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O que é ter autoridade no marketing digital

Jayane Guia de Investimento - 21 de outubro de 2021

O marketing digital trouxe muitos benefícios aos negócios online, conhecidos por e-commerce. Por meio desta ferramenta de publicidade, tornou-se possível maior engajamento do público e maior número de conversões de acessos em compras. Aqueles que sabem usar essa ferramenta com maestria são tidos como pessoas com autoridade. Ter autoridade dentro do marketing significa se tornar conhecido como um especialista no ramo, fazendo com que as pessoas o procurem de forma proativa.

Imagine que você tem uma empresa de portaria virtual que já é referência na cidade de São Paulo. Os potenciais interessados no produto, ao invés de recorrerem aos buscadores com o termo “portaria virtual remota”, dirigem-se diretamente ao seu site, por exemplo.

As características de uma verdadeira autoridade no marketing do mundo digital são várias. Porém, para facilitar, podemos elencar as seguintes:

  • Produtos e serviços diferenciados e autênticos;
  • Anúncios interativos e únicos;
  • Conteúdos altamente persuasivos;
  • Conhece muito bem seu público;
  • Máquina de geração de leads (potenciais clientes).


A autoridade em marketing surge da oferta de percepções de seu público que são úteis, exclusivas e interessantes. E não há um caminho rápido para construir esse tipo de conteúdo e alcance. O sucesso é resultado de muito esforço e da adoção de estratégias.

Importância de ter um “nome” no marketing digital

Você certamente já buscou diretamente por produtos de marcas famosas de modo proativo, sem necessitar de uma propaganda para lembrar delas. Isso é um resultado direto de empresas que desenvolveram sua autoridade no ramo publicitário.

Se você presta serviços de contabilidade para empresas e quer se tornar autoridade, por exemplo, pode investir em estratégias que demonstrem ao seu cliente preocupação em ajudá-lo com a declaração do imposto de renda e tributação dos negócios.

Para que você tenha ou desenvolva autoridade no ramo do marketing, são necessários 7 pilares, que te apresentaremos agora.

1. Branding

O branding é considerado um conjunto de ações e estratégias que visa promover a gestão de uma excelente campanha de marketing. Empresas que adotam o branding produzem conteúdo relevante associado a uma presença diferenciada no mercado.

2. Marketing de conteúdo

Usar posts e artigos para educar seu público com informações, o famoso marketing de conteúdo, é essencial para quem deseja ser uma autoridade. A perspectiva dos clientes sobre uma empresa que tem conteúdo periódico é melhor em todos os cenários.

3. Marketing de referência

Este tipo de marketing tem como princípio a divulgação de uma pessoa que comprou seu produto a outro grupo de pessoas. É o famoso “boca a boca”. Autoridades no marketing visam sempre um bom atendimento durante a venda para ter divulgação positiva.

4. Geração de leads

Os leads são os potenciais clientes adquiridos por meio das campanhas de marketing. As empresas com autoridade em marketing na era digital apresentam alta geração de leads, como resultado das excelentes campanhas que veiculam.

5. Relações públicas e marketing

A comunicação direta com o cliente tem sido essencial para promover interação e maior interesse pelo seu serviço ou produto. O marketing da nova era trouxe maior dinamismo às relações, colocando robôs e inteligência artificial para realizar a triagem dos clientes.

6. Speaking (Falando)

A presença online também se mostra importante para ter autoridade. Vídeos com algum especialista falando sobre o produto ou serviço ou seu mesmo podem dar maior credibilidade ao produto por meio de uma postura durante a fala.

7. Eventos

A promoção de concursos com premiações que gerem interações ou de eventos que levem conhecimento de modo gratuito ao público, são medidas de autoridades em marketing. O ato de promover os eventos engaja o público-alvo, gravando o nome da sua marca.

Dicas imperdíveis para desenvolver sua autoridade

Conheça agora quais são as dicas essenciais para o desenvolvimento de autoridade no ramo de marketing digital

Conheça seu público

O primeiro passo de toda estratégia é estabelecer o público ao qual será direcionada e quais objetivos deseja atingir com isso.

Por exemplo: se você vende toldo em lona fixo deve saber que seu público envolve comerciantes com lojas físicas. Você quer aumentar o número de acessos desse público ao seu site e para isso, aumenta o orçamento na veiculação de anúncios nos buscadores. 

Crie conteúdos autênticos e seja útil

Ter um diferencial garante que empresas se sobressaiam em relação aos concorrentes. Sendo assim, busque inovar nos conteúdos produzidos para manter seu público interessado.

Para isso, pesquise sobre o que seus concorrentes têm produzido, os interesses do público-alvo e esteja atento às tendências da internet. A constante consulta às redes sociais pode te ajudar nessa caminhada.

Demonstre ao seu público uma imagem de que está sempre pronto para ajudar. A busca de conteúdos que respondam as perguntas e ajudem a resolver os problemas do seu público-alvo são uma excelente forma de mostrar que se importa, e isso agrega valor.

Se for o caso, você pode pensar em fornecer produtos promocionais personalizados, por exemplo, a fim de ajudar o seu cliente na resolução dos seus problemas. Esses produtos funcionam como amostra do serviço completo e podem entregar valor.

Incorpore as estratégias SEO

A estratégia SEO (Search Engine Optimization) abrange um conjunto de ações que visa colocar a sua página entre os primeiros resultados nos buscadores.

O SEO engloba o posicionamento de palavras-chave em locais estratégicos do conteúdo produzido, preza pelo fornecimento de uma boa experiência ao usuário e apresenta design responsivo nos sites (que se adapta a qualquer tipo de tela).

O uso dessa ferramenta traz vantagens como:
  • Aumento do número de conversões (acessos em compras);
  • Maior geração de leads;
  • Melhor posicionamento nas buscas;
  • Maior engajamento e interação do público.
Suponha que você seja dono de uma papelaria e queira aumentar as vendas do papel sublimatico tratado. A adoção do SEO em textos contendo aplicações desse tipo de papel, e vantagens no uso pode trazer esse resultado em pouco tempo.

Faça parcerias

O ditado “me diga com quem andas, e direi quem tu és” nunca fez tanto sentido. A associação do seu negócio a empresas com produtos complementares ao seu e que já são referência, amplia o público a ser atingido e reduz os custos. Isso é chamado de co-marketing.

Dentro do co-marketing você consegue se associar a uma empresa que pode já ser referência na área dela e te ajudar a ganhar autoridade na sua. Além da autoridade, existe divisão de tarefas e de custos, o que torna ainda mais fácil crescer dentro do mercado.

Imagine que você vende maquinas de cafe para consultório. Uma empresa à qual você poderia se associar seria a empórios ou mercados que vendem cápsulas de café e material para produzir a bebida, por ser um produto complementar ao seu.

Esteja nas redes sociais

Esteja online (presente) nas redes sociais, pois é onde muitas pessoas gastam boa parte do seu tempo diário. Expandir seu negócio para as redes sociais, além dos aplicativos e blogs, abre espaço para o público que busca serviços apenas por meio dessas plataformas.

 

Suponha que você é dono de uma distribuidora de flores e tem o site, mas não está nas redes sociais. Percebe então que houve uma redução nas vendas recentemente.

 

Um dos fatores para essa queda pode ser a venda dos sacos de lixo veiculada nas redes sociais pelos concorrentes, local em que você não está presente, mas boa parte de seu público está. A análise do seu público cai bem aqui para identificar onde ele está.

Produza conteúdo com periodicidade

A produção de conteúdo com periodicidade leva conhecimento aos seus clientes, gera engajamento e interação. Mostra grande presença e acompanhamento das tendências que envolvem o mundo digital.

 

Por exemplo: se você tem uma empresa responsável por cotas de consorcio contemplado e deseja ampliar o público interessado, pode pensar em promover conteúdo de postagem nas segundas, quartas e sextas-feiras como forma de chamar a atenção do público.

Pense em pautas que sejam relevantes ao seu público, baseado nos dados disponíveis na internet sobre o comportamento, estilo de vida, faixa etária, sexo, etnia e perfil de consumo. Você pode programar as postagens nas plataformas, para que sejam pontuais

Conclusão

Ser autoridade no marketing digital traz uma gama de novas possibilidades ao seu negócio como aumento do número de conversões, maior engajamento, aumento na captação de leads e maior número de clientes orgânicos.

As 6 dicas que te ensinamos aqui podem melhor te posicionar no mercado e aumentar a credibilidade. Adotando essas medidas, você sempre estará nos holofotes, evitando o anonimato. Afinal, “quem não é visto não é lembrado”.

Tags | autoridade, dicas, marketing digital
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