Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Empreendedorismo: dicas de como iniciar a sua própria empresa

Jayane Guia de Investimento - 12 de janeiro de 2022

O empreendedorismo vem crescendo bastante com o passar dos anos e cada vez mais pessoas estão deixando de ter uma atitude de consumidor e buscando abrir a própria empresa e colocar suas ideias em prática, trazendo um novo vigor para o mercado.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar algumas dicas de como iniciar a sua própria empresa, mostrando os cuidados que se deve ter durante o processo, como os benefícios e vantagens, além de explorar como as dicas podem ser o caminho para o sucesso.

Desde empresas de usinagem a pequenas transportadoras, cuidar de um negócio não é uma tarefa nem um pouco fácil e os desafios são muitos. 

É comum encontrar empreendedores que dizem perder noites de sono pensando em maneiras diferentes de solucionar alguns problemas que acabam surgindo no percurso.

Não apenas isso, mas todo o processo já se torna difícil desde o começo por causa da alta burocracia e a quantidade de leis, formulários e dificuldades em apenas conseguir registrar a sua empresa, fazendo com que muitos desistam logo no começo e não coloquem em prática as suas ideias sobre controle de acesso rfid, por exemplo.

No ano de 2020, o mundo inteiro sofreu com a chegada do vírus da covid-19, que resultou em uma pandemia, prejudicando muitas pessoas ao redor do mundo e gerando muito sofrimento e desemprego ao redor do mundo. 

Porém, por não terem uma renda fixa, as pessoas começaram a utilizar o meio digital e colocaram a criatividade para funcionar, começando a empreender e fazer com que o mercado girasse, mesmo que não soubessem exatamente que isso era o próprio empreendedorismo.

Com isso, desde o ramo de brinquedos até mesmo o de aluguel de cabine de fotos cresceu bastante, e diversas novas empresas surgiram, ganhando aos poucos seu espaço e se destacando por atender um público específico, além de gerar novos talentos.

Conclui-se que mesmo com as adversidades, quando se tem uma boa ideia e existe o empenho em descobrir métodos e adaptar estratégias e práticas de mercado, é possível começar a empreender e se ter sucesso, principalmente com o encerramento de empresa ao redor do mundo.

Os tópicos a seguir irão explorar um pouco melhor as diferentes possibilidades e dicas que o empreendedorismo pode trazer para o seu dia a dia, oferecendo informação muito relevante e que pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Confira.

As vantagens do empreendedorismo

Agora que já entendemos um pouco melhor como é bom abrir o próprio negócio, vamos explorar as vantagens e benefícios de começar a empreender.

A verdade é que com a chegada da era digital, a internet e a tecnologia têm sido grandes aliadas para a evolução da sociedade em si e, mesmo uma empresa de limpeza e tratamento de piscina ganhou muito com essas duas gigantes expandindo a vida das pessoas cada vez mais.

Isso significa que ambas têm desempenhado um papel fundamental para o crescimento tão rápido do empreendedorismo, ao menos nessa escala, nos últimos anos. 

O principal fato que podemos citar é o e-commerce. Por possuir menos processos burocráticos e não precisar de grandes investimentos iniciais, ele é uma excelente alternativa.

Através dele, é possível começar com demandas pequenas que o dono e mais alguns responsáveis são capazes de lidar, fazendo com que tudo se expanda aos poucos e seja possível mostrar aos leads e clientes que seu negócio de serviço de limpeza profissional possui futuro e tem potencial para se destacar.

Porém, não pense que apenas porque não se tem toda a estrutura física para cuidar que o trabalho é melhor. 

O e-commerce vive da internet, portanto, é preciso ter uma forte presença online e utilizar de métodos para que as pessoas cheguem até o seu site e conheçam o seu trabalho. Alguns dos benefícios e vantagens de começar a empreender são:
  • Aprende-se muito com todo o processo;
  • Conseguir colocar uma boa ideia em prática;
  • Colocar a sua essência em uma empresa;
  • Colocar o seu próprio ritmo de trabalho.
Pode-se dizer então que, a partir desses conhecimentos e das informações obtidas até o momento do texto, que o empreendedorismo é desafiador mas bastante interessante, além de ser bem recompensador para aqueles que se aventuram em estudar e entendê-lo.

Sendo assim, confira as dicas a seguir onde serão abordados como iniciar a sua própria empresa, mostrando que existe potencial até em ideias mais complexas, como um plano de gerenciamento de resíduos.
  1. Se planeje financeiramente

Muitos acreditam que para abrir um negócio basta uma boa ideia, contratar alguns funcionários, preencher papeladas e alugar um local, estando prontos já para quaisquer adversidades que possam vir a acontecer durante as primeiras semanas ou meses de vida da empresa.

Entretanto, é preciso também um bom planejamento financeiro e cuidado com os gastos antes de se iniciar, caso contrário, seu negócio já começa da forma errada e não demora muito tempo até estar atolado em dívidas e com dificuldades em conseguir capital.

Através do planejamento, será possível ter algumas garantias. É preciso conhecer o mercado de trabalho e seus concorrentes, saber que durante os primeiros meses o trabalho pode ser mais escasso, é preciso ter dinheiro na conta para pagar possíveis dívidas que possam surgir.

Estudar o preço dos produtos, dos serviços, garantir qualidade e um diferencial, sem contar no marketing e todo o network necessário para que seu negócio de reciclagem de lixo eletrônico, ou qualquer outro ramo, de fato comece a funcionar. Portanto, é bom se preparar.
  1. Saiba ser o diferencial

Com tantas pessoas abrindo o próprio negócio nos dias de hoje, é preciso ter plena certeza de que a sua ideia é necessária e viável, ou seja, para que ela não seja mais do mesmo e acabe ficando de lado por não inovar, não trazer nada de diferente e ser pior aplicada do que as já existentes no mercado.

Para saber, é preciso um estudo bem profundo sobre o seu público-alvo, a popularidade do produto ou serviço que pretende utilizar como moeda de troca, as dificuldades de empreender nesse meio, quem são os concorrentes, quais as falhas e as forças deles, qual o local físico que a loja ou empresa ficará, entre diversos outros detalhes.

Em outras palavras, estude o mercado e entenda o seu papel nele e, a partir disso, desenvolva sua ideia de forma que englobe o máximo de pessoas possível. 

Infelizmente, os negócios nos dias de hoje que são medianos, além de não ganharem muito, são fadados a não se tornarem referência e serem esquecidos pela falta de inovação.

 
  1. Defina algumas metas e objetivos

Independente de quem seja, todos nós precisamos de algumas metas e objetivos para visualizar o progresso e onde é possível chegar com o investimento, seja de tempo, dinheiro ou qualquer outro recurso. Com as empresas não é muito diferente.

Portanto, tenha definido onde quer chegar e pense em pequenos passos, pequenos marcos para incentivar a empresa e os colaboradores a chegar neles aos poucos, principalmente pela empresa ser pequena e não ter grandes resultados no começo de sua jornada.

Defina alguns deles e faça o acompanhamento das tarefas diariamente, verificando quais estão em dia, quais ainda não saíram como foi planejado e, conforme o tempo passa, isso se tornará natural, fazendo com que os objetivos sejam alcançados mais facilmente.
  1. Utilize a internet ao seu favor

Possuir uma forte presença online é muito importante para todos os tipos de negócio e, quando pensamos no que acabou de iniciar, ela é a grande porta para que as pessoas conheçam seu trabalho e comecem a dar oportunidades para a sua marca.

As redes sociais são uma excelente ferramenta de marketing e é uma grande facilitadora para todas as empresas, ajudando a interagir com o público, engajar ainda mais pessoas a marca e, principalmente, aumentar o alcance da sua empresa.

Junto com estratégias como marketing de conteúdo e e-mail marketing, é possível crescer muito ao longo do tempo, fazendo com que seu projeto de empreendedorismo seja mais eficaz, apesar das dificuldades encontradas no caminho.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou diversas dicas de como iniciar a sua própria empresa, explicando como o empreendedorismo cresceu nos últimos anos, como a Covid-19 acelerou o crescimento e aparecimento de vários, além de diversas vantagens em se iniciar o próprio negócio.

Pensando nisso, pense em maneiras criativas de continuar sempre inovando e trazendo coisas novas para a sua empresa. Os clientes não são mais facilmente impressionáveis, mas se tem uma coisa que todos valorizam é a fidelidade, pontualidade e qualidade.

Junto ao marketing de conteúdo, crie para a internet e utilize-a de forma a garantir que o seu negócio irá crescer ao longo do tempo e, mesmo que isso demore mais tempo do que você queira, lembre-se que deve-se dar um passo de cada vez. O importante é não ficar parado.

Tags | dicas, empreendedorismo
 0 0
Compartilhe

Jayane Guia de Investimento

Leia Também

Sem categoria

Aprenda a organizar o feed do Instagram do seu negócio

10 de novembro de 2021
Sem categoria

Entenda o conceito Mobile First

12 de novembro de 2021
planejamento de marketing Sem categoria

Veja como elaborar o seu Planejamento de Marketing

25 de novembro de 2022
Sem categoria

O que são links dofollow e nofollow?

11 de fevereiro de 2022

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Dicas de empreendedorismo
Próximo Artigo Tráfego Pago x Tráfego Orgânico: Descubra qual o melhor para 2022

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac