As redes sociais são um canal de comunicação importante para as empresas, então, estar presente nelas não é mais uma questão de escolha, mas, sim, uma necessidade.
Realizar o seu planejamento e uma boa gestão é essencial para aproveitar todo o potencial que essas plataformas oferecem. Isso porque, o uso desestruturado desses canais produz a sensação errônea de que elas não trazem resultado.
No entanto, esse pensando é um equívoco que pode estrangular o sucesso de muitas campanhas, uma vez que o público de qualquer marca está presente nelas. Portanto, quem souber utilizá-las vai sair na frente.
Tanto o engajamento quanto o crescimento da marca dependem de planejamento e da boa gestão das redes sociais. Isso envolve criar uma estratégia, produzir conteúdos de qualidade e priorizar a consistência deles.
Tudo porque o consumidor moderno está constantemente em busca de informações a respeito de produtos e serviços, antes de comprar. Inclusive, as redes sociais são um excelente canal para que os consumidores descubram necessidades que não conheciam.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância do planejamento e gestão de redes sociais, além do por que os conteúdos devem ser consistentes, a necessidade de investir em marketing, bem como se organizar para atingir um novo público.
Importância do planejamento de redes sociais
O planejamento permite explorar todo o potencial das redes sociais, além de ajudar a criar uma rotina profissional de marketing. Um plano bem elaborado é mais fácil de ser executado, o que otimiza o tempo desses investimentos. Uma frequência de postagens bem definidas também ajuda a fidelizar a audiência, e isso envolve o agendamento prévio dos posts. Um dos fatores-chave que uma loja de móveis planejados para cozinha pode levar em conta na hora de fazer seu planejamento é a previsibilidade. Isso tanto na execução do plano, ou seja, que faz este momento se tornar mais prático e exige menos esforço criativo, quanto na hora de gerar resultados, pois eles foram previamente projetados. Tendo em vista esses fatores, toda a rotina de trabalho com as redes sociais é facilitada e os resultados são maiores e melhores.Importância da gestão de redes sociais
Depois de criar o planejamento, é hora de colocá-lo em prática, isso só será possível porque foi criada uma espécie de cronograma. Mas é preciso escolher com quais redes sociais a empresa vai trabalhar. Dificilmente uma empresa precisa estar em todas. Por exemplo, uma demolidora em São Paulo pode optar pelo Facebook, pois essa rede é a que mais concentra um público de diferentes nichos. Para escolher, é preciso levar em conta as escolhas da persona, sabendo quem ela é, pelo que se interessa e que tipo de conteúdo gosta de consumir. Por exemplo, no caso da demolidora, é bem provável que seu público sejam empresas que trabalham com construção de imóveis, pessoas que estejam construindo ou reformando e que acompanham as tendências desse mercado. Portanto, é fundamental investir na criação de imagens dos processos de demolição e materiais que falem a respeito desse mercado. Isso vai gerar engajamento e possibilitar o crescimento da empresa. Agora, se uma empresa, como uma fabricante de aquecedor a gás para piscina, tiver como objetivo atrair parceiros comerciais, ela pode investir no LinkedIn. Independentemente de qual seja a plataforma ou plataformas escolhidas, é importante criar e publicar conteúdos específicos, fundamentais no processo de gestão de redes sociais, que variam conforme os objetivos da empresa. Tudo porque as redes sociais são excelentes plataformas para atrair e engajar o público-alvo, mas dependem de bons conteúdos para isso. Elas propõem valor, mesmo que sejam criadas apenas para o entretenimento do público-alvo. Mesmo assim, o foco deve ser sempre o relacionamento, e esse objetivo é alcançado por meio de uma boa gestão de redes sociais, que envolve práticas como:- Planejar;
- Criar conteúdo;
- Escrever textos;
- Interagir;
- Responder seguidores;
- Publicar;
- Mensurar resultados.