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A importância das Buscas por voz nas ferramentas de Busca

Eduardo Larbac - 16 de agosto de 2021

A importância das Buscas por voz nas ferramentas de Busca A importância das Buscas por voz nas ferramentas de Busca

A importância das Buscas por voz nas ferramentas de Busca

A busca por voz é um recurso que elevou para outro nível a experiência do usuário com os mecanismos buscadores. Em 2018, 10 anos após o lançamento da busca por voz nas plataformas Google, a empresa apontava que 10% de todas as pesquisas no Brasil eram feitas assim.

Além disso, no mesmo ano, o Google Assistente já estava presente em 400 milhões de dispositivos, como:
  • Smartphones;
  • Computadores e notebooks;
  • Tablets;
  • TVs; 
  • Smartwatches;
  • Smart speakers;
  • Carros;
  • Entre tantos outros.
Inclusive, é importante ressaltar que até a data da pesquisa, 70% das interações mundiais com ele já eram feitas com linguagem natural.

Em 2020, uma pesquisa divulgada na Consumer Electronics Show (CES 2020), ocorrida em Las Vegas, EUA, pela Edison Research e NPR Report, mostrou que 54% dos adultos norte-americanos usam comandos de voz em seu dia a dia.

Outro ponto necessário de ser dito, é que os smart speakers, ou seja, os alto-falantes inteligentes com assistentes virtuais, haviam aumentado 135% em residências nos EUA, desde 2017 até a data da pesquisa.

Inclusive, soluções empresariais como relógio de ponto cartográfico, podem ser conectadas a assistentes virtuais para dinamizar tarefas.

A aceitação do Google Assistente pelos brasileiros, assim como das buscas por voz, tem sido cada vez maior, e atualmente, acabaram se tornando cada vez mais presentes.

Hoje em dia, é algo muito natural ver uma pessoa ditando termos para seus celulares ou outros aparelhos eletrônicos, para saber seu significado ou para buscar soluções para suas necessidades, como “terceirização de folha de pagamento” ou “farmácia mais próxima”.

Leia esse artigo até o fim para aprender mais sobre as buscas por voz, a sua importância e seus impactos nas estratégias de marketing digital.

O que é uma busca por voz e qual é o seu significado?

A busca por voz é uma ferramenta aplicável a qualquer dispositivo, desde que equipado com um assistente virtual.

Utilizando tecnologias de Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning, o aprendizado da própria máquina, para “conversar” com o usuário e exibir resultados relevantes para suas solicitações, feitas pela fala.

Dessa forma, os dispositivos são capazes não somente de entender o objetivo da busca, como “locação de tendas para eventos esportivos”, mas também oferecer resultados de acordo com o aprendizado das buscas anteriores.

Seguindo o exemplo, esse aprendizado pode ser observado ao gerar resultados regionais e opções mais próximas do usuário, ainda que ele não tenha solicitado isso.

Ademais, o surgimento dessa tecnologia e seu sucesso é uma consequência das dificuldades de digitação utilizando aparelhos como o celular. 

O impacto para o marketing digital

Para o usuário-consumidor a opção de fazer buscas por voz veio para incrementar sua experiência, cada vez mais aprimorada.

Os aparelhos inteligentes e seus assistentes virtuais, permitem que as buscas sejam realizadas de forma mais rápida, natural, confortável e interativa, ao pesquisar por um item como “fábrica de carimbo datador manual de longa duração”.

Para os profissionais de marketing, é necessário se adaptar, uma vez que para atrair o tráfego pelas buscas por voz, é importante saber que os mecanismos são diferentes das pesquisas tradicionais.

Um ponto central a ser trabalhado por esses profissionais são as estratégias de SEO, uma vez que o usuário tende a fazer suas pesquisas por meio de perguntas completas, e isso afeta a forma com que os conteúdos são criados. 

Para aproveitar esse tipo de busca para aumentar o tráfego de suas páginas, a equipe de marketing de uma empresa especializada em soluções de revestimento em ACM, por exemplo, precisa fornecer respostas para essas perguntas.

O objetivo da tecnologia é o mesmo das demais implementações voltadas para os mecanismos buscadores: atender as necessidades do usuário da melhor forma, gerando respostas mais rápidas e inteligentes.

Didaticamente, vamos pontuar as diferenças para as estratégias de SEO, apontando algumas dicas para sua otimização, visando auxiliar a presença digital do seu serviço ou produto, resultando em mais vendas de ribbon cera, supondo que essa seja sua solução.

SEO: usando as buscas por voz a seu favor 

O mercado evolui de forma cada vez mais competitiva, principalmente nos canais online, já que é ali que se encontra o público, independentemente do segmento, porte ou solução oferecida por sua empresa.

Nenhum empreendedor de sucesso pode desconsiderar alternativas para aumentar o tráfego para suas páginas, para se posicionar de forma mais assertiva no mercado, para criar autoridade para a marca e para potencializar suas vendas.

Sabendo que as estratégias de SEO, sejam elas voltadas às buscas por voz ou às buscas tradicionais, com entradas através do teclado, são focadas e trazem resultados a médio e longo prazo, é fundamental começar o quanto antes.

A seguir estão 5 práticas importantes para otimizar suas ações para as buscas por voz, que pontuam as particularidades dessa tecnologia:
  1. Priorize as palavras-chave long tail

Como mencionamos, o formato que o usuário faz suas buscas se alterou com as pesquisas por voz. Portanto, exige-se o uso de palavras-chave de cauda longa, as long tails. 

Por exemplo, o SEO voltado para as buscas textuais foca em buscas como “cola para acrilico” ou “comprar cola acrílico”. 

No entanto, o usuário, em uma busca por voz, provavelmente usará uma frase completa como “onde comprar cola para acrílico em São Paulo?” ou “qual é a melhor marca de cola para acrílico do mercado?”.

Como pode ver, as palavras-chave não se resumem a palavras, sendo substituídas por perguntas completas ou mesmo, uma conversa.
  1. Pense nas perguntas e respostas

A maior parte das pesquisas por voz são feitas no formato de perguntas, então advérbios como “o que”, “quando”, “como” e“por que” estão presentes nesse tipo de consulta.

Uma dica para as lojas online é aproveitar documentos de FAQ, sigla para a expressão em inglês Frequently Asked Questions, ou seja, as perguntas frequentes, perfeitas para a situação, uma vez que partem de questionamentos comuns sobre sua solução.

Faça um bom estudo de mercado e público, com uma pesquisa criteriosa sobre essas dúvidas. Um fabricante de cesta de supermercado, por exemplo, deve considerar perguntas sobre quais são os tipos e modelos disponíveis, as capacidades de carga, entre outras questões.
  1. Considere sua localização

Como você certamente já notou por nossos exemplos, a localização geográfica é de alta relevância para a maioria das pesquisas. 

Estudos apontados pela Forbes sugerem que 22% de consultas por voz têm como objetivo encontrar uma resposta local, com expressões como “aqui perto”, “nas proximidades” ou “perto de mim” sendo utilizadas com grande frequência.

Como apontamos, os mecanismos contam com o auxílio de outros fatores para fazer esse direcionamento, ainda que essa necessidade não seja mencionada na pergunta, como a geolocalização do aparelho ou a região usada em outras buscas.

E isso afeta tanto as lojas físicas quanto as virtuais, uma vez que se o dispositivo não encontrar um local próximo ao usuário, ele certamente vai sugerir um e-commerce como alternativa.
  1. Mantenha os dados da página organizados

Invista em dados estruturados e em recursos como os rich snippets, trechos de código que permitem incluir informações adicionais aos mecanismos de pesquisa, como preços, vídeos e classificações.

São soluções perfeitas para as pesquisas por voz, uma vez que esses atributos e informações melhoram as taxas de cliques, por tornarem uma página mais atraente para os usuários.
  1. Preze pela velocidade do site

Seja para qualquer tipo de busca, os algoritmos priorizam as páginas mais responsivas, principalmente para dispositivos móveis, com maior velocidade de carregamento, pois eles “entendem” que a lentidão atrapalha a navegabilidade e prejudica a experiência do usuário.

Além disso, a maior parte das pesquisas por voz são feitas de dispositivos como os smartphones, muitas vezes utilizando pacotes limitados de dados, o que torna a velocidade ainda mais urgente. O ideal é que o carregamento se mantenha sempre abaixo de 3 segundos. Algumas dicas para otimizar os elementos de suas páginas, são:
  • Comprimir imagens, vídeos e linhas de código;
  • Adaptar parágrafos e títulos às dimensões dos dispositivos móveis;
  • Adaptar o tamanho da fonte;
  • Eliminar pop-ups e outros elementos que prejudicam a usabilidade;
  • Verificar a visibilidade de todos os elementos, como os botões.
Por fim, lembre-se também de verificar se a capacidade do seu servidor é compatível com o volume de tráfego no site.

Considerações finais

A busca por voz é uma tecnologia que teve ampla aceitação, vem crescendo e está sendo aprimorada rapidamente. Para os usuários, essa tecnologia trouxe mais comodidade, eficiência, rapidez e interação, sendo um sucesso para sua experiência.

Para os profissionais de marketing, as buscas por voz criaram novas demandas, afetando principalmente a forma de trabalhar e aplicar o SEO em suas páginas.

Esteja atento: mesmo que você considere tecnologias como essa, futurísticas, o mercado vive em uma corrida contínua, e você não deve perder oportunidades ao ver uma tendência.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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