Uma das oportunidades que a internet nos proporcionou é a venda como afiliado, uma estratégia que permite a qualquer pessoa ganhar dinheiro com um blog e fazendo publicações em redes sociais.
Mais do que a geração de conteúdo de valor e publicidade, o chamado “marketing de afiliados” é bastante útil para quem cria um infoproduto, como um curso online ou livro digital, sendo possível transformar a sua página em um canal de vendas.
Nesse sentido, quando nos afiliamos a um produto ou serviço, significa que divulgamos essa mercadoria para a sua audiência com um link especial e, através de cada venda realizada por esse link, recebemos uma porcentagem de vendas, isto é, uma comissão.
Dessa forma, ser um afiliado é uma excelente maneira para gerar receita, testar algumas ideias para o seu negócio e começar um empreendimento digital.
Contudo, não é tão simples assim criar uma página de vendas como afiliado. Por esse motivo, o artigo de hoje traz um checklist, com dicas que devemos seguir para conseguir sucesso com essa empreitada na internet. Acompanhe a leitura!
O que é Marketing de Afiliados?
O marketing de afiliados é uma forma de ter um rendimento por meio da partilha de recomendações, promoção de produtos ou serviços de outras pessoas ou empresas. Quer dizer que é uma forma de ganhar dinheiro por meio de comissões. Por exemplo, um blogueiro pode vender um aplicativo para condomínio na sua própria página. Mesmo não sendo um software dele, a cada venda, o blogueiro ganha uma comissão e tem uma parcela do lucro. A estratégia não é nova, sendo que vários negócios já trabalham com esse modelo de comissionamento. Mas o marketing de afiliados encontrou um campo fértil também na internet, em que as pessoas podem criar uma página justamente para vender como afiliado. O primeiro programa de afiliados online surgiu em 1996, pela Amazon, com o nome Amazon Associates. Em vigor até hoje, ele foi um dos principais propulsores de crescimento da empresa, uma vez que várias pessoas vendiam as mercadorias e recebiam uma parcela das vendas. A grande vantagem do marketing de afiliados é que a empresa não precisa investir nenhum dinheiro, pois o pagamento é feito somente por vendas realizadas. Assim, ao vender como afiliado um sistema de aquecimento de agua, o vendedor só recebe pelas transações concretizadas e a empresa não precisa fazer nenhum investimento. Na internet, é possível promover e ofertar produtos e serviços como afiliado em diversas plataformas, como sites, blogs, canais especializados e redes sociais, sendo uma maneira de rentabilizar o seu trabalho e atrair tráfego para a sua página.8 dicas para criar uma página de vendas como afiliado
Diante das inúmeras vantagens do marketing de afiliados, muitas pessoas buscam trabalhar com a estratégia no meio digital. Seja para vender um desmineralizador de água, ou um infoproduto. No entanto, é preciso seguir algumas recomendações para ter sucesso. Abaixo, separamos um checklist com as melhores dicas para criar uma página de vendas como afiliado. Confira!1 – Defina o nicho de mercado
O trabalho de afiliados é recomendar soluções para a sua audiência. Sendo assim, é recomendável vender algo que seja interessante ao público-alvo. Por exemplo, ao trabalhar com conteúdos de engenharia e arquitetura para casa, seus leitores podem ter interesse em uma cobertura de vidro para varanda. Para quem ainda não decidiu em que nicho investir, é possível fazer uma escolha com base nas seguintes perguntas:- As pessoas procuram por esse nicho?
- Você tem alguma experiência na temática?
- Existem soluções para oferecer?
- Existem nichos relacionados?
- Há grande concorrência?
2 – Conheça o público-alvo
Após definir o nicho de atuação, é o momento de conhecer o público-alvo. Dessa maneira, é possível oferecer soluções realmente valiosas para a audiência, conforme suas necessidades, preferências e gostos. Afinal de contas, as pessoas interessadas em uma locação de guindaste têm um perfil bastante específico, mesmo dentro do seu nicho. Sendo assim, é importante coletar algumas informações, tais como:- Dados demográficos (idade, sexo, escolaridade);
- Principais desejos do público;
- Quais canais a audiência utiliza;
- Tipo de linguagem empregada.