entender a vantagem, temos alguns dados que podem ser interessantes, como a pesquisa de campo da AgilOne. Neste caso, foi constatado que:

  • 58% gostam de receber e-mail mostrando que um produto entrou em promoção;
  • 51% gostam de ter um tratamento diferenciado com e-mails personalizados;
  • 41% dos adultos gostam de receber e-mails sobre abandono de carrinho.


Além dos dados trazidos, o MIT realizou um estudo que nas amostras diz que as possibilidades de reengajar um lead cai em 10% se o follow up foi feito há uma hora após a primeira interação no site.

Então, caso você tenha uma indústria de rótulos, e algum cliente fez a compra e parou na fase do carrinho, faça o remarketing, a chance de você fazer uma conversão com esse cliente é boa.

Colocando em prática uma campanha de remarketing

Antes de você colocar a sua campanha de remarketing em prática, é preciso fazer um planejamento, isso facilita que haja um mapeamento dos leads que estão em momentos diferentes na hora da compra.

Para isso o remarketing exige um sistema de listas, que é muito parecido à segmentação de e-mail marketing. Nestas listas, tomam como base o que os usuários acabam tendo de decisão.

Então, se você entrou em um site de aparelho de pressão digital de pulso, colocou um produto no carrinho e não comprou, e seu amigo entrou viu o produto e saiu, ambos estão cadastrados no site dessa empresa e ambos receberão um e-mail diferente para o estágio que ficaram.

Existem alguns dados que podem tornar a sua lista relevante, por exemplo os seguintes:

  • O valor da compra, se foi de R$50, R$100 ou R$150;
  • Os usuários que se inscreveram em seu site;
  • Os usuários que responderam todas as pesquisas no site;
  • Os usuários que entraram no site e baixaram e-book;
  • Entre outros pontos.


Pensando nesses dados é possível criar alguns templates para cada grupo. Outra boa ideia é fazer uma ferramenta de automação, assim eles podem ajudar a subir nesse processo, além de deixar as informações mais centralizadas.

Se você tem uma empresa de contabilidade para micro empresas, precisa avaliar os seus clientes e o que eles fizeram, assim, os e-mails e o template têm que ser diferentes uns dos outros.

Ademais, é importante dizer que isso pode ser feito de maneira automática, então considere a automação uma boa aliada no Remarketing.

Integrando o Remarketing no Inbound marketing

Uma boa estratégia é fazer uma combinação de Remarketing com Inbound Marketing, inclusive, nós mostraremos como isso pode ser possível.

Para começar você deve saber que essa combinação é poderosíssima e que vai ajudar a alavancar seus números, pois você retira o limite em envios de e-mails e sobe de patamar para promover vários conteúdos.   Isso é um incentivo para que os usuários que entrem em seu site sejam mais presentes. É uma maneira de resolver o problema do Inbound Marketing. 

Assim, os visitantes massivos que não retornam mais para consumir outros conteúdos, são quase como fazer um descarte de resíduos para empresas e eliminar aquilo que incomoda em seu negócio, só que a nível de marketing.

É algo bem interessante que pode ser combinado com landing pages que ajudam a prender mais audiência e ainda por cima criar mais leads.

O uso solo do Remarketing tem como objetivo acelerar a compra, mas combinado com o Inbound Marketing faz que seja possível criar chances para que o consumidor entre e avance seu estágio de compra.   Se você fizer um sistema de gerenciamento de transporte, por exemplo, é possível que você faça a combinação de ambos para vender o sistema que você criou para uma transportadora.

Ademais, é possível que isso seja feito reenviando um e-mail para torná-lo assíduo e fazer com que ele deseje ter aquele serviço ou produto.

Comparativo de Remarketing e Retargeting

Bom você deve se perguntar se o remarketing tem alguma coisa haver com o e-mail de anúncios que eu recebo, mas não é a mesma coisa, são coisas diferentes.

Vamos supor que você recebeu um e-mail de um anúncio de sinalização para estacionamento, mas você nunca sequer entrou no site para fazer compras com aquela empresa, saiba que essa é uma estratégia diferente e se chama Retargeting.

O Retargeting, na verdade, tem como objetivo principal pessoas interessadas nos anúncios, ou seja, não aquelas que visitaram o seu site e estiveram perto da compra. 

Desse modo, essa estratégia é usada mais para fazer anúncios em locais específicos das páginas, como também em anúncios pagos para que o produto seja divulgado para um público bem específico.   No inglês, targeting tem o significado de mira ou apontar, então o retargeting nada mais é que um anúncio que busca um público bem específico.

O fato é que apesar de serem bem parecidos, eles são diferentes, e o Google possui até mesmo uma ferramenta própria que é inclusive reconhecida como Remarketing, por isso que ambas são bastante confundidas uma com a outra.

Apesar de serem bem diferentes, uma pode ser complementar a outra, claro que tudo dependerá da sua estratégia e do seu nicho de atuação. Dessa forma, montar um bom planejamento pode ajudar em todo o processo.

Mas talvez a grande diferença e vantagem que o Retargeting tenha para si é o fato de ele ser focado exclusivamente em ads. 

Desse modo, se o Remarketing tenta dar um empurrão para o consumidor final ir lá e comprar ou contratar o serviço, o Retargeting tenta ao menos buscar consumidores que são potenciais a fazer a compra, ou seja, que tenham ligação com o nicho de atuação.

Então apesar de os dois serem diferentes em alguns aspectos, eles são bem parecidos em outros, principalmente aos olhos do Google, que é o que mais trabalha com esses tipos de ferramentas.

Tags | dicas, email, marketing, remarketing
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