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Interatividade: como ganhar mais clientes através da estratégia?

Jayane Guia de Investimento - 26 de janeiro de 2022

Quando falamos de interatividade, é necessário falar sobre o marketing de conteúdo, afinal, ambos andam lado a lado. 

Criar conteúdos interativos é uma categoria da estratégia de marketing que envolve, principalmente, o objetivo de promover mais interações com o público-alvo. 

Essa categoria, por sua vez, não é nova para as categorias do marketing de conteúdo, porém, só agora os conteúdos interativos estão sendo utilizados com mais frequência pelas marcas e empresas. 

A interatividade está se tornando hoje, uma das principais opções que as empresas estão tendo para chamar a atenção para o que elas querem comunicar. 

Atualmente, qualquer empresa está apta a praticar o marketing de conteúdo com materiais interativos. Uma fábrica de mezanino, por exemplo, pode criar conteúdos mostrando como é o dia a dia de produção, com intenções indiretas de venda. 

Para compreender melhor como as empresas estão se adaptando cada vez mais para as estratégias de marketing, estima-se que no ano de 2019, cada pessoa gerou cerca de 1,7 MB de dados por segundo. 

Contudo, uma estratégia interativa parte de qualquer tipo de conteúdo, contando que ele tenha algum elemento que promova uma interatividade com o público. 

Ou seja, se uma empresa de locação de andaimes criar uma nova campanha para impulsionar seus resultados, é importante que os conteúdos tenham elementos interativos para as pessoas saberem do que se trata. 

Os conteúdos que possuem elementos interativos geralmente tem o objetivo de fazer com que as pessoas participem mais vezes com as campanhas da empresa, e além disso, retirar para si, uma resposta sobre determinado assunto. 

Outro motivo para as empresas estarem fazendo cada vez mais conteúdos interativos, é a necessidade de resolver certos problemas. 

Disponibilizar um espaço para a empresa estar aberta a perguntas sobre determinados problemas, faz com que o público passe a confiar ainda mais na marca. 

Inicialmente, é preciso entender que os conteúdos interativos devem ser feitos primordialmente para os clientes. Em outras palavras, isso significa que os materiais devem ter aquele tom de propaganda. 

Portanto, se uma distribuidora de flores resolver criar uma nova sequência de conteúdos, é preciso entender quais são as principais necessidades do seu público-alvo. 

É preciso também, no primeiro momento, fazer com que o público se divirta com o conteúdo interativo, e que só lembre depois que trata-se de um material desenvolvido por uma empresa. 

Para o marketing, se o público percebe que o material foi desenvolvido por uma empresa, no primeiro momento, isso pode causar um certo desinteresse. 

Na pior das hipóteses, o usuário pode nem disponibilizar um segundo do seu tempo para ver o que o material tem a oferecer. 

Portanto, é muito importante que ao desenvolver esses tipos de conteúdos, leve-se em consideração que as métricas devem ser, por exemplo, o tempo de duração. 

É necessário dizer também que, no layout da página, é preciso que tenha comando e sinalização para que o usuário saiba navegador no site. 

Além disso, as páginas devem carregar rapidamente, para que os clientes não fiquem desinteressados sobre os seus produtos. 

Vivemos em um mundo em que as pessoas estão tendo menos tempo para ver as coisas, e nesse contexto, materiais simples e objetivos, como um vídeo rápido, acaba se tornando um ótimo meio para atrair uma nova base de clientes. 

É importante pontuar também que, para entregar valor para a audiência por meio dos conteúdos interativos, requer cuidados maiores. 

O gestor principal do negócio precisa ter em mente que, as pessoas estão cada vez mais cansadas sobre aqueles conteúdos que são completamente formados por propagandas. 

Nesse sentido, a interatividade surge da necessidade de conquistar esse tipo de público que está cansado com as publicidades. 

No geral, os benefícios de aplicar interatividade no seu negócio digital é:
  • Se destacar da multidão;
  • A análise dos dados ganham vida;
  • Melhora a história da empresa;
  • Aumenta as chances da compra ser finalizada.
É fundamental que, para quem está cogitando começar a praticar marketing de conteúdo, e trabalhar com materiais interativos, os conteúdos devem estar, inicialmente, no topo do funil de vendas. 

Podemos usar uma terceirização de mão de obra, por exemplo. Exibir todas as qualidades dessa companhia na primeira parte da sua página é de suma importância para garantir novas contratações. 

Estando nas primeiras opções, automaticamente os leads gerados pelos conteúdos interativos não irão se deparar com cartas de vendas ou táticas mais fortes que envolvem uma venda direta. 

Resumidamente, é preciso entender que o marketing interativo não trabalha com vendas agressivas. Ou seja, é necessário evitar coisas como “insira aqui o seu e-mail”, ou sugestão de outros materiais. 

No mais, investir em estratégias interativas pode fazer com que os empresários tenham várias vantagens. 

Logo, os lucros serão apenas consequências da boa prática de marketing, e consequentemente, terá uma abertura para contratar uma empresa de soluções em TI, para garantir que todos os equipamentos de informática da companhia funcionem nas suas melhores condições. 

Primeiro, podemos citar a possibilidade de conseguir a atenção do público de forma mais fácil, comparado às técnicas tradicionais. Isso acontece, pelo fato de que as pessoas gostam de saber mais sobre elas mesmas, só que de maneiras interativas.

Por meio da interatividade, a pessoa que estiver responsável para gerenciar os conteúdos, têm a liberdade de saber o que o público-alvo pensa sobre a marca, e outras opiniões que podem ser relevantes para a evolução da empresa.  

Graças a internet, hoje a relação entre empresa e consumidor está cada vez mais liberal. Antes, era comum que a conversa fosse gerenciada pela empresa, agora, ambos possuem seu lugar de fala, tornando o fluxo do diálogo ainda mais fluido.  

Atualmente, podemos ver empresas que trabalham com sistema de automação residencial, por exemplo, tendo diálogos mais abertos com seus clientes sobre diferentes assuntos. 

Isso acontece, principalmente, por meio dos conteúdos interativos que fazem com que o público-alvo fique engajado com o propósito do conteúdo. 

Contudo, o principal objetivo de criar conteúdos interativos é a coleta de dados, que devem ser estudados e transformados em materiais para novos conteúdos. 

Conforme são desenvolvidos novos materiais, a empresa conseguirá compreender melhor como é a persona do seus clientes. 

Um dos princípios básicos do marketing é que a empresa saiba qual as dores, e necessidades do seu público-alvo. Porém, é importante pontuar que só coletar os dados públicos é praticamente jogar fora uma expectativa de melhora na qualidade dos conteúdos. 

Com isso, uma construtora de galpão comercial, por exemplo, deve saber utilizar os dados coletados para que seus conteúdos tenham mais valor ao ser postado. 

No mundo digital, ter qualidade no que for desenvolvido é um dos pilares básicos para conseguir a confiança de novos clientes e leads em potencial. 

Portanto, é preciso reunir os dados e levantar discussões internas para que, só então, sejam desenvolvidos materiais interativos para promover alguma ação da empresa. 

Por fim, listamos 5 dicas que são capazes de fazer com que o seu conteúdo interativo tenha mais aderência com o seu público-alvo. 
  1. O que as pessoas querem saber?

Antes de criar um conteúdo interativo, é preciso saber o que as pessoas estão pensando, quais problemas estão enfrentando e quais informações elas estão buscando. 

Realize pesquisas, que por sua vez, conseguem reunir as respostas de forma rápida e simples, e também conseguem gerar uma experiência única ao cliente. 
  1. Torne a vida das pessoas mais fáceis

Podemos considerar os conteúdos, como uma maneira de providenciar alguns serviços. Porém, é ainda mais funcional quando é criado conteúdos que são capazes de fazer com que os problemas das pessoas sejam resolvidos, tudo isso, na estratégia da interatividade. 
  1. Reutilize conteúdos

Conforme você vai criando novos conteúdos, é comum que você acabe criando uma pasta de arquivos arquivados. 

Diante disso, esses materiais podem ser reaproveitados, porém, é preciso se atentar na construção deles. Dependendo do material, é preciso atualizá-lo para só então, realizar as postagens. 
  1. Quais dados da sua empresa são subutilizados?

É comum que algumas empresas tenham algumas planilhas arquivadas, com alguns resultados de campanhas passadas. 

Utilizar esses dados, de certa forma, pode render novos conteúdos para o público perceber o crescimento da empresa. Gerar história é o principal objetivo de reutilizar esses dados esquecidos. 
  1. Brinque com a sua audiência

Pode parecer brincadeira, mas temos que saber que, na internet, estamos lidando com pessoas que podem estar cansadas, estressadas e desesperadas por um momento relaxante. 

Nesse sentido, percebemos que fazer conteúdos interativos que são capazes de melhorar o humor de uma pessoa, é potencialmente atrativo para atrair novos clientes.

Tags | 2022, dicas, interatividade, negócios
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