O marketing de conteúdo é um conceito que pode até não ser inédito para o mercado comercial, mas é um tipo de estratégia que ganha um destaque cada vez maior, indo em conjunto a ampliação das plataformas digitais e o seu poder de compartilhamento.
Um dos responsáveis pelo aumento desse tipo de conteúdo está na facilidade com que as redes sociais trouxeram para o compartilhamento dessas obras, no qual um simples celular se torna um captador de áudio, vídeo e até atua na edição desses conteúdos.
Se todo mundo pode se transformar em um produtor de conteúdo, a disputa pela atenção do público torna-se ainda mais competitiva para uma empresa, que precisa disputar com os seus concorrentes tradicionais, e esses novos, que se multiplicam a cada dia.
Para uma empresa que trabalha com balões para decoração de aniversário, o uso da internet e suas redes sociais pode representar um grande ganho comunicacional, aproximando-se do público de maneira prática e econômica.
Ao mesmo tempo, com a expansão das marcas nesse ambiente, juntas dos próprios usuários, é necessário que uma companhia apresente um conteúdo mais personalizado, indo além da replicação dos tradicionais anúncios de TV ou revistas.
E se o marketing de conteúdo pode ser a estratégia certa para conquistar essa disputada atenção do público, é importante conhecer a fundo a sua funcionalidade e vantagens, para compreender a necessidade de adotar esse tipo de tática ao seu empreendimento.
Como funciona o marketing de conteúdo?
Esse método comercial consiste na produção de um conteúdo especializado, servindo como uma ferramenta de divulgação de uma marca ou produto, porém não de maneira tão direta, utilizando de táticas que irão destacar o nome da sua companhia com o público. E esses conteúdos nem sequer precisam ter um valor unicamente comercial, podendo servir também para trabalhar outros tipos de conceitos que uma marca gostaria de ver ligada aos seus produtos ou serviços. Podendo ser o caso de uma fábrica de ribbon para impressora, que busca expandir a sua área de atuação por meio de uma campanha segmentada, destacando para os seus fornecedores os ideais de qualidade e versatilidade dos seus materiais. Entre alguns desses possíveis conteúdos estão:- Vídeos;
- Podcasts;
- Webséries;
- Blogs;
- E-books.