As hashtags são um símbolo também conhecido como cerquilha ou jogo da velha, usadas com o intuito de unir esse símbolo com um termo.
Seu objetivo é direcionar o usuário a uma página que fale sobre o assunto presente no termo. Além disso, seu uso é feito, principalmente, nas redes sociais.
Essas plataformas são ambientes onde as pessoas compartilham o que estão fazendo, desde assistir algum programa até o que o pensam e o que sentem.
Dessa forma, as hashtags surgiram para que pesquisas em torno desses temas pudessem ser feitas.
O uso desse símbolo tem se fortificado e se tornado cada vez mais comum. Mesmo assim, ainda existe uma grande quantidade de pessoas e empresas que usam a hashtag e não sabem porquê ou, até mesmo, como ela funciona.
O fato é que ela é importante, tanto para alavancar uma publicação quanto para engajar o público-alvo.
Afinal, quando uma marca sabe usá-la corretamente, consegue impactar os usuários mais propícios a uma conversão.
Só que para atingir bons resultados, é necessário saber o que são as hashtags, sua importância, como usá-las, quantas vezes e quais usar para ter a relevância esperada pelo público consumidor.
Instagram
Nessa plataforma, o uso do jogo da velha é mais generalizado do que em outras, como o Twitter. Além disso, quando um nutrólogo esportivo posta uma hashtag, ele deve se direcionar mais para a imagem publicada. Para pesquisar resultados com a palavra-chave escolhida, é necessário digitá-la no campo de busca e clicar em TAGS. Também é possível descobrir quais são as mais utilizadas na opção EXPLORE, representada pela lupa, na parte inferior da tela.Facebook
A busca no Facebook é ainda mais fácil usando determinada hashtag. Isso, porque depois que ela é publicada, torna-se automaticamente um link. Isso permite à marca clicar em seu próprio post para saber o que está sendo falado e mais comentado. Apesar de não ter o uso do símbolo tão forte quanto em outras redes sociais, o Facebook traz mais opções de visualizações por meio do Top, Latest (relacionado a lives) e Photos e Videos. Além desses, também é possível pesquisar resultados em:
O que são hashtags?
Hashtag é um termo precedido pelo símbolo #, também conhecido como jogo da velha. Então, se uma clínica veterinária publica um post com a hashtag # floral para cães ansiosos, ela direciona seu público para conteúdos relacionados ao tema. Ela é usada em diferentes redes sociais, como:- Instagram;
- Facebook;
- Twitter;
- Google+;
- Entre outros.
Importância do uso das hashtags
Usar esse símbolo nas publicações nas redes sociais traz diversos benefícios para as marcas, o que explica a sua importância. Alguns dos principais pontos são:1 – Usabilidade
As hashtags facilitam as pesquisas. Portanto, quando o usuário quer encontrar informações sobre um assunto, ele não precisa procurar de post em post. Basta que ele digite # oftalmologista para cachorro, por exemplo, e encontre as informações que procura.2 – Alcance
A publicação com esse jogo da velha fica ao alcance de qualquer pessoa que procure pelo assunto nas redes sociais, inclusive aquelas que não curtem ou seguem a página. O Instagram, por exemplo, permite seguir as hashtags, o que traz vantagens tanto para as empresas quanto para os usuários.3 – Engajamento
Esse tipo de publicação permite o acompanhamento em tempo real de conversas e discussões acerca de determinado assunto. Então, por ser direcionada ao público-alvo correto, permite que a marca conquiste novas curtidas e seguidores.4 – Mensuração
As hashtags também auxiliam na mensuração dos resultados das ações de marketing que uma organização realiza. O alcance, por exemplo, pode ser um bom parâmetro para saber se o conteúdo está agradando.5 – Informação
O Twitter, uma das redes sociais mais usadas, mostra o trend topic das hashtags mais praticadas pelos usuários em determinado momento. Um hospital de emergência veterinária 24 horas, por exemplo, pode usar essa informação para inspirar suas campanhas. Conhecendo a importância da hashtag, é necessário entender, também, como ela funciona em cada rede social.Como a hashtag funciona em cada rede social
O uso do jogo da velha junto com tópicos é uma criação do Twitter, que se disseminou para as outras redes. Antes de usá-la, é importante que a empresa entenda como as pessoas se comportam em cada plataforma, inclusive como elas usam as hashtags. Isso aumenta o engajamento, porque muitas redes sociais já aderiram a esse tipo de publicação. Por isso, há uma mudança comportamental e singular em cada uma delas por parte dos usuários. No Twitter, os usuários usam apenas uma ou duas hashtags; Já no Instagram, eles usam 4 ou mais. Porém, mais do que uma quantidade diferente de uso, cada plataforma possui suas particularidades e especificidades. Isso significa que a palavra-chave banho e tosa de gatos, por exemplo, que faz muito sucesso no Instagram, não necessariamente vá fazer o mesmo sucesso no Facebook. Sendo assim, é importante saber como usar a hashtag do jeito certo. Para isso, pesquise e tenha como base planejamento da sua marca.Como usar corretamente as hashtags?
Usar a hashtag não tem muito segredo, pois basta acrescentar o símbolo # juntamente com a palavra-chave escolhida. A maior dúvida, geralmente, está na escolha da palavra ideal, por isso, uma boa dica é realizar uma pesquisa de relevância em cada plataforma. Por exemplo, no Instagram, uma clínica pode usar # ultrassom ginecológico ou #ultrassomtransvaginal para descobrir se essas palavras estão sendo muito utilizadas pelos usuários. Em caso afirmativo, isso significa que elas têm muita relevância. Além disso, é importante não inserir espaço entre o símbolo e a palavra seguinte, e também entre todas as palavras que compõem o post. Isso, porque os espaços não são reconhecidos, o que acaba prejudicando a estratégia. Além dessas dicas, algumas outras para usar adequadamente o hashtag nas publicações e alavancá-las, são:Não colocar todo o conteúdo
Se um usuário quer saber o que as pessoas estão falando sobre determinado programa de TV, ele deve usar #nomedoprograma e não #oqueaspessoasestãoachandodoprograma. Esse tipo de hashtag restringe muito a pesquisa e diminui o volume de conteúdo que pode ser encontrado.Não usar uma hashtag para cada palavra
Assim como existem pessoas e empresas que cometem o erro de colocar muitas palavras em uma única hashtag, algumas fazem o contrário e colocam uma palavra em cada jogo da velha. Por exemplo, o certo é uma clínica de estética usar # depilação a laser intima e não #depilação #a #laser #íntima. Até porque, Isso divide os grupos de pesquisa e não direciona o público para a postagem certa.Conferir ortografia
Apesar de as hashtags usarem as palavras juntas, sem uso de espaço, a ortografia precisa estar correta. Por exemplo, se uma imobiliária escrever, por engano, #apartamemto, ela vai transformar a sua publicação em um verdadeiro fracasso. Isso, porque a chance de algum usuário escrever a palavra daquela maneira é mínima, o que dificulta o encontro da publicação.Dicas para Instagram e Facebook
O Instagram e o Facebook são as duas redes sociais que possuem mais usuários. Portanto, é importante saber, pelo menos um pouco, sobre como usar as hashtags nessas redes sociais.- People;
- Pages;
- Places;
- Groups;
- Apps;
- Events.