Se tem algo em que as empresas precisam investir, seja com crise ou sem crise, seja em tempos mais fáceis ou mais desafiadores, é no marketing. E, hoje em dia, sobretudo no marketing digital e na esfera online.
Além disso, todo ano comercial “começa” algumas semanas antes do réveillon. Ou seja, quanto antes discutirmos quais são as tendências para 2021, e começarmos a implementá-las, melhor.
Até porque, nem todas as novidades são fáceis de serem colocadas em prática. Algumas podem exigir uma repaginada em todo o setor de marketing da empresa, bem como uma virada de chave na posição dos gestores.
De fato, hoje a liderança do marketing e até do comercial precisa estar sempre aberta a novos conhecimentos. Se ela é feita pelo próprio dono ou por colaboradores, não importa, desde que a postura seja de aceitar o diferente e o disruptivo.
Então, se você tem essa postura e o desejo real de crescimento da sua marca por meio do marketing, basta seguir adiante na leitura.
O que será do marketing de conteúdo?
É preciso começar falando sobre o marketing de conteúdo, pois seria um erro supor que ele esteja superado. Mesmo que as outras mídias estejam crescendo cada vez mais, e que até recursos de inteligência artificial venham com força, ele resiste a tudo isso. Na verdade, toda estratégia madura começa por aí. Uma empresa de serviços contábeis em SP, por exemplo, pode fazer um blog e atrair a atenção de visitantes, leitores e leads, que são as oportunidades com as quais ela vai trabalhar. Outra frente de geração de conteúdo é a das próprias redes sociais, que permitem materiais que podem assumir vários formatos, tais como:- Mensagens instantâneas;
- Textos curtos, médios ou longos;
- Imagens, fotos, vídeos e lives;
- Slides, infográficos e apresentações;
- Entre outros formatos possíveis.