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A importância de se ter um blog

Jayane Guia de Investimento - 7 de fevereiro de 2022

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Hoje em dia, conseguir se destacar dentro do mercado de atuação, independentemente de qual seja, é extremamente complicado, por isso, muitas empresas têm apostado em soluções variadas, por exemplo, o uso de um blog, de um site bem montado, entre outras ações.

Inclusive, pensando nisso, é possível dizer que muita gente nem sabe, ao certo, o quanto um blog pode ser positivo, seja para falar sobre conserto de equipamentos hidráulicos ou outro tema mais geral, como contabilidade.

Isso porque, algumas pessoas menosprezam a força que essa ferramenta tem e o quanto ela é boa para atuações variadas, principalmente pelos muitos anos em que ela está disponível para o público, assim como as suas funcionalidades.

Inclusive, antes de entrarmos a fundo na importância do blog, que tal conhecer um pouco mais sobre a sua história, bem como o seu surgimento e outros detalhes que rondam tudo isso? 

Entenda mais sobre a história dos blogs

As plataformas de compartilhamento de conteúdos são muito usadas até os dias de hoje, porém você sabia que elas não se restringem às redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, etc. Na verdade, isso já é bem antigo, para ser mais exato, começando em 1990.

Pois é, mais de 30 anos depois, vamos falar sobre os blogs que surgiram na época como uma forma de divulgar informações e ideias. Entretanto, essa ferramenta é tão forte que continua ativa até os dias de hoje.

Inclusive, não é nada difícil você encontrar um blog na internet, seja pesquisando sobre papel sublimático rolo a4 ou papelarias e a sua importância. Isso se dá devido ao sucesso da ferramenta, que pode ser usada tanto para o lado pessoal como profissional.

Na verdade, é preciso, até mesmo, dizer que os blogs só surgiram porque seriam uma alternativa aos espaços virtuais, ou seja, os fóruns e os chats. Isso porque muitas pessoas cansaram de compartilhar suas ideias nesses espaços e queriam um só delas.

Inclusive, se fossemos procurar alguma definição para ‘blog’, seria algo como ‘registro na web’, que nada mais é do que um espaço para que você compartilhe o que quiser, ou seja, você pode falar sobre:

  • Ideias;
  • Produtos;
  • Serviços;
  • Debates;
  • Entre outros assuntos.


A partir desse ‘boom’ dos blogs, começaram a surgir os blogueiros – que hoje em dia podem ter a sua definição entendida de uma outra forma, mas isso é tema para um próximo artigo. Essas pessoas, então, passaram a fazer do blog uma ferramenta de trabalho.

Qual a importância de um blog?

Quando pensamos na importância dessa ferramenta, podemos dizer que ela vai muito além de ser um espaço de compartilhamento de ideias, sendo uma chance para que uma empresa venda muito mais dos seus serviços, por exemplo, de adesivação de frota.

Inclusive, hoje em dia, marcas que contam com um blog conseguem sair na frente da concorrência, afinal, elas são capazes de criar uma relação mais próxima com o cliente – gerando um vínculo -, além disso é possível conhecer melhor o público.

Isso se dá porque uma marca que compartilha informações em forma de texto sobre um produto, consegue que as pessoas interessadas comentem e criem engajamento no material, algo que pode ajudar tanto no momento da venda como no pós-venda.

Ademais, com a ajuda de um blog, a empresa é capaz de receber feedbacks positivos e de pontos a melhorar, fazendo com que ela se aprimore cada vez mais, buscando conquistar novos clientes e manter os fidelizados.

Fora todos os pontos que foram citados, o blog é capaz de dar mais visibilidade para uma marca, isso porque ele é abrangente, podendo alcançar um público que talvez nem fizesse ideia da sua existência.

Vamos a um exemplo prático: você trabalha com a venda de balão de gás hélio personalizado para aniversário infantil – sendo que esse sempre foi o seu foco. Então, enquanto alimentava o seu blog com conteúdos sobre o tema, percebeu um comentário diferente.

Uma cliente, chamada Maria, perguntou se você trabalha com balões para debutantes, pois achou o tema do seu blog interessante e quer investir no serviço. Desse modo, você acaba de receber uma ideia que pode expandir a sua marca e os seus lucros.

Percebe? O blog é a chance de aumentar a sua cartela de clientes, bem como de aprimorar o seu negócio, independentemente de qual seja o segmento de atuação.

Como manter um público fiel ao seu blog: veja dicas

Começar um blog é relativamente fácil, o complicado é conquistar um público bom e mantê-lo fiel ao seu conteúdo. Dessa maneira, é preciso apostar em ações simples, mas que podem fazer uma total diferença.

Para facilitar o entendimento, confira as dicas que separamos. Certamente, isso te ajudará a ter um norte melhor para as ações:

Compartilhe conteúdos com frequência

Primeiramente, é de extrema importância que você tenha em mente que: tudo em excesso é ruim, mas a falta também não é boa. Pois bem, com isso você deve perceber que os seus conteúdos não podem ser publicados todos os dias, mas também não podem ser publicados uma vez ao mês.

O ideal é criar uma rotina e um calendário de publicações. Por exemplo, você trabalha com venda de estufas industriais, então pode criar materiais para as publicações de segunda e quarta, sendo que em cada um dos dias você vai falar sobre assuntos ligados ao seu produto.

Isso fará com que a sua audiência já espere o seu material, ou seja, que ela já saiba que toda segunda e quarta vai encontrar assuntos novos no seu blog. Assim, o seu público não precisa ficar entrando todo dia até encontrar uma publicação nova.

Ademais, a falta de conteúdo faz com que o leitor desista de você e procure uma página com mais comprometimento pelo cliente, então é sempre bom ficar atento e evitar esses problemas – que podem gerar outros ainda maiores.

Trabalhe com informações interessantes

Por mais que você atue com material para campanha eleitoral, por exemplo, esse não deve ser o único tema das suas publicações. É preciso pensar fora da caixa e partir para temas que agradem a sua audiência.

Afinal, imagine ser leitor de um blog, totalmente, mercantil. Isso cansa, é normal. Por isso, pergunte ao seu público o que ele quer ler e trabalhe com os temas, isso ajudará no engajamento e nos resultados da sua página.

Um cliente feliz com o que está lendo, com certeza, curtirá e compartilhará com os amigos, trazendo ainda mais audiência para o blog da sua empresa.

Escute os seus leitores

Podemos dizer que esse ponto tem certa relação com o anterior. É preciso que você escute os desejos do seu público. De nada adianta pedir que eles comentem e apenas ignorar as informações. Por isso, leia os comentários e trabalhe para melhorar cada vez mais.

Se possível, é interessante que você responda os comentários. Então, vamos supor que você trabalhe com controle de acesso de veículos por tag, e um leitor comentou que quer entender mais como funciona essa segurança em caminhões.

Você pode aproveitar o comentário para divulgar o seu conteúdo sobre o tema – quando ele for ao ar. Isso, com certeza, fará com que o cliente se sinta especial, bem como perceba que a sua opinião é ouvida e que ele é importante.

Trabalhe com outros elementos além do texto

Em um blog, o texto é, sem dúvidas, a ferramenta mais forte, porém ele não é o único. O ideal é que você trabalhe com outros elementos, como imagens, infográficos, vídeos e, até mesmo, memes (se eles puderem fazer parte das suas ações).

Com esses outros detalhes, o seu texto ficará mais rico e cheio de informações, evitando que o leitor se canse rapidamente e vá procurar outra página mais leve sobre o mesmo tema, independentemente de qual seja.

Considerações finais

Como ficou muito claro ao longo de todo o conteúdo, um blog é capaz de agregar credibilidade para uma empresa, assim como conquistar mais resultados – tanto de público quanto financeiro.

Pensando em tudo isso, aproveite essa ferramenta para gerar confiança no seu público e alcançar posições ainda maiores dentro do seu mercado de atuação, seja uma empresa focada em sinalização de trânsito horizontal e vertical ou em temas ambientais, por exemplo.

O blog é, hoje em dia, a melhor ferramenta em questões de divulgação e de crescimento de uma marca, basta uma breve pesquisa no Google, ou em qualquer outro buscador, que essa informação será confirmada. Então, não perca mais tempo!

Tags | blog, dicas, negócios
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