Criar rapport é uma das coisas mais importantes na fidelização e prospecção de novos clientes, porém não é tão fácil ser executado e realmente exige a aplicação de algumas técnicas e princípios para tudo fluir com perfeição, beneficiando assim, a relação entre empresa e cliente.
Como o foco são os negócios, aplicar o rapport com maestria trará uma conexão entre sua empresa e seus clientes, isso refletirá em facilidade para executar os projetos e obviamente aumentará sua lucratividade.
Empresas segmentadas, como o Busca Cliente, possuem muito sucesso ao desempenhar essa arte, fidelizando cada cliente que se relaciona, mesmo de forma regionalizada.
Mas afinal o que é rapport?
Rapport é uma palavra de origem francesa e não tem tradução para o português, entretanto, dentro da PNL (programação neuro linguística) criar o Rapport poderia ser entendido como o estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em uma relação. A confiança diminui a tensão interpessoal e faz o futuro ou atual cliente ficar mais à vontade. Ele se abre mais e revela com liberdade as informações referentes às suas necessidades, desejos, objetivos, sonhos e medos pessoais. Sem confiança é extremamente difícil, e em alguns casos até mesmo impossível, vender algo, mesmo sendo o melhor produto ou serviço do mundo. Aí está a importância do rapport. Toda empresa busca cliente a fim de obter sucesso no momento de prospectá-lo e fidelizá-lo. É necessário praticar o rapport de forma cirúrgica, tendo assim, sucesso nas vendas e nas relações pessoais. Os fundamentos que devem ser aplicados durante a realização da técnica do rapport são:- Criar confiança;
- Se adaptar ao ambiente e aos comportamentos;
- Aumentar relações interpessoais;
- Falar menos e ouvir mais.
E quais são as vantagens de aplicar essa técnica de atendimento ?
Melhorar a relação com cada cliente e aumentar o número de vendas já resumiria muito bem como o rapport é vantajoso, mas elas são o desfecho da aplicação correta, existem muitas outras vantagens:- Boa reputação no mercado;
- Busca cliente novo com mais facilidade;
- Alta recomendação;
- Maior credibilidade;
- Diferenciação no mercado;
- Estabilidade para o negócio.