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Como vender pelo Mercado Livre?

Eduardo Larbac - 13 de maio de 2021

Como vender pelo Mercado Livre? Como vender pelo Mercado Livre?
O Mercado Livre é o maior marketplace da atualidade. Todos os dias, milhares de usuários procuram os mais diversos itens na plataforma e fazem negociações com todos os vendedores que ali estão.

Inclusive, atualmente, muitas pessoas já têm uma compreensão melhor do poder que a internet oferece em termos de potencial de vendas e criação de oportunidade.

Ademais, a maioria dos clientes já perdeu o medo de comprar pela internet, e está disposta a consumir muito mais conteúdo. Porém, para conseguir vender melhor, você precisa de alguns recursos, como o sistema para controle de loja.

Entretanto, para conseguir se estabelecer no mercado digital, é preciso que você possua autoridade o suficiente para que as pessoas tenham segurança em efetuar compras com seu estabelecimento.

Além disso, existe toda uma complexidade acerca da montagem de um e-commerce. Desde a parte operacional, com a construção de um website completo com todos os recursos necessários para uma loja, até mesmo a criação de um público.

Por isso, muitos sites costumam demorar um tempo para serem efetivos em suas ofertas de vendas. Pensando nisso, alguns métodos podem agilizar suas possibilidades, gerando muito mais interesse do público em seu estabelecimento.

Criar um ambiente ideal para seu estabelecimento indica que você já tem a confiança do público e as pessoas já começaram a consumir diretamente de seu e-commerce, mas esse feito normalmente leva tempo e muito trabalho.

Além disso, é importante ter um bom sistema de entrega, uma das etapas mais importantes da venda, bem como a que mais impacta a experiência do cliente.

Entenda o que são os marketplaces

Para empresas que estão começando, enquanto esse tipo de recurso é fomentado, é preciso pensar em alternativas para conseguir vender e conquistar um capital de giro para se manter funcionando.

Por isso, muitas pessoas acabam recorrendo aos marketplaces. Estes ambientes nada mais são do que uma página de renome que une diversas empresas e permite que você ofereça seus itens para vender, similar ao modo em que um shopping center faz fora da internet.

Os marketplaces possuem toda a estrutura necessária para você começar a vender em alguns instantes depois de seu cadastro, e normalmente por serem locais renomados, possuem milhões de usuários acessando o tempo todo.

Assim, quando você inicia uma relação com um marketplace, está tomando emprestado seu público e sua referência de qualidade e segurança, tornando-se muito mais propenso a vender melhor por conta disso.

Além disso, os marketplaces têm um custo muito mais baixo que o de montagem de um e-commerce próprio, o que faz muitas lojas se estabelecerem nesses recursos e ficarem por ali. Normalmente, toda a etapa de cadastro de produtos é gratuita.

Qualquer coisa pode ser negociada em um marketplace, de imóveis a aluguel de notebook. Por isso, é importante saber como utilizar essa ferramenta. Você pode optar por pagar um valor para alavancar seu material, fazendo-o surgir como patrocinado no topo das barras de pesquisa, mas isso não é necessário.

Com um bom SEO (Search Engine Optimization) você consegue chegar ao topo das pesquisas relacionadas a seu produto ou serviço sem precisar gastar com isso, conseguindo ainda mais oportunidades de fechar negócios.

A única taxa que você paga pela utilização do marketplace é uma porcentagem da venda, para arcar com todos os custos de operacionalização do negócio.

Neste caso, muitos empresários digitais já incluem o valor relacionado a essa taxa no produto para conseguir gerar o mesmo lucro que teriam fora da internet.

Conheça o Mercado Livre

O mercado livre surgiu em 1999 na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Desde então, o site cresceu, sendo que hoje atua em 19 países ao redor do mundo, sendo um dos mais bem sucedidos marketplaces da internet.

O processo de compra e venda no mercado livre é extremamente simplificado, bastando você seguir alguns passos simples. Assim, se você quiser oferecer um curso de auditoria independente, por exemplo, pode conseguir muito mais vendas pela ferramenta.

Chegou o momento de vender no Mercado Livre

Diferentemente do trabalho que é criar seu próprio e-commerce, a venda em ferramentas de marketplace como o mercado livre é bem simples. 

Seguindo alguns passos básicos, você estará pronto para iniciar o processo de vendas de sua empresa. Sendo os pontos principais:

Cadastro no site

O primeiro ponto que você deve se atentar é no cadastro do site. Para passar uma credibilidade maior, informe o máximo de informações possíveis. Isso funciona tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, que podem vender na plataforma.

Se você quiser fazer um cadastro pessoal para conhecer melhor o site e começar a vender produtos, mesmo que de segunda mão para conseguir uma renda extra, o cadastro é relativamente simples. Você só precisa preencher:
  • Nome completo;
  • Cadastro de pessoa física (CPF);
  • E-mail funcional;
  • Senha de acesso.
Caso já possua uma empresa aberta e queira se registrar profissionalmente no mercado livre, você só precisa de alguns outros itens para o cadastro, como a razão social da empresa e o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Pensar em alguns recursos para tornar sua empresa mais reconhecida também é interessante, como a utilização de rótulos personalizados nas embalagens dos produtos, fazendo o nome de sua empresa se fixar na mente dos clientes.

A importância da imagem

Quando você oferece um produto pela internet, independentemente do meio em que ele está sendo ofertado, uma das maiores dificuldades dos clientes é o fato de que eles não estão vendo esse produto.

Não é possível tocar nele e avaliar profundamente antes da compra, sendo necessário confiar em outros recursos para garantir que o item é aquilo que você precisa. Para conseguir melhorar suas vendas, você pode explorar este recurso profundamente.

Quanto mais fotos você tiver de um determinado item, maiores são as chances de as pessoas comprarem ele. Por isso, invista em variados ângulos e posições do item, para que os consumidores consigam compreender todas as dimensões possíveis.

Além disso, utilize um fundo branco para conseguir destacar o objeto em questão, sem se preocupar com outros recursos do ambiente que podem tirar a atenção do cliente para o que realmente importa.

Por exemplo, se você vende objetos de sinalização de segurança, é importante conseguir destacá-los com imagens que garantam que o cliente consumirá exatamente o que estava procurando antes.

As imagens substituem o olhar crítico e direto no produto, que é tão comum em lojas físicas. Por isso, você precisa dar todas as opções para que as pessoas consigam confiar em seu produto.

Descrições completas

Outro ponto fundamental das vendas é a descrição do produto. O perfil do cliente mudou recentemente, pois o mercado, sobretudo com os avanços tecnológicos com relação à internet e internet móvel, criou um perfil de cliente muito mais exigente.

Então, quando você cria um produto para vender no mercado livre, é importante que o consumidor encontre todas as dúvidas que ele possui tiradas na descrição. Você pode até mesmo criar um banner promocional na página, com todas as informações relevantes.

Não economize em informações e detalhes importantes, que podem ser fundamentais para você começar a vender. Essas informações, além de tirarem todas as dúvidas dos clientes, também passam uma segurança maior para eles.

Anúncios impulsionados

Você pode criar sua loja e utilizar vários recursos para conseguir vender, mas um dos que apresenta resultados mais rápidos são os anúncios impulsionados. Nestes casos, é importante utilizar as ferramentas inteligentes para conseguir resultados satisfatórios.

O impulsionamento é cobrado de acordo com o valor de venda do item que você deseja destacar, podendo se incluir nas categorias clássica e premium.

Independentemente de qual opção seu produto se encaixe, estes valores são muito mais em conta que estratégias mais tradicionais de anúncio.

Além disso, estes recursos são muito mais funcionais, uma vez que lidam diretamente com consumidores que já estão interessados em produtos similares aos que você oferece.

Atendimento é fundamental

Em qualquer tipo de estabelecimento, o atendimento é parte fundamental de toda a estrutura do negócio. Por isso, é importante que você dedique um bom tempo neste quesito para conseguir se destacar no marketplace.

O mercado livre oferece uma série de opções para você conseguir explorar toda a estrutura de atendimento ao cliente que precisa, com espaço de mensagens diretas, respostas públicas e até mesmo atendimento ao vivo.

Existem processos complexos que dependem do atendimento, desde a venda de etiquetas para produtos até tirar dúvidas de seus clientes sobre um item em particular de sua loja.

Então, quanto mais rápido você atende um consumidor, mais segurança ele sentirá na hora de fechar um negócio com você, uma vez que ele terá um canal de comunicação direto.

Considerações finais

Anunciar no mercado livre é uma excelente maneira de conseguir conquistar espaço na internet, seja você uma empresa iniciante ou já estabelecida no mercado. O marketplace possui uma quantidade enorme de fluxo todos os dias.

Por isso, é importante ter em mente as bases para conseguir se adaptar ao serviço, conseguindo assim aproveitar todos os seus recursos com qualidade e criando novas oportunidades.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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