A liderança remota significa fazer a gestão de sua equipe à distância, ação que pode ser um desafio para muitos gestores.
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas adotaram o modelo de trabalho home office ou híbrido, o que influenciou no sistema de liderança e no processo de gestão dos funcionários.
A necessidade do isolamento social trouxe uma mudança de paradigma na vida de todas as pessoas, inclusive no que diz respeito ao trabalho.
Foram diversos os setores que tiveram que se adequar às novas modalidades de relação, incluindo os mais diversos serviços sendo oferecidos remotamente, como um curso de piloto privado a distância.
Isto trouxe um novo significado para a gestão de pessoas, de forma que novas habilidades de gestão se tornaram importantes, cobrando a adaptação por parte dos gestores para garantir a mesma eficiência que o trabalho presencial.
Neste artigo, trouxemos 9 dicas para você fazer uma boa liderança remota, mantendo a qualidade e a eficiência de sua equipe. Leia até o fim e confira nossas dicas.
Essa nova realidade surgiu como um cone da cet, sinalizando mudanças e antecipando a tendência do trabalho home office.
Confira a seguir nossas dicas para garantir uma boa implementação da gestão de pessoas de forma remota.
Por isso, é importante desenvolver questões como a autogestão e a flexibilidade para lidar com os desafios diários.
O importante é que líderes e gestores se empenhem, se colocando como exemplos a serem seguidos por toda a equipe.
Dessa forma, desenvolver uma relação que estimule a troca de experiências e ideias se faz fundamental para estimular o relacionamento entre os membros da sua equipe.
Sua empresa distribuidora de balão de gás hélio personalizado pode ganhar muito ao ter contato com pessoas que já possuem práticas que sejam sustentáveis no que tange a gestão remota.
Havendo um acompanhamento constante, se torna possível compreender quais são as “pontas soltas”, aquilo que precisa ser melhorado e mudado.
Com os feedbacks também se compreende melhor o que realmente está funcionando, além de pensar novas soluções para melhorar ainda mais.
Mantenha os canais de comunicação abertos, criando e fortalecendo o relacionamento com todos os membros da sua equipe.
Somente com a troca de feedbacks é possível ter um real entendimento da situação real da empresa dentro do modelo home office.
Troque ideias e entenda o que eles estão fazendo, o que tem dado certo e que não funciona, pois nada como a experiência para te guiar.
Use seu controle de acesso de veículos por tag para visitar outras empresas e esteja disponível também para falar de sua própria experiência, compartilhando situações, plataformas e metodologias de sucesso.
Saiba delegar e acompanhar tarefas para seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho colaborativo entre todos.
Diferente do que ocorre no ambiente presencial, não é possível verificar o que os colaboradores estão fazendo em sua rotina.
Dessa forma, valorize boas entregas e lembre-se de trabalhar sempre com feedbacks que mostrem os pontos fortes e fracos de cada uma delas.
Policie-se para enviar e-mails e mensagem somente durante o horário comercial, delimitando o que é horário de trabalho e o que é horário de lazer.
A depender da rotina, do fluxo de trabalho e de sua agenda, é possível organizar reuniões semanalmente ou quinzenalmente.
Uma ideia é organizar reuniões do tipo “ask me anything”, ou pergunte-me qualquer coisa, dando liberdade para seus colaboradores tirarem dúvidas.
Esta é uma forma de estimular a comunicação e a transparência entre toda a equipe, criando também momentos de descontração .
Para que isso ocorra, é importante implementar uma cultura de aprendizagem contínua, estimulando o compartilhamento do conhecimento.
Quando se trata do ambiente físico, os fatores mais importante para manter a produtividade de sua empresa são:
No trabalho remoto, as habilidades fundamentais de um líder são a confiabilidade e a proatividade. Diante disso, é de extrema importância que se esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar sua equipe nos momentos de dificuldades.
Entre as soft skills que mais de destacam, segundo um estudo publicado no Journal of Business and Psychology, estão:
Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review feita com 215 líderes, 40% dos entrevistados não se sentem confiantes para liderar uma equipe remotamente.
Outro dado importante é que 38% deles acredita que o home office diminui a produtividade dos funcionários. Os fatores que mais pesam neste sentido são o apoio da organização, a idade dos colaboradores, a flexibilidade e a autonomia.
Quando falta essas bases para um gestor, dificulta o desenvolvimento da liderança remota, o que prejudica tanto o gestor quanto a equipe e a cultura organizacional da empresa.
As bases de uma boa gestão à distância são a confiança, a capacidade de delegar tarefas e o desenvolvimento de uma boa comunicação.
Para isso, é fundamental implementar as mudanças desde os cargos de liderança, de forma que seus gestores permaneçam como boas inspirações para os demais funcionários.
Crie programas de apoio para seus colaboradores, mostrando-se compreensivo neste momento de mudanças. Invista fortemente em programas de treinamento, materiais e cursos, de forma a desenvolver as habilidades de todos.
Envie e peça feedbacks com frequência, criando um diálogo claro e horizontal com seus funcionários. Isso proporciona que ambos os lados entendam quais os pontos que precisam ser melhor trabalhados e o que está funcionando.
Converse com outros gestores e procure saber mais sobre a realidade do trabalho home office em outras empresas. Saiba delegar as tarefas, a fim de dividir as demandas diárias com os colaboradores, sendo sempre claro e conciso.
Além disso, tenha como foco as entregas, valorizando pontos fortes, além de respeitar o horário de trabalho de sua equipe.
Por fim, tenha uma certa frequência de reuniões de integração que permitam e estimulem o diálogo com toda a equipe, assim conseguirá excelentes resultados de sua equipe.
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas adotaram o modelo de trabalho home office ou híbrido, o que influenciou no sistema de liderança e no processo de gestão dos funcionários.
A necessidade do isolamento social trouxe uma mudança de paradigma na vida de todas as pessoas, inclusive no que diz respeito ao trabalho.
Foram diversos os setores que tiveram que se adequar às novas modalidades de relação, incluindo os mais diversos serviços sendo oferecidos remotamente, como um curso de piloto privado a distância.
Isto trouxe um novo significado para a gestão de pessoas, de forma que novas habilidades de gestão se tornaram importantes, cobrando a adaptação por parte dos gestores para garantir a mesma eficiência que o trabalho presencial.
Neste artigo, trouxemos 9 dicas para você fazer uma boa liderança remota, mantendo a qualidade e a eficiência de sua equipe. Leia até o fim e confira nossas dicas.
Dicas para um boa liderança remota
Realizar a gestão de uma equipe à distância requer confiança e adaptação por parte dos gestores.Essa nova realidade surgiu como um cone da cet, sinalizando mudanças e antecipando a tendência do trabalho home office.
Confira a seguir nossas dicas para garantir uma boa implementação da gestão de pessoas de forma remota.
-
Comece as mudanças de cima
Por isso, é importante desenvolver questões como a autogestão e a flexibilidade para lidar com os desafios diários.
O importante é que líderes e gestores se empenhem, se colocando como exemplos a serem seguidos por toda a equipe.
-
Crie programas de apoio
Dessa forma, desenvolver uma relação que estimule a troca de experiências e ideias se faz fundamental para estimular o relacionamento entre os membros da sua equipe.
-
Invista em programas de treinamento e mentoria
Sua empresa distribuidora de balão de gás hélio personalizado pode ganhar muito ao ter contato com pessoas que já possuem práticas que sejam sustentáveis no que tange a gestão remota.
-
Envie feedbacks com mais frequência
Havendo um acompanhamento constante, se torna possível compreender quais são as “pontas soltas”, aquilo que precisa ser melhorado e mudado.
Com os feedbacks também se compreende melhor o que realmente está funcionando, além de pensar novas soluções para melhorar ainda mais.
Mantenha os canais de comunicação abertos, criando e fortalecendo o relacionamento com todos os membros da sua equipe.
Somente com a troca de feedbacks é possível ter um real entendimento da situação real da empresa dentro do modelo home office.
-
Converse com seus pares
Troque ideias e entenda o que eles estão fazendo, o que tem dado certo e que não funciona, pois nada como a experiência para te guiar.
Use seu controle de acesso de veículos por tag para visitar outras empresas e esteja disponível também para falar de sua própria experiência, compartilhando situações, plataformas e metodologias de sucesso.
-
Delegue atividades
Saiba delegar e acompanhar tarefas para seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho colaborativo entre todos.
-
Foque nas entregas
Diferente do que ocorre no ambiente presencial, não é possível verificar o que os colaboradores estão fazendo em sua rotina.
Dessa forma, valorize boas entregas e lembre-se de trabalhar sempre com feedbacks que mostrem os pontos fortes e fracos de cada uma delas.
-
Respeite o horário de trabalho
Policie-se para enviar e-mails e mensagem somente durante o horário comercial, delimitando o que é horário de trabalho e o que é horário de lazer.
-
Faça reuniões de integração
A depender da rotina, do fluxo de trabalho e de sua agenda, é possível organizar reuniões semanalmente ou quinzenalmente.
Uma ideia é organizar reuniões do tipo “ask me anything”, ou pergunte-me qualquer coisa, dando liberdade para seus colaboradores tirarem dúvidas.
Esta é uma forma de estimular a comunicação e a transparência entre toda a equipe, criando também momentos de descontração .
Para que isso ocorra, é importante implementar uma cultura de aprendizagem contínua, estimulando o compartilhamento do conhecimento.
Habilidades da liderança remota
Ao usar seu cartão de proximidade rfid para entrar em sua empresa, todos os colaboradores devem se sentir parte da equipe.Quando se trata do ambiente físico, os fatores mais importante para manter a produtividade de sua empresa são:
- Limpeza;
- Iluminação adequada;
- Clima organizacional saudável;
- Boa localização;
- Ergonomia;
- Ausência de poluição sonora.
No trabalho remoto, as habilidades fundamentais de um líder são a confiabilidade e a proatividade. Diante disso, é de extrema importância que se esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar sua equipe nos momentos de dificuldades.
Entre as soft skills que mais de destacam, segundo um estudo publicado no Journal of Business and Psychology, estão:
- Organização;
- Boa comunicação;
- Feedbacks construtivos;
- Capacidade de motivar a equipe;
- Delegação de tarefas;
- Confiança.
Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review feita com 215 líderes, 40% dos entrevistados não se sentem confiantes para liderar uma equipe remotamente.
Outro dado importante é que 38% deles acredita que o home office diminui a produtividade dos funcionários. Os fatores que mais pesam neste sentido são o apoio da organização, a idade dos colaboradores, a flexibilidade e a autonomia.
Quando falta essas bases para um gestor, dificulta o desenvolvimento da liderança remota, o que prejudica tanto o gestor quanto a equipe e a cultura organizacional da empresa.
Considerações Finais
Neste artigo você conferiu 9 dicas para implementar uma boa e eficiente liderança remota na sua empresa. Pontos como a autogestão, a proatividade e a flexibilidade devem ser valorizados e transmitidos para toda a equipe.As bases de uma boa gestão à distância são a confiança, a capacidade de delegar tarefas e o desenvolvimento de uma boa comunicação.
Para isso, é fundamental implementar as mudanças desde os cargos de liderança, de forma que seus gestores permaneçam como boas inspirações para os demais funcionários.
Crie programas de apoio para seus colaboradores, mostrando-se compreensivo neste momento de mudanças. Invista fortemente em programas de treinamento, materiais e cursos, de forma a desenvolver as habilidades de todos.
Envie e peça feedbacks com frequência, criando um diálogo claro e horizontal com seus funcionários. Isso proporciona que ambos os lados entendam quais os pontos que precisam ser melhor trabalhados e o que está funcionando.
Converse com outros gestores e procure saber mais sobre a realidade do trabalho home office em outras empresas. Saiba delegar as tarefas, a fim de dividir as demandas diárias com os colaboradores, sendo sempre claro e conciso.
Além disso, tenha como foco as entregas, valorizando pontos fortes, além de respeitar o horário de trabalho de sua equipe.
Por fim, tenha uma certa frequência de reuniões de integração que permitam e estimulem o diálogo com toda a equipe, assim conseguirá excelentes resultados de sua equipe.