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Como manter sua presença nas Redes Sociais

Jayane Guia de Investimento - 22 de outubro de 2021

Para quem tem um negócio, a manutenção nas redes sociais é de suma importância, uma vez que “quem não é visto não é lembrado”. As redes são locais nos quais as pessoas mantêm uma alta taxa de atividade. Segundo dados do relatório elaborado em parceria com as grandes equipes Hootsuite e We are Social, intitulado “The Global State of Digital in 2019”, ficou claro que aproximadamente metade (45%) da população mundial faz uso de redes sociais. A nível nacional, no Brasil, segundo esse mesmo relatório, aproximadamente 140 milhões de brasileiros fazem uso das redes e passam em torno de 3 horas diárias conectados. Quanto aos nomes das redes mais usadas, tem-se o Facebook (87%) em primeiro lugar, Youtube (68%) em segundo e Instagram (49%) em terceiro, conforme dados do IEBSchool em agosto de 2020.

Entenda qual a importância de estar “online”

Conforme citamos, as redes são os locais onde as pessoas passam boa parte do dia, então, se fazer presente para ser notado é essencial. Além de passar uma imagem de pessoa ou empresa atualizada, estar “online” traz múltiplos benefícios e vantagens. Os principais benefícios de se fazer presente (estar “online”) nas redes envolvem:
  • Maior credibilidade;
  • Referência no assunto;
  • Aumento no engajamento;
  • Auto Atualização sobre as tendências da sociedade;
  • Maior perspectiva sobre seus produtos e serviços.
Neste artigo lhe apresentaremos 16 dicas que podem ser extremamente úteis na marcação de presença das redes sociais, principalmente para você que tem negócios online com veiculação de anúncios e uso de site.

1. Interaja com os seguidores e potenciais clientes

Estar nas redes inclui a interação em relação ao conteúdo postado por outras pessoas. Sendo assim, você deve interagir com o conteúdo postado pelos seus seguidores e amigos, mostrando que faz o consumo do que eles produzem.

2. Abuse do compartilhamento

O compartilhamento de informações relevantes para os seus seguidores e amigos é uma excelente forma de chamar a atenção e se fazer presente. Os conteúdos compartilhados podem ser replicados pelos seguidores e, assim, amplificar ainda mais a presença. Desde vídeos com artes de caixa de papelão ondulado interessantes até animais de estimação fofos, você pode usar dessas artimanhas para atrair o lado humano dos seguidores, os estimulando ao compartilhamento.

3. Entenda o seu público-alvo e suas necessidades

Um dos princípios básicos do marketing é o reconhecimento das necessidades do público-alvo, o que permite melhor direcionamento de conteúdo e ações de publicidade.  No tocante às redes, entender o público ajuda a saber quais os melhores conteúdos para publicar.

4. Estabeleça objetivos e metas de sua presença

O estabelecimento de objetivos e metas bem detalhados pode servir como planejamento de ações nas redes e orientar o tipo de conteúdo a ser veiculado e sobre quais as contas seriam mais indicadas para estabelecer um relacionamento. Se for necessário, adquira um adesivo impresso e cole na sua geladeira, armário ou guarda-roupa para anotar seus objetivos e sempre acompanhar o cumprimento.

5. Demonstre que você é um humano efetivamente

Não se mostre presente como uma máquina de vendas, mas sim como um ser humano que tem vivências, sentimentos, espontaneidade e empatia. Vise publicar conteúdos interessantes para si e interagir com comentários e curtidas. Postar fotos com kit vinho personalizado, animais de estimação, com o uniforme da empresa, com amigos e família e em alguns ambientes, são ótimas dicas para comprovar que você realmente é um ser humano e tem uma vida comum.

6. Adicione o link do site nas redes sociais

Colocando o seu meio de trabalho nas redes, o cliente seguidor pode chegar mais fácil ao seu trabalho, descobrindo-o ou revendo para futuras compras. A divulgação esporádica deste link pode ser interessante para amplificar o alcance dos seus produtos.

7. Adicione ícones de acesso às redes em seu site

De modo inverso, você pode adicionar os ícones de suas redes dentro do site de negócios, permitindo um contato mais pessoal dos potenciais clientes. Estabelecendo essa relação mais humanizada, as chances de compra são maiores.

8. Pense e crie conteúdos relevantes e com periodicidade

A criação de conteúdo nas redes sociais também é necessária para manter uma boa imagem perante os seguidores. Contudo, deve-se ter em mente quais os principais interesses dos seguidores para conseguir direcionar as postagens. Seja criativo para estabelecer um diferencial em relação aos concorrentes e será como uma etiqueta fosforescente para os seus negócios, chamando bastante a atenção para suas atividades nas redes.

9. Pense em uma estratégia dentro da mídia das redes sociais

Organize suas redes e estabeleça metas e propostas de conteúdo para cada tipo. Para isso, pode-se optar pela elaboração e adoção de calendário de postagens ao longo do ano, permitindo obter uma organização das atividades necessárias para publicação.

10. Ofereça benefícios aos seus seguidores

O oferecimento de vantagens pode fazer os olhos do seguidor “brilharem”. Alguns benefícios que podem ser oferecidos incluem:
  • Descontos;
  • Testes;
  • Avaliações gratuitas;
  • Moleskine personalizada (um tipo de agenda);
  • Materiais grátis;
  • Cartão fidelidade.
Esses benefícios podem ser fornecidos por meio de sorteios ou concursos. Para que as pessoas possam participar, estabeleça como regra curtidas, comentários e compartilhamentos, para divulgar ainda mais seu material.

11. Seja ágil e rápido nas respostas

Uma característica forte de pessoas que vivem nas redes é a pressa na obtenção de informações. Sendo assim, busque responder algum questionamento ou dúvida com rapidez, clareza e atenção. Seja polido e mantenha sempre o respeito.

12. Supere as expectativas

Destaque-se dentre os concorrentes com um diferencial. Seja empático e busque apresentar soluções e ajudar os seguidores a resolver possíveis questões, mesmo que isso inclua a necessidade de indicação de outros profissionais ou empresas. Isso lhe dá autoridade e te torna referência no assunto, uma pessoa à qual as empresas e gestores recorrerão para solucionar problemas ou sanar dúvidas.

13. Faça postagens com periodicidade

Em todo meio de veiculação de conteúdo é essencial a manutenção da periodicidade. Essa constância tende a ativar o algoritmo das redes e efetuar a entrega do seu conteúdo com mais facilidade aos seguidores e amigos nas redes.

14. Acrescente links das redes sociais para sua lista de e-mails

Assim como a colocação de link das redes no site, você pode adicioná-lo à assinatura do e-mail, despertando a curiosidade de quem o recebe. A curiosidade pode levar a pessoa aos seus perfis, tornando-se seguidoras se considerarem o conteúdo interessante. Uma assinatura contendo o link das redes é como uma mochila saco personalizada, que demarca seu diferencial, que é a grande atividade online, e carrega toda sua bagagem de conhecimento em forma de conteúdo.

15. Solicite o compartilhamento do seu conteúdo pelos seguidores

Não tenha medo de solicitar, esporadicamente, para que seus seguidores e amigos ajudem a divulgar o seu conteúdo, se considerarem interessante. Isso ajuda a expandir sua rede de comunicação potencial e o alcance de potenciais clientes. Essa solicitação para o conteúdo funciona como um serviço de outsourcing de impressão, no qual você faz a locação de impressoras (público) para fazer a impressão do seu conteúdo (compartilhamento).

16. Nunca esqueça das hashtags

As hashtags (#) são os símbolos colocados em frente a termos e palavras que são usados nas publicações de pessoas. As tags em comum permitem interação com outras pessoas que estão fazendo coisas similares. Sendo assim, o alcance dos seus conteúdos pode ser maior pelo uso das hashtags, aumentando as possibilidades de interação e de aquisição de novos seguidores que podem ser convertidos em clientes.

A importância de um calendário editorial

Conforme citado nas dicas acima, estabelecer uma estratégia distinta conforme o perfil e dinâmica de cada rede é essencial para melhores resultados. Associado a isso, a existência de um calendário editorial pode contribuir significativamente ao negócio mostrando um perfil ativo aos seguidores e amigos. O calendário é o comissário de voo do seu negócio, orientando os próximos passos durante a viagem. Neste sentido, estabelecer um calendário para postagem de material de interesse ao público-alvo, mantendo a periodicidade de dias e horários ajuda o potencial cliente a se orientar para acompanhar o conteúdo e ver o quão ativo você está.  

Conclusão

Como vimos neste artigo, muitas pessoas fazem uso das redes sociais, e grande parte desse público pode fazer parte do grupo de potenciais clientes de sua empresa. Sendo assim, torna-se de suma importância que você estabeleça uma postura ativa nas redes, interagindo, produzindo conteúdo e divulgando, esporadicamente, os serviços que presta ou produtos que vende. Seguindo as dicas desse artigo, você pode começar hoje mesmo a pensar em quais estratégias pode adotar para agradar seus seguidores e amigos nas redes sociais e ampliar seus horizontes de possibilidades. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags | dicas, redes sociais
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