O posicionamento da sua marca quanto às questões ambientais, faz toda a diferença. Muitas empresas expõem a parte ecológica e sustentável dos seus produtos, mas o que pouca gente sabe, é que essa é uma estratégia de marketing que vem crescendo muito.
O marketing verde, ou marketing ambiental, como também é chamado, trata-se de um planejamento que visa dar destaque às questões ambientais do produto, com a finalidade de chamar a atenção através do cuidado com relação aos impactos naturais.
As empresas podem começar esse posicionamento tanto se comunicando com seu público quanto às mudanças nas práticas de produção que, dali em diante, vão passar a ter menos impactos ambientais, como doando parte do lucro para instituições ecológicas.
A causa é nobre, até porque, é público e notório a quantidade de lixo industrial que as empresas produzem todos os dias. Mas, de qualquer forma, é de suma importância saber trazer essa mudança de comportamento para que seus usuários percebam a preocupação.
Além do mais, hoje em dia tem sido critério de escolha entre muitas pessoas. Se uma pessoa está à procura de uma empresa de construção e engenharia e está cotando com duas construtoras, ela pode facilmente optar pela que gera menos impactos ambientais.
Com base no crescimento desse modelo estratégico, esse artigo vai te ajudar a implementar o marketing verde no seu negócio, de modo que a reputação da sua marca cresça consideravelmente.
A satisfação do cliente, é o cuidado que a marca terá para fazer daquele consumidor um público fidedigno. Em outras linhas, são estratégias que visam tornar o usuário que teve um único contato com a marca, em um cliente que permanece comprando continuamente.
Já a aceitação social trata-se da imagem que sua imagem quer passar para o mundo. Uma empresa bem vista quanto às questões ambientais, é uma empresa que é bem vista socialmente, portanto, naturalmente chama a atenção.
Já os 3Rs da sustentabilidade presentes entre os princípios de marketing verde, são:
Reutilizar, trata-se do tato que uma empresa precisa ter quanto ao descarte de materiais. Só se deve descartar quanto o material em questão já não tiver nenhuma utilidade e, mesmo assim, o descarte precisa ser consciente.
A reciclagem deve estar presente na filosofia da empresa, isto é, todos materiais descartados devem passar por um processo de separação, para que posteriormente possam ganhar uma nova utilidade.
Aliás, para além da causa ambiental, a reciclagem tem sido usada ultimamente como uma forma de economizar. Então, se você tiver um planejamento sustentável, além de ter um cuidado com a natureza, você ainda pode gerar mais lucro para sua empresa.
Existem empresas que prestam o serviço de consultoria ambiental orçamento que podem auxiliar sua empresa nesse aprofundamento e até mesmo no processo de repaginação da marca. Entretanto, também é possível encontrar muitas informações na internet.
O importante é ter uma variedade de opções a hora de implementar as estratégias de marketing verde, sem que pareça deslocado, antiquado e afins. Empresas que não pesquisam correm um sério risco de cometer uma gafe durante uma campanha.
Se uma empresa que presta consultoria contábil para abertura de empresa começa uma campanha de incentivos às práticas sustentáveis que gera resultados promissores, certamente é porque houve pesquisa preliminar quanto à possibilidade de execução.
Ter sintonia de princípios sustentáveis com o seu fornecedor, além de aproximar as empresas, transmite ainda mais confiança para o seu público. Você pode usar, inclusive, essa informação durante a campanha.
A lógica é muito simples: se você enxergou uma oportunidade de negócio alinhada aos cuidados ambientais, certamente existem fornecedores que também enxergam essa oportunidade. Portanto, procure o fornecedor certo para que isso facilite o processo.
Por exemplo, se você possui uma empresa que trabalha com montagem de painel comando elétrico, com enfoque em indústria de coleta e reciclagem, seria muito mais prudente que o seu fornecedor de materiais, também tivesse um apelo com a reciclagem.
O alinhamento quanto a consciência ecológica, é benéfico para ambos. Afinal, não é vantajoso para o fornecedor ter uma postura sustentável se o seu cliente não se importa com esse tipo de pauta. Além de socialmente inviável, também é financeiramente.
Se seu negócio tiver uma rotina de escritório, como uma empresa de administração de condomínios comerciais, por exemplo, lembre-se sempre de desligar os aparelhos antes de sair, e faça um projeto elétrico para implementação de lâmpadas LED no ambiente.
Essas práticas já farão uma grande diferença, além de perpetuar bom hábito entre os seus funcionários. Muitas vezes, pequenas ações geram grande impacto no ciclo de trabalho e esses hábitos sobre consumo de energia, certamente são um deles.
É possível fazer uma campanha na sua empresa sobre o uso adequado dos materiais, de modo que eles sejam utilizados ao máximo, diminuindo consideravelmente o desperdício.
Vale lembrar, que o descarte inadequado pode gerar multas caso passe por fiscalização. Geralmente grandes indústrias que lidam com grandes quantidades de matéria-prima, precisam de regularização ambiental de empresas, para seu funcionamento legal.
Até porque, infelizmente é muito comum o descarte ilegal por parte de muitas empresas e isso tem impacto direto no meio ambiente. A fiscalização é uma forma de fazer com que essas empresas tenham um compromisso com a natureza, de modo geral.
E justamente por isso, é necessária essa autorização ambiental, para que tudo esteja dentro dos conformes e todos tenham essa dimensão, principalmente quanto ao desperdício. E não pense que é uma prática que deve ser exclusiva das grandes empresas.
As empresas de pequeno porte também precisam se portar de forma consciente quanto ao descarte inadequado. Desperdiçar, portanto, não é uma opção em nenhuma hipótese.
Não é difícil de encontrar, contudo, é importante saber qual melhor se enquadra com o seu perfil de negócio para que exista um alinhamento ideológico. Isso irá melhorar consideravelmente a imagem da sua empresa, além de contribuir com o planeta.
Além do mais, você pode pensar numa parceria e criar junto com a organização algum projeto ambiental de relevância, porque dessa forma, o nome da sua empresa terá um lugar de destaque e muitas pessoas irão conhecer sua marca através do marketing verde.
É evidente que o sucesso da sua empresa passa muito pela qualidade dos seus produtos, mas as práticas sustentáveis chamam a atenção de quem quer um diferencial, até porque de empresas que se acomodam com a mesmice, o mercado já está cheio.
Coloque sua empresa no patamar daqueles que se importam com o meio ambiente e adote as ferramentas de marketing verde para destacar o seu negócio. Não há dúvidas de que essa é uma escolha rentável, mas o mais importante, sem dúvidas, é fazer a diferença.
O marketing verde, ou marketing ambiental, como também é chamado, trata-se de um planejamento que visa dar destaque às questões ambientais do produto, com a finalidade de chamar a atenção através do cuidado com relação aos impactos naturais.
As empresas podem começar esse posicionamento tanto se comunicando com seu público quanto às mudanças nas práticas de produção que, dali em diante, vão passar a ter menos impactos ambientais, como doando parte do lucro para instituições ecológicas.
A causa é nobre, até porque, é público e notório a quantidade de lixo industrial que as empresas produzem todos os dias. Mas, de qualquer forma, é de suma importância saber trazer essa mudança de comportamento para que seus usuários percebam a preocupação.
Além do mais, hoje em dia tem sido critério de escolha entre muitas pessoas. Se uma pessoa está à procura de uma empresa de construção e engenharia e está cotando com duas construtoras, ela pode facilmente optar pela que gera menos impactos ambientais.
Com base no crescimento desse modelo estratégico, esse artigo vai te ajudar a implementar o marketing verde no seu negócio, de modo que a reputação da sua marca cresça consideravelmente.
Conheça os princípios do Marketing Verde
Esse modelo de marketing possui alguns princípios que são primordiais para que o planejamento tenha êxito. Entre esses princípios, vale destacar os 4Ss e os 3Rs. Os 4Ss são esses abaixo:- Segurança;
- Sustentabilidade;
- Satisfação do cliente;
- Social acceptance (Aceitação social).
A satisfação do cliente, é o cuidado que a marca terá para fazer daquele consumidor um público fidedigno. Em outras linhas, são estratégias que visam tornar o usuário que teve um único contato com a marca, em um cliente que permanece comprando continuamente.
Já a aceitação social trata-se da imagem que sua imagem quer passar para o mundo. Uma empresa bem vista quanto às questões ambientais, é uma empresa que é bem vista socialmente, portanto, naturalmente chama a atenção.
Já os 3Rs da sustentabilidade presentes entre os princípios de marketing verde, são:
- Reduzir;
- Reutilizar;
- Reciclar.
Reutilizar, trata-se do tato que uma empresa precisa ter quanto ao descarte de materiais. Só se deve descartar quanto o material em questão já não tiver nenhuma utilidade e, mesmo assim, o descarte precisa ser consciente.
A reciclagem deve estar presente na filosofia da empresa, isto é, todos materiais descartados devem passar por um processo de separação, para que posteriormente possam ganhar uma nova utilidade.
Aliás, para além da causa ambiental, a reciclagem tem sido usada ultimamente como uma forma de economizar. Então, se você tiver um planejamento sustentável, além de ter um cuidado com a natureza, você ainda pode gerar mais lucro para sua empresa.
Pesquise sobre ações sustentáveis
É importante conhecer bem as ações sustentáveis, em especial, aquelas que sua empresa conseguirá executar de forma adequada. Conhecimento nunca é demais, por isso, sempre teste possibilidades dentro do seu negócio e sempre as comunique com seu público.Existem empresas que prestam o serviço de consultoria ambiental orçamento que podem auxiliar sua empresa nesse aprofundamento e até mesmo no processo de repaginação da marca. Entretanto, também é possível encontrar muitas informações na internet.
O importante é ter uma variedade de opções a hora de implementar as estratégias de marketing verde, sem que pareça deslocado, antiquado e afins. Empresas que não pesquisam correm um sério risco de cometer uma gafe durante uma campanha.
Se uma empresa que presta consultoria contábil para abertura de empresa começa uma campanha de incentivos às práticas sustentáveis que gera resultados promissores, certamente é porque houve pesquisa preliminar quanto à possibilidade de execução.
Procure fornecedores de princípios semelhantes
Já ouviu alguém dizer que você é o reflexo do seu ciclo social? Então, o mundo das empresas também funciona assim. Não adianta nada você possuir práticas sustentáveis se o seu fornecedor não se preocupa com nada disso.Ter sintonia de princípios sustentáveis com o seu fornecedor, além de aproximar as empresas, transmite ainda mais confiança para o seu público. Você pode usar, inclusive, essa informação durante a campanha.
A lógica é muito simples: se você enxergou uma oportunidade de negócio alinhada aos cuidados ambientais, certamente existem fornecedores que também enxergam essa oportunidade. Portanto, procure o fornecedor certo para que isso facilite o processo.
Por exemplo, se você possui uma empresa que trabalha com montagem de painel comando elétrico, com enfoque em indústria de coleta e reciclagem, seria muito mais prudente que o seu fornecedor de materiais, também tivesse um apelo com a reciclagem.
O alinhamento quanto a consciência ecológica, é benéfico para ambos. Afinal, não é vantajoso para o fornecedor ter uma postura sustentável se o seu cliente não se importa com esse tipo de pauta. Além de socialmente inviável, também é financeiramente.
Tenha o consumo de energia consciente
Repensar sua empresa quanto ao consumo consciente de energia, também é uma prática sustentável. Incentive a redução de consumo de energia entre seus funcionários, pois além de ser um fator positivo para a natureza, certamente fará você economizar.Se seu negócio tiver uma rotina de escritório, como uma empresa de administração de condomínios comerciais, por exemplo, lembre-se sempre de desligar os aparelhos antes de sair, e faça um projeto elétrico para implementação de lâmpadas LED no ambiente.
Essas práticas já farão uma grande diferença, além de perpetuar bom hábito entre os seus funcionários. Muitas vezes, pequenas ações geram grande impacto no ciclo de trabalho e esses hábitos sobre consumo de energia, certamente são um deles.
Diminua o desperdício
É evidente que o desperdício em hipótese alguma é algo positivo. Grande parte do lixo produzido no planeta é de origem industrial e isso se dá, muitas vezes, por causa do desperdício exacerbado, sem consciência quanto à reutilização.É possível fazer uma campanha na sua empresa sobre o uso adequado dos materiais, de modo que eles sejam utilizados ao máximo, diminuindo consideravelmente o desperdício.
Vale lembrar, que o descarte inadequado pode gerar multas caso passe por fiscalização. Geralmente grandes indústrias que lidam com grandes quantidades de matéria-prima, precisam de regularização ambiental de empresas, para seu funcionamento legal.
Até porque, infelizmente é muito comum o descarte ilegal por parte de muitas empresas e isso tem impacto direto no meio ambiente. A fiscalização é uma forma de fazer com que essas empresas tenham um compromisso com a natureza, de modo geral.
E justamente por isso, é necessária essa autorização ambiental, para que tudo esteja dentro dos conformes e todos tenham essa dimensão, principalmente quanto ao desperdício. E não pense que é uma prática que deve ser exclusiva das grandes empresas.
As empresas de pequeno porte também precisam se portar de forma consciente quanto ao descarte inadequado. Desperdiçar, portanto, não é uma opção em nenhuma hipótese.
Apoie instituições ou organizações que apoiam causas sustentáveis
Desde uma pequena empresa que presta serviço de entrega de encomendas, quanto uma multinacional no ramo automobilístico, podem ajudar causas que possuem um cuidado com as pautas ambientais, até porque existem várias delas que agem de formas diferentes.Não é difícil de encontrar, contudo, é importante saber qual melhor se enquadra com o seu perfil de negócio para que exista um alinhamento ideológico. Isso irá melhorar consideravelmente a imagem da sua empresa, além de contribuir com o planeta.
Além do mais, você pode pensar numa parceria e criar junto com a organização algum projeto ambiental de relevância, porque dessa forma, o nome da sua empresa terá um lugar de destaque e muitas pessoas irão conhecer sua marca através do marketing verde.
A lucro é consequência das boas ações
Um medo comum entre os empresários é que ao migrarem para uma postura mais sustentável, percam clientes e tenham prejuízo. Isso é uma falácia, afinal, as pessoas têm procurado cada vez mais empresas que se posicionam e se importam com a natureza.É evidente que o sucesso da sua empresa passa muito pela qualidade dos seus produtos, mas as práticas sustentáveis chamam a atenção de quem quer um diferencial, até porque de empresas que se acomodam com a mesmice, o mercado já está cheio.
Coloque sua empresa no patamar daqueles que se importam com o meio ambiente e adote as ferramentas de marketing verde para destacar o seu negócio. Não há dúvidas de que essa é uma escolha rentável, mas o mais importante, sem dúvidas, é fazer a diferença.