Vivemos na era da informação. Por conta disso, ter um blog é uma estratégia de marketing digital imprescindível para as empresas que desejam se destacar da concorrência, com o compartilhamento de conteúdos atrativos ao público-alvo.
Engana-se quem pensa que os blogs são instrumentos pessoais, visto apenas como diários e focados em personalidades, famosos e escritores. Hoje em dia, essas plataformas também servem para que as empresas possam trazer notícias e informações completas.
Dependendo da área, o compartilhamento desses materiais é fundamental para que os usuários compreendam mais sobre o ramo e nicho de atuação. Afinal de contas, nem todo mundo sabe como funciona um compressor de ar comprimido, por exemplo.
Ou seja, os blogs ajudam muito a educar a audiência a respeito do produto ou serviço, contribuindo para aumentar a geração de leads (potenciais clientes) e, consequentemente, as vendas. Até porque ninguém vai comprar algo que não conhece ou confia.
Segundo o levantamento da Content Trends, as empresas que publicam artigos em blogs têm um aumento de 3,7 vezes na média mensal de visitas ao site, em comparação aos negócios que não adotam a estratégia.
Percebe-se que ter um blog é algo extremamente vantajoso e, por conta disso, grande parte dos planejamentos em marketing inclui a produção na plataforma.
Mas ao mesmo tempo, isso gera uma grande concorrência. Com o excesso de informação e com mais empresas alimentando seus blogs, como se destacar?
O segredo é gerar conteúdos relevantes para seu blog. Acompanhe o artigo de hoje e veja algumas dicas para a produção de materiais diferenciados e atrativos para o seu público-alvo.
7 dicas de produção de conteúdo para seu blog
Em primeiro lugar, é preciso dizer que a produção para blogs envolve o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo online. Isso significa entender os interesses da audiência e compreender como o seu material pode contribuir com as necessidades do público. Além disso, é necessário ter uma rotina de publicações, focando em materiais que possam atrair, reter e converter os usuários. Quer dizer que não adianta nada criar um blog e postar apenas um artigo sobre impermeabilização de caixa d água de concreto, por exemplo. Ao contrário, é preciso que a produção seja constante, para que a estratégia de conteúdo dê resultados. Não é algo simples, muito menos rápido. Contudo, há a geração de resultados de forma orgânica (não paga). Com isso, a sua empresa se torna uma referência no mercado, construindo uma boa visibilidade e reputação. Abaixo, confira algumas dicas de como gerar conteúdos relevantes para seu blog.1 – Defina a sua persona
A persona nada mais é que a representação semi fictícia do cliente ideal, com base nas características do público-alvo. Ou seja, é um personagem criado pela sua empresa, com o objetivo de orientar a produção de conteúdo para uma pessoa específica. Dessa forma, fica mais fácil escolher o tipo de linguagem, abordagem, perceber as dores e os desejos da audiência. Por exemplo, uma assessoria contabil que presta serviços para pessoas de alto nível socioeconômico, na faixa etária de 40 a 60 anos, terá uma abordagem diferente de outra empresa focada no público jovem. Nesse sentido, conhecer o seu cliente é fundamental para que o conteúdo produzido seja segmentado e direcionado, algo que aumenta as chances de conversão.2 – Foque no marketing de conteúdo
Uma estratégia que anda de mãos dadas com os blogs é o marketing de conteúdo. Aqui, o foco é oferecer informações de qualidade, com materiais que transmitam conhecimento ao usuários – justamente ao contrário da publicidade tradicional, que visa apenas as vendas. Portanto, ao tratar de controle de acesso linear, por exemplo, o conteúdo tem a qualidade necessária para falar do serviço de maneira informativa. Desse modo, o lead passa a ter mais confiança no seu negócio. O marketing de conteúdo é responsável por gerar 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais potenciais clientes para as empresas. Além do mais, a estratégia oferece um crescimento próximo a 100% para os negócios, conforme dados da SEO Trends.3 – Invista em técnicas de SEO
O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas aplicadas aos blogs e sites, que visa melhorar a classificação destas páginas nos buscadores, como o Google. Desse modo, é possível obter um bom ranqueamento do seu conteúdo, atraindo maior tráfego orgânico e aumentando o número de conversões. Afinal de contas, os usuários tendem a clicar com mais frequência nos primeiros resultados de pesquisa do Google, justamente por acreditarem que aquele material é mais confiável e com informações mais completas. Por isso, aparecer no topo do Google também é uma maneira de obter reconhecimento. A principal estratégia de SEO é o uso de palavras-chave, que são os termos mais pesquisados pelos usuários. Por exemplo, ao empregar a palavra-chave “manutenção de geradores”, quando alguém digitar por este termo, o Google busca por assuntos correspondentes. Mas além das palavras-chave, há outras técnicas de SEO que podem ser usadas, como:- Produção de conteúdo relevante e original (não plagiado);
- Uso de imagens e ativos de marketing (vídeos, áudio, etc.);
- Construção de uma página responsiva e mobile friendly;
- Citação de hiperlinks de outros sites web (link building).