Para que a sua página na internet seja encontrada com facilidade é preciso se adequar a uma série de características e procedimentos que os serviços de busca utilizam, como o uso de palavras-chave, além de outras formas de otimizar os seus conteúdos.
Um procedimento cada vez mais necessário, diante da adesão cada vez maior do público às plataformas digitais, que hoje são vistas como uma extensão da sua vida comum, permitindo uma conexão com os seus colegas, além de compras nas lojas virtuais. O próprio mercado digital vem crescendo nesse sentido, com os mais diversos empreendimentos utilizando de novos métodos de comercialização, adaptando os seus serviços para essa nova realidade virtual, tratando igualmente suas lojas físicas e virtuais.
Tudo para que um usuário em busca de serviços de portaria e limpeza, de forma a implementar isso no condomínio ao qual administra, encontre da maneira mais rápida e eficaz possível uma companhia que realize esse tipo de serviço.
Com tal serviço de busca podendo ser feito pelo seu computador, mas também por outros dispositivos eletrônicos, como um celular ou até mesmo o seu relógio, através do chamados smartwatches, os relógios inteligentes.
E para que essa companhia seja encontrada nas redes, ela deve se atentar a certas características, da mesma forma com que um estabelecimento físico utiliza de placas de sinalização, para que o seu negócio seja facilmente encontrado por seu público.
A diferença é que na internet, esse processo de identificação de um negócio costuma ser mais específico, utilizando de ferramentas e estratégias digitais, que ajudam o seu perfil comercial a se destacar entre as páginas de busca.
Para que um curso técnico de piloto privado seja direcionado a um perfil de usuário que encaixe entre o público dessa instituição de ensino. Algo cada vez mais difícil diante a alta concorrência que hoje pode ser encontrada na internet.
E é justamente por causa dessa alta concorrência que muitos empreendedores utilizam de técnicas vistas como ilícitas pelos administradores de site, capazes de tudo para que o site seja encontrado, sem analisar as consequências disso.
Ele funciona através de técnicas como o uso de palavras-chave, bons conteúdos, links externos, além de outras ferramentas que permitem com que o seu site seja facilmente encontrado na internet, diante os serviços de busca.
Ou seja, o SEO é o responsável para que um usuário que digite em sua barra de navegação por “suplemento para animais” seja direcionado aos sites de empresas que comercializam tais produtos, com esses resultados presentes na página de respostas.
E é justamente por causa dessa necessidade de ser encontrado na internet que muitas empresas acabam por optar por caminhos mais obscuros, sobre o que se trata da maneira com que os serviços de busca são gerenciados na internet.
Esse tipo de prática é conhecida como Black Hat SEO, cujo nome é derivado dos filmes de faroeste, com o black hat, chapéu preto em tradução literal, sendo uma vestimenta comum dos personagens que atuam como antagonistas nessas produções.
E esse estilo antagônico está corretamente sinalizado, com o Black Hat SEO se resumindo a práticas que burlam os sistemas de busca, junto às diretrizes de segurança que são adotadas por esses serviços de procura na internet.
Eles são conhecidos como SERP (Search Engine Results Page), ou seja, uma página de resultados que utiliza de mecânicos de pesquisa. Fazendo com que uma empresa de calçados seja encontrada por quem pesquisa por “lousa digital interativa”.
Serviço esse de direcionamento de resultados que podem ser ofertados por diferentes empresas de busca, com os buscadores mais conhecidos da internet sendo:
Contudo, por mais que esse tipo de prática pareça ser algo positivo, diante da facilidade com que o seu site passa a ser identificado pelos serviços de busca citados, é importante se atentar ao fato de que essas empresas cada vez mais se protegem contra essas práticas.
Fazendo com que os resultados dessa sua ação possam ser mais prejudiciais do que positivos.
E é justamente por causa dessa dificuldade que algumas empresas acabam por optar por práticas de Black Hat, tendo assim um alcance maior a certos resultados. Como o lançamento de um produto no mercado ou impulsionar uma companhia com baixo rankeamento.
Um conceito responsável pela posição com o qual um site se destaca nos serviços de busca, com as empresas de maior busca se posicionando nas primeiras posições, garantindo assim um posição de prestígio para essa companhia na internet.
Questões que podem fazer com que uma máquina de fazer suco de laranja automática tenha destaque nestas páginas de busca, aumentando inclusive a chance desse produto ser consumido por usuários que estejam interessados nesse tipo de aparelho.
Apesar desses resultados vistos como positivos, a prática de Black Hat SEO pode trazer graves consequências para o seu endereço virtual, principalmente a longo prazo, com esse tipo de estratégia podendo prejudicar o rankeamento e visibilidade do seu site.
Indo em direção oposta aos objetivos que fizeram alguém adotar esse tipo de estratégia duvidosa. Já que normalmente esse tipo de técnica coloca em risco a experiência do usuário em um site, um fator a ser analisado pelos serviços de busca na internet.
Podendo ocasionar inclusive no banimento do seu site aos serviços de busca, impedindo que ele seja encontrado por esses serviços de pesquisa, diante da proteção que os buscadores da internet passaram a adotar frente esse tipo de prática negativa.
Prejudicando assim com que uma empresa que oferece serviços de administração de condomínios seja direcionada ao público que esteja interessado nesse tipo de atividade, o que pode afetar diretamente nos lucros dessa companhia.
Com a internet sendo um dos principais pontos de contato hoje entre as empresas e o seu público-alvo. Logo, são claros os motivos para se evitar esse tipo de prática, que podem estar sendo aplicados muitas vezes até sem a noção clara do administrador de um site.
Entre as técnicas presentes neste tipo de estratégia se destacam:
Por mais que seja difícil sempre surgir com conteúdos inéditos para um site, principalmente quando se trata de um endereço virtual que atua com um segmento específico, é importante evitar a duplicação deles.
Geralmente esse texto utiliza palavras-chave e outros termos que somente os serviços de busca irão encontrar e não os usuários. Algo similar ao que ocorre na técnica a seguir.
Fazendo com que um cliente em busca de um sistema de gestão erp seja direcionado para um site de qualidade duvidosa, ao clicar no link do que parecia ser uma resposta correta para a sua necessidade identificada.
Práticas essas que devem ser evitadas, pois, por mais que elas possam trazer resultados positivos a curto prazo, os danos ao futuro do seu empreendimento podem ser mais prejudiciais do que benéficos.
Um procedimento cada vez mais necessário, diante da adesão cada vez maior do público às plataformas digitais, que hoje são vistas como uma extensão da sua vida comum, permitindo uma conexão com os seus colegas, além de compras nas lojas virtuais. O próprio mercado digital vem crescendo nesse sentido, com os mais diversos empreendimentos utilizando de novos métodos de comercialização, adaptando os seus serviços para essa nova realidade virtual, tratando igualmente suas lojas físicas e virtuais.
Tudo para que um usuário em busca de serviços de portaria e limpeza, de forma a implementar isso no condomínio ao qual administra, encontre da maneira mais rápida e eficaz possível uma companhia que realize esse tipo de serviço.
Com tal serviço de busca podendo ser feito pelo seu computador, mas também por outros dispositivos eletrônicos, como um celular ou até mesmo o seu relógio, através do chamados smartwatches, os relógios inteligentes.
E para que essa companhia seja encontrada nas redes, ela deve se atentar a certas características, da mesma forma com que um estabelecimento físico utiliza de placas de sinalização, para que o seu negócio seja facilmente encontrado por seu público.
A diferença é que na internet, esse processo de identificação de um negócio costuma ser mais específico, utilizando de ferramentas e estratégias digitais, que ajudam o seu perfil comercial a se destacar entre as páginas de busca.
Para que um curso técnico de piloto privado seja direcionado a um perfil de usuário que encaixe entre o público dessa instituição de ensino. Algo cada vez mais difícil diante a alta concorrência que hoje pode ser encontrada na internet.
E é justamente por causa dessa alta concorrência que muitos empreendedores utilizam de técnicas vistas como ilícitas pelos administradores de site, capazes de tudo para que o site seja encontrado, sem analisar as consequências disso.
Black Hat SEO: Uma prática irregular na internet
Para que uma página seja encontrada na internet ela precisa utilizar de certas configurações, como no chamado SEO (Search Engine Optimization), um serviço voltado à otimização dos serviços de busca, como o próprio nome indica.Ele funciona através de técnicas como o uso de palavras-chave, bons conteúdos, links externos, além de outras ferramentas que permitem com que o seu site seja facilmente encontrado na internet, diante os serviços de busca.
Ou seja, o SEO é o responsável para que um usuário que digite em sua barra de navegação por “suplemento para animais” seja direcionado aos sites de empresas que comercializam tais produtos, com esses resultados presentes na página de respostas.
E é justamente por causa dessa necessidade de ser encontrado na internet que muitas empresas acabam por optar por caminhos mais obscuros, sobre o que se trata da maneira com que os serviços de busca são gerenciados na internet.
Esse tipo de prática é conhecida como Black Hat SEO, cujo nome é derivado dos filmes de faroeste, com o black hat, chapéu preto em tradução literal, sendo uma vestimenta comum dos personagens que atuam como antagonistas nessas produções.
E esse estilo antagônico está corretamente sinalizado, com o Black Hat SEO se resumindo a práticas que burlam os sistemas de busca, junto às diretrizes de segurança que são adotadas por esses serviços de procura na internet.
Eles são conhecidos como SERP (Search Engine Results Page), ou seja, uma página de resultados que utiliza de mecânicos de pesquisa. Fazendo com que uma empresa de calçados seja encontrada por quem pesquisa por “lousa digital interativa”.
Serviço esse de direcionamento de resultados que podem ser ofertados por diferentes empresas de busca, com os buscadores mais conhecidos da internet sendo:
- Google;
- Bing, da Microsoft;
- Yahoo;
- Baidu (principal serviço de buscas da China).
Contudo, por mais que esse tipo de prática pareça ser algo positivo, diante da facilidade com que o seu site passa a ser identificado pelos serviços de busca citados, é importante se atentar ao fato de que essas empresas cada vez mais se protegem contra essas práticas.
Fazendo com que os resultados dessa sua ação possam ser mais prejudiciais do que positivos.
Por que se deve evitar esse tipo de prática?
Ser encontrado na internet não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de uma empresa nova no mercado, com o seu nome sendo ainda pouco conhecido, fazendo com a que a busca por essa empresa seja rara, ignorada pelos serviços de pesquisa.E é justamente por causa dessa dificuldade que algumas empresas acabam por optar por práticas de Black Hat, tendo assim um alcance maior a certos resultados. Como o lançamento de um produto no mercado ou impulsionar uma companhia com baixo rankeamento.
Um conceito responsável pela posição com o qual um site se destaca nos serviços de busca, com as empresas de maior busca se posicionando nas primeiras posições, garantindo assim um posição de prestígio para essa companhia na internet.
Questões que podem fazer com que uma máquina de fazer suco de laranja automática tenha destaque nestas páginas de busca, aumentando inclusive a chance desse produto ser consumido por usuários que estejam interessados nesse tipo de aparelho.
Apesar desses resultados vistos como positivos, a prática de Black Hat SEO pode trazer graves consequências para o seu endereço virtual, principalmente a longo prazo, com esse tipo de estratégia podendo prejudicar o rankeamento e visibilidade do seu site.
Indo em direção oposta aos objetivos que fizeram alguém adotar esse tipo de estratégia duvidosa. Já que normalmente esse tipo de técnica coloca em risco a experiência do usuário em um site, um fator a ser analisado pelos serviços de busca na internet.
Podendo ocasionar inclusive no banimento do seu site aos serviços de busca, impedindo que ele seja encontrado por esses serviços de pesquisa, diante da proteção que os buscadores da internet passaram a adotar frente esse tipo de prática negativa.
Prejudicando assim com que uma empresa que oferece serviços de administração de condomínios seja direcionada ao público que esteja interessado nesse tipo de atividade, o que pode afetar diretamente nos lucros dessa companhia.
Com a internet sendo um dos principais pontos de contato hoje entre as empresas e o seu público-alvo. Logo, são claros os motivos para se evitar esse tipo de prática, que podem estar sendo aplicados muitas vezes até sem a noção clara do administrador de um site.
Estratégias que compõem o Black Hat SEO
Diversas são as práticas que podem ser identificadas como parte de uma estratégia Black Hat, permitindo que um site seja facilmente encontrado pelos serviços, driblando os seus mecanismos de proteção. O que pode ocasionar problemas para todos os envolvidos.Entre as técnicas presentes neste tipo de estratégia se destacam:
Uso de palavras-chave em excesso
As palavras-chave são termos que facilitam ao usuário encontrar o seu site, com base nos termos utilizados em seus endereços virtuais. Contudo, o uso excessivo dessas palavras pode ser prejudicial, afetando principalmente a qualidade do conteúdo ali presente.Conteúdo duplicado
Outra prática que tenta burlar os sistemas de busca é a replicação de conteúdos, ou seja, um blog que repete o mesmo tipo de texto para as suas diferentes variações, de forma com que um conteúdo voltado à terceirização serviços gerais seja visto em maior intensidade.Por mais que seja difícil sempre surgir com conteúdos inéditos para um site, principalmente quando se trata de um endereço virtual que atua com um segmento específico, é importante evitar a duplicação deles.
Texto oculto
O texto oculto se trata de uma prática que utiliza o design de um site, onde um texto específico é posicionado em uma parte do site a qual o usuário sequer tem visibilidade, com o uso de uma fonte de totalidade que permite a camuflagem desse conteúdo textual.Geralmente esse texto utiliza palavras-chave e outros termos que somente os serviços de busca irão encontrar e não os usuários. Algo similar ao que ocorre na técnica a seguir.
Cloaking
O cloaking age exatamente como uma manta (cloak em inglês), encobrindo o tipo de conteúdo presente em seu site, apresentando algo diferente para o público e para os serviços de busca, de forma a aumentar o rankeamento do seu site.Redirecionamento enganoso
Certos redirecionamento são necessários, como uma empresa que mudou o endereço do seu site, o que pretende levar um cliente do seu site até o endereço específico de uma promoção, contudo, existem certos direcionamentos vistos de forma negativa.Fazendo com que um cliente em busca de um sistema de gestão erp seja direcionado para um site de qualidade duvidosa, ao clicar no link do que parecia ser uma resposta correta para a sua necessidade identificada.
Práticas essas que devem ser evitadas, pois, por mais que elas possam trazer resultados positivos a curto prazo, os danos ao futuro do seu empreendimento podem ser mais prejudiciais do que benéficos.