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Tudo sobre o Marketing de Comunidade

Jayane Guia de Investimento - 19 de agosto de 2022

Você sabe o que é marketing de comunidade? Esse termo pode ser novo para você, mas nada mais é que uma estratégia para engajar os consumidores, uma forma de aproximar a empresa e o cliente por meio de eventos presenciais e outras estratégias.

Assim você traz o seu cliente para mais perto de você e conhece a opinião dele, melhorando cada vez mais a sua marca, serviços e produtos oferecidos. Dessa forma sua marca ganha fidelidade dos consumidores, admiração e o amor de todos envolvidos.

Cada indivíduo tem suas próprias preferências, aquilo que move suas vontades e escolhas e principalmente aquilo que consome, sejam serviços ou marcas. Eles sempre vão optar por aquilo que mais se identificam.

Dessa forma se cria uma comunidade em torno dessas marcas, ou seriam apenas consumidores satisfeitos com o produto de tal forma que se sente parte de um todo, querendo convencer a todos que conhece a consumirem também esses produtos.

Esse questionamento é importante para entendermos o marketing da comunidade, pois clientes satisfeitos com os produtos, se identificando com os valores, conceitos e propostas das marcas, vão se reunir e criar uma comunidade em prol desses produtos.

Mas é importante ressaltar que ter clientes satisfeitos não quer dizer que sua marca construiu uma comunidade.

Uma empresa de lava olhos de emergência, que age no campo de laboratórios, ou seja, tem a possibilidade dos seus produtos estarem em diversos lugares, possui clientes satisfeitos.

Mas o marketing de comunidade vai além disso, ele evidencia uma comunidade onde os clientes criam que meio uma corrente, onde quer que todos conheçam o produto, então ele vai recomendar, falar sobre, será algo que ele se identifica de certa forma.

Antes de entender melhor sobre o marketing da comunidade, precisamos entender o que é uma comunidade. Se olharmos no dicionário irá aparecer palavras como: comunhão e aspirações, e isso define muito bem a ideia de comunidade.

Pois se trata de um grupo de pessoas que possuem alguma coisa em comum, essa ideia de comunhão é a aspiração que irá definir essa comunidade.

Esses indivíduos se conectam entre si para a troca de experiências, como pela internet, criando comunidades nas redes sociais, que podem ser destinadas a assuntos específicos como um ator, uma banda, ou assuntos diversos como séries e livros.

Ou assuntos mais gerais, como consultoria em TI ou empreendedorismo. Aqui a ideia principal é ter um espaço para:
  • Compartilhar ideias sobre o tema;
  • Interagir com pessoas que compartilham os mesmos interesses;
  • Dar a sua opinião sobre o assunto;
  • Se sentir parte de algo.
Mas como as empresas entram nessa ideia de comunidade, muitas estão aproveitando esse conceito para conectar os seus clientes e os potenciais clientes.

Descobrindo a potência que um grupo de pessoas com pensamentos, gostos e preferências em comum podem fazer juntas pela marca, quando se identificam e de certa forma se apaixonam pelos serviços ou produtos.

Isso inclui ações como as próprias comunidades digitais nas redes sociais, aplicativos, eventos presenciais, que criam clubes e ações para reunir essas pessoas, ouvir o cliente para que você tenha esse contato e continue desenvolvendo serviços melhores.

Em um exemplo prático, uma empresa de manutenção pabx Sorocaba cria um evento em sua cidade com os representantes da marca e convida seus clientes para conhecerem sua história, cria toda uma atmosfera no lugar. Isso vai aproximar aquele cliente.

Assim ele vai se sentir importante e mais conectado com os ideias da empresa, criando em forte vínculo, assim você fortalece a conexão com o seu público e o engajamento da sua marca. É disso que se trata o marketing de comunidade.

O que é marketing de comunidade?

É um espaço para construções coletivas, onde clientes e empresas envolvidas nesse movimento saem ganhando. Esses consumidores conectados se sentem parte da marca, sempre divulgando, compartilhando e muitas vezes defendendo essa empresa.

O marketing de comunidade é uma estratégia com o intuito de aproximar os atuais clientes e atingir novos consumidores. Como já mencionado, isso pode ser feito por comunidades em redes sociais e grupos, fóruns onlines e eventos presenciais.

Também outras ações que tenham a ver com o seu público, se sua empresa é do ramo de treinamento de nr 20, criem fóruns explicando porque é importante a segurança no trabalho.

Quando as pessoas entendem o propósito do negócio, há mais chances de conhecer e consumir esses serviços.

Através dessa aproximação você consegue monitorar as necessidades dos consumidores, conhecendo suas opiniões sobre a sua marca e dessa forma melhorar o seu serviço, assim mais pessoas irão conhecer sua empresa, pois os consumidores irão falar sobre ela.

Podemos dividir o marketing digital em duas categorias:

1. Orgânico

Quando não é criada nenhuma ação pela empresa, são os próprios clientes que interagem, trocam informações, marcam os encontros e criam grupos para falar sobre os produtos e serviços da sua marca.

Mas é importante ressaltar que dessa forma você não tem controle do que está sendo dito, então é importante que os clientes estejam satisfeitos com o serviço, caso contrário será algo ruim para sua marca.

Pense que essa comunidade de pessoas irá falar da sua empresa na internet. Se as impressões forem ruins, essa comunidade será para reclamar do seu serviço.

É ideal que, quando alguém pesquisar algo relacionado ao seu negócio em um site de buscas, como “serviços de cabeamento de rede preço”, sua empresa apareça no topo da pesquisa com muitos usuários falando bem dos produtos ou serviços oferecidos.

2. Patrocinado

Ao invés do exemplo acima, neste caso sua empresa cria essa comunidade por meio de investimento de tempo ou dinheiro para conseguir incluir esses clientes em uma comunidade. A grande vantagem é o controle sobre como e o que será dito.

Assim você está de perto vendo quem participa e quais os assuntos discutidos. Se perceber que surgiu algo de errado, poderá solucionar o problema antes que aquilo atrapalhe seu negócio.

Essa opção pode gerar custos, mas pense que será um bom investimento para os seus negócios. Caso o orçamento esteja apertado, tente procurar maneiras para que também não prejudique a sua rentabilidade.

A antecipação de recebíveis para empresas pode ser uma boa solução para te dar um fôlego a mais, porque essa será uma ação com resultados a longo prazo.

Como começar o marketing de comunidade?

Agora que já entendemos o conceito do marketing de comunidade, como podemos aplicá-lo? Pode parecer um pouco trabalhoso fazer com que isso simplesmente aconteça, mas existem alguns pontos importantes para que você consiga formar essa comunidade.

Defina um propósito

Como tudo no mundo dos negócios começa pelo propósito, um produto sem um propósito não consegue ir muito longe no marketing de comunidade, pois as pessoas não vão se conectar com a sua empresa.

Tente pensar no momento em que você idealizou a sua marca, você notou uma oportunidade no mercado ou pensou em resolver algum problema e graças a isso conseguiu atingir o seu público.

Isso é o melhor ponto de partida para um propósito forte e que cria essa conexão com seus consumidores, seja a sua empresa de maquiagem, antecipação de cheques, decoração, enfim todas precisam ter esse propósito para criar essa conexão com o cliente.

Segmente seu público

Se você já tem um grande público, não comece o marketing de comunidade com todos eles logo de cara. É preciso segmentar, ou seja, ir aos poucos e ver quais serviços ou produtos têm uma maior procura e os clientes mais fiéis.

Foque neles, entenda que os primeiros membros dessa comunidade serão o alicerce para sustentar a comunidade, eles vão ser os primeiros a começarem a divulgar e comentar sua empresa, por isso é importante focar em um público específico.

Assim você valida suas ideias e propósito antes de escalar para o resto do público.

Engaje as comunidades

O maior desafio sem dúvidas é engajar as pessoas dentro dessa comunidade. Existem algumas táticas que podem ser usadas para alcançar esse objetivo. Crie um ciclo de gatilho, rotina e recompensa, esse é um princípio base de engajamento para tudo.

Crie eventos periódicos dentro da sua comunidade e recompense esses clientes que participaram, assim ele vai sair falando bem da sua empresa e ansioso para o próximo.

Por exemplo, no ramo de transporte aéreo empresas, o evento pode ser ambientado com o tema de aviões, e ao saírem do local, eles receberam um kit para viagens com máscaras de dormir, escova de dente, meias compressivas, entre outras coisas.

Além disso, crie um ambiente onde seus clientes possam interagir e trocar as suas experiências. Pode ser de forma virtual ou presencial, desse jeito você também reduz as dúvidas e reclamações em seu site, assim você fortalece o relacionamento.

Depois de seguir todos esses passos e fortalecer a sua estratégia de engajamento, é a hora de escalar sua comunidade, falando com os membros do seu grupo para indicarem seu serviço para mais pessoas. Tente ir aos poucos para não perder o que já conseguiu.

O marketing de comunidade é uma ótima oportunidade de aproximar o cliente, mas acima de tudo criar um espaço para reunir histórias e resolver problemas, mostrando como a sua marca é essencial na vida desse cliente.

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