Clientes em potencial precisam de uma carga de informação moderada para que não se crie uma confusão em suas mentes a respeito dos produtos, serviços e soluções oferecidos por sua empresa.
Com um acesso à informação fácil e rápido, uma sobrecarga pode gerar a paralisação do cliente, sendo esta a última coisa que você deseja para seus prospects.
A sobrecarga de informações deve ser uma preocupação de sua empresa, pois pode gerar vários níveis de estresse ou mesmo uma ansiedade perante o conteúdo.
Essa sobrecarga ocorre pela quantidade gigantesca de conteúdos de baixa relevância, e não pelo volume de dados em si, e isso é algo que tem que ser diferenciado pela equipe de marketing, bem como pelos gestores.
Neste artigo abordaremos a sobrecarga de informações e as formas de se trabalhar esse problema no seu negócio.
Quando falamos em sobrecarga, estamos abordando um volume excessivo de conteúdos voltados aos usuários, que podem ajudar a tomar uma decisão de compra de um produto como uma bolsa térmica fitness, concluir uma tarefa no dia a dia ou responder às dúvidas.
A questão é que essa sobrecarga dificulta o processo de tomada de decisão, levando a níveis crescentes de ansiedade e estresse.
O resultado disso é uma procrastinação vinda da parte do cliente para fazer suas escolhas, ou mesmo a realização de escolhas mal feitas, o que pode gerar arrependimento.
O estresse e a ansiedade gerados podem ter um impacto negativo sobre seus negócios, atrasando todo o processo de tomada de decisão de seus clientes.
Com um recebimento constante de informações e uma necessidade de gerenciar e armazenar todas elas, o cliente fica com uma estafa mental que altera a eficiência cognitiva, bem como as habilidades de concentração e contemplação.
Desta situação ocorre atrasos ou mesmo o impedimento de tomar decisões ou boas decisões no momento de compra.
Uma prestação de serviço soldagem precisa saber como direcionar seu conteúdo para não gerar problemas mais sérios, como transtornos de déficit de atenção ou mesmo TDAH, o transtorno de déficit de atenção assimilado juntamente com a hiperatividade.
A sobrecarga de informações é responsável também por níveis crescentes de depressão e esgotamento mental. Dessa forma temos indivíduos menos inovadores e menos produtivos na sociedade de consumo.
Certamente, como gestor de uma empresa de sucesso, você não quer colocar seus clientes em potencial à frente de tantos riscos, que podem chegar até a problemas psicossomáticos, como interrupções respiratórias.
Vamos falar agora de formas de “vender seu peixe” sem sobrecarregar os clientes em potencial, ajudando-os realmente na tomada de decisão.
Seja relevante em suas postagens, mas não crie uma quantidade exaustiva de conteúdo, principal motivo da sobrecarga de informações.
Opte pela criação de um ambiente de navegação simples, intuitivo e fácil. Uma boa ideia é concentrar as informações mais importantes já nas páginas principais, agregando o conteúdo que realmente será útil ao cliente para responder suas perguntas em um só lugar.
Analise criteriosamente o que você está compartilhando, repense se há informações desatualizadas e como se tornar cada vez mais relevante para o consumidor.
Pense sobre o que pode ser redesenhado ou mesmo excluído de suas páginas e mídias sociais. O objetivo é aprimorar seu conteúdo para realmente atender às necessidades dos usuários, evitando a sobrecarga de informações.
Pesquisas interativas, calculadoras, questionários e outros conteúdos que sigam essa perspectiva gerarão este estímulo ao engajamento.
Hoje existem softwares próprios para a criação desse tipo de conteúdo, que trarão economia de tempo e dinheiro para sua empresa.
Com técnicas de marketing empáticas você captura a atenção dessas pessoas e ainda fornece informações valiosas para a decisão de compra.
Coloque-se no lugar de seus clientes e veja o mundo e sua própria marca através de seus olhos, dessa forma certamente será capaz de criar um elo a mais em suas estratégias de marketing.
Crie sua própria matriz de conteúdo, mantendo sua empresa no caminho certo, isso vai ajudar a direcionar seus esforços nas criações para o marketing digital, além de agir como um plano que aborda toda a jornada do consumidor.
Avaliar pontos como o tempo que o visitante permanece na página, se clicam em links recomendados ou se se envolvem com seu conteúdo, fornece muitos dados úteis para a inteligência de mercado e para a produção de conteúdo. Ter esse conhecimento também fornece pistas sobre o valor do seu conteúdo, ajudando a diminuir a sobrecarga de informações.
Leve em consideração quem é sua persona para variar seus tipos de conteúdos, sabendo como se comunicar da melhor forma.
Isso demanda comprometimento e bom direcionamento estratégico, o que vai beneficiar seus clientes e sua empresa.
Ao conhecer muito bem suas personas e criar um diálogo empático com seus clientes, sua empresa combate a sobrecarga de informações, de forma que podemos sintetizar nossas dicas nos seguintes pontos:
O excesso de informação disponível pode prejudicar tanto o cliente quanto seu negócio, levando-os a procrastinar suas decisões ou fazerem escolhas das quais se arrependam.
Ainda que as causas da sobrecarga de informações seja bem variável, você deve buscar combater esse problema com bons conteúdos realmente relevantes, com a variação nos formatos e com a interatividade.
Existe toda uma lógica de mercado sobre o que realmente gera qualidade em vez de quantidade, além de uma grande facilidade de acesso a novas mídias, e você deve usar isso a favor do seu negócio.
Com um acesso à informação fácil e rápido, uma sobrecarga pode gerar a paralisação do cliente, sendo esta a última coisa que você deseja para seus prospects.
A sobrecarga de informações deve ser uma preocupação de sua empresa, pois pode gerar vários níveis de estresse ou mesmo uma ansiedade perante o conteúdo.
Essa sobrecarga ocorre pela quantidade gigantesca de conteúdos de baixa relevância, e não pelo volume de dados em si, e isso é algo que tem que ser diferenciado pela equipe de marketing, bem como pelos gestores.
Neste artigo abordaremos a sobrecarga de informações e as formas de se trabalhar esse problema no seu negócio.
O que é sobrecarga de informação?
Entre conteúdos recebidos via e-mail, páginas da web, mídias sociais e aplicativos móveis, existe um bombardeamento de informação ao qual somos expostos todos os dias.Quando falamos em sobrecarga, estamos abordando um volume excessivo de conteúdos voltados aos usuários, que podem ajudar a tomar uma decisão de compra de um produto como uma bolsa térmica fitness, concluir uma tarefa no dia a dia ou responder às dúvidas.
A questão é que essa sobrecarga dificulta o processo de tomada de decisão, levando a níveis crescentes de ansiedade e estresse.
O resultado disso é uma procrastinação vinda da parte do cliente para fazer suas escolhas, ou mesmo a realização de escolhas mal feitas, o que pode gerar arrependimento.
Quais os riscos da sobrecarga de informação?
Os gestores de uma empresa de diligenciamento, bem como dos demais ramos e segmentos do mercado, precisam ter uma consciência formada de como a sobrecarga de informações não afeta somente o consumidor.O estresse e a ansiedade gerados podem ter um impacto negativo sobre seus negócios, atrasando todo o processo de tomada de decisão de seus clientes.
Com um recebimento constante de informações e uma necessidade de gerenciar e armazenar todas elas, o cliente fica com uma estafa mental que altera a eficiência cognitiva, bem como as habilidades de concentração e contemplação.
Desta situação ocorre atrasos ou mesmo o impedimento de tomar decisões ou boas decisões no momento de compra.
Uma prestação de serviço soldagem precisa saber como direcionar seu conteúdo para não gerar problemas mais sérios, como transtornos de déficit de atenção ou mesmo TDAH, o transtorno de déficit de atenção assimilado juntamente com a hiperatividade.
A sobrecarga de informações é responsável também por níveis crescentes de depressão e esgotamento mental. Dessa forma temos indivíduos menos inovadores e menos produtivos na sociedade de consumo.
Certamente, como gestor de uma empresa de sucesso, você não quer colocar seus clientes em potencial à frente de tantos riscos, que podem chegar até a problemas psicossomáticos, como interrupções respiratórias.
O que causa a sobrecarga de informação?
Uma empresa especializada em pintura de fachada deve estar atenta aos fatores que podem causar a sobrecarga de informações, tais como:- Mentalidade de quantidade no lugar de qualidade;
- Fácil acessibilidade;
- Aumento do número de canais de informação;
- Inclusão de dados históricos online;
- Falta de medidas de controle de qualidade;
- Não contar com um plano de marketing de conteúdo.
Como sua empresa pode combater esse problema?
Toda e qualquer empresa precisa se preocupar com a sobrecarga de informações e montar estratégias de marketing que combatam esse problema.Vamos falar agora de formas de “vender seu peixe” sem sobrecarregar os clientes em potencial, ajudando-os realmente na tomada de decisão.
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Melhore o site com o conteúdo certo
Seja relevante em suas postagens, mas não crie uma quantidade exaustiva de conteúdo, principal motivo da sobrecarga de informações.
Opte pela criação de um ambiente de navegação simples, intuitivo e fácil. Uma boa ideia é concentrar as informações mais importantes já nas páginas principais, agregando o conteúdo que realmente será útil ao cliente para responder suas perguntas em um só lugar.
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Reavalie suas personas
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Faça uma auditoria e remoção de conteúdo
Analise criteriosamente o que você está compartilhando, repense se há informações desatualizadas e como se tornar cada vez mais relevante para o consumidor.
Pense sobre o que pode ser redesenhado ou mesmo excluído de suas páginas e mídias sociais. O objetivo é aprimorar seu conteúdo para realmente atender às necessidades dos usuários, evitando a sobrecarga de informações.
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Use mais conteúdo interativo
Pesquisas interativas, calculadoras, questionários e outros conteúdos que sigam essa perspectiva gerarão este estímulo ao engajamento.
Hoje existem softwares próprios para a criação desse tipo de conteúdo, que trarão economia de tempo e dinheiro para sua empresa.
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Incorpore técnicas de marketing empáticas
Com técnicas de marketing empáticas você captura a atenção dessas pessoas e ainda fornece informações valiosas para a decisão de compra.
Coloque-se no lugar de seus clientes e veja o mundo e sua própria marca através de seus olhos, dessa forma certamente será capaz de criar um elo a mais em suas estratégias de marketing.
-
Desenvolva uma matriz de conteúdo
Crie sua própria matriz de conteúdo, mantendo sua empresa no caminho certo, isso vai ajudar a direcionar seus esforços nas criações para o marketing digital, além de agir como um plano que aborda toda a jornada do consumidor.
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Monitore o comportamento do visitante
Avaliar pontos como o tempo que o visitante permanece na página, se clicam em links recomendados ou se se envolvem com seu conteúdo, fornece muitos dados úteis para a inteligência de mercado e para a produção de conteúdo. Ter esse conhecimento também fornece pistas sobre o valor do seu conteúdo, ajudando a diminuir a sobrecarga de informações.
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Varie seus tipos de conteúdo
Leve em consideração quem é sua persona para variar seus tipos de conteúdos, sabendo como se comunicar da melhor forma.
Considerações finais
O combate a sobrecarga de informação deve ser uma ação conjunta da equipe de marketing e os gestores de uma empresa.Isso demanda comprometimento e bom direcionamento estratégico, o que vai beneficiar seus clientes e sua empresa.
Ao conhecer muito bem suas personas e criar um diálogo empático com seus clientes, sua empresa combate a sobrecarga de informações, de forma que podemos sintetizar nossas dicas nos seguintes pontos:
- Priorize o que realmente é relevante para o cliente;
- Seja claro e pontual em suas colocações e conteúdos;
- “Enxugue” a quantidade de conteúdo;
- Inclua dados de suporte;
- Centralize a informação em uma mesma página;
- Estimule a realização das ações necessárias de forma concisa.
O excesso de informação disponível pode prejudicar tanto o cliente quanto seu negócio, levando-os a procrastinar suas decisões ou fazerem escolhas das quais se arrependam.
Ainda que as causas da sobrecarga de informações seja bem variável, você deve buscar combater esse problema com bons conteúdos realmente relevantes, com a variação nos formatos e com a interatividade.
Existe toda uma lógica de mercado sobre o que realmente gera qualidade em vez de quantidade, além de uma grande facilidade de acesso a novas mídias, e você deve usar isso a favor do seu negócio.