Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Dicas de Marketing para 2021

Eduardo Larbac - 21 de dezembro de 2020

Dicas de Marketing para 2021 Dicas de Marketing para 2021
Se tem algo em que as empresas precisam investir, seja com crise ou sem crise, seja em tempos mais fáceis ou mais desafiadores, é no marketing. E, hoje em dia, sobretudo no marketing digital e na esfera online.

Além disso, todo ano comercial “começa” algumas semanas antes do réveillon. Ou seja, quanto antes discutirmos quais são as tendências para 2021, e começarmos a implementá-las, melhor. 

Até porque, nem todas as novidades são fáceis de serem colocadas em prática. Algumas podem exigir uma repaginada em todo o setor de marketing da empresa, bem como uma virada de chave na posição dos gestores.

De fato, hoje a liderança do marketing e até do comercial precisa estar sempre aberta a novos conhecimentos. Se ela é feita pelo próprio dono ou por colaboradores, não importa, desde que a postura seja de aceitar o diferente e o disruptivo.

Então, se você tem essa postura e o desejo real de crescimento da sua marca por meio do marketing, basta seguir adiante na leitura.

O que será do marketing de conteúdo?

É preciso começar falando sobre o marketing de conteúdo, pois seria um erro supor que ele esteja superado. Mesmo que as outras mídias estejam crescendo cada vez mais, e que até recursos de inteligência artificial venham com força, ele resiste a tudo isso.

Na verdade, toda estratégia madura começa por aí. Uma empresa de serviços contábeis em SP, por exemplo, pode fazer um blog e atrair a atenção de visitantes, leitores e leads, que são as oportunidades com as quais ela vai trabalhar.

Outra frente de geração de conteúdo é a das próprias redes sociais, que permitem materiais que podem assumir vários formatos, tais como:
  • Mensagens instantâneas;
  • Textos curtos, médios ou longos;
  • Imagens, fotos, vídeos e lives;
  • Slides, infográficos e apresentações;
  • Entre outros formatos possíveis.
Para o ano de 2021, certamente sua concorrência vai produzir muito conteúdo e atrair a atenção de um público-alvo que é o mesmo seu. Portanto, é preciso agilizar o processo e sair na frente, inclusive contratando força de trabalho para isso.

Além de redatores, é possível contar com o reforço de web designers. Assim, conteúdos sobre maquina de fazer salgados a venda podem contar com fotos e vídeos que mostram o funcionamento do produto oferecido, o que atrai mais interesse.

Inclusive, os motores de busca também são um dos grandes responsáveis pela disseminação de conteúdos na esfera digital. Mas é preciso falar deles num tópico à parte, que é justamente o que vamos fazer abaixo.

Técnicas SEO e utilização de algoritmos

Não é possível falar em marketing digital sem falar nos grandes motores de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo, que são os mais utilizados no Brasil. Desde 2005 eles são indispensáveis, mas não pense que o tempo deles passou.

Pelo contrário, hoje essas marcas estão associadas às maiores empresas do mundo. Se um negócio de automação elétrica industrial aparecer com destaque num buscador, pode ter certeza que a empresa vai acabar mudando de patamar na sua divulgação.

O motivo para colocar isso entre as grandes dicas de 2021 é que essas plataformas utilizam algoritmos que se atualizam constantemente. Na verdade, hoje há parâmetros criados para gerar outros parâmetros por conta, sem interferência humana.

Com toda essa inteligência artificial, o que se pode esperar para o próximo ano é que aumente a exigência por conteúdos originais e que realmente tenham relevância. Para conseguir se posicionar, foi-se o tempo em que bastava produzir qualquer coisa.

A verdade é que cada vez mais as palavras-chave se tornam disputadas, então já não é tão simples ser bem ranqueado. Até porque, a primeira página de um buscador é limitada fisicamente (oferece menos de dez sites), e é a que traz mais resultados.

Com isso, se vinte sites geram conteúdos sobre peças técnicas em borracha, quem quiser ficar entre os dez primeiros vai precisar oferecer um conteúdo melhor que os outros, percebe? Aí é que entra a dica que demos acima, sobre geração de conteúdo.

Outra tendência que deve ser sucesso em 2021 é a de parcerias, que no caso do SEO se traduz em guest posts. Com eles você troca de artigos e de links com outras marcas, melhorando sua pontuação em termos de algoritmo.

Como vão ser as pesquisas por voz?

Falando em SEO e motores de busca, um algoritmo que precisa ser levado em conta que vem crescendo há já uns bons meses é o da voice search. Ou seja, a pesquisa por voz, que é quando a pessoa utiliza o microfone do celular em vez de escrever o que deseja.

Com a disseminação dos smartphones, isso realmente vai ser cada vez mais comum. Tanto que hoje se fala muito sobre o BERT, sigla para Bidirectional Encoder Representations for Transformers (Representações do Codificador Bidirecional para Transformadores).

Esse termo técnico tem a ver com o investimento que está sendo feito nessa área. Por exemplo, ao pronunciar a palavra-chave “chapa expandida”, como o buscador sabe que a escrita correta é com a letra x, e não com a letra s?

Aí é que entra o BERT. Esse algoritmo vai ser tão avançado que ele pretende reconhecer a voz de crianças e fazer leitura semântica, capaz de reconhecer a diferença entre preposições e verbos (como a palavra “para”, que tem as duas funções).

É preciso ficar de olho, pois isso pode dar uma guinada no SEO. Um exemplo é o fato de que antes as palavras de cauda curta eram preferíveis, porém, como falar é mais fácil, talvez as de cauda longa agora se tornam melhores para posicionamento.

Busca por QR Codes e por imagens

Aliás, falando em pesquisas por voz, é preciso perceber que o campo de buscas e de interação de todas as plataformas está mudando radicalmente, como no caso dos QR Codes.

Trata-se daqueles códigos de barras quadrados, que têm se disseminado no mercado, e já podem ser encontrados impressos em vários produtos.

Hoje você pode encontrar uma loja de casa e construção que tenha telha galvalume com essa opção, e ao escaneá-la pelo celular é possível ter acesso a links, conteúdos e até aplicativos interativos.

Outro exemplo é o das pesquisas por fotos e imagens. Atualmente os buscadores já integraram essa opção, para identificar os direitos autorais de uma fotografia, por exemplo, mas a tendência é que isso cresça.

Para 2021 é possível que uma pessoa pesquise um produto qualquer, como uma roupa ou uma joia, por meio da foto do item, sem precisar escrever ou mesmo falar o que deseja.

Robôs: por dentro dos chatbots

As mídias sociais já provaram como a comunicação dinâmica e instantânea pode ser importante para a conexão entre a marca e o público. Mas não pense que para aí, pois a inteligência artificial já pode ajudar nisso.

Para o próximo ano, todo site e toda mídia social vai precisar contar com os famosos chatbots. Eles nada mais são do que robôs virtuais que interagem por meio de informações predeterminadas e carregadas no banco de dados.

Se o usuário pergunta qual o prazo de entrega de um produto, ou detalhes sobre o preço de um serviço como aplicação de bona, o chatbot reconhece qual é a dúvida dele e responde de maneira natural.

A vantagem dos atendentes virtuais é que, além de tudo, eles não têm limite de interação ou de horário de trabalho. Se o operador fosse humano, não ficaria o dia inteiro online, e ainda faria apenas um atendimento por vez, diferentemente dos robôs virtuais.

Bônus: integração online e offline

Por fim, para não pensarmos que somente a internet e a tecnologia são importantes, é preciso lembrar que os estabelecimentos e lojas físicas sempre vão existir. Para 2021, uma dica infalível é apostar na unificação entre os dois.

Trata-se do marketing omnichannel, ou marketing 360º, que é responsável por garantir que os clientes tenham o mesmo nível de experiência nos dois ambientes, tanto o presencial quanto o digital.

Não é preciso dizer que no caso de soluções específicas, como a de reatores industriais, os profissionais sempre vão querer verificar presencialmente o produto. Mas mesmo itens populares enfrentam um obstáculo nesse sentido.

Por exemplo, todo mundo já teve a experiência de encontrar preços e prazos totalmente diferentes na loja física e na online. No fundo, isso pode demonstrar desorganização ou falta de consideração pelo interesse do cliente.

Aliás, um exemplo dessa interação 360º remete ao QR Code, que também pode motivar experiências de RA (Realidade Aumentada), por meio da presença física dos clientes em estabelecimentos presenciais.

Tudo isso deixa claro quais são as estratégias mais indispensáveis para 2021, bem como o espírito que deverá conduzir os desafios de marketing deste ano desafiador.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Quais as etapas de um Funil de Vendas AIDA
Próximo Artigo Conheça as vantagens de se utilizar o Adsense para gerar renda

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac