Em um cenário repleto de concorrência, uma estratégia adequada com a implementação de Data Marketing se mostra crucial para se destacar entre a multidão.
Não basta simplesmente ter o melhor produto ou serviço do mercado, uma empresa precisa alcançar os olhos do público-alvo certo, e convencê-lo sobre isso.
Isso não é uma novidade. Na verdade, há uma boa chance de que até mesmo a concorrência esteja familiarizada com a importância do marketing digital, e todas as estratégias necessárias para se apresentar perante os consumidores.
Ainda assim, técnicas básicas de marketing digital, para muitas empresas, já não são mais suficientes.
É nesse ponto que o data marketing se apresenta, se mostrando como uma solução moderna, em que é possível adaptar estratégias diferentes para atingir os objetivos junto ao público-alvo, desde que a empresa seja informada sobre as preferências e interesses dos consumidores.
Afinal, é uma ação toda baseada em dados e hábitos dos potenciais consumidores.
Como é possível perceber, o data marketing adiciona especificidade e eficiência em estratégias que são empregadas em planejamentos de propaganda e publicidade voltadas para empresas diversas, inclusive construtoras em SP e incorporadoras imobiliárias em qualquer outro lugar.
Uma equipe de marketing pode conhecer e comprovar, por meio de dados, quais as táticas de campanha que podem funcionar da melhor forma com o público consumidor ao qual a empresa atende.
Enquanto as práticas tradicionais de marketing eram baseadas em suposições de longa data, ou simplesmente em “intuições”, o data marketing tem como base fatos quantificáveis, utilizando informações do próprio consumidor.
O que anteriormente seria uma campanha de marketing em massa e sem qualquer tipo de direcionamento, baseada em palpites, agora se mostra como um esforço, de fato, com base no que a empresa sabe de verdade sobre o mercado em que atua.
O processo é direto. Ao combinar os dados dos consumidores por meio de ferramentas digitais, principalmente, e fontes de terceiros que refletem informações adicionais, é possível encontrar dados sobre:
Quando se melhora a precisão e a velocidade das campanhas de marketing, os esforços se mostram mais eficientes e eficazes.
Os resultados se tornam mais claros, e ocorre porque o marketing orientado por dados permite que se obtenha clareza sobre o público-alvo que utiliza portaria remota para comercializar o produto ou serviço que se tem à disposição do mercado consumidor, por exemplo.
Além disso, é possível utilizar análises preditivas para antecipar tendências futuras, utilizando como base os próprios consumidores.
O data marketing tem, ainda, como benefício descobrir os melhores canais para hospedar a comunicação e o marketing, e assim otimizá-los da melhor maneira possível, o que vai resultar em uma melhora na experiência do cliente.
Embora uma empresa de portaria possa chegar a essas mesmas conclusões com práticas publicitárias tradicionais, dentro de tentativa e erro, uma estratégia orientada por data marketing melhora, de maneira eficaz, todo o processo. O mesmo se dá em qualquer outro segmento do mercado.
Existem alguns desafios que uma empresa precisa superar para implementar com sucesso o data marketing.
Um dos desafios trata da tecnologia insuficiente para empresas, além da falta de experiência interna como uma barreira que deve ser quebrada.
Vai além, pois os desafios se mostram em forma de silos de dados e a falta de coordenação entre os vários conjuntos de informações de uma empresa.
A desatualização de fontes de dados internos, ou mesmo incompletos e repletos de erros também são problemas que podem ser contornados, mas que tomam certo tempo da empresa e demandam atenção.
Por isso, o ideal é que as informações sejam otimizadas e tratadas para evitar falhas e erros nos processos.
Até mesmo a falta de conhecimento sobre técnicas modernas de marketing ainda são obstáculos que precisam ser superados, seja com cursos e treinamentos, para melhor capacitação da equipe técnica responsável.
As soluções podem ser as mais variadas, pois são pontos institucionais que podem ser superados.
O importante é entender que uma estratégia adequada sobre o data marketing está ao alcance de toda e qualquer empresa, seja de tubos galvanizados ou setores automotivos, entre outros, podendo demandar apenas algumas adaptações.
Toda a análise pode se dar por meio de fornecimento de dados terceirizados, ou com a contratação de profissionais especialistas em data marketing.
Primeiro, há uma enorme quantidade de informações para coletar e analisar. Seguindo, pode ser um processo de alta tecnologia, e se for uma empresa menos experiente e que não investe em processos e soluções digitais de vanguarda isso pode parecer dispendioso.
Contudo, o data marketing é o futuro da área da comunicação e, os elementos essenciais a seguir são um bom ponto de partida para implementar a ação e verificar que na verdade ela facilita os processos.
Se a empresa estiver trabalhando com um conjunto de dados incompleto, ou seja, com uma imagem incompleta do público, qualquer retorno será muito falho para fazer da forma correta.
De outra forma, se houver uma quantidade enorme de informação sem nenhuma estrutura organizacional à vista, fica difícil obter um retorno acionável que possa dar início a estratégia mais adequada.
Dessa forma, é preciso se concentrar em dois aspectos dos dados para informar sobre a estratégia a ser aplicada: coleta de dados e processamento de dados.
A coleta de dados pode ser feita internamente, verificando interações em redes sociais e conteúdos sobre varicocele tratamento, caso o público seja de uma clínica médica. Também é possível verificar inscrições em listas de e-mail, ou mesmo as transações de compra.
Todas essas informações são valiosas e devem ser aproveitadas ao máximo quando se trata de data marketing.
A captação de dados de terceiros pode preencher lacunas sobre o que interessa a um público específico.
Assim, a formalização de parcerias comerciais com outras empresas se mostra interessante, quando estas não são concorrentes diretas, mas contam com o mesmo público-alvo.
Após a coleta de dados, é preciso processá-los, passando por um tratamento de higienização e, assim, garantir que os dados coletados sejam corretos e livres de erros, bem como que agreguem informação de valor à marca.
A formação de metas e objetivos para uma estratégia sob o data marketing orienta a análise de todas as informações coletadas e sua devida aplicação.
Ao entender o que o público espera por parte da empresa que vende tinta epóxi preço acessível, por exemplo, chega o ponto em que é possível compreender qual o objetivo final.
Em seguida, basta usar os insights revelados pelos dados para descobrir o melhor caminho para atingir esse objetivo.
No entanto, é importante se concentrar em dados específicos, para que não se apresentem cenários completamente diferentes. O segredo, aqui, é delinear o objetivo com antecedência para saber por onde começar.
Outra medida é recorrer a bancos de armazenamento em nuvem, assim as informações não se perdem, mesmo com a queda, e podem ser acessados de diversos dispositivos, o que facilita a coleta, tratamento e devido armazenamento e acesso.
Examinar os dados brutos é necessário, mas não o suficiente para informar/definir a estratégia. Por isso é preciso entender os objetivos do data marketing para construir uma tática efetiva e avaliar quais informações são relevantes para isso.
Posteriormente, é possível definir a ação seguindo alguns passos. O primeiro é determinar os dados demográficos e características comuns que atendem melhor o objetivo traçado.
Esse é um processo de análise em que é possível descobrir padrões dentro do banco de dados e, então, adicioná-los para que sejam colocados em prática. Isso pode ser dividido por informações específicas, como:
Dessa forma, é possível descobrir leads, os potenciais clientes, com maior probabilidade de responder à campanha de marketing e determinar se a empresa pode oferecer soluções adequadas.
Explorar os dados internos e de terceiros pode ser um processo difícil, a princípio, mas no final tudo vale a pena.
Assim, é essencial que a empresa tenha uma estratégia para analisar o sucesso de uma campanha e continue fazendo isso sempre.
Vale examinar por que as pessoas responderam, ou não, e assim determinar quais as características comuns a cada grupo, e como se relacionam dentro de um comportamento de resposta, propagando essa ação.
Com uma análise preditiva, é possível identificar personas de compradores e expandir as perspectivas de uma campanha de sucesso e satisfatória para todos os envolvidos, tanto marca quanto consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Não basta simplesmente ter o melhor produto ou serviço do mercado, uma empresa precisa alcançar os olhos do público-alvo certo, e convencê-lo sobre isso.
Isso não é uma novidade. Na verdade, há uma boa chance de que até mesmo a concorrência esteja familiarizada com a importância do marketing digital, e todas as estratégias necessárias para se apresentar perante os consumidores.
Ainda assim, técnicas básicas de marketing digital, para muitas empresas, já não são mais suficientes.
É nesse ponto que o data marketing se apresenta, se mostrando como uma solução moderna, em que é possível adaptar estratégias diferentes para atingir os objetivos junto ao público-alvo, desde que a empresa seja informada sobre as preferências e interesses dos consumidores.
Afinal, é uma ação toda baseada em dados e hábitos dos potenciais consumidores.
Como é possível perceber, o data marketing adiciona especificidade e eficiência em estratégias que são empregadas em planejamentos de propaganda e publicidade voltadas para empresas diversas, inclusive construtoras em SP e incorporadoras imobiliárias em qualquer outro lugar.
Uma equipe de marketing pode conhecer e comprovar, por meio de dados, quais as táticas de campanha que podem funcionar da melhor forma com o público consumidor ao qual a empresa atende.
Do que se trata o data marketing?
De forma simplificada, o marketing orientado por dados, ou data marketing, é a prática de basear a estratégia de publicidade e comunicação de uma marca nas informações quantitativas que são coletadas sobre um público específico.Enquanto as práticas tradicionais de marketing eram baseadas em suposições de longa data, ou simplesmente em “intuições”, o data marketing tem como base fatos quantificáveis, utilizando informações do próprio consumidor.
O que anteriormente seria uma campanha de marketing em massa e sem qualquer tipo de direcionamento, baseada em palpites, agora se mostra como um esforço, de fato, com base no que a empresa sabe de verdade sobre o mercado em que atua.
O processo é direto. Ao combinar os dados dos consumidores por meio de ferramentas digitais, principalmente, e fontes de terceiros que refletem informações adicionais, é possível encontrar dados sobre:
- Comportamento;
- Estilo de vida;
- Interesses;
- Tendências.
Benefícios do data marketing moderno
O principal benefício que o data marketing apresenta é a especificidade que a estratégia oferece aos profissionais que trabalham nessa área, melhorando o ROI (Return Over Investiment), ou retorno sobre investimento, e o sucesso geral das campanhas.Quando se melhora a precisão e a velocidade das campanhas de marketing, os esforços se mostram mais eficientes e eficazes.
Os resultados se tornam mais claros, e ocorre porque o marketing orientado por dados permite que se obtenha clareza sobre o público-alvo que utiliza portaria remota para comercializar o produto ou serviço que se tem à disposição do mercado consumidor, por exemplo.
Além disso, é possível utilizar análises preditivas para antecipar tendências futuras, utilizando como base os próprios consumidores.
O data marketing tem, ainda, como benefício descobrir os melhores canais para hospedar a comunicação e o marketing, e assim otimizá-los da melhor maneira possível, o que vai resultar em uma melhora na experiência do cliente.
Embora uma empresa de portaria possa chegar a essas mesmas conclusões com práticas publicitárias tradicionais, dentro de tentativa e erro, uma estratégia orientada por data marketing melhora, de maneira eficaz, todo o processo. O mesmo se dá em qualquer outro segmento do mercado.
Desafios que o data marketing apresenta
Apesar dos muitos benefícios relacionados ao data marketing, nem sempre ele vem desacompanhado dos obstáculos que qualquer estratégia pode apresentar.Existem alguns desafios que uma empresa precisa superar para implementar com sucesso o data marketing.
Um dos desafios trata da tecnologia insuficiente para empresas, além da falta de experiência interna como uma barreira que deve ser quebrada.
Vai além, pois os desafios se mostram em forma de silos de dados e a falta de coordenação entre os vários conjuntos de informações de uma empresa.
A desatualização de fontes de dados internos, ou mesmo incompletos e repletos de erros também são problemas que podem ser contornados, mas que tomam certo tempo da empresa e demandam atenção.
Por isso, o ideal é que as informações sejam otimizadas e tratadas para evitar falhas e erros nos processos.
Até mesmo a falta de conhecimento sobre técnicas modernas de marketing ainda são obstáculos que precisam ser superados, seja com cursos e treinamentos, para melhor capacitação da equipe técnica responsável.
As soluções podem ser as mais variadas, pois são pontos institucionais que podem ser superados.
O importante é entender que uma estratégia adequada sobre o data marketing está ao alcance de toda e qualquer empresa, seja de tubos galvanizados ou setores automotivos, entre outros, podendo demandar apenas algumas adaptações.
Toda a análise pode se dar por meio de fornecimento de dados terceirizados, ou com a contratação de profissionais especialistas em data marketing.
4 elementos para estratégia de data marketing
Inserir o data marketing como um ponto estratégico dentro de uma campanha publicitária pode parecer um esforço sem fim.Primeiro, há uma enorme quantidade de informações para coletar e analisar. Seguindo, pode ser um processo de alta tecnologia, e se for uma empresa menos experiente e que não investe em processos e soluções digitais de vanguarda isso pode parecer dispendioso.
Contudo, o data marketing é o futuro da área da comunicação e, os elementos essenciais a seguir são um bom ponto de partida para implementar a ação e verificar que na verdade ela facilita os processos.
-
Dados para informar a estratégia aplicada
Se a empresa estiver trabalhando com um conjunto de dados incompleto, ou seja, com uma imagem incompleta do público, qualquer retorno será muito falho para fazer da forma correta.
De outra forma, se houver uma quantidade enorme de informação sem nenhuma estrutura organizacional à vista, fica difícil obter um retorno acionável que possa dar início a estratégia mais adequada.
Dessa forma, é preciso se concentrar em dois aspectos dos dados para informar sobre a estratégia a ser aplicada: coleta de dados e processamento de dados.
A coleta de dados pode ser feita internamente, verificando interações em redes sociais e conteúdos sobre varicocele tratamento, caso o público seja de uma clínica médica. Também é possível verificar inscrições em listas de e-mail, ou mesmo as transações de compra.
Todas essas informações são valiosas e devem ser aproveitadas ao máximo quando se trata de data marketing.
A captação de dados de terceiros pode preencher lacunas sobre o que interessa a um público específico.
Assim, a formalização de parcerias comerciais com outras empresas se mostra interessante, quando estas não são concorrentes diretas, mas contam com o mesmo público-alvo.
Após a coleta de dados, é preciso processá-los, passando por um tratamento de higienização e, assim, garantir que os dados coletados sejam corretos e livres de erros, bem como que agreguem informação de valor à marca.
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Tenha um objetivo como guia da estratégia
A formação de metas e objetivos para uma estratégia sob o data marketing orienta a análise de todas as informações coletadas e sua devida aplicação.
Ao entender o que o público espera por parte da empresa que vende tinta epóxi preço acessível, por exemplo, chega o ponto em que é possível compreender qual o objetivo final.
Em seguida, basta usar os insights revelados pelos dados para descobrir o melhor caminho para atingir esse objetivo.
No entanto, é importante se concentrar em dados específicos, para que não se apresentem cenários completamente diferentes. O segredo, aqui, é delinear o objetivo com antecedência para saber por onde começar.
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Planeje para analisar e aplicar os dados
Outra medida é recorrer a bancos de armazenamento em nuvem, assim as informações não se perdem, mesmo com a queda, e podem ser acessados de diversos dispositivos, o que facilita a coleta, tratamento e devido armazenamento e acesso.
Examinar os dados brutos é necessário, mas não o suficiente para informar/definir a estratégia. Por isso é preciso entender os objetivos do data marketing para construir uma tática efetiva e avaliar quais informações são relevantes para isso.
Posteriormente, é possível definir a ação seguindo alguns passos. O primeiro é determinar os dados demográficos e características comuns que atendem melhor o objetivo traçado.
Esse é um processo de análise em que é possível descobrir padrões dentro do banco de dados e, então, adicioná-los para que sejam colocados em prática. Isso pode ser dividido por informações específicas, como:
- Faixa etária;
- Histórico de compras;
- Localização geográfica;
- Preferências de comunicação;
- Uso de redes sociais.
Dessa forma, é possível descobrir leads, os potenciais clientes, com maior probabilidade de responder à campanha de marketing e determinar se a empresa pode oferecer soluções adequadas.
Explorar os dados internos e de terceiros pode ser um processo difícil, a princípio, mas no final tudo vale a pena.
-
Métricas para acompanhar o sucesso
Assim, é essencial que a empresa tenha uma estratégia para analisar o sucesso de uma campanha e continue fazendo isso sempre.
Vale examinar por que as pessoas responderam, ou não, e assim determinar quais as características comuns a cada grupo, e como se relacionam dentro de um comportamento de resposta, propagando essa ação.
Conclusão
Por fim, vale utilizar todas as informações e dados para futuros empreendimentos que envolvem o marketing de conteúdo.Com uma análise preditiva, é possível identificar personas de compradores e expandir as perspectivas de uma campanha de sucesso e satisfatória para todos os envolvidos, tanto marca quanto consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.