Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

As oportunidades das redes sociais para pequenos negócios

Eduardo Larbac - 13 de julho de 2020

As oportunidades das redes sociais para pequenos negócios As oportunidades das redes sociais para pequenos negócios

As redes sociais se tornaram as plataformas mais populares da internet. De acordo com um relatório divulgado, mais de 3,5 bilhões de pessoas acessem essas mídias, o que equivale a 3,5 bilhões de usuários em todo o mundo.

O Facebook segue na liderança, com mais de 1,9 bilhões de perfis ativos; seguido do Instagram, com 1 bilhão. Até o final de 2023, estima-se um crescimento de 20% no número de usuário de redes sociais no Brasil, cerca de 114,5 milhões de pessoas. 

Assim, ocuparemos o quarto lugar no ranking entre os países nos quais esse tipo de serviço vai popularizar, perdendo para a China (799,6 milhões), Índia (447,9 milhões) e Estados Unidos (257,4 milhões).

Diante deste cenário, várias empresas buscam aprimorar suas estratégias de marketing digital para redes sociais, com o intuito de ampliar o alcance de clientes, aumentar o reconhecimento no mercado e construir uma boa imagem do negócio.

Até mesmo empreendimentos menores, como uma clínica popular, podem se beneficiar dessas plataformas, uma vez que o investimento no marketing digital é muito mais barato, em comparação às divulgações tradicionais (rádio, televisão e jornal).

No artigo de hoje, conheça mais quais são as oportunidades das redes sociais para pequenos negócios. Acompanhe a leitura!

Quais as vantagens das redes sociais para negócios?

A partir de estratégias bem formuladas, as redes sociais são capazes de atrair novos consumidores, fidelizá-los e colaborar com o engajamento da marca. 

Para os pequenos negócios isso é fundamental, uma vez que muitos dependem do crescimento das vendas para sobreviver ao mercado.

Porém, as vantagens das redes sociais vão muito além da atração de compradores. Entre os grandes benefícios dessas plataformas para os micro e pequenos empreendimentos, destacam-se:

  • Fortalecimento da imagem da empresa;
  • Construção de relacionamentos com os clientes;
  • Ampliação da audiência que vê o conteúdo;
  • Abertura de um canal de comunicação direto.

Vale lembrar que as redes sociais também são capazes de direcionar os materiais certos para os potenciais consumidores. 

Ou seja, um anúncio sobre ERP para indústrias irá aparecer para pessoas interessadas no produto, não para um público massivo.

Como consequência, tem-se uma divulgação mais assertiva, sendo possível aumentar as chances de venda.

Quais são as principais redes sociais?

Segundo a pesquisa “Transformação Digital nas MPE (micro e pequenas empresas)”, realizada pelo SEBRAE, nos últimos anos os empreendimentos brasileiros apostaram significativamente na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais, principalmente nas redes sociais.

Cerca de 72% dos MPEs usam o WhatsApp para se comunicar com os clientes e 40% têm uma página no Facebook. 

Além disso, é possível perceber o uso crescente do Instagram para negócios, já que o aplicativo conta com várias funcionalidades voltadas especificamente para empresas.

Assim, mesmo um profissional autônomo, como um instalador de cerca elétrica residencial, pode usar as redes sociais de maneira estratégica, para divulgar o seu negócio. 

Contudo, esse processo vai muito além de somente criar um perfil no Instagram ou uma fanpage no Facebook.

O primeiro passo, é conhecer as principais redes sociais da atualidade. Dessa forma, é possível elaborar estratégias, conforme singularidades de cada plataforma. 

Abaixo, separamos algumas delas.

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular de todo o mundo. Hoje em dia, conseguimos encontrar praticamente tudo na plataforma: desde empresas especializadas na venda de equipamentos de laboratório, lojas de roupas, escolas, escritórios de advocacia, etc.

Uma das grandes vantagens do Facebook é a sua grande facilidade de compartilhamento de conteúdo, visto que a rede aceita quase todos os tipos de formatos. 

Assim, é possível criar vídeos, artigos, infográficos, imagens 360o, jogos e outras interatividades para melhorar o engajamento da marca com o público.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce (inclusive, mais do que o Facebook). Isso porque o aplicativo possui inúmeras funcionalidades, tornando o compartilhamento de conteúdo mais dinâmico e criativo.

No entanto, o Instagram ainda é muito visual. Por isso, muitas lojas de roupas conseguem divulgar fotos de uma camisa polo para uniforme, entre outros vestuários, como forma de despertar o interesse dos consumidores e usar o Instagram como uma “vitrine” da marca.

Twitter

O Twitter é uma espécie de “microblog”, onde as pessoas podem compartilhar pequenos textos (até 140 caracteres), comentando sobre assuntos do momento, dialogando com outros usuários, e divulgar conteúdos de modo rápido.

Pela efemeridade da rede, não é possível escrever um artigo detalhado sobre declaração de exportação, por exemplo, mas o Twitter permite compartilhar links de blogs, sites e outras plataformas.

O interessante é escrever algo sucinto, objetivo, mas que seja muito atrativo aos usuários, para que eles tenham a curiosidade de buscar mais informações para as empresas.

4 dicas para divulgação em redes sociais

Embora seja necessário conhecer as especificações de cada rede, bem como os objetivos do seu negócio para iniciar um planejamento de marketing, algumas técnicas servem de base para divulgação em qualquer tipo de mídia.

A seguir, conheça algumas estratégias.

1 – Identifique o público-alvo

Visto que o poder de segmentação das redes sociais é um dos pontos mais positivos para o marketing, é preciso saber como usar essa ferramenta, a fim de encontrar clientes potencialmente interessados no seu negócio.

Uma forma de fazer isso é analisar, em relatórios gerados pelas próprias redes sociais, o perfil dos seguidores e suas principais características.

Quanto mais informações coletadas, melhor. Afinal de contas, é possível planejar um conteúdo sobre etiquetas adesivas personalizadas totalmente adaptado para os clientes.

Em geral, as redes sociais coletam os seguintes dados da audiência:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Localidade;
  • Horário de acesso;
  • Entre outros.

Essas informações são valiosas na hora de produzir conteúdos para as redes sociais, mas também no momento de formular anúncios. Além disso, é possível verificar os melhores horários e dias para a postagem.

Afinal, quando se patrocina publicidade nas plataformas, é possível direcionar exatamente para quem a propaganda irá aparecer.

2 – Produza conteúdo relevante

Os usuários das redes sociais não estão interessados somente em anúncios. Ao contrário, eles desejam criar um relacionamento com as marcas e, por causa disso, é importante investir na produção de conteúdo relevante e de qualidade.

Nesse sentido, ao tratar do serviço de armazenamento de documentos, por exemplo, é interessante focar em um material informativo e que traga soluções ao público.

A qualidade se tornou fundamental para as redes sociais, superando a quantidade. De nada adianta uma quantidade excessiva de postagens, se elas não são capazes de contribuir com o conhecimento dos seus seguidores.

3 – Tenha um cronograma de publicações

O excesso não é bom, mas idem a escassez. Devido à efemeridade das redes sociais, é importante sempre produzir conteúdo e compartilhá-lo nas plataformas. Afinal de contas, o usuário precisa lembrar que a sua empresa existe.

Por isso, uma boa maneira de não deixar seus perfis “às moscas” é ter um cronograma de publicações. 

Esse calendário irá ajudar a programar a produção de conteúdo e, principalmente, fazer com que a marca não esqueça datas importantes (dia das mães, dos pais, dos namorados, etc).

4 – Utilize os recursos disponíveis

Como dito, as redes sociais contam com uma série de recursos disponíveis para as empresas. É interessante que o seu negócio busque conhecer essas funcionalidades e empregá-las em suas postagens.

Além de melhorar o engajamento dos usuários, isso ajuda o próprio algoritmo das redes sociais, pois quanto mais ferramentas se utiliza, mais as plataformas compreendem que o seu conteúdo é bom e o compartilham para outros usuários.

No Instagram, por exemplo, é recomendável fazer uso do stories, para aproximar o público do dia a dia da empresa. Ao mesmo tempo, a ferramenta Instagram Shopping também é muito vantajosa, já que ela encurta a jornada de compra, tornando a venda mais fácil.

Conclusão

Os micro e pequenos negócios despontam com um notável crescimento no Brasil. Seja por um empreendedorismo de necessidade ou não, as empresas menores se destacam no mercado, porém precisam enfrentar vários obstáculos para sobreviver aos primeiros anos.

Uma forma de conseguir se manter é através do aumento de vendas. Nesse sentido, mesmo com poucos recursos financeiros para investir em marketing, há a possibilidade de planejamento estratégico em redes sociais.

Baratas e eficientes, essas plataformas são capazes de atingir uma grande audiência, aumentar o nicho de atuação e, ainda, fidelizar os consumidores.

No entanto, é preciso ter um planejamento voltado para cada uma das redes, respeitando as especificações, limitações e singularidades de cada uma delas.

Desse modo, com um projeto de marketing para redes sociais direcionado e assertivo, é possível ir além da atração de clientes.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Crie artes para seu blog e redes sociais com o Canva
Próximo Artigo A importância da consistência para alavancar seu canal

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac