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Dicas e truques para ser especialista no Instagram

Eduardo Larbac - 5 de agosto de 2021

Dicas e truques para ser especialista no Instagram Dicas e truques para ser especialista no Instagram
Investir no uso do Instagram e se tornar especialista na rede pode ser algo muito benéfico para uma empresa ou empreendedor. Para isso, existem algumas dicas para conseguir aperfeiçoar a técnica e garantir melhores resultados.

Com o crescimento das redes sociais e a popularização entre os consumidores, o Instagram se tornou uma das redes mais populares, pois suas funções abrangem mais do que apenas postar fotos e vídeos. 

É possível utilizá-lo para criar um relacionamento mais próximo com os clientes, mostrar a marca para os usuários, ou seja, formas de inserir a empresa no mundo de seus consumidores, melhorando seus resultados de forma geral. 

Entenda qual a importância de investir nessa rede

Existem diversos benefícios que a ação de investir no Instagram pode trazer para uma empresa. Por isso, serão citados alguns deles, sendo que os principais são os seguintes:

Acesso a informações importantes

Ter uma conta nessa rede social permite que a empresa tenha acesso a certas informações essenciais para a criação de uma boa estratégia de venda. Isso porque mostra as características dos usuários que a acompanham, como gênero, idade e localização.

Dessa forma, a empresa consegue criar estratégias que sejam interessantes ao seu público, garantindo que o que for feito levará resultados a ela. Como consequência, há um aumento na produtividade dos funcionários e diminuição no gasto com estratégias não eficientes.

Por exemplo, se uma empresa de contabilidade no ABC sabe que seu público está localizado ao seu redor e quais as suas características, ela consegue distribuir ações de marketing pela região para conseguir afetá-los de fato. 

Além disso, ele permite um acompanhamento das publicações e de seus resultados, permitindo que ela entenda quais ações foram favoráveis e quais precisam ser ajustadas para garantir melhores retornos.

Aumento do alcance

Uma outra vantagem de investir no Instagram é que, como há uma concentração de todos os usuários em um local em comum, há um considerável aumento da possibilidade de uma publicação alcançar diversas outras pessoas. 

Ademais, é possível investir financeiramente em estratégias de promoção de determinado post, aumentando o número de acessos a ele e, consequentemente, o número de possíveis clientes, de vendas e do lucro.

Por exemplo, uma empresa de catraca biométrica, como todos os usuários estão agrupados em um ambiente, consegue atrair pessoas de outras regiões que se interessarem. 

Outra possibilidade é de o conteúdo se tornar viral, isso é, muitos compartilhamentos em um curto espaço de tempo. Com isso, a empresa consegue chegar a diversas pessoas, estabelecendo sua imagem e podendo se tornar referência no nicho.

Melhora a imagem da marca

Ter uma conta perto do ambiente em que o cliente está inserido com um contato mais pessoal permite uma aproximação entre eles, além de criar uma visão mais humanizada dela, podendo assim criar uma imagem sólida. 

Esse ponto é muito importante, pois garante que, quando um cliente optar por determinado serviço ou produto, ele escolherá essa empresa, ao invés da concorrência, tendo um destaque no mercado e aumentando a popularidade e a boa visão dela.

Por exemplo, uma empresa de sistema para restaurante consegue mostrar seu serviço pela conta de forma mais próxima ao cliente, com comentários de outros consumidores, melhorando a reputação da marca. 

Com isso, é possível ter uma fidelização dos clientes, aumentando a rede de indicação, atraindo mais pessoas e passando a elas um sentimento de segurança para consumir o que é ofertado. 

Atração de público qualificado

Quando uma empresa investe em publicações nas redes sociais com conteúdo de qualidade, ela consegue atrair um público que, realmente, se interessa pelo assunto que ela oferece. 

Dessa forma, as pessoas que chegarem até o perfil serão de um grupo interessado no que é postado, aumentando as chances de eles consumirem e comprarem os produtos ou serviços disponíveis. 

Em resumo, a empresa consegue focar suas estratégias em um grupo que terá interesse nela, ou seja, não em qualquer pessoa, permitindo uma economia de investimentos em estratégias sem nexo. 

Por exemplo, uma empresa de cancela manual que sabe dominar o Instagram consegue fazer com que suas publicações cheguem a usuários que se interessam pelo assunto e podem comprar realmente. 

Dicas e truques para ser especialista 

Como visto, é muito importante para a imagem de uma empresa investir no uso do instagram. Mas, há mais benefícios se o gestor for especialista na plataforma, garantindo engajamento e boa reputação. Por isso, separamos algumas dicas de como fazer isso. 

  1. Poste com frequência;
  2. Adapte o conteúdo;
  3. Invista na qualidade das fotos;
  4. Mantenha a conta pública ou comercial;
  5. Use localização;
  6. Bloqueie;
  7. Informe sobre ativar as notificações.


Portanto, para que haja melhor compreensão de como aplicar essas dicas à rotina da empresa, elas serão analisadas separadamente e com mais detalhes. Confira:
  1. Poste com frequência

É muito importante para uma empresa manter o perfil sempre ativo, com postagens com frequência, mas sem exageros.

Isso porque garante que o cliente esteja em constante contato com ela e mantenha a marca na cabeça. Dessa forma, ela consegue manter esses clientes e garantir que quando precisarem de algum produto relacionado, com certeza vão se lembrar dela.

Além disso, quando um usuário entra em um perfil e percebe que está abandonado, há uma chance considerável de ele desistir e passar a consumir os produtos da concorrência. 

Para isso, é possível programar um horário e dia de postagem, garantindo que ela não seja esquecida. Os conteúdos diários não precisam ser conteúdos longos e cheios de informação, isso pode ser algumas vezes na semana, apenas algo que os faça lembrar dela. 
  1. Adapte o conteúdo

O conteúdo é o ponto principal do instagram. Para ser um especialista e ter todos os resultados possíveis, é preciso garantir que as postagens sejam de qualidade e tenham o interesse do público.

Para isso, é importante postar conteúdos para todos os mecanismos da plataformas, como stories, para coisas mais rápidas; reels, para vídeos mais divertidos e descontraídos; IGTV, para vídeos longos; e lives, para um bate-papo. 

Por exemplo, uma empresa que vende cesta de alimentos pode postar na sua página, nos stories sua rotina, com vídeos rápidos de montagem e nos reels tirando dúvidas sobre seus produtos de forma divertida. 
  1. Invista na qualidade das fotos

As fotos são a forma como o usuário passa a se interessar por determinado perfil. Por isso, elas precisam ser de qualidade e atrativas para o público. 

É aconselhável utilizar a câmera do próprio celular ao invés da direto da plataforma. Além disso, ajuda adicionar grade, pois ela permite um alinhamento logo no momento da foto. Editar as fotos é outro ponto favorável, colocar filtros ou melhorar a qualidade também ajuda.

Por exemplo, é importante para as empresas de organização de eventos postarem fotos de trabalhos feitos de qualidade, permitindo ao público entender o que fazem e despertar o interesse de contratarem também. 
  1. Mantenha a conta pública ou comercial

Existe uma configuração da rede social que permite que a conta seja privada ou pública, devendo ficar na última opção. Dessa forma, os clientes conseguem conhecer a página quando desejarem, sem terem que esperar por liberação. 

Além disso, a conta aberta permite o compartilhamento e visualização por todos os usuários do aplicativo, o que é essencial para aumentar o alcance e crescer. 

Por exemplo, se uma empresa que posta foto de carrinho de carga dobrável tem seu perfil aberto, qualquer pessoa, a qualquer momento pode interagir com a conta, compartilhando-a  e aumentando o alcance.

Outra opção que pode ser utilizada em paralelo é mudar a conta para um perfil comercial, permitindo o acesso a estatísticas e informações sobre os resultados de cada publicação. Todas essas ações podem ser mudadas nas configurações dentro do aplicativo.
  1. Use localização

Ao publicar uma foto no feed ou nos stories, é possível adicionar a localização da publicação. Para fazer isso, só é necessário escolher o local listado no momento de adicionar a legenda da foto. 

Ela é importante, pois garante que todas as publicações neste local fiquem juntas, podendo aumentar as chances de mais pessoas encontrarem a foto por acaso. 

Por exemplo, uma assessoria contábil em São Paulo, pode postar uma foto com essa localização. Assim, quando acessarem esse local, aparecerá a foto dela, e mais pessoas podem entrar no perfil. 
  1. Bloqueie

O instagram permite que as contas bloqueiem outros usuários, garantindo que eles não tenham mais acesso ao perfil de quem bloqueou. 

É um recurso favorável porque permite que as pessoas que não comentem coisas boas sejam excluídas de ver os conteúdos. Ele pode ser feito ao entrar no perfil da pessoa desejada, indo no ícone de três pontinhos da página.
  1. Informe sobre ativar as notificações

É possível que cada usuário ative as notificações de determinada página, assim, quando ela postar, ele será avisado. É importante avisar os seguidores permitindo que eles a acompanhem e garantindo visualizações e interações. 

Conclusão

O instagram é uma rede social muito utilizada atualmente, tornando-se fonte de diversos benefícios para um perfil nela. Contudo, existem alguns truques e dicas que podem ajudar qualquer um a ser um especialista na utilização dela, como visto aqui.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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